O Renault Kardian, novo SUV compacto da montadora francesa, foi lançado no mercado brasileiro há cerca de dois meses, e agora relatamos nossas primeiras impressões após uma viagem com o modelo entre Brasília - Goiânia - Pirenópólis - Brasília com a versão topo de gama Premier Edition - precificada, em maio de 2024, em R$ 132.790.
Novo Renault Kardian 2024
O Renault Kardian é o um projeto totamente novo, sendo o primeiro modelo que chega ao mercado da nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), a qual é derivada da CMFB LS (Low Specification), que sustenta o Logan e o Sandero de 3ª geração vendidos na Europa.
Novo Renault Kardian 2024
Isso marca uma mudança fundamental, sobretudo em termos de percepção de qualidade: o Renault Kardian é um carro compacto mais refinado e preciso do ponto de vista técnico que a montadora fabricou no Brasil, estando em um patamar bem superior aos demais modelos compactos do line-up da marca no Brasil.
Novo Renault Kardian 2024
O Renault Kardian chega para competir com modelos como Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e também o Fiat Fastback. A revista Quatro Rodas comparou os três e deu vitória ao Kardian (veja aqui).
Novo Renault Kardian 2024
Em termos de design, ele é impressionante e totalmente novo, conforme mostramos no vídeo a seguir.



A dianteira traz luzes DRL (Day Time Running Lights), luzes de direção seta e de posição e os faróis todos em LED, que ficam posicionados de maneira mais baixa, conferindo um toque moderno e distinto ao veículo desde a versão de entrada (Evolution, que tem preço de R$ 112.790, em maio de 2024).
Novo Renault Kardian 2024
Outro ponto de distinção é que o Kardian estreia o novo logotipo da Renault em território nacional, que empresta ao SUV um aspecto de sofisticação adicional.
Novo Renault Kardian 2024
Na dianteira há, ainda, o radar do ACC, Adaptive Cruise Control, que também serve para os sistemas de frenagem autônoma de emergência e alerta de frenagem de emergência. O sistema de assistência à direção do Kardian não conta, porém, com assistência de manutenção de faixa.
Novo Renault Kardian 2024
Outro ponto a notar é que o esse ACC do Kardian não conta com o sistema stop and go (funcionalidade que para o veículo automaticamente quando o veículo que vai à frente é imobilizado). Isso decorre do fato que o ACC do Kardian fica ativo em velocidades acima de 20 km/h. Outro aspecto que notamos é a que ele não tem reconhecimento de pedestres e ciclistas.
Novo Renault Kardian 2024
Em termos dimensionais, o Kardian mede 4,12 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,60 metros - o maior do segmento. A altura é de 1,54 metros (característica de SUV) e ele conta com uma altura livre do solo de 21 cm - que facilita muito o trânsito em pisos deteriorados.
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Destaque ainda para o porta-malas de 358 litros - adequado para o segmento.
Novo Renault Kardian 2024
O Renault Kardian adota um conjunto motriz totalmente novo - que é um dos destaques do carro. O motor é um tri-cilíndrico 1.0 turbinado de 125 cv e 220 Nm de torque. Esse motor deriva do 1.3 Turbo TCe da Renault desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, que equipa modelos como o Mercedes-Benz GLB.
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O câmbio é um dupla embreagem de seis marchas, com operação extremamente harmonizada com o motor, resultando em um conjunto suave e progressivo, e que apresenta agilidade em qualquer regime de rotação.
Novo Renault Kardian 2024
No que se refere aos equipamentos, o interior conta com carregador por indução, freio de mão eletrônico, ar-condicionado digital, mas sente-se falta do teto-solar para uma sofisticação adicional.
Novo Renault Kardian 2024
Comportamento dinâmico

O Renault Kardian é um carro que agrada muito já nos primeiros metros de condução. Após uma jornada de mais de 400 km, pode-se dizer que esse carro muda a concepção que se tem dos carros compactos da marca no Brasil, tendo em vista o refinamento do passeio. Outro destaque foi o consumo médio no nosso percurso (com duas pessoas a bordo, 50% rodoviário e 50% urbano) - de 14 km/l (gasolina) - surpreendentemente baixo.
Novo Renault Kardian 2024
Um ponto de destaque no Renault Kardian são seus bancos muito amplos e confortáveis. O carro oferece ainda uma posição de dirigir perfeita para os diversos biotipos, graças aos múltiplos ajustes possíveis no volante (inclinção e profundidade) e assento (altura). O passeio é o destaque - muito suave, sem vibrações, silencioso - aproximando esse carro de um padrão de comportamento mais premium.
Novo Renault Kardian 2024
Outro ponto de destaque é a altura livre do solo de 21 cm, que torna o trânsito sobre vias de baixa qualidade muito facilitado.
Novo Renault Kardian 2024
Ele se destaca na dinâmica de condução, conforto e na extensa lista de equipamentos - superando modelos como o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse em termos de tecnologia e experiência ao volante.
Novo Renault Kardian 2024
A direção é muito precisa, e sensível, transmitindo feedback sobre o que ocorre entre os pneus e o asfalto, e é ajudada por volante com empunhadora perfeita.
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Além disso, a suspensão impressiona pela capacidade de isolar a cabine de irregularidades do piso. Ademais transmite muita confiança ao condutor pela estabilidade direcional e em curvas quando em condução rodoviária em velocidades elevadas.
Novo Renault Kardian 2024
Outro aspecto notável é a solidez da carroceria: ao transitar em desníveis não se observa torção da carroceria, evidenciando um projeto de elevada rigidez torcional. Esse é um dos componentes do refinamento do passeio, associado ainda ao silêncio interno e à ausência de vibrações - que fazem esse novo Renault Kardian proporcinar uma experiência de condução que rivaliza com veículos de categorias superiores.
Novo Renault Kardian 2024
Em relação ao câmbio de dupla embreagem e seis marchas, ele se mostra robusto, suave e bem adaptado às condições brasileiras e ao motor. As trocas de marchas são imperceptíveis de tão suaves. Há paddle-shifts no volante para trocas sequenciais, caso o motosita opte por trocar marchas manualmente.
Pirenópolis - Go - Renault Kardian
Conclusão

O veredicto inicial após essas impressões iniciais ao dirigir do Kardian é muito positivo. É um carro que proporciona um passeio sólido e seguro, silencioso e sem vibrações.
Novo Renault Kardian 2024
Além disso, ele supera expectativas, e entrega tecnologias de assistência a condução não vistos em concorrentes, com destaque para o ACC (piloto automático adaptativo) - que confere um conforto e uma segurança excepcional em rodovias.
Novo Renault Kardian 2024
Para quem está considerando a compra de um novo veículo na faixa de preços até R$ 130 mil, o Kardian é altamente recomendável. Vale a pena visitar uma concessionária, fazer um test drive e avaliar pessoalmente o que este carro oferece.

Renault Kardian 2024



Ficha Técnica - Renault Kardian

Renault KardianFicha Técnica
Geral
Ano2024
Garantia3 anos
Motor
InstalaçãoDianteiro
AspiraçãoTurbocompressor
DisposiçãoTransversal
AlimentaçãoInjeção direta
Cilindros3 em linha
Comando de válvulasDuplo no cabeçote
TuchosHidráulicos
Variação do comandoAdmissão e escape
Cilindrada unitária333 cm³
Acionamento comandoCorrente
Válvulas por cilindro4
Diâmetro do cilindro72,2 mm
Razão de compressão10,5:1
Curso do pistão81,4 mm
Potência máxima125 cv (A) / 125 cv (G) a 5500 rpm
Torque máximo22,4 kgfm (A) / 22,4 kgfm (G) a 2200 rpm
Código do motorH4D
Peso/potência9,52 kg/cv
Peso/torque53,1 kg/kgfm
Potência específica125,1 cv/litro
Transmissão
TraçãoDianteira
CâmbioAutomatizado de 6 marchas
Código do câmbioDW23
AcoplamentoEmbreagem dupla banhada a óleo
Suspensão
DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraEixo de torção
Freios
DianteirosDisco ventilado
TraseirosTambor
Direção
AssistênciaElétrica
Pneus
Dianteiros/Traseiros205/60 R16
Dimensões
Comprimento4119 mm
Largura1773 mm
Distância entre-eixos2604 mm
Altura1544 mm
Bitola dianteira1517 mm
Bitola traseira1509 mm
Porta-malas358 litros
Tanque de combustível50 litros
Peso1190 Kg
Ângulo de entrada20 graus
Ângulo de saída36 graus
Altura mínima do solo209 mm
Desempenho
Velocidade máxima185 km/h
Aceleração 0-100 km/h10 s
Consumo
Urbano9 km/l (A) / 13,1 km/l (G)
Rodoviário9,9 km/l (A) / 13,9 km/l (G)


18 Comentários

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  1. Não é concorrente do Nivus, que mede 4,27 metros. Nivus bem acima.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJAjl6sy5wYjC-if-6him-lHVNvBx9hgITy7Ch0qX6flTv2AFo0yTiY-fsgsbV-LzApbHsizSfam71RTwPGc2ObfKG-PEBhGD85WRgi98AGUGcOtI51zU-zH_mdA5bKXDu2KLvaFkRqLPm-bMllAw_9A923rUdLLhAQh9Lu3Y6KS0gEZpwHN9AiNWn/s1304/Volkswagen-Nivus-2023%20%283%29.jpg

    Seria mais concorrente do Polo Track e Robust.

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  2. genti....designer tuuuudo!!!!!! mara!!!!!!

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  3. Criticas bastante efusivas ao Dacia, puxando sardinha claramente pro Virilha. Não entendo isso (mentira, entendo sim pq já sabemos a real do Carblog).
    Mas vamos lá:
    - O ACC do Nivus tbm NÃO tem assistência de manutenção de faixa e reconhecimento de pedestres e ciclistas. Pq na avaliação dele tbm não são citados esses itens??
    - Fora que o Jacswagen tbm falta "teto solar para uma sofisticação adicional".
    Ou seja, o Dacia venceu as duas jabiracas (como mostrado pela QR) e é atualmente uma compra mais racional.

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    1. o nivus só no visual é anos luz desse sandero . Va lá então comprar ...fique a vontade

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    2. Idiota Baba Ovo. O Nivus é um Pole tbm.

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  4. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso ai concorre é com argo

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  5. O design é muito apelatio. Causa um efeito "uau" agora, mas pode enjoar muito rapidamente. O painel não tem revestimento material macio. Apenas uma linha de revestimento, mas não é feito nisso mesmo. O fato de não ter assistência de manutenção em faixa é ridículo, já que o lançamento é recente. Não se pode comparar isso com o Nivus que é um lançamento anterior. Agora seria obrigação ter.
    Porta-malas muito pequeno.

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    1. Caramba!! O painel do Nivus é em revestimento macio!! UAU!!!! totalmente feito nisso!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    2. Assim como o T Cross que envelheceu mal .

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  6. muito, mas muito superior ao boquetaNIRVUS

    mais qualidade
    freio de estac. eletrônico
    mais espaço (entre-eixos maior)

    só doente pra escolher o Nirvus q é 20mil mais caro

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  7. Nivus é um carro bonito por fora e ordinário por dentro. E absurdamente caro para o que é.

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  8. tem pulse abarth (152 mil) ou virtus exclusive de (153 mil) ? ... falei pq gosto muito desses dois por justamente ser versões especiais , e visualmente os dois são tops,

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  9. Enfim uma matéria que demonstra claramente a superioridade do Kardian em relação aos seus concorrentes diretos; possui uma plataforma "moderna" e de ultima geração dentro do nosso mercado, sendo a do Pulse um reprojeto e a do Nivus a MQB-A0 de baixo custo para veículos menores e mais baratos do segmento B, lançada em 2017; com relação a motorização, câmbio e suspensão, o Kardian se equipara ao Pulse e supera claramente o Nivus com seus motores descontinuados na Europa, que utilizam atualmente a geração EVO, câmbio de 2003 e suspensão do hatch Polo. Com relação às tecnologias embarcadas, dá um banho em seus concorrentes. Para resumir, é o "carro do momento" no segmento.

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  10. gente que painel mais pobre...que mm é essa?? credo...realmente é um sanderinho..por isso não vende .

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