A Porsche apresentou oficialmente o primeiro Porsche 911 T-Hybrid, versĂŁo hĂbrida do esportivo com lançamento confirmado para o Brasil em 2025. Os preços para o mercado brasileiro serĂŁo revelados em momento mais prĂłximo Ă chegada ao mercado.
O 911 Carrera GTS T-Hybrid traz um novo motor boxer de seis cilindros de 3,6 litros, turbocompressor elétrico e motor elétrico, e conta com aerodinâmica ativa.
O interior adota cockpit totalmente digital e conectividade expandida. O vĂdeo abaixo mostra o novo 911 2025 nas versões GTS Hybrid e 911 Carrera Cabriolet.
Já o 911 Carrera adota o motor boxer de seis cilindros de 3,0 litros reformulado.
A Porsche atualizou incisivamente o icĂ´nico esportivo 911. O novo 911 Carrera GTS Ă© o primeiro 911 destinado Ă s ruas equipado com um sistema hĂbrido de desempenho superleve. O sistema de motorização ecĂ©m-desenvolvido, com 3,6 litros de cilindrada, proporciona um desempenho de condução significativamente aprimorado.
O 911 Carrera GTS CoupĂ© acelera de zero a 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. O 911 Carrera tambĂ©m estará disponĂvel imediatamente no lançamento do novo modelo. Ele Ă© alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros ligeiramente modificado, que Ă© mais potente que seu antecessor. O novo 911 tambĂ©m apresenta um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrĂŁo aprimorado e conectividade expandida.
Para os novos modelos 911 Carrera GTS, os engenheiros da Porsche utilizaram conhecimentos adquiridos no automobilismo como base para o design do sistema hĂbrido. "Desenvolvemos e testamos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema hĂbrido que se adequaria perfeitamente ao 911. O resultado Ă© uma motorização Ăşnica que se encaixa no conceito geral do 911 e melhora significativamente seu desempenho", diz Frank Moser, Vice-presidente para os Modelos 911 e 718.
O sistema T-Hybrid é leve e poderoso. Possui um turbocompressor elétrico de gases de escape recém-desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e o rotor da turbina, acelera instantaneamente o turbocompressor. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação.
O motor elĂ©trico no turbocompressor de gases de escape tambĂ©m funciona como gerador, gerando atĂ© 11 kW (15 cv) de potĂŞncia elĂ©trica. Essa energia Ă© extraĂda do fluxo de gases de escape. O turbocompressor elĂ©trico sem válvula de alĂvio permite o uso de apenas um turbocompressor em vez dos dois anteriores, garantindo uma entrega de potĂŞncia mais dinâmica e responsiva.
O sistema de motorização tambĂ©m inclui um motor sĂncrono de ĂmĂŁ permanente integrado na nova e mais potente transmissĂŁo de dupla embreagem de oito velocidades (PDK). Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor boxer com torque adicional de atĂ© 150 Nm e fornece um aumento de potĂŞncia de atĂ© 40 kW ou 54 cv. A Porsche acopla ambos os motores elĂ©tricos a uma bateria de alta tensĂŁo leve e compacta. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena atĂ© 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V. Para um peso otimizado, a Porsche instalou uma bateria de Ăon-lĂtio leve para o sistema elĂ©trico de bordo de 12 V.
O coração do sistema T-Hybrid Ă© um motor boxer de 3,6 litros recĂ©m-desenvolvido. O sistema de alta tensĂŁo permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissĂŁo por correia seja eliminada, tornando o motor muito mais compacto. Isso cria espaço acima da unidade de potĂŞncia para o inversor de pulso e o conversor DC-DC. Um diâmetro de cilindro de 97 mm e um curso de 81 mm aumentaram a cilindrada em 600 cm3 em comparação com seu antecessor. O motor possui controle de comando de válvulas VarioCam e acionamento de válvulas com balancins. Ele mantĂ©m a proporção ideal de mistura de ar e combustĂvel em todo o mapeamento (lambda = 1).
Mesmo sem assistĂŞncia elĂ©trica, o motor boxer entrega 357 kW (485 cv) e 570 Nm de torque. No total, a potĂŞncia do sistema Ă© de 398 kW (541 cv) e 610 Nm. O aumento de potĂŞncia em relação ao seu antecessor Ă© de 45 kW (61 cv). O novo 911 Carrera GTS tambĂ©m supera seu antecessor na aceleração de 0 a 100 km/h, especialmente na partida. O hĂbrido de desempenho eficiente alcança caracterĂsticas de condução altamente dinâmicas, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2 com diminuição significativa de peso extra em comparação com veĂculos hĂbridos plug-in. O aumento de peso em relação ao seu antecessor Ă© de apenas 50 kg.
O 911 Carrera possui motor boxer de 3,0 litros biturbo. Este motor também foi completamente reformulado. Entre outras coisas, ele agora adota o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Os turbocompressores do novo 911 Carrera equipavam anteriormente os modelos GTS. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.
Suspensão otimizada e aerodinâmica ativa
A suspensĂŁo do 911 Carrera GTS tambĂ©m foi completamente revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante Ă© um item de sĂ©rie. Ela aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de giro. A Porsche integrou o opcional sistema de estabilização anti-rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensĂŁo do hĂbrido de desempenho. Isso permite o uso de um sistema de controle eletro-hidráulico, que torna o sistema ainda mais flexĂvel e preciso. A suspensĂŁo esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm proporcionam uma condução caracterĂstica dos modelos GTS.
Diferentes designs de rodas 20/21 polegadas estĂŁo disponĂveis para o novo 911. DisponĂveis pela primeira vez no 911 Carrera estĂŁo as opcionais rodas Exclusive Design com lâminas de carbono que reduzem o coeficiente de arrasto e, portanto, aumentam a eficiĂŞncia. Os modelos 911 Carrera GTS apoiam-se sobre rodas de 21 polegadas com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira como padrĂŁo. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala. Em linha com o desempenho significativamente aprimorado, a maior largura dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e a tração do novo 911 Carrera GTS.
Exterior esportivo e aerodinâmico
A Porsche aprimorou o design exterior do 911 com atualizações cuidadosamente direcionadas Ă aerodinâmica. A maioria dessas medidas aperfeiçoa o desempenho do carro. As mudanças incluem novos para-choques especĂficos do modelo. Pela primeira vez, a Porsche tambĂ©m integrou todas as funções de iluminação nos farĂłis de LED matrix, agora itens de sĂ©rie no 911, com seu design caracterĂstico de quatro pontos. Isso possibilita a omissĂŁo das luzes de condução dianteiras e cria espaço para maiores entradas de ar de resfriamento na frente do carro.
Nos modelos 911 Carrera GTS, a parte frontal possui cinco abas ativas de ar de resfriamento, dispostas verticalmente e visĂveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. Pela primeira vez no 911, esses elementos sĂŁo complementados por difusores dianteiros adaptativos no subchassi, que sĂŁo controlados junto com as abas de ar de resfriamento. Esses elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário: quando os requisitos de potĂŞncia sĂŁo mĂnimos, as abas fechadas otimizam a aerodinâmica. Quando a demanda de potĂŞncia Ă© alta – por exemplo, em situações de pista – as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistĂŞncia agora estĂŁo localizados atrás de uma superfĂcie de alto brilho abaixo da placa de licença.
Opcionalmente, a Porsche oferece os novos farĂłis com uma função LED matrix HD com mais de 32.000 pontos de luz. O farol alto ilumina a estrada a uma distância de mais de 600 metros. Ele tambĂ©m oferece funções adicionais inovadoras, como luz de curva dinâmica (cornering lights), iluminação de faixa, luz de detecção de obras ou restrições na pista – ela ilumina o caminho a ser seguido – e um farol alto antiofuscante preciso atĂ© o pixel.
A faixa de luz redesenhada com um arco integrado e logotipo "PORSCHE" faz com que a parte traseira do 911 pareça mais profunda e larga. Uma grade traseira redesenhada com cinco aletas por lado se conecta ao vidro traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde no spoiler retrátil. A placa de licença está posicionada mais alta, com um para-choque traseiro claramente estruturado. Sistemas de escape especĂficos do modelo sĂŁo elegantemente integrados nas aletas do difusor. Um sistema de escape esportivo está disponĂvel opcionalmente para os modelos 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS vĂŞm de sĂ©rie com um sistema de escape esportivo especĂfico para essa versĂŁo.
Um kit aerodinâmico opcional aprimora ainda mais o desempenho do 911 Coupé. Ele inclui um para-choque dianteiro SportDesign com um spoiler dianteiro exclusivo, painéis de saia lateral correspondentes e uma asa traseira fixa mais leve. Esses componentes reduzem a sustentação e melhoram a aderência do carro esportivo.
Cockpit totalmente digital e conectividade expandida
Nas variantes coupĂ©, a Porsche projetou o interior do novo 911 como um dois lugares padrĂŁo. Uma configuração de assento 2+2 está disponĂvel como opção sem custo adicional. No cockpit, a Porsche combina o DNA de design familiar do 911 com tecnologia moderna: o conceito de controle Porsche Driver Experience foca no eixo do motorista e na operação intuitiva e mais rápida. Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor dele. Estes incluem o seletor de modo de condução padrĂŁo, a alavanca de sistemas de assistĂŞncia ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botĂŁo de partida – Ă esquerda do volante, naturalmente. No compartimento de armazenamento do console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento indutivo.
Pela primeira vez, o 911 possui um painel de instrumentos totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas se encaixa elegantemente no novo conceito de controle e exibição e pode ser amplamente personalizado. Ele oferece até sete visualizações, incluindo um display Classic exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.
O sistema Porsche Communication Management (PCM) ainda Ă© operado atravĂ©s do display central de alta resolução com tela de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistĂŞncia ao motorista foram significativamente aprimoradas. O 911 atualizado tambĂ©m possui novos recursos de conectividade. O Apple CarPlay® está mais profundamente integrado ao carro. Se desejado, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veĂculo diretamente no ecossistema da Apple®, por exemplo, atravĂ©s do assistente de voz Siri®.
Os novos modelos 911 Carrera e 911 Carrera GTS serĂŁo oferecidos no Brasil nas carrocerias CoupĂ© e Cabriolet, com tração traseira. Preços, especificações e data de abertura das prĂ©-vendas no Brasil serĂŁo comunicados futuramente. As primeiras entregas no paĂs sĂŁo esperadas para 2025.
Sobre a Porsche Brasil
A Porsche Brasil, com sede em SĂŁo Paulo, Ă© a primeira subsidiária Porsche na AmĂ©rica Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, FlorianĂłpolis, BrasĂlia, RibeirĂŁo Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador.
Segundo a Carluxa hĂbridos nĂŁo passam de gambiarras. Fatos apenas fatos.
ResponderExcluirdas auto
ResponderExcluir"Triste a Porsche se sujeitar a essa gambi" como diz carlucha.
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