Às vésperas do Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro, a Volkswagen do Brasil celebra a história do seu mais tradicional modelo com uma homenagem às três unidades que fazem parte da Garagem VW. Os Fusca 1986, 1993 e 1996 agora possuem o recém-lançado Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
A unidade mais antiga do acervo da marca alemã no Brasil é datada de 1986. Esse modelo está entre os últimos fabricados na primeira fase do Fusca, que foi de 1959 a 1986. Trata-se de um simpático Fusca na cor vermelho Fênix Metálico, equipado com motor 1.600 cm³ a álcool e transmissão de quatro marchas. A unidade tem número de chassi HP000001.
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
O outro a receber o Certificado foi o Fusca 1993, o chamado Fusca Itamar. O exemplar que faz parte do acervo tem chassi número PP00001, é o primeiro produzido na segunda fase de manufatura, e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
Traz carroceria pintada na cor Prata Lunar e algumas particularidades, como lanternas traseiras “fumê”, que atualmente poderiam ser facilmente chamadas de lanternas com máscara negra.
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
Do lado de dentro, os bancos são os mesmos das unidades Gol dá época, assim como seu volante. A unidade tem motor 1.600 cm³ a álcool e conta com tanquinho de gasolina. O hodômetro marca míseros 352 km percorridos.
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
Por fim, o Fusca 1996 também ostenta sua certidão de nascimento. A unidade conversível com 479 km de história tem chassi número TP006623 e é pintada na cor Branco Geada. Com capota preta, o modelo traz o 1600 cm³ a gasolina, com motor injetado para o mercado mexicano. Foi convertido à conversível pela Sulam, tradicional transformadora de veículos, fundada em 1973.

O Certificado VW

O documento oficial, com número serial único e lançado em dezembro passado pela Volkswagen do Brasil, reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, e também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. A ‘Certidão de Nascimento’ é emitida através do VW Collection para veículos que tenham pelo menos 20 anos. A solicitação pode ser feita de maneira online no site oficial: www.vwcollection.com.br/institucional/certificado-classico-vw
VW Fusca 1993 Itamar Prata Lunar
O valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico.
VW Fusca 1986 Vermelho Fênix
Atualmente, a VW mantém em excelente estado de conservação mais de 58 carros do grupo, entre as Garagem 1 e Garagem 2 da estrutura, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil. Existem ainda 50 veículos armazenados e aguardando restauro, que serão adicionados futuramente à exposição.

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. esses carros antigos em estado de zero ...sinceramente eu fico horas viajando em fotos ..imagina ao vivo ,sentir o carro e cheiro ... imaginar a época ...muito fsoda

    ResponderExcluir
  2. Que preciosidade!!! Isso que esse carro deixou de ser fabricado e depois ressurgiu! Um icone mundial! Qual outra montadora tem um.l museu de clsssicos, fora a Vw!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a VW conserva na memória seus ícones mundiais, inclusive com museu no Brasil, enquanto isso as outras que fabricam lixo enterram debaixo do tapete.

      Excluir
  3. Volkswagen Brasil de parabéns pelo maior museu nacional com modelos clássicos em perfeito estado de conservação! A Gigante alemã marcou várias gerações com ótimos veículos em todas as épocas! E continua a fabricar os melhores veículos da indústria em todo o planeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem