Desde 1929, a PEUGEOT nomeia seus veículos de passeio com uma sequência numérica de três ou quatro dígitos. Esse sistema, que define a posição do carro na gama da marca e sua geração histórica, persistiu com poucas mudanças ao longo das décadas.
As principais inovações incluíram a introdução de dois zeros centrais para novas silhuetas, como SUVs e monovolumes, e a adição do "E" para veículos elétricos.
A origem dessa tradição remonta ao PEUGEOT 201, um modelo intermediário essencial para a sobrevivência da marca durante a Grande Depressão, trazendo inovações significativas no design, produção e venda de automóveis. Originalmente, poderia ter sido chamado de Peugeot 629, mas o destino escolheu "201" como o 201º projeto da empresa. O sucesso comercial e a conveniência de um sistema simples e reconhecível ao criar o conceito de linha de produtos consolidaram essa prática.
Na época, a PEUGEOT não estava quebrando paradigmas, mas seguindo uma sequência que começou com o Type 1. A marca se afastava da prática comum de identificar um modelo apenas pela marca e um nome, seguindo uma abordagem menos rígida. O Peugeot 201, por exemplo, foi um marco ao vincular estreitamente a marca ao nome do modelo pela primeira vez.
Na década de 1930, a nomenclatura foi definitivamente estabelecida. Com a Grande Depressão, a PEUGEOT teve que inovar para aumentar as vendas, resultando na expansão da oferta de produtos. Novos modelos, como o Peugeot 301 lançado em 1932, e seus sucessores, os 401 e 601, foram os precursores da primeira linha de modelos na história da marca, compartilhando carrocerias e componentes, consolidando a PEUGEOT como uma marca generalista.
Uma exceção ocorreu em 1985 com o lançamento do Peugeot 309, inicialmente destinado a ser um modelo Talbot. A partir de 2008, a introdução de novas silhuetas levou à distinção com dois zeros centrais. Em 2012, uma numeração diferenciada foi adotada para modelos em mercados emergentes, e em 2013, o "8" final foi mantido, simbolizando boa sorte na China.
A grande inovação veio em 2019, com a introdução do "E" seguido de um hífen para designar versões totalmente elétricas, começando com os PEUGEOT E-208 e E-2008. Assim, 90 anos após o lançamento do 201, a PEUGEOT continua a evoluir sua estratégia de nomeação, refletindo inovação e tradição em sua jornada automotiva.
total mimimi e desculpinha. Coloca número pq não tem criatividade mesmo.
ResponderExcluirE a Volkswagen que pega os seus nomes toscos de livros, seriados e até mesmo, do "POLO-norte". Se liga menininha.
ExcluirAliás a Peugeot usa nomes normais na sua linha de comerciais, como a Partner Rapid, Expert, Boxer e Landtrek. E ainda tinha a Hoggar.
Creativity is such a thing...
ExcluirAudi A1, A3, A4, A5, A6, A7, A8, Q2, Q3, Q4, Q5, Q6, Q7, Q8...tbc...
Atenção urgente:
ResponderExcluirVW assume liderança no final de dezembro
https://www.motorvicio.com/2023/12/vw-assume-lideranca-de-vendas-no-final.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQue cara idiota, a postagem é do dia 27 kkkkkkkkkkkkkk e a Fiat já passou a VW novamente.
ExcluirTendências...tendências...
Excluir"DO 1.0 AO 100% ELÉTRICO, PEUGEOT 208 TEM A LINHA MAIS COMPLETA DE MOTORES ENTRE OS HATCHES"
ResponderExcluirhttps://www.media.stellantis.com/br-pt/peugeot/press/do-1-0-ao-100-eletrico-peugeot-208-tem-a-linha-mais-completa-de-motores-entre-os-hatches
"É HEXA! PEUGEOT 208 RECEBE SEU SEXTO RECONHECIMENTO EM PRÊMIAÇÃO DO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO"
https://www.media.stellantis.com/br-pt/peugeot/press/e-hexa-peugeot-208-recebe-seu-sexto-reconhecimento-em-premiacao-do-setor-automotivo-brasileiro
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.