A montadora alemã de carros premium Audi lançou à Europa o Audi Q8 e-tron edition Dakar, com características otimizadas para off-road. No exterior, há chassi elevado e os decalques opcionais lembram o RS Q e-tron.
O Q8 e-tron edition Dakar pode ser encomendado no primeiro trimestre de 2024. Na Alemanha os preços começam em cerca de 120.000 euros.
O Audi Q8 e-tron edition Dakar é baseado em um Q8 advanced 55 e-tron quattro. O tamanho líquido da bateria é de 106 kWh (bruto: 114 kWh) e a transmissão quattro, com seus dois motores, fornece 300 kW em modo boost com um torque de 664 Nm. Isto significa que o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com os pneus padrão. Com os pneus todo-terreno General Grabber AT3, o carro atinge 100 km/h em 5,9 segundos.
A autonomia de acordo com o WLTP é de até 487 quilômetros. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h .
Comparado ao modelo básico, o SUV elétrico com pneus todo-terreno General Grabber AT3 tem distância ao solo 31 milímetros maior e foi projetado para melhor manuseio em superfícies soltas, como cascalho ou neve. Na configuração básica, o veículo tem uma distância ao solo de 206 milímetros. Em velocidades mais altas, o veículo desce gradualmente – em 15 milímetros a 85 km/h (53 mph), 17 milímetros a 100 km/h (62 mph) e 13 milímetros a 120 km/h (75 mph).
Isto otimiza a estabilidade de condução em altas velocidades para melhorar a aerodinâmica e o alcance. Em conjunto com o ângulo de aproximação frontal de 20 graus e o ângulo de aproximação traseiro de 26 graus, o SUV elétrico está bem preparado para enfrentar terrenos off-road leves. O veículo tem um ângulo de rampa de 19 graus.
A estratégia de controle da suspensão pneumática também foi revista para satisfazer os requisitos típicos da condução todo-o-terreno. A profundidade de vau é de 300 mm.
O Q8 e-tron edition Dakar 1 está disponível em Siam Beige metálico, Mythos Black metálico e Magnetic Grey. O Singleframe sempre vem na cor do corpo. Como opção, a luz de projeção no Singleframe, com sua faixa de luz, cria uma conexão visualmente consistente entre os faróis.
Como opção está disponível uma chave de conforto (com sistema de alarme anti-roubo), que pode ser utilizada para abrir as portas e a tampa da bagageira através da comunicação sem fios entre a chave e o veículo. A chave também pode travar o veículo por meio de sensores nas maçanetas das portas.
O Q8 e-tron edição Dakar pode ser equipado com um pacote de decalques exclusivo inspirado no lendário RS Q e-tron . Começando pela cor da carroceria Mythos Black metalizada, o carro recebe um embelezamento parcial. Isso significa que o envoltório utiliza transparências propositais e não mascara toda a superfície, mesmo que todos os componentes externos sejam tratados. Os modelos embalados são limitados a 99 unidades. No pilar D, o número de série do modelo especial pode ser visto em letras foscas.
O modelo de edição especial sai da linha de produção com faróis e lanternas traseiras Matrix LED como padrão para iluminação rodoviária precisa e de alta resolução. O equipamento padrão também inclui viseiras coloridas para a porta traseira, porta traseira e vidros laterais.
Por dentro, o interior da linha S agora é padrão: este pacote inclui bancos esportivos com contornos profundos, estofados em microfibra Dinamica e couro artificial.
O veículo também possui um volante esportivo multifuncional em couro, um elegante forro de teto preto, pedais de aço inoxidável e um apoio de braço central confortável. As inserções decorativas são em alumínio fosco escovado, enquanto as soleiras das portas apresentam inserções de alumínio. A parte superior do painel de instrumentos e os elementos interiores inferiores têm acabamento em couro artificial preto.
O pacote de costura Audi Sport em vermelho está disponível como opção. Ele adiciona detalhes contrastantes com costuras coloridas nos bancos esportivos, volante, joelheiras e apoios de braços das portas. Os cintos de segurança também têm acabamento em vermelho para combinar perfeitamente com o toque esportivo da cabine.
O equipamento robusto do Q8 e-tron edição Dakar oferece mais uma prova da sua praticidade. O pacote de armazenamento e compartimento de bagagem também é um recurso padrão. O forro durável do compartimento de bagagem e os tapetes resistentes apresentam letras da edição. A edição especial também vem de fábrica com rack de teto.
Com capacidade de carga de 40 kg, o rack de teto pode ser usado para armazenar uma variedade de itens. Estão incluídas uma bolsa para o rack de teto e alças para fixação de acessórios. Uma segunda tomada de carregamento pode ser usada para carregar a bateria de alta tensão usando o sistema de carregamento combinado tipo 2 (CCS2). Além disso, o sistema de carregamento e-tron oferece tudo o que os aventureiros precisam para carregar o seu veículo – seja em casa, com amigos ou numa casa de férias.
O Q8 e-tron edição Dakar é entregue com oito pneus. O carro vem equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 para excelente resiliência off-road. Os pneus também garantem melhor aderência em uma variedade de superfícies, incluindo cascalho, terreno pedregoso, caminhos de montanha e floresta e neve.
O padrão de piso especial otimiza a aceleração, bem como a qualidade da travagem e do controlo lateral, ao mesmo tempo que permite uma autolimpeza eficiente dos pneus, especialmente ao conduzir em superfícies lamacentas.
O Grabber AT3 também possui excelentes características de condução e baixa emissão de ruído em estradas de asfalto para aumentar significativamente o conforto de condução. Os pneus todo-o-terreno têm a marcação M+S, o que significa que são adequados para utilização durante todo o ano. Um conjunto de pneus de verão com rodas de 20 polegadas em um atraente design S de raios de 5 V também está incluído na edição Q8 e-tron Dakar 1 .
O pacote opcional de luz ambiente plus com seis perfis de cores predefinidos encena o interior com grande efeito. Apresentando extensas luzes de contorno em até 30 cores, traça com precisão as linhas elementares do interior. Como alternativa ao ar condicionado automático de duas zonas padrão, a Audi oferece ar condicionado automático de quatro zonas.
O sistema pode usar um segundo aquecedor de alta tensão opcional para aumentar visivelmente a potência de aquecimento. Isto significa que o interior aquece mais rapidamente em condições muito frias, enquanto o aquecedor adicional da bateria garante que a bateria esteja pronta para ser carregada em temperaturas muito baixas.
O opcional sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D torna o SUV elétrico uma experiência de som de alta qualidade ainda melhor. Ele aciona 16 alto-falantes com 705 watts de potência. Os espelhos laterais virtuais com câmeras disponíveis opcionalmente reduzem a largura total do veículo em 15 centímetros, melhorando o coeficiente de arrasto.
Os espelhos virtuais proporcionam uma visibilidade mais clara do que os espelhos convencionais em condições off-road com poeira ou umidade.
animality
ResponderExcluirGambiarra da chinesa JACaudi
ResponderExcluirNão relincha, cara. Desde quando a Audi é chinesa? Fumou o quê? Audi é alemã, inclusive nem na Bolsa de Valores ela está.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.