Os dados preliminares relativos ao mercado automotivo brasileiro em 2023 registram um volume de 2,17 milhões de carros e comerciais leves emplacados, um crescimento de 11,3% sobre o registrado em 2022.
Fiat Strada - líder de vendas no BRasil em 2023
A liderança do mercado ficou com a Fiat, que vendeu 475 mil carros no Brasil, ficando com 21,9% do mercado. A Fiat teve crescimento em volume de 10,5%, mas como seu crescimento foi inferior à média do mercado, ela perdeu 0,2% em participação de mercado em relação a 2022.
Volkswagen foi a segunda mais vendida do Brasil em 2023
A segunda colocação, em termos de participação de mercado, foi da Volkswagen, que obteve 15,9% de share. A quantidade de veículos vendidos pela VW cresceu 27,9% em 2023, o que levou a um avanço de 2,1% em sua participação de mercado.
Chevrolet é a terceira marca mais vendida do Brasil em 2023
A terceira montadora mais vendida em 2023 foi a GM, com 327.715 veículos emplacados - crescendo 12,5% em volume - superior aos 11,3% do mercado. Com isso, teve ganho de 0,2% em share (participação de mercado).
Toyota fecha como 4ª maior montadora do Brasil em 2023
A Toyota fechou 2023 como 4ª marca mais vendida do Brasil, com crescimento de 0,5% em suas vendas - abaixo da média do mercado (11,3%), o que resultou em uma queda de -1% em sua participação de mercado.

Ranking - maiores montadoras do Brasil - 2023

#MarcaVendas 22Vendas 23Share 22Share 23Δ 23/22 [vendas]Δ 23/22 [variação share]
1FIAT430.484475.51022,0%21,9%10,5%-0,2%
2VW271.216346.76713,9%15,9%27,9%2,1%
3GM291.294327.71514,9%15,1%12,5%0,2%
4Toyota191.271192.1809,8%8,8%0,5%-1,0%
5Hyundai187.566186.2319,6%8,6%-0,7%-1,0%
6Jeep137.539126.9587,0%5,8%-7,7%-1,2%
7Renault126.925126.1396,5%5,8%-0,6%-0,7%
8Nissan53.66172.5422,7%3,3%35,2%0,6%
9Honda56.68771.9872,9%3,3%27,0%0,4%
10Peugeot41.72534.6612,1%1,6%-16,9%-0,5%
11Citroen32.11432.2781,6%1,5%0,5%-0,2%
12CAOA Chery35.01231.4771,8%1,4%-10,1%-0,3%
13Ford20.76728.5331,1%1,3%37,4%0,2%
14Mitsubishi22.60418.7131,2%0,9%-17,2%-0,3%
15BYD3717.5370,0%0,8%47297,3%0,8%
16RAM5.05316.9500,3%0,8%235,4%0,5%
17BMW13.32514.6240,7%0,7%9,7%0,0%
18GWM011.4780,0%0,5%-0,5%
19Volvo5.2618.1820,3%0,4%55,5%0,1%
20Audi5.0956.0630,3%0,3%19,0%0,0%
21M.BENZ5.9165.2250,3%0,2%-11,7%-0,1%
22Porsche3.2135.2180,2%0,2%62,4%0,1%
23Land Rover3.6504.9890,2%0,2%36,7%0,0%
24Kia5.1814.8870,3%0,2%-5,7%0,0%
25Iveco2.8372.0310,1%0,1%-28,4%-0,1%
26MAN-VW2.1271.8980,1%0,1%-10,8%0,0%
27Mini1.1391.5260,1%0,1%34,0%0,0%
28EFFA1.0431.3050,1%0,1%25,1%0,0%
29Suzuki1.2689850,1%0,0%-22,3%0,0%
30Lexus1697640,0%0,0%352,1%0,0%
31JAC8827280,0%0,0%-17,5%0,0%
32Jaguar3523590,0%0,0%2,0%0,0%
33Subaru4702440,0%0,0%-48,1%0,0%
34BULL1702290,0%0,0%34,7%0,0%
35FER CAR2541700,0%0,0%-33,1%0,0%
36Dodge1531270,0%0,0%-17,0%0,0%
37Foton129180,0%0,0%-86,0%0,0%
38Troller99130,0%0,0%-86,9%0,0%

BYD é a montadora que mais cresceu em vendas no Brasil em 2023

O ranking de maiores crescimentos de vendas mostra a BYD como grande vencedora em 2023, passando de 37 unidades em 2022 para 17.537 em 2023.
BYD Seal - destaque elétrico no Brasil
A segunda colocação entre as vencedoras é a Lexus, mas com volume baixo, menor que 1.000 carros vendidos no ano.
Lexus - 3º maior crescimento de vendas no Brasil em 2023
A RAM, em terceiro lugar, é mais representativa, com crescimento de 235%, passando de 5.053 em 2022 para 16.950 em 2023.



A Porsche surge em 4º com maior crescimento, atingindo 5.218 carros vendidos no Brasil em 2023.
Porsche Taycan elétrico 2023

Ranking - montadoras que tiveram o maior crescimento de vendas em 2023

#MarcaVendas 22Vendas 23Share 22Share 23Δ 23/22 [vendas]Δ 23/22 [variação share]
1BYD3717.5370,0%0,8%47297,3%0,8%
2Lexus1697640,0%0,0%352,1%0,0%
3RAM5.05316.9500,3%0,8%235,4%0,5%
4Porsche3.2135.2180,2%0,2%62,4%0,1%
5Volvo5.2618.1820,3%0,4%55,5%0,1%
6Ford20.76728.5331,1%1,3%37,4%0,2%
7Land Rover3.6504.9890,2%0,2%36,7%0,0%
8Nissan53.66172.5422,7%3,3%35,2%0,6%
9BULL1702290,0%0,0%34,7%0,0%
10Mini1.1391.5260,1%0,1%34,0%0,0%
11VW271.216346.76713,9%15,9%27,9%2,1%
12Honda56.68771.9872,9%3,3%27,0%0,4%
13EFFA1.0431.3050,1%0,1%25,1%0,0%
14Audi5.0956.0630,3%0,3%19,0%0,0%
15GM291.294327.71514,9%15,1%12,5%0,2%
16FIAT430.484475.51022,0%21,9%10,5%-0,2%
17BMW13.32514.6240,7%0,7%9,7%0,0%
18Jaguar3523590,0%0,0%2,0%0,0%
19Citroen32.11432.2781,6%1,5%0,5%-0,2%
20Toyota191.271192.1809,8%8,8%0,5%-1,0%

Ranking - maiores perdas em termos de vendas

#MarcaVendas 22Vendas 23Share 22Share 23Δ 23/22 [vendas]Δ 23/22 [variação share]
1JAC8827280,0%0,0%-17,5%0,0%
2Mitsubishi22.60418.7131,2%0,9%-17,2%-0,3%
3Dodge1531270,0%0,0%-17,0%0,0%
4Peugeot41.72534.6612,1%1,6%-16,9%-0,5%
5M.BENZ5.9165.2250,3%0,2%-11,7%-0,1%
6MAN-VW2.1271.8980,1%0,1%-10,8%0,0%
7CAOA Chery35.01231.4771,8%1,4%-10,1%-0,3%
8Jeep137.539126.9587,0%5,8%-7,7%-1,2%
9Kia5.1814.8870,3%0,2%-5,7%0,0%
10Hyundai187.566186.2319,6%8,6%-0,7%-1,0%
11Renault126.925126.1396,5%5,8%-0,6%-0,7%

Veja mais rankings de vendas de carros clicando aqui.

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A grande vencedora é a VW, pq devemos levar em consideração apenas marcas que vendem mais de 50 mil carros por ano.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgudPCYFgIMXxD_UCcQmkJdGu91ylqO6t9CZwNGy69gIhiEg0zajIjnENmnKsyu_IAz1OHXZkkurvyIH4gtKBXwSVXt40rNOQgWo5P2cdJNgO930fTcdtwvbIbUVRibvhKO-Kzsl7Oc0K0WCj0i3htNFT9pRRPe0g48c5elp9syWJgmFbhJPe6sK_xyaA/s800/Novo-VW-Polo-GTI-2023%20%283%29.jpg

    No segmento premium, Audi grande vitoriosa, enquanto BMW sofrendo com BYD e GMW, concorrentes diretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BMW: 14 mil
      Audi: 6 mil

      Crescimento ou perda não quer dizer merda nenhuma, oq importa é as vendas.

      E a Audi tá sofrendo sim com a chegada da BYD e GWM.

      Excluir
    2. Audi não é premium. É supra-premium, concorrente de rolls royce e bentley apenas.

      Excluir
    3. sim, nesse caso a NISSAN é a grande campeã, tonto
      Nissan 72.542 35,2%

      Excluir
  2. Peugeot se ferrou bonito...grande perda. Peugeot tende a sumir depois que foi comprada pela Fiat, antes tinha uma identidade, agora está perdida. Peugeot está em estado de putrefação mercadológica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que a Peugeot e a Citroën entraram pro grupo da Fiat, vendas de ambas aumentaram. Você só sabe falar merda.

      Agradeça as locadoras, se não fosse elas, a sua querida Volkswagen não teria esse crescimento enorme no rabo.

      Excluir
    2. 1. Peugeot was not bought by Fiat, but PSA and FCA merged!
      The current boss of Stellantis is the former boss of PSA.

      2. Peugeot basically only has 1 model of relevance, and that comes from Argentina (where it is in second place in 2023).
      As you know, this is a difficult thing and you are aware of it.

      3. The Landtrek intended for Peugeot is now going to Fiat, which is better in terms of options, but further weakens Peugeot.
      A new model with possibilities will be the new 2008, whose production will be ~3,000 units/month from March.
      If it is well positioned (1.0T MHEV, 1.3T sports variant) and priced in, some success can be expected.

      Excluir
  3. Caoa Chery está caindo muito! Depois que o Dr. Caoa faleceu, a empresa está sem rumo, e com futuro incerto no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. JAC em primeiro lugar, a esquecida do grupo VW.

    Volkswagen se esforçou mas não conseguiu ultrapassar a Fiat. Talvez consiga em 2050.

    BMW como sempre surrando Audi.

    Peugeot teve uma queda sim, mas conseguiu vender mais que as concorrentes, Ford, Mitsubishi, Caoa Chery e Citroën. E esse ano, as vendas vai crescer novamente com ajuda do Novo 2008.

    ResponderExcluir
  5. "Indústria automotiva vai receber R$ 19 bi para fazer carros mais sustentáveis
    Programa Mover foi lançado pelo governo com regras para reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030"

    https://autoesporte.globo.com/industria/noticia/2023/12/industria-automotiva-vai-receber-r-19-bi-para-fazer-carros-mais-sustentaveis.ghtml

    In addition to all the other things in 2024, such as countless new models, more Chinese than ever and advancing electrification, this point will also have an impact on the market.

    ResponderExcluir
  6. Fabricantes que mais se destacaram foram Nissan, Honda e VW (fora Porsche e Volvo no segmento de luxo, bem como a picapeira Ram). Já quem teve queda feia foi a Jeep (talvez os problemas recorrentes no câmbio afastou clientes). Tombo terrível também para Peugeot, que vivendo basicamente de 208 não tem como ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que todos que cresceram menos de 11% tb se funicaram, por exemplo, a BMW, com 9,7% perdeu para o mercado, e perdeu share para as concorrentes.
      Citroen foi outra que se deu bem mal, com ridículo crescimento de 0,5% em um mercado que sobe 11,3%. E isso nem com piruetas e mais piruetas do C3...
      A grande vencedora em termos de ganho de vendas absolutos é a VW. Fatos, apenas pelos fatos.

      Excluir
    2. The loss at Jeep in December is a bit misleading because it refers to November, where Jeep was +24%.
      Jeep has lost some volume, but since the Rampage factory has been able to utilize capacity, Jeep has also cut direct sales in half, from ~60% to ~30%.
      Jeep probably makes even more money now than before.

      The 2.0T, which was actually planned for the end of 2023, has also been postponed, probably because it comes as a Flex.
      If you read the articles on this topic, the sports versions of Compass and Commander are likely to be very well received and speak for quantities and higher margins.

      Also coming this year are the PHEV versions of the Compass and Commander to replace the diesel in the cars but retain the all-wheel drive.
      The PHEVs will arrive around mid-2024 as MY 2025, meaning the range will be more extensive than ever before.
      Until the diesel runs out, there will be 4 drive variants for Compass and Commander between 170 and 280 HP, 3 of them with all-wheel drive, 1 sports car and 1 economical plug-in.
      In 2024, Jeep numbers will rise sharply again.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem