O Grupo Stellantis apresentou a linha 2025 da Ram 1500, com a principal novidade a versão Ramcharger, uma versão híbrida plug-in com um sistema de propulsão com dois motores elétricos, e um V-6 a combustão usado para recarregar a bateria dos motores elétricos.
Segundo a RAM, a Ramcharger oferece “alcance elétrico de bateria ilimitado e revolucionário”.
O funcionamento do sistema da Ramcharger é parecido com o da Honda e:HEV, mas com diferenças. Enquanto o sistema da Honda acopla o motor a combustão em uso rodoviário, a RAM Rancharger sempre será impulsionada por motores elétricos.
Outra diferença está na bateria usada, de 92Kwh. Os dados de performance divulgados são expressivos: 0 a 96 km/h em 4,4 segundos, decorrentes de uma unidade de energia de 663 cv e 834 Nm.
Com uma bateria de 92 kwh, o Ramcharger percorrerá 145 milhas (232 km) apenas com energia elétrica da bateria, depois mais 545 milhas (872 km) com o motor a gasolina operando um gerador fornecendo até 190 kw ou 130 kw contínuos e funcionando como um extensor de autonomia.
Reforçando: o motor Ramcharger não terá nenhuma conexão direta com as rodas. Essa tarefa será realizada por sistemas de motores elétricos duplos – 250 kW na frente e 238 KW atrás. Durante a condução, os motores otimizarão a propulsão entre a frente e a traseira, às vezes até usando apenas um ou outro, segundo a RAM.
A versão Ramcharger tem uma bateria menor que a Ram REV elétrica. Esta tem baterias de 168 kWh na versão convencional, e de 229 kWh na versão com autonomia estendida a 500 milhas (800 km).
Entretanto, o proprietário do Ramcharger com uma bateria menor, de 92 Kwh não precisa se preocupar com autonomia nunca, ou recarga.
Isso porque quando a bateria de 92 Kwh acaba, o Ramcharger pode atingir 545 milhas (872 km) adicionais com gasolina, através do que Ram diz ser o uso mais eficiente dos motores dianteiro e traseiro, equilibrando também o uso do gerador versus bateria. Ele também incorpora uma lógica de controle para combinar frenagem por fricção e frenagem regenerativa.
Segundo a RAM, a Ramcharger não é uma picape PHEV (Plug-In Hybrid). Ela funciona como uma picape elétrica com bateria pura – todo o torque instantâneo, toda a potência de um sistema elétrico, mas sem as desvantagens em termos de autonomia reduzida e regarga.
Entretanto, há uma questão. Esse sistema híbrido que nunca acopla o motor a combustão não é a arquitetura mais eficiente em eficiente na rodovia. E é por isso que no sistema da Honda o motor a combustão é acoplado ao sistema de tração em rodovias.
Assim, ao não dispor de um sistema de acoplamento do motor a combustão, o projeto do sistema de energia fica bem mais simples. Em uma viagem rodoviária de longa distância, depois que a carga principal da bateria é usada, a picape funciona principalmente no que a empresa chama de modo de sustentação de carga – o que significa que o motor está funcionando continuamente, mas para gerar energia elétrica para sustentar os motores elétricos.
A Ramcharger pode ter suas baterias recarregadas também, podendo adicionar até 128 quilômetros de autonomia em cerca de 10 minutos, em potência de até 145 kW.
A bateria de 92 kWh usa uma química de íon-lítio NMC (lítio-manganês-cobalto), com 12 módulos.
A reestilização também foi aplicada, inclusive nas versões a gasolina não eletrificadas. Nesses, está acabando com os motores Hemi V-8, substituindo-os por unidades seis cilindros em linha biturbo 3.0L - incluindo uma versão de alto rendimento de 540 cv apresentada na versão de desempenho RHO.
Em toda a linha, a família Ram ganha um visual ainda mais ereto na frente, emprestado das picapes maiores da marca.
Uma novidade também está no fato que os modelos de topo, a Stellantis também lançará um novo recurso de assistência à condução mãos-livres, com capacidade de condução automatizada “Nível 2+”.
O Ramcharger pode ser um ótimo companheiro para camping. Um painel de potência de 7,2 kW é suficiente para carregar todo um camping de acessórios e, para rebocar, o caminhão ainda conta com sistema de câmeras para identificar a esfera do engate do trailer e fazer toda a direção automaticamente – deixando o acionamento do acelerador e freio para o motorista.
A Ram apresentou em 2021 apresentou uma picape conceito Range Electric Paradigm Breaker (REPB), e agora fica claro o que isso significava. Resta saber se será mesmo uma mudança de paradigma em modelos PHEV.
Putz...gambiarra!!!!
ResponderExcluirWhere, then?
ExcluirThere is also a pure BEV with a range of 800 km.
What do you do not understand?
Uma gambiarra pq carros elétricos não devem usar motores a combustão. E essa usa. Então é gambi.
ExcluirE é uma plug-in hybrid.
não vi vantagem.
VW desenvolvendo Amarok 100% elétrica, isso ai sim!
VW isn't developing anything with the Amraok except visual things. The technology ALWAYS comes from Ford.
ExcluirRAM offers 2 solutions here, 1 BEV and 1 solution with range extender.
If you want the BEV, you can buy it, if you don't, you have several options.
What on earth don't you understand about that?
para de mentir e passar vergonha CACAD4
ExcluirVW desenvolvendo Amarok 100% elétrica???? ONDE MESMO???
ExcluirOutro rebadge da Ford, senão só saveiro mesmo...
Autonomia ilimitada...Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
ExcluirAssim que a gasolina do V6 acabar, pouco tempo depois, ela para, encosta.
Sutonomia ilimitada...Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
An interesting solution for everyone for whom a BEV does not offer enough range or the charging option is questionable.
ResponderExcluirStellantis very innovative as always!
There will soon be a fully electric pickup in Brazil too. The Rampage BEV comes 26/27.
Que carro fantástico, realmente um sonho.
ResponderExcluirVW nem chega perto da tecnologia e qualidade de construçao da RAM
ResponderExcluirTá bom,extensor de autonomia é piada
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