A Toyota aproveitou o Salão Automóvel de Tóquio 2024 , que começou na sexta-feira na capital japonesa, para estrear uma versão atualizada de seu hot hatchback GR Yaris, agora com opção de câmbio automático - para poder enfrentar o Polo GTI.
O novo GR Yaris 2024, que usa um motor similar ao do GR Corolla vendido no Brasil, é improvável que o GR Yaris chegue ao Brasil - o modelo vendido do Brasil adota plataforma diferenciada do Yaris vendido no Japão e Europa.
A mais recente evolução do GR Yaris traz mais potência, além de uma transmissão automática como alternativa ao manual padrão de 6 velocidades.
Conhecida como Transmissão Automática Direta, tem 8 marchas e foi projetado para mudar de marcha mais rapidamente usando um software para prever o comportamento de direção.
Embora essa tecnologia não seja nova, o software da Toyota vai além das métricas padrão, como forças G de desaceleração e velocidade, e integra aceleração e frenagem em sua lógica.
Ao fazê-lo, é capaz de antecipar quando uma mudança é necessária antes que uma mudança no comportamento de condução realmente ocorra.
Segundo a Toyota, o GR Yaris com a nova automática é capaz de entregar tempos de pista mais rápidos do que o carro com manual.
Outras modificações foram necessárias para proporcionar um nível ótimo de dirigibilidade, bem como combater a vulnerabilidade das transmissões automáticas aos danos causados pelo calor. As principais medidas incluíram o uso de novos materiais, relações mais curtas (daí a decisão de optar por oito marchas) e um novo sistema de controle de torque.
O piloto pode controlar o desempenho da transmissão usando o seletor de modo de direção do veículo, e há um modo manual que permite ao motorista escolher quando mudar de marcha. Segundo a Toyota, manter o motor na faixa de 4.900-7.200 rpm é ideal para desempenho.
O motor é um 1.6 litros de 3 cilindros em linha com 276 cv, acima dos 268 do atual GR Yaris lançado em 2020.
A tração vai para as quatro rodas como padrão, por meio de um sistema de tração integral GR-Four que é capaz de ajustar o equilíbrio do torque de tração entre as rodas dianteiras e traseiras com base no modo em que o veículo está. Os diferenciais de deslizamento limitado Torsen também são padrão dianteiro e traseiro.
Outras melhorias na fórmula do GR Yaris foram feitas através de reforços adicionais na carroceria leve do carro, nomeadamente através de pontos de solda adicionais e adesivos estruturais. O chassi é um design personalizado que combina a plataforma GA-B do Yaris padrão na frente com a extremidade traseira da plataforma GA-C maior do Corolla e outros compactos da Toyota. A suspensão, que consiste em suportes MacPherson e braços duplos traseiros com braços articulados, também foi ligeiramente revisada com novas molas e parafusos extras para os amortecedores dianteiros.
O interior também recebeu uma grande reformulação. Obtendo feedback dos pilotos da Gazoo Racing, os projetistas da Toyota fizeram mudanças como mover os principais controles para direção de desempenho mais perto do alcance do motorista quando amarrados com um arnês, incluindo os controles para o spray do intercooler, controle de estabilidade e luzes de advertência de perigo. O campo de visão do motorista também foi melhorado diminuindo a altura do painel de instrumentos, alterando a posição do espelho retrovisor e inclinando a consola central 15 graus mais em direção ao motorista.
O volante e os bancos dianteiros também foram rebaixados.
As vendas do GR Yaris 2024 começam em mercados selecionados em meados de 2024.
Vídeo - Toyota GR Yaris 2024 Automático
Não tem estirpe e nem tradição. Desponta para a irrelevância.
ResponderExcluirConcordo. Polo 170 TSI curra com estirpe e tradição.
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Excluiro 170 tsi não, mas o Polo GTS tem um design melhor resolvido, pq o Yaris é muito jaspion.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRzeYEML9P3xvEWENegMl_FoyQ6K5YS5m-VXNxj0f5WRwMPUkXspi5SPltcajWUb88qmgyAOywPEqpyaSS35Ip8SnAVCeUwkGA_QAT3w9XwEvNOJToxt0SYN_oLYJwyDoZ2jssx869QfVJTHLlZuV4WXsmf8muqaDW0Sdd1rrLftNq677zW_FsW_Vn6A/s2560/VW-Polo-GTI-2023%20%282%29.jpg
O Polo GTI europeu esse sim curra sem dó.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPURusl_GZzutw-aSZpXApDpHjmSw_yzANmvz79gPDgyt2E2HB7l34i0fB1UJ6lfltNimDUuko2Sv-WsqZYm0iqgoQz7yi-D2OL_lW-3KMGlAgYAvXmon_jQYc_0f6x8n4CZxQ29R8C3dwvDuqV9STtE04xNJMU4W2ZObA_J_zGTjzaUEKWCNRCZtETw/s2324/VW-Polo-GTI-2023%20%287%29.jpg
Fora que o Polo tem tradição de ser um carro alemão.
Não, o Polo 170 TSI já curra esse Yaris por ser mais bem resolvido.
ExcluirConcorrente do Polo GTI ou GTS é o GR Corolla.
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