A Volvo Cars revelou o Volvo EM90, o primeiro monovolume movido a bateria da marca sueca, dando continuidade a seu processo de renovação, iniciado com o compacto EX30 (veja aqui).
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O Volvo EM90 é minivan topo de gama, uma alternativa elétrica ao EX90, dedicado ao relaxamento na estrada ou ao transporte corporativo executivo.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O modelo está sendo lançado inicialmente no mercado chinês (onde a procura por minivans cresce aceleradamente) e as encomendas já começaram. Em momento posterior será lançado em mercados maduros do ocidente.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O design externo, em primeiro lugar, destaca-se pelas formas esculpidas e suaves, com frente vertical e maciça, com grade fechada e faróis estilizados em formato de “martelo de Thor”.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O Volvo EM90 é BEV (carro elétrico a bateria) de grandes dimensões - os números ainda não foram revelados - e está equipado com portas traseiras deslizantes.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Possui ainda grandes janelas e teto horizontal, para oferecer o maior volume interno possível. Aqui, com estas premissas a traseira é larga, vertical, caracterizada por um grande vidro traseiro e luzes verticais, como na tradição da marca, mas que também se estendem horizontalmente.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Estão disponíveis quatro cores de carroceria, enquanto as rodas aerodinâmicas são de 19 ou 20 polegadas.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Os interiores são muito amplos e luminosos, adequados para receber seis pessoas ou para transporte VIP em ambiente lounge, ideal para reuniões ou conversas de negócios.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O conforto adicional se deve ao cuidado considerável dedicado ao isolamento acústico e à tecnologia de neutralização de ruídos externos, enquanto a suspensão pneumática de dupla câmara e os pneus silenciosos tornam a estadia a bordo do EM90 ainda mais suave e satisfatória.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Tudo isso garante que você aproveite ao máximo a qualidade do sistema de áudio Bowers & Wilkins, que pode contar com 21 alto-falantes.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Os passageiros podem desfrutar de tecnologias adicionais, como o poder de computação fornecido pelas plataformas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technolgies, que são padrão, e conectividade 5G, quando disponível. Em suma, o EM90 oferece uma experiência digital interessante, também graças aos ajustes de temperatura do ar-condicionado posicionados nas laterais das portas.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Além disso, o assistente de voz permite interagir direta e rapidamente com o automóvel, apresentado tal como está, num avatar Volvo dentro do monitor de 15,4 polegadas colocado ao lado do condutor.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
Uma tela adicional de 15,6 polegadas, centralizada no painel, fica disponível sempre que você deseja entretenimento para a família ou para assistir a uma chamada.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
As atualizações do sistema são over-the-air. No interior também é possível transformar o habitáculo em quarto para os bancos traseiros.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
O EM90, movido por um motor elétrico com potência de 272 cavalos e é capaz de acelerar de 0 a 100 em 8,3 segundos.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
A bateria, adequada ao tamanho do veículo, é de 116 kWh, e, segundo a empresa, pode ser reposta de 10 a 80% em menos de 30 minutos com uma tomada rápida.
Novo Volvo EM90: minivan elétrica com mais de 720 km de autonomia
A autonomia declarada pela empresa é de 738 km no ciclo de testes CLTC (mais generoso que o WLTP, este também mais otimista que o nosso INMETRO).



Assim como no EX90, é possível o carregamento bidirecional (V2G), inclusive do veículo para outros carros ou diferentes dispositivos.

7 Comentários

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  1. Design muito rebuscado e carregado.

    https://1.bp.blogspot.com/-8PgqH9Topkg/Xdf0bHIWYPI/AAAAAAAAD4I/IcWpZC-ohkwlwsEAwiTisCZ7n6EQ0H_mACLcBGAsYHQ/s1600/volkswagen_viloran_34.jpg

    A Volvo deveria se inspirar em concorrentes estabelecidos com designs mais perenes.

    https://1.bp.blogspot.com/-vUcLlAdiKSU/Xdf0eWzIEuI/AAAAAAAAD4M/2fwqvCvKXVIf45ad30k_6NZQFisMy6kUQCLcBGAsYHQ/s1600/volkswagen_viloran_9.jpg

    Como a Viloran, uma verdadeira aula de design funcional.

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    Respostas
    1. Estamos falando de carros elétricos. Não de carroças do século passado movidos a gasolina.

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    2. Design é um conceito que se aplica da mesma forma para carros elétricos e a combustão.

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    3. Já ten o ID.Buzz de 7 lugares

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    4. Por que colocaram uma grelha de fogão na frente desse VW?

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    5. Por uma questao de leis da física. Carros a cimbustao precisam de refrigeracao. E a grade é para permitir a entrada de ar no radiador. Tao basico
      ...

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