O BMW X5, lançado em 2000, marcou o segmento de SUVs de luxo. Este modelo introduziu o conceito de SAV (Veículo de Atividade Esportiva) e expandiu para outros modelos como o X1, X3 e X7. A BMW M adotou este conceito para veículos de alto desempenho, e o X5 obteve sucesso no automobilismo, incluindo o Paris Dakar Rally.
A primeira geração do X5 (E53) foi revelada em 1999, originando um novo segmento. Utilizou a experiência da BMW desde 1985 em veículos com tração integral, com um sistema que priorizava o eixo traseiro. Foi o primeiro veículo de grande volume montado na fábrica da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul, EUA, e se tornou um sucesso global. A primeira geração incluía motores a gasolina e diesel, com variantes de maior potência posteriormente.
Em 2004, o X5 incorporou o sistema de tração integral BMW xDrive, melhorando o comportamento dinâmico em várias condições. A segunda geração (E70) trouxe motores BMW TwinPower Turbo e a transmissão automática de oito marchas. Esta geração também introduziu o sistema de entretenimento BMW iDrive e a primeira versão M, com melhorias na carroceria, suspensão e direção.
A terceira geração (F15), lançada quinze anos após o primeiro X5, apresentou a variante híbrida plug-in xDrive40e. A versão M incluiu a transmissão M Steptronic de 8 velocidades.
A quarta geração (G05), lançada em 2018, trouxe avanços tecnológicos e design fiel às origens da linha BMW. Incluiu variantes híbridas plug-in e recentemente, o motor 3.0 de seis cilindros do X5 ganhou um prêmio pela Revista Auto Esporte. O modelo foi atualizado com o sistema BMW iDrive 8 e a opção BMW Digital Key Plus. O conceito BMW iX5 explora o uso de hidrogênio como combustível.
O futuro do X5 focará em sustentabilidade e tecnologias adaptativas, mantendo seu papel no segmento de SAVs.
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