A liderança do mercado ficou com a Fiat, que vendeu 475 mil carros no Brasil, ficando com 21,9% do mercado. A Fiat teve crescimento em volume de 10,5%, mas como seu crescimento foi inferior à média do mercado, ela perdeu 0,2% em participação de mercado em relação a 2022.
A segunda colocação, em termos de participação de mercado, foi da Volkswagen, que obteve 15,9% de share. A quantidade de veículos vendidos pela VW cresceu 27,9% em 2023, o que levou a um avanço de 2,1% em sua participação de mercado.
A terceira montadora mais vendida em 2023 foi a GM, com 327.715 veículos emplacados - crescendo 12,5% em volume - superior aos 11,3% do mercado. Com isso, teve ganho de 0,2% em share (participação de mercado).
A Toyota fechou 2023 como 4ª marca mais vendida do Brasil, com crescimento de 0,5% em suas vendas - abaixo da média do mercado (11,3%), o que resultou em uma queda de -1% em sua participação de mercado.
Ranking - maiores montadoras do Brasil - 2023
#
Marca
Vendas 22
Vendas 23
Share 22
Share 23
Δ 23/22 [vendas]
Δ 23/22 [variação share]
1
FIAT
430.484
475.510
22,0%
21,9%
10,5%
-0,2%
2
VW
271.216
346.767
13,9%
15,9%
27,9%
2,1%
3
GM
291.294
327.715
14,9%
15,1%
12,5%
0,2%
4
Toyota
191.271
192.180
9,8%
8,8%
0,5%
-1,0%
5
Hyundai
187.566
186.231
9,6%
8,6%
-0,7%
-1,0%
6
Jeep
137.539
126.958
7,0%
5,8%
-7,7%
-1,2%
7
Renault
126.925
126.139
6,5%
5,8%
-0,6%
-0,7%
8
Nissan
53.661
72.542
2,7%
3,3%
35,2%
0,6%
9
Honda
56.687
71.987
2,9%
3,3%
27,0%
0,4%
10
Peugeot
41.725
34.661
2,1%
1,6%
-16,9%
-0,5%
11
Citroen
32.114
32.278
1,6%
1,5%
0,5%
-0,2%
12
CAOA Chery
35.012
31.477
1,8%
1,4%
-10,1%
-0,3%
13
Ford
20.767
28.533
1,1%
1,3%
37,4%
0,2%
14
Mitsubishi
22.604
18.713
1,2%
0,9%
-17,2%
-0,3%
15
BYD
37
17.537
0,0%
0,8%
47297,3%
0,8%
16
RAM
5.053
16.950
0,3%
0,8%
235,4%
0,5%
17
BMW
13.325
14.624
0,7%
0,7%
9,7%
0,0%
18
GWM
0
11.478
0,0%
0,5%
-
0,5%
19
Volvo
5.261
8.182
0,3%
0,4%
55,5%
0,1%
20
Audi
5.095
6.063
0,3%
0,3%
19,0%
0,0%
21
M.BENZ
5.916
5.225
0,3%
0,2%
-11,7%
-0,1%
22
Porsche
3.213
5.218
0,2%
0,2%
62,4%
0,1%
23
Land Rover
3.650
4.989
0,2%
0,2%
36,7%
0,0%
24
Kia
5.181
4.887
0,3%
0,2%
-5,7%
0,0%
25
Iveco
2.837
2.031
0,1%
0,1%
-28,4%
-0,1%
26
MAN-VW
2.127
1.898
0,1%
0,1%
-10,8%
0,0%
27
Mini
1.139
1.526
0,1%
0,1%
34,0%
0,0%
28
EFFA
1.043
1.305
0,1%
0,1%
25,1%
0,0%
29
Suzuki
1.268
985
0,1%
0,0%
-22,3%
0,0%
30
Lexus
169
764
0,0%
0,0%
352,1%
0,0%
31
JAC
882
728
0,0%
0,0%
-17,5%
0,0%
32
Jaguar
352
359
0,0%
0,0%
2,0%
0,0%
33
Subaru
470
244
0,0%
0,0%
-48,1%
0,0%
34
BULL
170
229
0,0%
0,0%
34,7%
0,0%
35
FER CAR
254
170
0,0%
0,0%
-33,1%
0,0%
36
Dodge
153
127
0,0%
0,0%
-17,0%
0,0%
37
Foton
129
18
0,0%
0,0%
-86,0%
0,0%
38
Troller
99
13
0,0%
0,0%
-86,9%
0,0%
BYD é a montadora que mais cresceu em vendas no Brasil em 2023
O ranking de maiores crescimentos de vendas mostra a BYD como grande vencedora em 2023, passando de 37 unidades em 2022 para 17.537 em 2023.
A segunda colocação entre as vencedoras é a Lexus, mas com volume baixo, menor que 1.000 carros vendidos no ano.
A RAM, em terceiro lugar, é mais representativa, com crescimento de 235%, passando de 5.053 em 2022 para 16.950 em 2023.
A Porsche surge em 4º com maior crescimento, atingindo 5.218 carros vendidos no Brasil em 2023.
Ranking - montadoras que tiveram o maior crescimento de vendas em 2023
#
Marca
Vendas 22
Vendas 23
Share 22
Share 23
Δ 23/22 [vendas]
Δ 23/22 [variação share]
1
BYD
37
17.537
0,0%
0,8%
47297,3%
0,8%
2
Lexus
169
764
0,0%
0,0%
352,1%
0,0%
3
RAM
5.053
16.950
0,3%
0,8%
235,4%
0,5%
4
Porsche
3.213
5.218
0,2%
0,2%
62,4%
0,1%
5
Volvo
5.261
8.182
0,3%
0,4%
55,5%
0,1%
6
Ford
20.767
28.533
1,1%
1,3%
37,4%
0,2%
7
Land Rover
3.650
4.989
0,2%
0,2%
36,7%
0,0%
8
Nissan
53.661
72.542
2,7%
3,3%
35,2%
0,6%
9
BULL
170
229
0,0%
0,0%
34,7%
0,0%
10
Mini
1.139
1.526
0,1%
0,1%
34,0%
0,0%
11
VW
271.216
346.767
13,9%
15,9%
27,9%
2,1%
12
Honda
56.687
71.987
2,9%
3,3%
27,0%
0,4%
13
EFFA
1.043
1.305
0,1%
0,1%
25,1%
0,0%
14
Audi
5.095
6.063
0,3%
0,3%
19,0%
0,0%
15
GM
291.294
327.715
14,9%
15,1%
12,5%
0,2%
16
FIAT
430.484
475.510
22,0%
21,9%
10,5%
-0,2%
17
BMW
13.325
14.624
0,7%
0,7%
9,7%
0,0%
18
Jaguar
352
359
0,0%
0,0%
2,0%
0,0%
19
Citroen
32.114
32.278
1,6%
1,5%
0,5%
-0,2%
20
Toyota
191.271
192.180
9,8%
8,8%
0,5%
-1,0%
Ranking - maiores perdas em termos de vendas
#
Marca
Vendas 22
Vendas 23
Share 22
Share 23
Δ 23/22 [vendas]
Δ 23/22 [variação share]
1
JAC
882
728
0,0%
0,0%
-17,5%
0,0%
2
Mitsubishi
22.604
18.713
1,2%
0,9%
-17,2%
-0,3%
3
Dodge
153
127
0,0%
0,0%
-17,0%
0,0%
4
Peugeot
41.725
34.661
2,1%
1,6%
-16,9%
-0,5%
5
M.BENZ
5.916
5.225
0,3%
0,2%
-11,7%
-0,1%
6
MAN-VW
2.127
1.898
0,1%
0,1%
-10,8%
0,0%
7
CAOA Chery
35.012
31.477
1,8%
1,4%
-10,1%
-0,3%
8
Jeep
137.539
126.958
7,0%
5,8%
-7,7%
-1,2%
9
Kia
5.181
4.887
0,3%
0,2%
-5,7%
0,0%
10
Hyundai
187.566
186.231
9,6%
8,6%
-0,7%
-1,0%
11
Renault
126.925
126.139
6,5%
5,8%
-0,6%
-0,7%
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Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Peugeot se ferrou bonito...grande perda. Peugeot tende a sumir depois que foi comprada pela Fiat, antes tinha uma identidade, agora está perdida. Peugeot está em estado de putrefação mercadológica!
1. Peugeot was not bought by Fiat, but PSA and FCA merged! The current boss of Stellantis is the former boss of PSA.
2. Peugeot basically only has 1 model of relevance, and that comes from Argentina (where it is in second place in 2023). As you know, this is a difficult thing and you are aware of it.
3. The Landtrek intended for Peugeot is now going to Fiat, which is better in terms of options, but further weakens Peugeot. A new model with possibilities will be the new 2008, whose production will be ~3,000 units/month from March. If it is well positioned (1.0T MHEV, 1.3T sports variant) and priced in, some success can be expected.
Volkswagen se esforçou mas não conseguiu ultrapassar a Fiat. Talvez consiga em 2050.
BMW como sempre surrando Audi.
Peugeot teve uma queda sim, mas conseguiu vender mais que as concorrentes, Ford, Mitsubishi, Caoa Chery e Citroën. E esse ano, as vendas vai crescer novamente com ajuda do Novo 2008.
"Indústria automotiva vai receber R$ 19 bi para fazer carros mais sustentáveis Programa Mover foi lançado pelo governo com regras para reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030"
In addition to all the other things in 2024, such as countless new models, more Chinese than ever and advancing electrification, this point will also have an impact on the market.
Fabricantes que mais se destacaram foram Nissan, Honda e VW (fora Porsche e Volvo no segmento de luxo, bem como a picapeira Ram). Já quem teve queda feia foi a Jeep (talvez os problemas recorrentes no câmbio afastou clientes). Tombo terrível também para Peugeot, que vivendo basicamente de 208 não tem como ser diferente.
A verdade é que todos que cresceram menos de 11% tb se funicaram, por exemplo, a BMW, com 9,7% perdeu para o mercado, e perdeu share para as concorrentes. Citroen foi outra que se deu bem mal, com ridículo crescimento de 0,5% em um mercado que sobe 11,3%. E isso nem com piruetas e mais piruetas do C3... A grande vencedora em termos de ganho de vendas absolutos é a VW. Fatos, apenas pelos fatos.
The loss at Jeep in December is a bit misleading because it refers to November, where Jeep was +24%. Jeep has lost some volume, but since the Rampage factory has been able to utilize capacity, Jeep has also cut direct sales in half, from ~60% to ~30%. Jeep probably makes even more money now than before.
The 2.0T, which was actually planned for the end of 2023, has also been postponed, probably because it comes as a Flex. If you read the articles on this topic, the sports versions of Compass and Commander are likely to be very well received and speak for quantities and higher margins.
Also coming this year are the PHEV versions of the Compass and Commander to replace the diesel in the cars but retain the all-wheel drive. The PHEVs will arrive around mid-2024 as MY 2025, meaning the range will be more extensive than ever before. Until the diesel runs out, there will be 4 drive variants for Compass and Commander between 170 and 280 HP, 3 of them with all-wheel drive, 1 sports car and 1 economical plug-in. In 2024, Jeep numbers will rise sharply again.
A grande vencedora é a VW, pq devemos levar em consideração apenas marcas que vendem mais de 50 mil carros por ano.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgudPCYFgIMXxD_UCcQmkJdGu91ylqO6t9CZwNGy69gIhiEg0zajIjnENmnKsyu_IAz1OHXZkkurvyIH4gtKBXwSVXt40rNOQgWo5P2cdJNgO930fTcdtwvbIbUVRibvhKO-Kzsl7Oc0K0WCj0i3htNFT9pRRPe0g48c5elp9syWJgmFbhJPe6sK_xyaA/s800/Novo-VW-Polo-GTI-2023%20%283%29.jpg
No segmento premium, Audi grande vitoriosa, enquanto BMW sofrendo com BYD e GMW, concorrentes diretas.
BMW: 14 mil
ExcluirAudi: 6 mil
Crescimento ou perda não quer dizer merda nenhuma, oq importa é as vendas.
E a Audi tá sofrendo sim com a chegada da BYD e GWM.
Audi não é premium. É supra-premium, concorrente de rolls royce e bentley apenas.
Excluirsim, nesse caso a NISSAN é a grande campeã, tonto
ExcluirNissan 72.542 35,2%
Peugeot se ferrou bonito...grande perda. Peugeot tende a sumir depois que foi comprada pela Fiat, antes tinha uma identidade, agora está perdida. Peugeot está em estado de putrefação mercadológica!
ResponderExcluirDepois que a Peugeot e a Citroën entraram pro grupo da Fiat, vendas de ambas aumentaram. Você só sabe falar merda.
ExcluirAgradeça as locadoras, se não fosse elas, a sua querida Volkswagen não teria esse crescimento enorme no rabo.
1. Peugeot was not bought by Fiat, but PSA and FCA merged!
ExcluirThe current boss of Stellantis is the former boss of PSA.
2. Peugeot basically only has 1 model of relevance, and that comes from Argentina (where it is in second place in 2023).
As you know, this is a difficult thing and you are aware of it.
3. The Landtrek intended for Peugeot is now going to Fiat, which is better in terms of options, but further weakens Peugeot.
A new model with possibilities will be the new 2008, whose production will be ~3,000 units/month from March.
If it is well positioned (1.0T MHEV, 1.3T sports variant) and priced in, some success can be expected.
Caoa Chery está caindo muito! Depois que o Dr. Caoa faleceu, a empresa está sem rumo, e com futuro incerto no Brasil.
ResponderExcluirCaoa Chery nunca prestou.
ExcluirJAC em primeiro lugar, a esquecida do grupo VW.
ResponderExcluirVolkswagen se esforçou mas não conseguiu ultrapassar a Fiat. Talvez consiga em 2050.
BMW como sempre surrando Audi.
Peugeot teve uma queda sim, mas conseguiu vender mais que as concorrentes, Ford, Mitsubishi, Caoa Chery e Citroën. E esse ano, as vendas vai crescer novamente com ajuda do Novo 2008.
"Indústria automotiva vai receber R$ 19 bi para fazer carros mais sustentáveis
ResponderExcluirPrograma Mover foi lançado pelo governo com regras para reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030"
https://autoesporte.globo.com/industria/noticia/2023/12/industria-automotiva-vai-receber-r-19-bi-para-fazer-carros-mais-sustentaveis.ghtml
In addition to all the other things in 2024, such as countless new models, more Chinese than ever and advancing electrification, this point will also have an impact on the market.
AUDI em putrefaçao mercadologica
ResponderExcluirFabricantes que mais se destacaram foram Nissan, Honda e VW (fora Porsche e Volvo no segmento de luxo, bem como a picapeira Ram). Já quem teve queda feia foi a Jeep (talvez os problemas recorrentes no câmbio afastou clientes). Tombo terrível também para Peugeot, que vivendo basicamente de 208 não tem como ser diferente.
ResponderExcluirA verdade é que todos que cresceram menos de 11% tb se funicaram, por exemplo, a BMW, com 9,7% perdeu para o mercado, e perdeu share para as concorrentes.
ExcluirCitroen foi outra que se deu bem mal, com ridículo crescimento de 0,5% em um mercado que sobe 11,3%. E isso nem com piruetas e mais piruetas do C3...
A grande vencedora em termos de ganho de vendas absolutos é a VW. Fatos, apenas pelos fatos.
The loss at Jeep in December is a bit misleading because it refers to November, where Jeep was +24%.
ExcluirJeep has lost some volume, but since the Rampage factory has been able to utilize capacity, Jeep has also cut direct sales in half, from ~60% to ~30%.
Jeep probably makes even more money now than before.
The 2.0T, which was actually planned for the end of 2023, has also been postponed, probably because it comes as a Flex.
If you read the articles on this topic, the sports versions of Compass and Commander are likely to be very well received and speak for quantities and higher margins.
Also coming this year are the PHEV versions of the Compass and Commander to replace the diesel in the cars but retain the all-wheel drive.
The PHEVs will arrive around mid-2024 as MY 2025, meaning the range will be more extensive than ever before.
Until the diesel runs out, there will be 4 drive variants for Compass and Commander between 170 and 280 HP, 3 of them with all-wheel drive, 1 sports car and 1 economical plug-in.
In 2024, Jeep numbers will rise sharply again.
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