O Grupo Stellantis anunciou sua nova plataforma de carros 100% elétricos (BEV) - plataforma STLA Large, com bateria incorporada de 118 kWh, eficiência de carregamento (4,5 kWh por minuto) e desempenho de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
Disponível em arquiteturas de VE (Veículos Elétricos) com baterias de 400 volts e 800 volts, a STLA Large é a plataforma nativa de BEV mais flexível da indústria, sustentando os tipos de veículos de carros, crossovers e SUVs nos segmentos D e E.



Os veículos projetados no STLA Large serão produzidos e vendidos globalmente com oito lançamentos de veículos em cinco marcas planejados de 2024 a 2026 em cinco marcas diferentes.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
Dodge, Jeep® e Chrysler liderarão os lançamentos, seguidas depois por Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
A flexibilidade inerente da plataforma permite que engenheiros e projetistas ajustem a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Uma variedade de módulos de suspensão e suportes do trem de força podem ser empregados para atender aos objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem condução, manuseio e conforto. Os engenheiros podem ajustar dimensões-chave, como o eixo dianteiro à extensão do assoalho, o balanço dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para ajustar as capacidades e o desempenho do veículo.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
Os módulos de acionamento elétrico (EDMs) três em um que incorporam o motor, o inversor de potência e a redução de marchas podem ser configurados nos layouts de tração dianteira, traseira e tração integral. O inversor de potência emprega a tecnologia de semicondutores de carboneto de silício para minimizar as perdas de energia. O desempenho do sistema de propulsão pode ser melhorado durante a vida útil do veículo através de atualizações de software over-the-air.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
Com base em objetivos específicos do veículo, a STLA Large aceita melhorias no trem de força, como diferenciais de deslizamento limitados ou desconexões nas extremidades das rodas, que podem melhorar o desempenho ou reduzir o arrasto mecânico para melhorar a eficiência e o alcance. No geral, a plataforma STLA Large tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V-8 Hellcat existentes.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
Abraçando a importância de equilibrar autonomia e custo, a plataforma inclui inicialmente opções de baterias com classificações energéticas entre 85 e 118 quilowatts-hora (kWh). A STLA Large visa uma autonomia total de 800 km/500 milhas para sedãs e foi projetada para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando elas atingirem a prontidão de produção.
Stellantis lança plataforma elétrica com 800 km de autonomia
A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de fornecer aceleração de 0-100 km/h (62 mph) na faixa de 2 segundos. O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh por minuto à bateria de 800 volts.

O STLA Large também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo. A flexibilidade fornece uma ponte para clientes em todo o mundo durante a transição para a propulsão elétrica e o desenvolvimento de uma rede de carregamento robusta e amplamente disponível. A flexibilidade de projeto inclui configurações de montagem transversal e longitudinal do motor, suportando trens de força FWD/RWD/4x4.

Principais métricas STLA Large:

Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)

Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)

Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)

Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)

Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)

As quatro plataformas globais BEV da Stellantis – Pequena, Média, Grande e Frame – são projetadas e desenvolvidas para ciclos de vida prolongados por meio da intercambiabilidade da química da célula de bateria, EDMs, inversores de energia e controle de software. A plataforma STLA Large suporta as tecnologias de veículos elétricos e definidos por software de próxima geração da Stellantis – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive. A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões na próxima década em eletrificação para cumprir as metas de atingir um mix de vendas de BEV de carros de passeio de 100% na Europa e 50% de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o suporte de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis planeja ter 48 BEVs no mercado até 2024 e está a caminho de se tornar uma corporação carbono líquido zero até 2038, todos os escopos incluídos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tem data de lançamento? Não. Então só promessa. tá parecendo político.
    Enquanto isso, VW tem plataforma Trinity em 2026.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I gave you a link YESTERDAY where exactly that is mentioned.

      I gave you a link YESTERDAY where exactly that is mentioned.

      The STLA Large and Frame are coming in 2024.
      For RAM (REV + Ramcharger) and DODGE.

      The STLA medium (-700km) is already available in the new 'Peugeot 3008, which will also come to LATAM, as a hybrid and BEV.

      And as gas also says, the new STLA platforms are the most modern and flexible on the entire market.
      It's time to acknowledge that.

      Excluir
    2. Será que o Carlos além de não saber dirigir, não sabe ler??

      "Os veículos projetados no STLA Large serão produzidos e vendidos globalmente com oito lançamentos de veículos em cinco marcas planejados de 2024 a 2026 em cinco marcas diferentes."

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-sIvVmhTxP4ftmpCDZhsv-MGOpR8mIwwgEhpe3-tlpiEJLUoTNYRnEXP_ViHF9M95JGhgZCuIOcANj_9DqagPmfvhZBlNKuTWyU3XyDSYAGzqoRKBdNNd4bN6sYWuvh9YnffTzOQyzt_cEt9W3NXVOSw8XeepuWCOL8jc2WlFG3LthC7eGaitwhiOC-TY/s600-rw/Stellantis-STLA-Large-The-Ultimate-Flexibility.jpg

      Vai chegar antes da Trinity... :(

      Excluir
    3. Exactly. The STLA frame is also coming this year in the RAM 1500 REV and Ramcharger.

      The REV up to 660hp and 92kWh for 230km + a 3.6L V6, which then continues to provide power for another 870km (no direct drive). Total range 1,100km.

      The Ramcharger is purely electric with up to 660 hp and a 168 or 229 kWh battery. That's enough for up to 800km.

      https://www.car.blog.br/2023/02/ram-1500-rev-eletrica-fotos-oficiais.html
      https://www.car.blog.br/2023/11/nova-ram-1500-2025-ramcharger-picape.html

      Excluir
  2. JabiracaWagen que é mestra nas promessas: Saveiro reestilizada, eUp por R$120k, Nova Amarok ...só promessas e nas vezes que cumpre sempre entrega meia boca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem