A Ford lançou no mercado brasileiro a versão SUV elétrica do Mustang - o Mustang Mach-E, com preço sugerido de R$ 486 mil.
O novo Mustang elétrico conta com motor de 487 cv, torque de 87,7 kgfm, capaz de acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A autonomia é de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.
Apesar de ser um SUV, o design mantém elementos clássicos do Mustang – nariz de tubarão, capô longo, coluna C rápida e lanternas de três barras – em formato de crossover. A cabine, com acabamento minimalista, traz teto solar, multimídia SYNC 4A com tela de 15,5”, painel de instrumentos de 10,2”, som B&O premium e carregador por indução. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.
Os recursos para aprimorar a dirigibilidade do Mustang Mach-E são os seguintes: amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem.
O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2 – o mais comum.
A Ford fez parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, com mais de 800 pontos de recarga em 15 estados, e oferece recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950 kW. Como opção, também estão disponíveis carregadores fixos Wallbox de 7 kW ou 11 kW, e um carregador de emergência de baixa potência para conexão em tomada comum de 220 V.
Em relação ao espaço interno, o Mustang Mach-E oferece porta-malas traseiro que carrega 402 litros, com sistema de abertura “hands free”, e há também o “frunk”, compartimento de 139,5 litros sob o capô, superprático no uso diário.
O crossover também vem equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira. Os seus itens de segurança incluem: nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.
O Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range chega com preço de R$ 486.000, e já está disponível nas mais de 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias.
Recarga
O Mustang Mach-E cotna com soluções que permitem carregar o veículo em casa, em eletropostos ou em outros locais. Ele vem com um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, que recarrega de zero a 100% da bateria em cerca de 14 horas conectado a uma tomada industrial com instalação elétrica dedicada (220 V, 32 A).
É possível usar, também, recarregadores fixos Wallbox fornecidos pelas empresas parceiras WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7 kW (220 V, 32 A), para recarga de zero a 100% em 14 horas, e de 11 kW (380 V, 16 A), com recarga em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220 V, 10 A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas. Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina.
Com o aplicativo FordPass, pode-se localizar e conferir a disponibilidade de carregadores públicos, agendar e acompanhar o andamento da recarga e pré-condicionar a cabine e a bateria antes da partida, de qualquer lugar, pelo celular. Outras funções do app incluem: travamento e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento. Ele também dá acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o veículo.
O Mustang Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.
Dimensões
O Mustang Mach-E traz grade dianteira com relevos internos em duas camadas exclusiva da versão GT, teto pintado em tom escuro, laterais sem maçanetas e rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20.
O Ford Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm – 264 mm maior que a do Mustang Mach 1.
Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5 litros para bagagem, apelidado de “frunk” (abreviatura de “front trunk”). Muito útil para transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.
O SUV é oferecido em sete opções cores, sem alteração de preço: Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias.
Performance
O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto, com potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.
O esportivo é equipado com freios Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões. Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando se pressiona o freio ou se libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel.
É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave.
O modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria.
O Mustang Mach-E dispõe também do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva. A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do nosso mercado.
Tecnologias de segurança e conforto
O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura eletrônica das portas, sem as maçanetas convencionais. As dianteiras podem ser destravadas por um botão na coluna, quando a chave está próxima, por um código no teclado da coluna ou pelo celular, usando o aplicativo FordPass. Um discreto puxador junto à base do vidro facilita o seu manuseio. Nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a abertura automática.
O interior do veículo é minimalista e conta com central multimídia SYNC 4A, com tela de 15,5”. O botão multifuncional central é outra novidade que simplifica os comandos.
Além de conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a SYNC 4A vem com GPS embarcado, perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2”, que conta com três modos de customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer.
A lista de equipamentos de segurança do Mustang Mach-E inclui: nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.
A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta de 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras tranversais internas, tem uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água.
O Mustang Mach-E também é dotado de uma arquitetura elétrica em rede que permite melhorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e performance.
Tecnologia da Ford elétrica é pré-histórica, jurássica mesmo.....demorar 14 horas para carregar a bateria em uma wallbox de 7 Kw é uma PIADA.
ResponderExcluirIsso significa que a bateria tem 98 Kwh. Totalmente inviável de ser usado.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFjAEg_ov_ZyYyhiqhY0EHwaV08KDRHRZJ_CF-kHVMWfKuFCTHP4lbaqJJ8Jtys86D21MCj8pH7PfQCYLmP3q7c_zYKZx4HBUxeigqNNK0xWMci0q6dyDuhpgqdJoEk8chRrMa-BjANU7k_SrupU_iNIem1Xbgc7YzMdW3F1EXPXeGyU1ra67FA_vp2w/s800/Volkswagen-ID4-Brasil%20%283%29.jpg
Um ID.4 da VW tem, autonomia similar (377 km), e carrega em 8 horas no máximo, com uma bateria de 77 Kwh.
A Ford precisa de uma bateria 27% maior para ter a mesma autonomia do ID.4.
Tecnologia muito atrasada da Ford...putz..
Oh, our data sheet fuzzies are freaking out again.
ExcluirForget the loading time and focus on what's important.
1. The Ford is significantly more powerful (3.7 to 6.2 seconds and 200 to 180kmh)
2. The continuous performance is also higher on the Ford (209 to 105 HP)
3. The range of the Ford is still higher (541 to 515km WLTP)
and the most important thing
4. The Ford is significantly cheaper (486,000 to 560,000)
The clear winner here is the Ford Mustang Mach-e
CACAZETE o que adianta ter bateria maior se sua autonomia é a pior que todos, vc" si alembra", isso so mostra incompetência, aumenta a bateria deuxa a cadeira elétrica prontinha para torrar seus passageiros nao pode passar de 65 km/h para rodar 200 kms.
ExcluirEssa Cadeira elétrica da familia ID IOTA so IKIZISTI em LOCADORAS!!
APENAS comprovando o Fracasso da JABIRACAWAGEN no segmento eletrico!!
CACAZETE NUM XOLA, XOLA NAO!!
Claramente vc não compreende a tecnologia elétrica. Independe da potencia máxima do motor. Quando o carro é testado na norma do INMETRO, não se acelera o carro de 0 a 100 km/h e etc. O padrão de uso é o mesmo sempre. Motores elétricos não gastam mais ou menos pq tem mais ou menos potência máxima. Eles gastam a energia usada para movimentar o carro aquele momento. Então é irrelevante se o Mustang faz em 3,7s e o Id4 em 6.2.
ExcluirA questão aí ´[é a ineficiência da Ford. O carro tem uma bateria muito maior para ter a mesma autonomia que um ID.4 que é até mais espaçoso internamente. E ainda demora 1 século para recarregar.
A questão é que a tecnologia da Ford é jurássica e ultrapassada. Fatos.
This is just a fact
ExcluirFord offers a top electric sports car at a fair price, and VW is - as always - a pure rip-off.
O ID.4 é oferecido a 9.9k por mês...não tem opção de compra. Quando tiver, fala-se sobre preços. Por enquanto, gasta-se muito menos para ter um ID.4,.,l
ExcluirE com grandes vantagens, o ID4. carrega em 7 ou 8 horas em carregador doméstico, metade do tempo do Mustang.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.