Há exatos 50 anos, em 29 de março, a Volkswagen iniciou a produção em série do Golf em Wolfsburg. Ninguém sabia naquele dia de março que este carro compacto – o sucessor do Fusca – se tornaria o Volkswagen de maior sucesso e o carro europeu mais vendido de todos os tempos. Refletiu o espírito da época, deu nome à sua própria classe de veículos e acompanhou gerações de pessoas em todo o mundo. Até o momento, mais de 37 milhões de unidades seguiram o primeiro Golf de produção em série de 1974. Em termos puramente matemáticos, isto significa que mais de 2.000 pessoas em todo o mundo optaram por comprar um Golf novo todos os dias nos últimos 50 anos. Hoje, a Volkswagen celebra o aniversário do Golf – e também o início do futuro deste best-seller mundial graças a uma atualização técnica e visual abrangente.
Volkswagen Golf celebra 50º aniversário em 29 de março de 1974
Volkswagen – do Fusca redondo ao Golf angular. Os primeiros novos modelos Golf puderam ser vistos nos showrooms dos concessionários em julho de 1974. Onde o Fusca e, portanto, os motores montados na traseira haviam dominado o cenário por muitas décadas, uma nova era finalmente começou: a do motor transversal montado na frente. A Volkswagen já havia iniciado esta transição pouco antes com o Scirocco e o Passat. Com o Golf, a classe de maior volume passou a utilizar também esta nova tecnologia.
Volkswagen Golf celebra 50º aniversário em 29 de março de 1974
A Volkswagen se reinventa. Como sucessor do lendário Fusca, produzido mais de 21,5 milhões de vezes, o Golf desenvolvido por Giorgio Giugiaro e pela Volkswagen Design teve que corresponder a grandes expectativas para continuar a história de sucesso do carro de maior sucesso de todos os tempos até esse ponto. E fê-lo em todos os sentidos: os clientes ficaram tão impressionados com o moderno conceito de propulsão, o interior variável e o novo design que o Golf já tinha atingido a marca de um milhão em Outubro de 1976.
Volkswagen Golf celebra 50º aniversário em 29 de março de 1974
O princípio do Golf. Em 1974, a Volkswagen escreveu o seguinte sobre o novo veículo com sua grande porta traseira: “O Golf oferece máximo espaço e segurança. É intransigentemente voltado para a praticidade. A linha de cintura baixa proporciona aos condutores uma visão clara e o capot inclinado garante que a estrada mesmo à frente do veículo é visível. O vidro traseiro estende-se bem para baixo, tornando a marcha-atrás muito mais fácil.” E tudo isto ainda se aplica até hoje a todos os Golf alguma vez construídos.
Volkswagen Golf celebra 50º aniversário em 29 de março de 1974
O Golf e a fábrica. Desde o início, a fábrica da Volkswagen em Wolfsburg e os seus funcionários também beneficiaram do lançamento bem sucedido do Golf I. Até à data, mais de 20 milhões de Golfs foram construídos só em Wolfsburg. Os 17 milhões de Golfs construídos até agora fora de Wolfsburg foram produzidos em outras fábricas alemãs, bem como na Bélgica, Brasil, China, Malásia, México, Eslováquia e África do Sul. Também neste sentido o Golf é um carro mundial. No entanto, as suas tecnologias sempre foram exemplos típicos da engenharia alemã progressista.



Oito gerações do Golf – uma história de sucesso de 50 anos com mais de 37 milhões de unidades construídas.
VW Golf GTI 1993
Golf I – Um reflexo do progresso. Tal como todas as gerações seguintes do Golf, a primeira geração também foi um reflexo do estado da arte técnica e das tendências automóveis atuais. E isso não se aplicava apenas ao uso engenhoso do espaço para a época e à tração dianteira do veículo. Com o primeiro Golf GTI (1976), a Volkswagen iniciou o desenvolvimento dinâmico da classe compacta. O Golf D (1976) e o posterior Golf GTD (1982) garantiram o avanço do diesel no segmento compacto. Em 1979, a Volkswagen lançou o Golf Cabriolet – durante algum tempo o carro conversível mais vendido no mundo. Foi como uma lufada de ar fresco para esta classe de veículos, que já era conhecida há muito tempo como classe Golf. Um total de 6,9 ​​milhões de unidades da primeira geração do Golf, incluindo todos os derivados, foram vendidas em todos os continentes até 1983 – o Golf I provou assim ser um sucessor digno do Fusca.
Golf II – O marco. O atual designer-chefe da Volkswagen, Andreas Mindt, resume o momento mais importante da história do Golf: “Foi a mudança do Golf I para o Golf II. O então designer-chefe da Volkswagen, Herbert Schäfer, fez tudo ali mesmo. Modernizou o segundo Golf mas manteve o ADN da primeira geração. Esta ponte é extremamente importante para a história do Golf. O Golf sempre foi um desenvolvimento deste modelo original. Essa é a particularidade do Golf e o crédito por isso pertence a Herbert Schäfer.” Tecnologias como o conversor catalítico controlado, ABS e tração integral fizeram sua estreia no Golf II. Um total de 6,3 milhões de carros Golf II foram construídos entre 1983 e 1991.
VW Golf MK3
Golf III – Segurança em primeiro lugar. A partir de agosto de 1991, a Volkswagen deu início a uma nova era de segurança com o Golf III. Este foi o primeiro modelo da linha de produtos disponível com airbags frontais em 1992, e o grande progresso na área de design da carroceria também levou a melhorias significativas em suas propriedades de colisão. Vários outros marcos da linha de produtos estão associados ao Golf III, que foi construído 4,8 milhões de vezes até 1997: por exemplo, o primeiro motor de seis cilindros (VR6), sistema de controle de cruzeiro e os primeiros airbags laterais. Pela primeira vez, este Golf também estava disponível como modelo carrinha.
VW Golf MK3
Golf IV – O ícone de estilo O Golf IV apresentado em 1997 é hoje considerado um ícone de estilo – sem dúvida também devido ao facto de ter preenchido a lacuna em relação ao Golf I de 1974 com as suas características claras e o impressionante design do pilar C da linha de produtos. Com o Golf IV, a Volkswagen alcançou um novo padrão de qualidade dentro do segmento. Paralelamente, a estreia do ESP deu mais um contributo para disponibilizar a segurança às massas. Em 2002, a Volkswagen também apresentou o Golf mais desportivo até à data baseado na quarta geração: o R32 com velocidade máxima de 250 km/h. Em 2003, este foi o primeiro Volkswagen a receber uma caixa de câmbio direta (DSG). O Golf IV foi substituído no mesmo ano após 4,9 milhões de unidades construídas.
VW Golf Mk4
Golf V – Limites de classe abolidos. Com o seu conforto excepcional, o quinto Golf – lançado em 2003 – estava quilómetros à frente de muitos concorrentes na classe média-alta. O mesmo aconteceu com a qualidade. Um valor que sublinhou a estabilidade do corpo soldado a laser foi o aumento de 35% na rigidez torcional. Pela primeira vez, também estavam a bordo até oito airbags de proteção. Além disso, o Golf V, que foi construído 3,4 milhões de vezes até 2008, impressionou com uma nova suspensão traseira de quatro braços, faróis bi-xenon e o primeiro DSG de 7 velocidades.
VW Golf Mk5
Golf VI – Classe compacta de alta tecnologia. No final de julho de 2012, mais 3,6 milhões de Golfs tinham sido produzidos em apenas quatro anos, com base na sexta geração introduzida em 2008. E a segurança mais uma vez deu um grande salto em frente: a carroçaria novamente soldada a laser foi tão estável que obteve o máximo de cinco estrelas com louvor no teste de colisão Euro NCAP. Novas tecnologias como Light Assist (controle avançado de farol alto), Park Assist, Hill Start Assist e controle adaptativo de chassi (DCC) fizeram do 'Carro Mundial do Ano' de 2009 um dos carros compactos mais avançados de seu tempo.
VW Golf Mk6
Golf VII – Menos peso, menos consumo. Em setembro de 2012, a Volkswagen celebrou a estreia mundial do sétimo Golf. O seu peso foi reduzido em até 100 kg em comparação com o seu antecessor, o que significou que o consumo de combustível também foi reduzido em até 23 por cento. Novas tecnologias, como o sistema de travagem automática pós-colisão, o Cruise Control Adaptativo e o Front Assist, incluindo o sistema de travagem de emergência em cidade, completaram a gama de sistemas de assistência. Em 2014, a Volkswagen rumou para a era da mobilidade elétrica com o novo e-Golf. Um total de 6,3 milhões de carros Golf VII foram produzidos até 2019.
VW Golf 7
Golf VIII – A era moderna progressista. A Volkswagen apresentou o Golf VIII em outubro de 2019. Com seus novos motores híbridos leves e plug-in, ele eletrificou a classe compacta. E como um dos primeiros automóveis compactos, permitiu a condução assistida através do Travel Assist. Até mesmo a versão básica hoje possui recursos como Lane Assist, Front Assist, faróis de LED, conjuntos de lanternas traseiras de LED e ar condicionado automático a bordo como padrão. Em combinação com o controle de chassi adaptativo opcional DCC e o gerenciador de dinâmica do veículo, o Golf VIII também alcança uma distribuição sem precedentes entre conforto e dinâmica nesta classe. Mais de um milhão de unidades foram vendidas até agora.
VW Golf 8
Agora – em 2024 – chegou a nova etapa evolutiva da oitava geração.
O novo Golf impressiona com um sistema de infoentretenimento de última geração, um conceito operacional mais intuitivo, um design dianteiro e traseiro mais elegante, bem como sistemas de condução eficientes. Estas incluem unidades híbridas plug-in com uma autonomia totalmente elétrica aumentada de significativamente mais de 100 quilómetros. Um logotipo Volkswagen iluminado também adorna a frente pela primeira vez em um Golf. Além disso, o novo Golf com controle de voz e o chatbot ChatGPT baseado em IA mais uma vez disponibiliza inovações técnicas para as massas.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Estamos diante do melhor carro ICE já produzido pela humanidade. Nenhum superou o Golf, um dos carros mais vendidos do planeta!
    O carro que democratizou e democratiza as novas tecnologias de segurança e conveniência.

    ResponderExcluir
  2. melhor carro ice do planeta.
    parabéns car blog . Matéria maravilhosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem