A Honda do Brasil lançou no mercado nacional a linha 2024 da Honda NC 750 X, em duas versões: Honda NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680; Honda NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680.
O Honda NC 750 X 2024 já teve cerca de 25 mil unidades produzidas na planta da Honda em Manaus, AM, com a mesma especificação do modelo à venda no restante do planeta.
O modelo adota o motor bicilíndrico com arquitetura que permitiu criar no espaço normalmente ocupado pelo tanque um compartimento para abrigar um capacete integral, com o reservatório de combustível de 14,1 litros sendo deslocado para a zona sob o banco do piloto, com bocal situado na porção do banco destinada ao passageiro.
Este arranjo trouxe vantagens dinâmicas pelo posicionamento do baricentro mais próximo do solo. E quanto à teoricamente pequena capacidade do tanque, o baixo consumo de combustível fez a Honda NC alcançar, em condições ideais de uso, uma autonomia de aproximadamente 350 a 380 km, cifra mais do suficiente para fazer do modelo uma estradeira.
Essa autonomia é resultado de um consumo médio, de gasolina, em rodovia, entre 24,8 km/l e 27 km/l.
Outro ponto positivo derivado da nova configuração técnica foi a posição de pilotagem confortável, com o assento posicionado a reduzida altura do solo (apenas 10 mm mais alto que a CB 300F Twister), guidão largo, banco amplo, suspensões confortáveis e razoável proteção aerodinâmica promovida por um discreto e eficaz para-brisa.
No início de 2022 a Honda NC 750X foi alvo de uma mais profunda atualização: a filosofia original do projeto foi mantida, mas a chegada de mais uma versão, com câmbio DCT, a transmissão de dupla embreagem deu para a crossover NC 750X maior capacidade de atender motociclistas.
E a partir de novembro de 2023 a fábrica da Honda em Manaus, AM, passará a produzir câmbio DCT a NC 750X. Trata-se da única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT que agora será extendido à NC, além da CRF 1100L Africa Twin.
A NC 750X é oferecida em duas versões que se diferenciam no quesito transmissão. A versão MT conta com câmbio convencional de seis marchas, dotado de embreagem deslizante e assistida.
A versão NC 750X DCT traz o câmbio de dupla embreagem, o sistema Dual Clutch Technology através do qual as mudanças de marchas podem ocorrer de modo manual, através de teclas situadas no punho esquerdo, ou de modo automático.
As características crossover se evidenciam pelo padrão de suspensões adotado, que conciliam um ajuste equilibrado no qual o curso da dianteira, telescópica, quanto da traseira, com sistema Pro-Link, visam adequação a um uso plural, admitindo incursões em vias não pavimentadas. Tal característica se verifica também através dos três modos de condução que modificam a entrega da potência e torque do motor e do sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control.
O modelo traz conjunto ótico frontal com farol de LED e luzes DRL diurnas. Destaque o banco de dois níveis, com conformação que resulta em uma continuidade estética, unindo a parte frontal à rabeta, com lanterna traseira em LED embutida.
A NC traz o compartimento capaz de conter um capacete integral tem 23 litros de capacidade. O controle dos parâmetros relacionados a condução e manutenção tem no painel LCD colorido um aliado, sendo possível gerenciar modos de condução. Um equipamento de segurança é o ESS - Emergency Stop Signal, que em velocidade superior a 50 km/h fará piscar as luzes de emergência em caso de frenagem brusca.
Proteção extra contra roubo é garantida pela chave de ignição dotada de sistema imobilizador da HISS – Honda Ignition Security System, com chip embutido na chave que deve ser identificado pela ECU – Electronic Control Unit para permitir o acionamento do motor.
O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico paralelo de arrefecimento líquido e cabeçote OHC de 8 válvulas. Tanto a NC 750X MT como a DCT dispõe do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire e três modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do controle de tração HSTC. A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.
Os três modos de condução – Standard, Sport, Rain mais o User, personalizável –, podem ser selecionados através do seletor no punho esquerdo e pelo painel. O modo Sport a entrega a potência integral e o freio-motor é mais agressivo, com baixa atuação do sistema HSTC e, quando disponível, o DCT estará em modo 4. No modo Rain a entrega da potência é mais suave, assim como freio-motor. A intervenção do HSTC é elevada e o DCT fica em nível 1. O modo Standard é o ponto intermediário na entrega de potência, efeito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. O User oferece a possibilidade de escolha dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor.
O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em três níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais elevado, adequado a pisos escorregadios. A desativação do sistema é possível. Tanto a versão com MT como a DCT têm como característica da relação de câmbio as três primeiras marchas curtas para favorecer a capacidade de aceleração, enquanto as três restantes marchas são longas, o que é particularmente benéfico para o consumo e uso rodoviário.
Transmissão DCT – Dual Clutch Technology
O câmbio DCT usa duas embreagens, uma que serve 1ª, 3ª e 5ª marcha; outra 2ª, 4ª e 6ª. Cada conjunto de marchas, pares e ímpares, tem eixo-piloto e embreagem exclusiva, que conta com um circuito eletro-hidráulico para atuar na mudança de marcha enquanto a outra pré-seleciona a mudança seguinte. Passar ou reduzir marchas pode ser um procedimento automático ou manual, através da ação nos seletores posicionados no punho esquerdo.
Tanto usando as teclas como deixando o câmbio em modo automático, as mudanças de marchas são rápidas, com um intervalo imperceptível na entrega de tração à roda traseira. No uso urbano a transmissão DCT em modo automático oferece menor esforço ao condutor e melhora a pilotagem, permitindo maior apuro na condução da motocicleta. A operação manual do DCT pelo punho esquerdo do guidão é simples e ergonomicamente correta, e especialmente indicada em situações de condução em estradas tortuosas e na pilotagem esportiva.
O peso a seco ao redor dos 200 kg e a baixa altura do banco ao solo, 800mm, favorecem manobras e tornam a condução da NC 750X tarefa ao alcance inclusive de motociclistas de baixa estatura e/ou inexperientes.
Destaque técnico pode ser atribuído para a suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso.
O sistema SDBV - Showa Dual Bending Valve, é garantia de eficiência e manutenção reduzida.
A suspensão traseira Pro-Link de 120 mm de curso se caracteriza pela progressividade no amortecimento e conta com regulagem da pré-carga da mola.
Na frenagem, à frente age o disco tipo wave de 320 mm com cáliper de dois pistões. O disco traseiro, também tipo wave, tem 240 mm e pinça de pistão simples. O sistema ABS de dois canais é equipamento de série em todas as versões da NC 750X. As rodas são de alumínio fundido, de 17 x 3,50 polegadas na dianteira e 17 x 4,50 polegadas atrás, calçada com pneus de 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17.
A série de acessórios originais dedicado para a NC 750X está disponível nas concessionárias Honda.
Preço, cores, garantia
As Honda NC 750X MT e Honda NC 750X DCT 2024 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.
A previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil é a partir de janeiro e preço sugerido de R$ 52.680,00 (versão MT) e R$ 58.680,00 (versão DCT), base São Paulo, SP, não inclui despesas com frete ou seguro:
Honda NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680,00
Honda NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680,00
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