A Ferrari apresentou hoje, em Miami (EUA), seu novo modelo, o Ferrari 12Cilindri, a nova berlinetta de dois lugares de Maranello com um motor V12 naturalmente aspirado montado no meio.
Nova Ferrari 12Cilindri em lançamento oficial - fotos e ficha técnica
O carro é inspirado na Ferrari Gran Turismo das décadas de 1950 e 1960, campeã em desempenho e habitabilidade, e é voltado para os amantes do motor V12 montado na dianteira, que fornece 830 hp na Ferrari 12Cilindri.
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Há um ponto em comum que tem encantado os fãs mais apaixonados do Cavalo Empinado em todas as versões apresentadas desde 1947: é o V12 naturalmente aspirado montado centralmente, o primeiro motor Ferrari a passar pelas portas da fábrica de Maranello em 1947. A Ferrari 12Cilindri foi apresentada hoje ao público e à imprensa no extraordinário cenário de Miami Beach e em comemoração ao 70º aniversário da presença da marca de Maranello nos Estados Unidos da América . Esta Ferrari representa a evolução natural da filosofia automobilística inabalável da marca, que sempre esteve comprometida com a renovação sem se desviar do DNA da marca e de seus elementos mais essenciais.
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A Ferrari 12Cilindrise inspira-se na Ferrari Gran Turismo das décadas de 1950 e 1960 e incorpora totalmente o que toda Ferrari de dois lugares com motor V12 dianteiro deve oferecer, ou seja, uma excelente combinação de elegância, versatilidade e desempenho. Ele também representa a mais recente evolução dessa linhagem, transmitindo uma herança única e elevando-a a novos níveis de desempenho, conforto e design. Suas formas expressam esportividade, classe e sobriedade. Suas linhas simples e harmoniosas incorporam inovações, como a aerodinâmica ativa integrada que garante um desempenho inigualável, o capô com abertura invertida que realça o compartimento do motor e as ponteiras de escape duplas típicas das Ferraris de doze cilindros.
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O motor Ferrari 12Cilindri, que faz parte da saga de motores da qual nasceu a lenda de Maranello, fornece 830 hp nesta versão e se beneficia de uma faixa de rotação aumentada até 9.500 rpm. Sua impressionante curva de potência significa que 80% do torque do motor está disponível a 2.500 rpm, oferecendo resposta imediata do acelerador e uma sensação de aceleração crescente e entrega infinita.
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O interior da Ferrari 12Cilindri garante altos níveis de conforto mesmo em viagens longas, tanto para o motorista quanto para o passageiro. A sensação de espaço e luz é enfatizada pelo teto de vidro, pelos materiais e detalhes nobres e pela tela central que conecta a tela do motorista e uma terceira tela instalada na área do passageiro.
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A Ferrari 12Cilindri é voltada tanto para os amantes da emoção pura quanto para aqueles que buscam novos patamares de desempenho, conforto e design. São fãs de longa data da Ferrari, fiéis à emoção única que somente o motor Ferrari V12 pode transmitir, e novos clientes que sonham em combinar emoções únicas ao dirigir, conforto e design italiano. O carro é voltado para os chamados coinoisseurs ou especialistas com uma visão muito clara do que a Ferrari representa desde 1947, tornando-o realmente um carro para poucos.

MOTOR

O motor F140HD montado na Ferrari 12Cilindri é a nova versão do icônico V12 naturalmente aspirado de Maranello, a mais pura expressão da alma da Ferrari . Seu desempenho incomparável, frequências sonoras e exclusividade fazem dele um herdeiro digno das lendárias berlinettas que escreveram a história da empresa. O motor é capaz de fornecer 830 hp, enquanto as rotações máximas foram elevadas para 9.500 rpm graças à busca determinada por soluções inovadoras .
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O motor passou por algumas mudanças, algumas das quais derivam da série especial 812 Competizione , elevando-o ao topo de sua categoria em termos de desempenho. Para atingir rotações tão altas, foi necessário reduzir o peso e a inércia de componentes como as bielas, que agora são feitas de titânio, um material que garante uma economia de massa de 40% em comparação com o aço com a mesma resistência mecânica. Os pistões são feitos de uma nova liga de alumínio que reduz seu peso em comparação com os anteriores, além de aplicações específicas, como a introdução do dedo deslizante, que garante maior resistência à fadiga. Essa redução de peso é acompanhada por um novo balanceamento do virabrequim, que foi aliviado em 3%.
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A abertura e o fechamento da válvula são garantidos pelo dedo deslizante, um componente derivado da experiência inigualável da Ferrari na Fórmula 1 e desenvolvido para esse motor com o objetivo de reduzir a massa translacional e proporcionar perfis de elevação da válvula com melhor desempenho . O dedo, feito de aço revestido de carbono tipo diamante (DLC), transmite o movimento do came para a válvula girando um tucho hidráulico. O uso do DLC reduz o coeficiente de atrito nos acoplamentos mais delicados, melhorando significativamente o desempenho mecânico do motor.
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Grande parte do trabalho foi direcionado à otimização do fornecimento de torque em todos os pontos de operação. O resultado é um motor com uma resposta contínua e forte, capaz de fornecer potência máxima em rotações máximas.
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O layout do coletor e do cilindro ficou mais compacto. Os dutos encurtados e os perfis de came otimizados possibilitam a extração de potência em altas rotações. O preenchimento da curva de torque é garantido por um sistema de trompete de geometria variável que modifica continuamente o comprimento do conjunto duto-trompete, adaptando-o às pulsações do motor para maximizar o preenchimento dinâmico do cilindro.
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Pela primeira vez em um motor naturalmente aspirado, foi desenvolvida uma estratégia de software para modificar o torque máximo disponível, dependendo da marcha engatada. Assim, o motorista percebe um impulso linear e progressivo à medida que a relação de marchas aumenta, um elemento fundamental para tornar únicas as emoções de dirigir que a Ferrari 12Cilindri é capaz de garantir.
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A sensação de aceleração rápida e entrega infinita sempre foi uma marca registrada dos V12s da Ferrari. O controle inovador da estrutura de torque ATS (Aspirated Torque Shaping) permitiu que os engenheiros de Maranello esculpissem a curva de torque na terceira e quarta marchas com um controle eletrônico refinado que melhora a percepção da forma da curva sem qualquer perda do nível de aceleração, em benefício do prazer de dirigir. A introdução de novas relações de transmissão final também mantém os altos níveis e permite que a curva de torque seja moldada de uma forma nunca vista antes em um motor naturalmente aspirado .
Nova Ferrari 12Cilindri
A otimização da eficiência mecânica do motor e do circuito de óleo é fundamental para reduzir as emissões e o consumo. A calibração da bomba de óleo de deslocamento variável permite que o óleo circule por todo o motor e seja recuperado junto com os vapores do cárter. Graças a uma válvula solenoide controlada pela unidade de controle do motor, o deslocamento pode variar de acordo com a velocidade e a carga do motor, garantindo que apenas a quantidade de óleo necessária flua, permitindo assim uma economia considerável de energia. A nova configuração do tanque de óleo e do circuito hidráulico da bomba minimiza as perdas de pressão e otimiza a funcionalidade em todas as condições.
Nova Ferrari 12Cilindri
O sistema de injeção direta de gasolina (GDI) de 350 bar consiste em duas bombas de combustível e quatro trilhos equipados com sensores de pressão que fornecem feedback contínuo ao sistema de controle de pressão. Os eletroinjetores podem gerenciar até três injeções por ciclo do motor, com o sistema de ignição gerenciado por uma unidade de controle ION capaz de acionar a ignição no modo de faísca única ou múltipla. A unidade de controle também controla a detonação para maximizar a eficiência termodinâmica do motor graças a uma estratégia sofisticada de reconhecimento da qualidade (RON) do combustível no tanque.
Nova Ferrari 12Cilindri
O novo sistema de escapamento, desenvolvido para alinhar o carro com as mais recentes regulamentações de emissões, como EU6E, China6B e BIN50, introduz um conversor catalítico de cerâmica junto com o filtro de partículas. Essa é a tecnologia mais avançada disponível para a redução de emissões, o que exigiu uma calibração extensiva das estratégias de software.
Nova Ferrari 12Cilindri
O som é fundamental para combinar conforto, luxo e as emoções de dirigir típicas de uma Ferrari V12. Por esse motivo, todos os elementos das linhas de admissão e escapamento foram otimizados. Os dutos de exaustão com o mesmo comprimento, o coletor "6 em 1" em cada banco e o design inovador das extensões centrais possibilitaram a obtenção de um som típico de uma Ferrari V12, caracterizado por todas as ordens nobres de combustão, e alcançado também graças à perfeita integração e calibração das frequências altas e baixas provenientes das linhas de admissão e exaustão, respectivamente. O formato dos dutos e dos defletores internos dos tubos de escapamento foi modelado para minimizar a contrapressão e, assim, melhorar a entrega. A geometria, bem como cada linha e curvatura do sistema de escapamento, foi projetada para proporcionar ao motorista as notas mais puras do som da Ferrari até o limitador.
Nova Ferrari 12Cilindri
Para obter um som equilibrado e ideal no compartimento de passageiros, a linha de admissão também foi modificada. O reposicionamento dos ressonadores torna possível modificar as ondas de pressão adequadamente para obter um espectro de frequência mais rico, especialmente na faixa média. O som é, portanto, mais agradável em todas as condições de direção e, especialmente, na direção esportiva.
Nova Ferrari 12Cilindri
A Ferrari 12Cilindri é equipada com a transmissão de dupla embreagem (DCT) de oito velocidades, elogiada unanimemente em outros carros da linha, começando com a SF90 Stradale. As relações de transmissão são as mesmas das últimas iterações, mas a decisão de introduzir uma nova engrenagem cônica aumentou a disponibilidade de torque no solo em 12%. Essa solução, graças também aos pneus de 21 polegadas, beneficia o desempenho da aceleração longitudinal e reduz os tempos de troca de marchas (-30% em comparação com as aplicações anteriores de V12 de dois lugares).

A progressividade nas mudanças de marcha foi significativamente melhorada, e a presença da oitava marcha aumenta o alcance na autoestrada. Assim, a caixa de câmbio DCT de oito marchas proporciona maior eficiência e é mais agradável em todas as marchas.

ESTILO EXTERIOR

O objetivo de Flavio Manzoni e dos projetistas do Centro Stile Ferrari, que ele dirige, era realizar uma transformação radical dos códigos estilísticos do anterior motor V12 dianteiro da Ferrari com a Ferrari 12Cilindri. De fato, o carro se afasta claramente da linguagem escultural que caracteriza, por exemplo, a 812 Competizione para adotar uma linguagem mais sofisticada, mas ao mesmo tempo dotada do rigor formal necessário para obter um efeito de unidade estilística.
Nova Ferrari 12Cilindri
Linhas mestras essenciais governam suas geometrias, destacando volumes que formam um todo interconectado. Os flancos muito limpos se desenvolvem a partir de uma seção em diedro e percorrem todo o comprimento do carro. Embora mantendo uma certa aparência sensual, tipicamente Ferrari, na Ferrari 12Cilindri as asas são tratadas com grande precisão geométrica: as linhas são sempre o resultado da interseção de volumes e há uma abordagem mais funcional da forma que gera um efeito que é tudo menos nostálgico. A asa traseira é proeminente, poderosa, mas também perfeitamente controlada em termos de geometria. Na asa dianteira, por outro lado, o músculo tende a se alongar ligeiramente, apoiando-se contra a lateral e acentuando sua aparência monolítica.
Nova Ferrari 12Cilindri
O capô dianteiro é desenvolvido em uma superfície extremamente lisa, da qual emergem os volumes dos para-lamas. A ausência de cortes nos músculos dá uma percepção de limpeza máxima à superfície geral, interrompida apenas pela presença de duas saídas de ar para resfriar o compartimento do motor. Outro objetivo da Ferrari 12Cilindri foi a exploração de linguagens automotivas apenas tangenciais. A parte dianteira perde alguns traços característicos, como os faróis em forma de olho e a grade que lembra uma boca, em favor de geometrias e interseções inatas ao design do carro, que com um único painel envolvente integra as funções de iluminação e do qual os DRLs emergem como lâminas.
Nova Ferrari 12Cilindri
O mesmo se aplica à arquitetura da traseira. Aqui também, é o rigor que rege o estilo. A traseira da Ferrari 12Cilindri é uma travessa pura, obtida por subtração para reduzir o volume do conjunto. Em coerência com a dianteira, os faróis são colocados dentro de uma folha que percorre todo o volume, e dela emerge talvez o tema mais característico da Ferrari 12Cilindri, que mais uma vez demonstra como os designers do Centro Stile Ferrari conseguem combinar necessidades técnico-funcionais com beleza .
Nova Ferrari 12Cilindri
Em vez de um spoiler traseiro tradicional, foram escolhidos dois apêndices ativos que, integrados à janela traseira, produzem um efeito com um tema delta distinto. A percepção geral é de um todo unificado que dá a ideia de um objeto altamente tecnológico. O desenvolvimento desse conceito tornou possível tratar o compartimento de passageiros da Ferrari 12Cilindri de uma forma sem precedentes, desenhando a linha da moldura da superfície da cor da carroceria de uma forma que ecoa o tema da janela traseira e é organicamente inserida no restante do compartimento de passageiros, caracterizado por um efeito de tela preta.
Nova Ferrari 12Cilindri
O painel de popa também é completado por um volume limpo e monolítico na cor da carroceria. O nível inferior, em preto ou fibra de carbono, é caracterizado pelas aletas elevadas do difusor. A carroceria parece estar suspensa acima dela, com um efeito flutuante. Essa área integra os sensores e um par duplo de saídas de escapamento. Os escapamentos, compostos por quatro elementos, têm um novo formato, emoldurados por uma carcaça metálica que reduz a percepção do volume e proporciona uma aparência mais compacta.

INTERIOR

O design interior da Ferrari 12Cilindri é dividido em três níveis diferentes: o primeiro, dominado pela parte superior do painel de instrumentos, continua a se fundir com o acabamento do painel da porta. O próximo é a área central, enquanto o terceiro inclui os espaços para os pés e os assentos. Cada nível é claramente definido, acentuando o efeito de cockpit duplo por meio de combinações de cores e materiais. Elas são usadas para criar um visual elegante ou esportivo para os assentos e outros elementos. O luxo e o desempenho característicos da Ferrari são acompanhados na Ferrari 12Cilindri por um foco na sustentabilidade ambiental. Um exemplo disso é o uso intensivo de materiais sustentáveis, como o Alcantara©, que contém 65% de poliéster reciclado.
Nova Ferrari 12Cilindri
O estilo do interior é inspirado em uma arquitetura do tipo cockpit duplo. Nos últimos anos, essa abordagem foi adotada na Ferrari Roma e Roma Spider, bem como na Ferrari Purosangue. A Ferrari 12Cilindri apresenta uma cabine com uma estrutura quase simétrica, composta por dois módulos que acomodam o motorista e o passageiro, oferecendo a eles altos níveis de conforto e envolvimento na experiência de dirigir.
Nova Ferrari 12Cilindri
O painel de instrumentos é disposto horizontalmente, com uma separação clara entre os volumes de selim na seção superior e as funções técnicas na seção inferior. A parte superior abriga dois painéis de instrumentos separados, dedicados à instrumentação de bordo e às saídas de ar do motorista e do passageiro. Um elegante destaque cromático e material permite que os dois volumes sejam percebidos como separados do corpo do painel, quase suspensos, aumentando a percepção de leveza.
Nova Ferrari 12Cilindri
Os painéis são desenvolvidos a partir das geometrias do painel de instrumentos, quase como se fossem uma extensão dele. Na parte da sela, há um recorte largo com um tratamento escultural, acentuado pelo contraste de materiais. O apoio de braço é cortado na parte do painel e se estende até o medalhão, com a extremidade de metal contrastante mostrando uma elegante interseção de volumes. O corpo do túnel, esculpido ao longo da seção lateral, dá a aparência de um elemento suspenso. A estrutura é revestida com estofamento fino e, acima dela, ergue-se um elemento de metal, caracterizado por seu formato em "Y", que integra a porta emblemática.
Nova Ferrari 12Cilindri
Na Ferrari 12Cilindri, a qualidade de vida a bordo tem sido um dos principais fatores para o desenvolvimento do conforto interior. Com isso em mente, foi introduzido um novo teto de vidro fumê de tamanho generoso, que melhora significativamente a luminosidade no interior da cabine e, portanto, a sensação de espaço a bordo, garantindo ótima eficiência térmica tanto no verão quanto no inverno. Em termos de design, o teto de vidro fumê se integra perfeitamente à parte superior da cabine, dando-lhe uma aparência elegante e refinada, criando continuidade entre o para-brisa e a janela traseira.
Nova Ferrari 12Cilindri
A Ferrari 12Cilindri apresenta uma nova lógica de interface homem-máquina (HMI) composta por três telas que elevam a experiência do cockpit da Ferrari V12 berlinetta a uma dimensão totalmente nova. A tela touchscreen capacitiva central de 10,25" permite que o motorista e o passageiro controlem todas as funções principais. Ela é complementada pela tela do motorista de 15,6", que contém informações sobre a condução e a dinâmica do veículo. Finalmente, o passageiro está totalmente envolvido na experiência de dirigir graças a uma tela de 8,8" que permite que ele se sinta como um verdadeiro copiloto .
Nova Ferrari 12Cilindri
O carro adota o volante capacitivo encontrado em todos os modelos mais recentes da linha, cujos botões têm um design de perfil baixo para facilitar o pressionamento. A ativação dos controles é, portanto, mais precisa, imediata e intuitiva, mesmo durante uma condução mais esportiva. A Ferrari 12Cilindri vem de série com um sistema de conectividade móvel baseado em Apple CarPlay® e Android Auto® que pode ser convenientemente operado a partir da nova tela central. Graças à almofada de carregamento sem fio padrão no túnel central, você também pode carregar seu telefone com facilidade.
Nova Ferrari 12Cilindri
A Ferrari 12Cilindri é equipada opcionalmente com o sistema de som de alta qualidade desenvolvido em colaboração com a Burmester®, composto por 15 alto-falantes que geram uma potência total de 1600 W para uma experiência de áudio inigualável em qualquer volume e velocidade. As altas frequências soam claras e brilhantes graças à tecnologia Ring Tweeter que minimiza a distorção. Enquanto isso, o potente subwoofer de bobina dupla garante a plenitude do som que, graças aos revestimentos de teto ultraplanos, é transformado em uma experiência auditiva imersiva.

AERODINÂMICA

O principal objetivo do design aerodinâmico da Ferrari 12Cilindri foi criar um carro sóbrio, elegante e esportivo sem comprometer o desempenho. O nolder de 25 mm no capô traseiro e a aerodinâmica ativa são as principais características de sua extremidade traseira. O primeiro garante a compressão Re necessária para preservar a eficiência aerodinâmica do carro quando o arrasto é mínimo, enquanto os apêndices móveis permitem que o carro adote duas configurações, Low Drag (LD) ou baixo arrasto e High Downforce (HD) ou alto downforce, respectivamente.

Na posição LD, o elemento móvel é alinhado com a carroceria de modo que o ar flua sobre ele, tornando-o invisível ao fluxo. Essa configuração é mantida até 60 km/h, quando a contribuição da carga vertical é de pouca relevância para o desempenho, bem como acima de 300 km/h . Na faixa de velocidade restante, em que a carga vertical desempenha um papel central, o spoiler está naturalmente na posição LD e seu movimento depende das acelerações longitudinais e transversais do carro. Na configuração HD, a Ferrari 12Cilindri gera a carga vertical máxima e atinge o equilíbrio aerodinâmico perfeito.
Nova Ferrari 12Cilindri
A parte inferior da carroceria foi projetada para maximizar a geração eficiente de carga vertical, também gerenciando o fluxo de ar dos radiadores centrais. A forma plana e o perfil da abertura central minimizam o impacto do ar quente e de baixa energia que sai dos radiadores. As zonas de baixa pressão atrás dos pneus dianteiros foram utilizadas para criar duas aberturas que, ao reduzir a sobrepressão no compartimento do motor, reduzem a resistência aerodinâmica e aumentam a geração de carga vertical.
Nova Ferrari 12Cilindri
Como no 812 Competizione, a geração de carga vertical na parte inferior dianteira é fornecida por um par triplo de geradores de vórtice otimizados no túnel de vento. A parte inferior dianteira contribui para o resfriamento do sistema de freios, fornecendo ao sistema um fluxo de baixa temperatura a partir do divisor dianteiro.

O assoalho central foi projetado para direcionar os fluxos de ar corretamente, preservando a energia disponível até o difusor traseiro. Para esse fim, a abertura do túnel de transmissão foi parcializada para equilibrar a quantidade de ar que flui por ele. O apêndice na frente da roda traseira protege os pneus e direciona os fluxos para a traseira.
Nova Ferrari 12Cilindri
A traseira é equipada com um par de geradores de vórtice, usados para gerar uma carga eficiente, bem como para direcionar os fluxos para o extrator. De acordo com a filosofia da Ferrari de traduzir as inovações do mundo das corridas para os carros esportivos de estrada, os engenheiros projetaram uma entrada de ar perto da borda externa da valência traseira para fornecer ventilação para os componentes eletrônicos do silenciador.

CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO

Os requisitos de resfriamento do motor e dos elementos auxiliares levaram a um redesenho do sistema de resfriamento do carro, o que resultou na otimização das sete aberturas na parte dianteira. Em particular, o espaço entre os elementos longitudinais do chassi é dedicado ao radiador de água do motor e ao condensador do circuito de ar-condicionado, servido pela abertura central, enquanto o radiador de óleo é dividido em dois elementos localizados na frente das rodas dianteiras. As duas entradas laterais também são divididas em duas: a parte externa é dedicada ao resfriamento do radiador de óleo do motor, enquanto a parte interna é dedicada ao resfriamento do sistema de freios.
Nova Ferrari 12Cilindri
O duto de resfriamento de seção transversal generosa é alimentado por duas entradas, uma entre as entradas do radiador e a outra na parte inferior do divisor dianteiro. Todo o sistema é integrado ao duto do radiador de óleo para otimizar o roteamento dos dutos dos cantos dianteiros. As entradas laterais são emolduradas por um elemento em forma de "L" que se destina a maximizar o fluxo de ar dentro da entrada e, ao mesmo tempo, direcionar adequadamente o fluxo ao longo da lateral.
Nova Ferrari 12Cilindri
O ar do compartimento do motor é exaurido através de duas aberturas no capô que reduzem a sobrepressão, melhorando assim a eficiência do resfriamento. Graças a elas, as aberturas na parte inferior foram reduzidas, maximizando a eficiência da geração de carga vertical. Na lateral, atrás das rodas dianteiras, há uma abertura de exaustão que retira o ar dos arcos das rodas, minimizando a menor sobrepressão gerada pelo duto de resfriamento do freio e pelos difusores dianteiros.

DINÂMICA DE VEÍCULOS E CHASSI

A Ferrari 12Cilindri leva os controladores dinâmicos encontrados nas berlinettas com motor dianteiro ao estado da arte. A introdução do sistema brake-by-wire possibilita a adoção das últimas inovações da linha, como o Evo ABS introduzido no 296 GTB ou o sensor 6D que garante a máxima precisão aos sistemas Virtual Short Wheelbase 3.0 (PCV) e Side Slip Control (SSC) 8.0, bem como uma redução nas distâncias de frenagem e maior repetibilidade da ação de frenagem. O Aspirated Torque Shaping, uma lógica patenteada pela Ferrari, maximiza a linearidade do lendário V12 naturalmente aspirado controlado eletronicamente.
Ferrari 12Cilindri
Side Slip Control O SSC 8.0, ou Controle de Deslizamento Lateral, uma nova evolução do famoso controlador da Ferrari, permite que os sistemas se comuniquem entre si com uma linguagem comum que define a melhor maneira de cada um trabalhar para maximizar o desempenho do carro como um todo. O SSC 8.0 integra os controladores presentes na Ferrari 12Cilindri e cria uma sinergia natural com o novo Evo ABS.
Nova Ferrari 12Cilindri
O SSC 8.0, patenteado pela Ferrari, foi otimizado para aumentar a precisão da estimativa e a velocidade de aprendizado (+10% em comparação com as aplicações anteriores), bem como o controle em superfícies de aderência muito baixa. Junto com a estimativa de aderência está a contribuição gerada pela lógica de reconhecimento de aderência e, assim, usando as informações da unidade de controle EPS e o valor do ângulo de corte estimado pelo SSC 8.0, a Ferrari 12Cilindri é capaz de estimar o nível de aderência do pneu à estrada ao fazer curvas. Graças a essa abordagem, é possível avaliar a aderência mesmo em condições de direção padrão e não no limite, acelerando assim o processo de autoaprendizagem do grau real de aderência.

A Ferrari 12Cilindri apresenta o sistema de direção independente nas quatro rodas (4WS) introduzido na série especial 812 Competizione, que ajusta o movimento de cada roda independentemente das outras para melhorar o manuseio em curvas e a capacidade de resposta ao mudar de direção. O eixo traseiro direcional tem recursos mecânicos inovadores que melhoram consideravelmente o controle preciso da posição necessária do atuador individual e o tempo de resposta do eixo e, como resultado, aumentam a agilidade nas curvas. A excelente dirigibilidade também é garantida por uma distribuição de peso ideal (48,4% na dianteira e 51,6% na traseira), além de uma distância entre eixos 20 mm menor do que a do 812 Superfast.

PNEUS

A Ferrari 12Cilindri pode ser equipada com pneus Michelin Pilot Sport S5 e Goodyear Eagle F1 Supersport, ambos desenvolvidos em um novo tamanho para a empresa sediada em Maranello, com 275/35ZR21 na dianteira e 315/35ZR21 na traseira. O desenvolvimento se beneficiou de sessões físicas e virtuais, as últimas conduzidas por meio de testes em simuladores para reduzir o número de protótipos físicos e, consequentemente, os tempos e ciclos de desenvolvimento.

O desempenho foi otimizado com a adoção das mais recentes tecnologias em termos de compostos, conceitos de design da banda de rodagem e características da carcaça. Esse trabalho intensivo levou a um melhor desempenho, aderência e equilíbrio no seco, estabilidade no limite e estabilidade no molhado, bem como características aprimoradas de conforto e ruído interno e externo, incluindo uma redução de 10% na resistência ao rolamento em comparação com as aplicações anteriores de V12 com motor dianteiro da Ferrari.

CHASSIS

O chassi da Ferrari 12Cilindri, com uma distância entre eixos 20 mm menor que a da 812 Superfast, é completamente novo. Foi dada atenção especial à geometria dos componentes fundidos, como as torres e os suportes dos amortecedores, para melhorar a rigidez de torção e, ao mesmo tempo, reduzir o peso.

A estufa do novo chassi de alumínio proporciona excelente desempenho em NVH e segurança, bem como linhas de carga mais limpas que melhoraram a rigidez para o mesmo peso em comparação com as aplicações anteriores de doze cilindros da Ferrari. Essa maior rigidez torcional garante um comportamento dinâmico mais previsível da estrutura e um benefício consequente para a suspensão. Por fim, graças ao maior número de peças fundidas, o número de componentes extrudados a serem montados foi significativamente reduzido, o que beneficia o processo de montagem.
Ferrari 12Cilindri
Pela primeira vez em um modelo de estrada da Ferrari, uma liga secundária feita de material 100% reciclado foi usada para fabricar as torres de choque da subestrutura da caixa de câmbio. Sua incorporação, juntamente com o uso de peças fundidas ocas, levou a uma economia de 146 kg de CO2 por chassi produzido. Graças a uma extensa fase de caracterização, foi possível garantir características mecânicas semelhantes às da liga não reciclada, aproveitando as pequenas diferenças fisiológicas na composição química. Para a validação dessa nova liga, foi planejada uma longa série de testes para avaliar o comportamento estático e dinâmico dos componentes e para garantir excelentes resultados em testes de fadiga e de colisão.

7 ANOS DE MANUTENÇÃO

Os níveis inigualáveis de qualidade alcançados e o alto nível de atendimento ao cliente são a base do programa de serviço estendido de sete anos da Ferrari, que também é oferecido na Ferrari 12Cilindri. Esse programa para toda a linha cobre toda a manutenção de rotina durante os primeiros sete anos de vida do carro. O plano de manutenção de rotina representa um serviço exclusivo para os clientes, que terão a garantia de manter o nível de desempenho e segurança de seu carro ao longo dos anos. Esse serviço especial também é reservado para aqueles que compram um Ferrari de segunda mão.

Os principais benefícios do programa de Manutenção Genuína incluem revisões planejadas (em intervalos de 20.000 km ou uma vez por ano sem limite de quilometragem), peças de reposição originais e inspeções precisas usando as mais recentes ferramentas de diagnóstico por pessoal qualificado treinado diretamente no Centro de Treinamento da Ferrari em Maranello. O serviço está disponível em todos os mercados e abrange todos os Pontos de Venda da Rede Oficial.

O programa Genuine Maintenance amplia ainda mais a ampla gama de serviços pós-venda oferecidos pela Ferrari para satisfazer os clientes que desejam preservar o desempenho e a excelência que distinguem os carros fabricados em Maranello.

Vídeo - Ferrari 12Cilindri



Ficha Técnica - Ferrari 12Cilindri

Ferrari 12CilindriFicha técnica
TREINAMENTO DE ENERGIA
TipoV12 - 65° - Caixa seca
Deslocamento6496 cm³
Diâmetro e curso94 mm x 78 mm
Potência máxima830 hp a 9250 rpm
Torque máximo678 Nm a 7250 rpm
Velocidade máxima do motor9500 rpm
Taxa de compressão13,5:1
Potência específica128 hp/l
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento4733 mm
Largura2176 mm
Altura1292 mm
Distância entre eixos2700 mm
Bitola da esteira dianteira1686 mm
Bitola da esteira traseira1645 mm
Peso seco1560 kg
Relação entre peso seco e potência1,88 kg/hp
Distribuição de peso48,4% dianteiro / 51,6% traseiro
Capacidade do tanque92 litros
Capacidade do compartimento de bagagem270 litros
PNEUS E AROS
Dianteiro275/35 R21 J10.0
Traseira315/35 R21 J11.5
FREIOS
Frente398 x 223 x 38 mm
Traseira360 x 233 x 32 mm
TRANSMISSÃO E CAIXA DE CÂMBIO
DescriçãoCaixa de câmbio de dupla embreagem F1 de 8 marchas
CONTROLES ELETRÔNICOSSSC8.0: TC, eDiff, SCM, PCV 3.0, FDE 2.0, EPS, ABS-Evo
DESEMPENHO
Velocidade máxima> 340 km/h
0-100 km/h2,9 s
0-200 km/h< 7,9 s
100-0 km/h31,2 m
200-0 km/h122,0 m
CONSUMO DE COMBUSTÍVELEm processo de aprovação
EMISSÕES DE CO2Em processo de aprovação

8 Comentários

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  1. Melhor economizar e levar um Polo GTS, esportivo, mais tecnologia, mais alinhado com o futuro

    ResponderExcluir
  2. Que falta de imaginação da Ferrari, tendo que ficar reciclando designs de seus modelos antigos.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsMMi4Y2_C1Y_qMYIZnFkgojM3FmUtwe-CdpKDoWFyO-pCcSO4cxuXZjapUtINnGJmerClFENYnmtzTA06sSpl0QXakU6sktI99kvLfkslLseRptasFgGk2h3NFfqAjlMhyXNxh9n7bZEu/s640-rw/Ferrari-Daytona-GTS-10.jpg

    Esse carro nada mais é que uma Daytona com um visual modernizado, mas um antiquando motor 12 cilindros sem qualquer noção nesta altura do mundo que não quer mais poluidores e consumidores de recursos naturais.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgw79QCh3KYbiKAQvbiSOAwokOUiyPGBTZ0WQIqwT_etP0KdHtXK86ZuXnBRZszCIX7z2Szelq2y-jjHj23fs1DdPGUlXfov7nMGfjpckEyFcEeiKB387AiKpXFKfg47i1Tu610oJTiS2mY/s640-rw/Ferrari-Daytona-GTS-21.jpg

    Vejo a Lamborghini mais atualizada com a realidade atual, com carros híbridos e plug-in e elétricos, além de designs que não são reciclagem.

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    1. https://s2-autoesporte.glbimg.com/tnaOFnxr8x0vVG4sTs_pU1I25vc=/0x0:1980x1098/888x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2021/4/c/btUKsoQGSya8ssmhA8zQ/591420.jpg

      https://www.lamborghini.com/sites/it-en/files/DAM/lamborghini/masterpieces/countach/refresh/countach_over_rev_01_m.jpg

      Desculpa, o que você disse mesmo aqui?

      "Vejo a Lamborghini mais atualizada com a realidade atual, com carros híbridos e plug-in e elétricos, além de designs que não são reciclagem."

      Pra começar, a Lambo nem elétrico têm. O mesmo ta programado só pra 2028, enquanto o da Ferrari será lançado ano que vêm.

      https://motor1.uol.com.br/news/610526/ferrari-eletrica-2025-unica-verdadeira/
      https://autoesporte.globo.com/lancamentos/noticia/2023/08/lamborghini-primeira-carro-eletrico-da-marca-tem-nome-estranho-1300-cv-e-estreia-em-2028.ghtml

      Você é um acéfalo mesmo, bostejador pelos dedos. Quantas vezes precisamos repetir que a Ferrari é única e exclusiva?

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    2. Esse Carlos leva uma jantada diferente toda semana, entro aqui somente para rir dele kkkkkk

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    3. O Countach de 2022 é um Aventador com um design reformulado, em série limitada, para homenagear o Countach original. Totalmente diferente da Ferrari que faz um carro novo com design claramente de antigamente.

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    4. Lamborghini tem o Revuelto, PHEV.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFoadJ4nEwN0bmEB55MsflzDr8EsXpBuNhoz30hU-_mMszFJZ1565H9qep9efeyzAYANcN1Hcnjm2Zw0gXLu-OkYHFO4qMCSMJtfVxVAqWyWX1iJoCUxH9c966pJzqgMvwRrsRBV7XMpDi_A-QmExliIoFz5_qyUQN9o0_diNyRFlml8YLWRaXiVtt/s2560/Lamborghini-Revuelto%20%286%29.jpg

      E o BEV chega em 2028.
      https://www.car.blog.br/2022/11/lamborghini-100-eletrico-chega-ao.html

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  3. Carro espetacular, uma obra de arte, que pena que não parcela de 720.000 vezes no cartão

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  4. Ficou bacana, bem melhor que a superfast

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