A Fiat apresentou oficialmente à Europa o Grande Panda 2025 em versão elétrica - modelo que marca o retorno da FIAT ao mercado global e foi desenvolvido com base em 3 pilares: design italiano, plataforma global e relevância local.
Sustentabilidade, inclusão, simplicidade e beleza são os valores que deram vida ao projeto, enquanto o design foi inspirado no icónico Panda dos anos 80, o blue jeans da indústria automóvel, perfeito para cada ocasião e para cada cliente. É, portanto, um automóvel socialmente relevante, o automóvel para todos.
O Grande Panda é literalmente o clone do primeiro Panda, que se torna assim num novo veículo do segmento B, acessível e adequado para famílias. O preço do Grande Panda começará em menos de 25 mil euros para a versão totalmente elétrica.
Projetado na Itália, no FIAT Style Center de Turim, o Grande Panda é inspirado em uma ideia simples: uma plataforma multienergia única que pode ser instalada em todo o mundo, um design estritamente italiano e a possibilidade de escolhendo o melhor motor com base nas necessidades do cliente, onde quer que ele esteja. Em suma, o novo modelo marca a passagem da FIAT da produção local para uma gama global.
Graças às suas soluções inteligentes e fáceis de usar, o primeiro Panda da história a fazer parte do segmento B facilitará a experiência de condução dos clientes FIAT em todo o mundo . Entre as soluções mais inovadoras destaca-se o cabo de carregamento em espiral que torna a experiência de carregamento mais simples e “limpa” do que nunca.
O Grande Panda é de facto o primeiro automóvel do mercado a ter um cabo de carregamento já integrado, que funciona em corrente alternada até 7 kW, o cabo espiral tem uma caixa específica por baixo do capô, portanto sem perda de espaço útil na bagageira , e favorece a praticidade no dia a dia, sendo fácil de manusear e evitando a sujeira dos cabos tradicionais.
Esta solução destaca-se pela facilidade de utilização: de facto, após abrir a tampa, o próximo passo é extrair o cabo e ligá-lo à estação de carregamento. Terminada a carga, graças ao formato espiral do cabo, é possível deslizá-lo facilmente de volta ao seu assento.
Tal como o icónico Panda dos anos 80, que mudou a forma como experienciamos os automóveis durante mais de quarenta anos, o Grande Panda ostenta uma personalidade cool e elementos surpreendentes, bem como uma utilização inovadora e inteligente do espaço.
Em particular, o novo automóvel distingue-se dos restantes automóveis do segmento B pela sua compacidade única, dada pelas suas dimensões contidas (3,99 m de comprimento abaixo da média do segmento, 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura), e com um design bem organizado. capacidade graças ao seu volume compacto: por exemplo, a bagageira mede 361 litros enquanto a capacidade total dos compartimentos de arrumação, localizados à frente do passageiro dianteiro, é de 13 litros.
Resumindo, o Grande Panda é o companheiro ideal para as famílias e para a mobilidade urbana atual, podendo transportar confortavelmente até cinco pessoas.
Além disso, a “italianidade” do novo automóvel destaca-se através do design icónico e irónico, sinónimo de beleza, assim como o exterior apresenta uma combinação especial de linhas estruturadas e superfícies suaves mas decisivas, que realçam as robustas cavas das rodas.
Tudo ainda mais distinto e moderno pela presença de proteções protetoras traseiras e dianteiras prateadas, acabamentos dos pilares pintados em preto brilhante, vidros Privacy e rodas de liga leve de 17" diamantadas com calotas com logotipo FIAT e um atraente design X.
Em homenagem ao Panda original, o Big Panda apresenta letras em baixo-relevo impressas em 3D nas portas que refletem o ambiente e dão vida à parte inferior. Existem sete cores disponíveis – vermelho, branco, preto, verde, marrom, azul e amarelo – em linha com a iniciativa “No Grey” da FIAT.
No interior, foi prestada uma homenagem especial ao La Pista 500 de Lingotto que inspirou alguns elementos do espaço interno. De facto, o painel de instrumentos e a estrutura em policarbonato que inclui o painel de instrumentos de 10'' e o rádio digital de 10,25'' apresentam um estilo único que recorda a forma da pista Lingotto e cria um visual distinto e evocativo.
Foi dada especial atenção à otimização do espaço, que aqui é utilizado de forma inteligente graças, por exemplo, ao compartimento de arrumação de 13 litros, dos quais 3 litros numa única gaveta, que lhe permite escolher onde guardar os artigos. É uma solução simples e engenhosa, típica da FIAT, que lembra o intemporal painel de “bolso” do Panda dos anos 80.
O primeiro carro da nova família FIAT estará disponível nas versões elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor de 83 kW, o Grande Panda elétrico oferece uma autonomia superior a 320 km* em ciclo combinado WLTP, tornando-o no veículo ideal tanto para uma utilização diária na cidade como para passeios de fim-de-semana no campo. * Valores provisórios pendentes de aprovação
O Polo track é mais robusto e tecnológico.
ResponderExcluirDesign super-apelativo. Vai enjoar em 37,2 segundos após sair da concessionária. #penadequemcomprar.
ResponderExcluirEspero que seja apenas um conceito pois esse Panda estampado na lataria é o terror.
ResponderExcluirNão tem nada de conceito. É esse o carro sim de produçãol.
ExcluirParece que foi feito de LEGO. Cruz credo, que troço feio e ainda mais a PILHA.
ResponderExcluir"Pilha"?esse carro é a bateria.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeria mais adequado para o Brasil e Mercosul trazer o atual Panda Híbrido Leve em substituição ao Argo e Mobi. Se fizer uma estratégia boa de preços entre o C3 e o 208 somado ao apelo híbrido certamente seria um sucesso.
ResponderExcluirhttps://o2omobility.com/wp-content/uploads/2022/03/Panda-City-Life-Fronte2.jpeg
Panda é subcompacto,faz sentido botar ele no lugar do Mobi que é um carro similar e não do Argo que é compacto.
ExcluirAí está basicamente o substituto ou Novo Argo/Uno (mobi deverá continuar vivo por mais um tempo), creio que mudarão algumas coisas para o nosso como grade, para-choques, iluminação dos faróis, estamparia das portas... mas o corpo será exatamente esse ai.
ResponderExcluirDurante a apresentação também foram divulgados os novos Pulse (estilo mais bruto, quase um Duster) e Fastback (sua versão mais urbana) que serão bem maiores do que os modelos atuais, aliás o novo Panda tem 3,99m de comprimento (tamanho do Argo atual), a Fiat deverá vende-lo como hatch, já o Pulse será muito maior que o modelo atual, isso abre uma lacuna para o surgimento de um novo suv de entrada, abaixo do Novo Pulse.
Tendo em vista os recentes lançamentos nessa categoria como Kardian e os futuros suv do Onix e novo suv de entrada da Volks, não creio que a Fiat "abandone" essa fatia de mercado, talvez surja dai um novo suv de entrada (cupê ou não), ocupando o local do Cronos e Pulse, ao mesmo tempo.
pandinha ...gosto muito ...carrinho top
ResponderExcluirCuriosamente a Citroen fez a estratégia inversa da Fiat, enquanto a italiana "refinou" os Argo/Cronos para atuar no andar de cima nos suvs, a francesa "desceu" os C3/Basalt para atacar os compactos (não é atoa que Basalt será um nothback com direito a motor 1.0 de 75cv focado em sedans).
ResponderExcluirPorém com esse Novo Panda, fica clara a estratégia da Fiat de não abandonar o segmento que a consagrou, para isso o modelo deverá ser posicionado como hatch por aqui (até pelo fato dos franceses nao terem força), vão deixar o C3 pro lugar do Mobi como carro de frotas.
A estratégia da Stelantis no BR com a Citroen é alinhar com os modelos Indianos ao invés dos Europeus uma vez que com esses últimos tornariam os modelos muito caros em relação aos demais concorrentes.
ExcluirNa minha opinião é uma decisão bastante acertada e que deveria ser copiada por outras montadoras também.
Essa carro é muito legal . E com isso a FIAT se consagrando a número 1 em vendas tanto em diretas quanto varejo.
ResponderExcluirPai desse carro foi o primeiro carro elétrico a ser feito em série no mundo.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.