A BYD lançou mundialmente no México a BYD Shark, primeira picape híbrida plug-in, a qual será fabricada no Brasil conforme o site Automotive Business (veja aqui).
Segundo o site, o início de produção nacional está programado para dezembro de 2024, inicialmente no sistema CKD.
No México a picape já tem preços, e é ofertada em duas versões: BYD Shark GL - MXN $ 899.980 (R$ 278 mil); BYD Shark GS - MXN $ 969.800 (R$ 299 mil).
A BYD Shark tem uma distância entre eixos de 3.260 mm, com uma proporção de distância entre eixos de 59,7%. O design do veículo se inspira em tubarões.
O design interior conta com painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas e há conexão com CarPlay e Android Auto, além da função karaoke para animar as viagens.
Em termos de potência, a BYD Shark, com seu trem de força traseiro dedicado, sistema híbrido elétrico EHS e um motor 1.5T, atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos.
Sua aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos.
Outra característica importante é em relação às capacidades: carga é de 835kg, reboque chega a 2.500kg e a de transporte de mercadoria é de 1.450 litros.
Aproveitando a capacidade do inteligente AWD elétrico, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, alinhando-se com o coeficiente de adesão ideal em diversas superfícies de estrada.
Como um modelo híbrido plug-in, a BYD Shark, ostenta modos de energia dual de combustível e elétrico.
Com uma autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC, possui autonomia puramente elétrica de 100 km. A picape conta com bateria blade de bateria 29.6 kWh.
Com carregamento rápido de 30% a 80% em apenas 20 minutos.
No quesito segurança, a BYD Shark integra Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência. A Bateria Blade funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo. Ainda em termos de segurança, um aumento de 22% na rigidez torsional do corpo melhora significativamente a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road.
A BYD Shark possui um sistema de suspensão independente Duplo A na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros.
Construído sobre a arquitetura de tecnologia super híbrida DM, o modo de acionamento do motor abrange mais de 80% das condições de uso, permitindo uma viagem serena e suave. A BYD Shark tem um ângulo de ataque (approach angle) de 30° e ângulo de partida (departure angle) de 19.2°.
Além disso, a BYD Shark oferece a função VTOL (vehicle-to-load), onde o veículo se transforma em uma "estação de energia móvel", podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.
Tecnologia
O painel da BYD Shark pode integrar-se a um ecossistema vasto e diversificado. Através de comandos de voz, os usuários podem gerenciar os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado, controlar a reprodução de música e executar diversas outras tarefas, aumentando de forma significativa o conforto ao dirigir.
Os usuários podem gerenciar remotamente seus veículos por meio do aplicativo BYD, como ativar o ar-condicionado e ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos. Além disso, a BYD Shark introduz a tecnologia de chave digital NFC, permitindo que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.
A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução. Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.
Ficha Técnica - BYD Shark
Ficha Técnica
BYD Shark
Dimensões
Comprimento (mm)
5457
Largura (mm)
1971
Altura (mm)
1925
Distância entre eixos (mm)
3260
Peso Bruto Máximo (kg)
3500
Capacidade de Carga (kg)
2665
Motorização
Potência máxima - Motor dianteiro (kW)
170
Torque máximo - Motor dianteiro (N·m)
310
Potência máxima - Motor traseiro (kW)
150
Torque máximo - Motor traseiro (N·m)
340
Tipo de tração
AWD
Performance
Aceleração 0-100 km/h (s)
5.7
Velocidade máxima (km/h)
160
Diâmetro de giro mínimo (mm)
13.5
Bateria e Autonomia
Tipo de bateria
LFP
Capacidade da bateria (kW-h)
29.58
Autonomia 100% elétrica (km)
100
Autonomia combinada (km)
840
Tempo de carga (30%-80%)
20 minutos (DC 40kW)
Segurança
Airbags
Frontais, laterais e cortina
Assistência de estacionamento
Câmera 360°, sensores de estacionamento
Sistemas de assistência
Controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática etc.
Conforto e Interior
Material dos assentos
Couro sintético
Assentos ajustáveis
Elétricos, com calefação e ventilação
Sistema multimídia
Tela central de 12.8", compatibilidade com CarPlay e Android Auto
Outras Características
Luzes
LED, luzes diurnas, ajuste automático
Tipo de rodas
Alumínio bicolor, 18 polegadas
Conectividade
4G, OTA, serviços na nuvem
Vídeo - BYD Shark
7
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Uma temeridade uma picape de uma marca sem qualquer experiência nesse tipo de carro. A VW tem mais de 15 anos de picapes, e agora está ajudando a Ford a fazer a Ranger.
Quem comprar certamente será uma cobaia, pq haverá ainda muito que a BYD aprender . Então não recomendo. Amarok uma compra mais segura, de uma marca tradicional em picapes!
Se vir nesses preços muito bom , para diversos fins onde 90% das pessoas usam , excelente
ResponderExcluirBYD Shark não vale a pena.
ResponderExcluirVW tem grande experiência em picapes, só a saveiro tem mais de 30 anos e a amarok mais de 10. Só pessoas com.mais de 50 compram Hilux.
Muito melhor uma Saveiro Xtreme reestilizada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVai dar trabalho, mas não vai ficar entre os líderes!
ResponderExcluirPrecisa ter motor diesel pra isso e uma rede de pós-vendas insana!
Tomara que a qualidade não seja ruim!
Não faça profecias, já temos o nosso profeta aqui.
ExcluirUma temeridade uma picape de uma marca sem qualquer experiência nesse tipo de carro. A VW tem mais de 15 anos de picapes, e agora está ajudando a Ford a fazer a Ranger.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmAKzSBsga_X-IGb6_PnSuuoT14zWmHMGdbW3Uca3YIvOY3SmiqLq5gPishskDw4GDMq93nBO4iEJbvdlER5GsDllH2nMLWlKmZo-BMVBcfnjSkaOm7VfLeSuhDCqj_-JmUyj-5Ioa7eXhvc0Op3XMLribx3g-8HR3aqhP1hZE4NPAw8dWqciOIwVQ8Q/s600-rw/volkswagen-amarok-v6-panamericana-2024%20%284%29.jpg
Quem comprar certamente será uma cobaia, pq haverá ainda muito que a BYD aprender . Então não recomendo. Amarok uma compra mais segura, de uma marca tradicional em picapes!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
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