Compra antecipada de híbridos e de elétricos, a partir do anúncio da majoração da alíquota do imposto de importação - 10/11/2023 - , impactou fortemente nos dados de desempenho das filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, em dezembro último, com licenciamento de 8.349 unidades, das quais 5.508 unidades importadas e 318 veículos de produção nacional. Comparadas ao desempenho de dezembro de 2022, as vendas cresceram 281,2%: 8.349 unidades contra 2.190 veículos emplacados.
BYD Dolphin - carro importado mais vendido do Brasil em 2023
Ao considerar somente as unidades importadas, dados de licenciamento em dezembro mostram crescimento de 45,8% ante novembro último e de 282,4% em relação a dezembro de 2022, enquanto a produção nacional, com 318 emplacamentos, registrou alta de 133,8% ante as vendas de novembro (155 unidades) e aumento de 253,3% se comparados ao mês de dezembro de 2022 (90).

Emplacamentos das associadas Abeifa - 2023 - veículos importados

Marca / ModeloUnidades VendidasMarket Share
ASTON MARTIN210,1%
DBX100,0%
DBS10,0%
DBS77010,0%
VANTAGE30,0%
VANTAGE F120,0%
VANTAGE V1240,0%
BYD17.94643,2%
E500,0%
HAN780,2%
TAN2170,5%
T3480,1%
D13230,8%
SONG PLUS7.67218,5%
YUAN PLUS1.7564,2%
DOLPHIN6.81216,4%
SEAL1.0402,5%
JAC8122,0%
T40150,0%
T5010,0%
T6000,0%
T8000,0%
T500,0%
T800,0%
V26030,0%
IEV2000,0%
IEV 330P160,0%
IEV350T10,0%
IEV750180,0%
E-JS15081,2%
E-JS41060,3%
E-J7830,2%
EJV5.5610,1%
Jaguar3660,9%
F-TYPE980,2%
E-PACE300,1%
F-PACE2230,5%
IPACE150,0%
XE00,0%
Kia4.88411,8%
BONGO2.4315,9%
UK2500250,1%
CARNIVAL230,1%
CERATO170,0%
MOHAVE10,0%
SORENTO00,0%
SOUL00,0%
SPORTAGE1.0642,6%
STINGER00,0%
RIO10,0%
EV610,0%
STONIC8992,2%
NIRO4211,0%
TELLURIDE10,0%
LAND ROVER3.0627,4%
DEFENDER1.0532,5%
DISCOVERY5661,4%
EVOQUE00,0%
RANGE ROVER9922,4%
RANGE ROVER SPORT00,0%
VELAR4511,1%
LR200,0%
McLaren410,1%
720S10,0%
765LT30,0%
GT20,0%
ARTURA340,1%
P110,0%
Porsche5.20312,5%
9117321,8%
911 TURBO3200,8%
BOXSTER3260,8%
TAYCAN3220,8%
CAYENNE1.4653,5%
CAYMAN2210,5%
MACAN1.3083,2%
PANAMERA5091,2%
Suzuki9842,4%
SCROSS00,0%
JIMNY990,2%
JIMNY SIERRA8852,1%
Volvo8.18219,7%
C408412,0%
S6000,0%
S9020,0%
XC401.8024,3%
XC604.33510,4%
XC901.2022,9%
TOTAL IMPORTADOS ...41.501100,0%

Com esse desempenho de dezembro, o acumulado do ano, de importados e produção nacional, com 43.428 unidades, mostra alta de 110,2%. Se consideradas somente as unidades importadas, o acumulado do ano expõe crescimento de 127,7% (41.501 unidades em 2023 contra 18.224 em 2022). No entanto, a produção local apresenta queda de 20,9% (1.927 unidades versus 2.436 veículos em 2022).
Porsche Taycan 2023
Na avaliação de João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa, “os dados de desempenho de vendas de nossas associadas nos mostram a imediata reação dos consumidores brasileiros, ao antecipar as compras de veículos híbridos e elétricos, cuja incidência de imposto de importação passou a valer a partir da última terça-feira, 2 de janeiro. Na realidade, o início desse movimento se deu na sequência ao anúncio da volta do imposto aos elétricos e aumento aos híbridos, em 10 de novembro, com alíquotas escalonadas até julho de 2026, quando chegarão ao limite de 35%”.
Porsche 911 2024
Em comunicado à imprensa, no dia 10 de novembro de 2023, a Abeifa ponderou que “a proposição de aplicação imediata (janeiro de 2024) da nova política de alíquota do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos, ainda que faseada até julho de 2026, até 35%, é por demais punitiva ao nosso setor, em especial quando as nossas associadas já estruturaram seu planejamento estratégico/comercial para o próximo ano, além de ter produção em andamento em suas matrizes, unidades em trânsito por via marítima e até compromissos já firmados com as redes autorizadas de concessionárias para os primeiros meses do ano vindouro”.
BYD Dolphin
“Mesmo assim”, de acordo com o presidente da Abeifa, “algumas empresas filiadas já anteciparam que não repassarão a incidência das novas alíquotas do imposto de importação aos atuais estoques em território brasileiro e outras vão repassar parcialmente”. Com isso, argumenta João Oliveira, “a entidade mantém seu compromisso de atuar fortemente no processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país, bases da inovação, da sustentabilidade e do fortalecimento do mercado interno, com geração de emprego e de renda, propostas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços”.

Participações – Em dezembro último, com 8.349 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,5% do mercado total de autos e comerciais leves (236.582 unidades). No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2%.

Ainda segundo o presidente da entidade, “os importadores contribuíram (e contribuem) efetivamente com a modernização da frota brasileira, com a introdução de novas tecnologias e inovação com veículos eletrificados, trazendo perspectivas de colocar o Brasil no cenário internacional da mobilidade descarbonizada, além de possibilidade clara de instalação de novas unidades produtivas no país”.

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