A terceira mais vendida no mês é a GM, com 14%, enquanto a Hyundai fecha o top 4, com 12,3%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,13%, seguida da VW com 15,56%.
Ranking - montadoras mais vendidas - outubro (13) de 2023
# | Marca | Outubro | Acumulado | λ Oc/St | ||
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) | |||
1 | FIAT | 15.438 | 20,9% | 355.421 | 22,13% | -16,7% |
2 | VW | 11.532 | 15,6% | 249.869 | 15,56% | -9% |
3 | GM | 10.356 | 14,0% | 246.394 | 15,34% | -14% |
4 | Hyundai | 9.112 | 12,3% | 137.146 | 8,54% | 32% |
5 | Toyota | 7.758 | 10,5% | 147.203 | 9,16% | 13% |
6 | Jeep | 2.987 | 4,0% | 100.170 | 6,24% | -29% |
7 | Nissan | 2.661 | 3,6% | 53.803 | 3,35% | -2% |
8 | Renault | 2.467 | 3,3% | 89.733 | 5,59% | -45% |
9 | Honda | 2.367 | 3,2% | 56.590 | 3,52% | -8% |
10 | CAOA Chery | 1.427 | 1,9% | 20.867 | 1,30% | 13% |
11 | Ford | 1.268 | 1,7% | 20.247 | 1,26% | 24% |
12 | RAM | 1.011 | 1,4% | 8.343 | 0,52% | 142% |
13 | Citroen | 869 | 1,2% | 23.649 | 1,47% | -17% |
14 | Peugeot | 775 | 1,0% | 25.565 | 1,59% | -38% |
15 | BYD | 756 | 1,0% | 6.561 | 0,41% | -14% |
16 | Mitsubishi | 658 | 0,9% | 12.960 | 0,81% | -13% |
17 | BMW | 544 | 0,7% | 10.860 | 0,68% | -7% |
18 | GWM | 470 | 0,6% | 6.344 | 0,39% | -16% |
19 | Audi | 275 | 0,4% | 4.595 | 0,29% | 10% |
20 | Volvo | 216 | 0,3% | 5.960 | 0,37% | 1% |
21 | Porsche | 176 | 0,2% | 4.119 | 0,26% | -5% |
22 | Suzuki | 162 | 0,2% | 3.815 | 0,24% | 391% |
23 | Land Rover | 162 | 0,2% | 3.815 | 0,24% | -17% |
24 | Kia | 160 | 0,2% | 3.617 | 0,23% | -3% |
25 | Mercedes | 134 | 0,2% | 4.320 | 0,27% | 1% |
26 | VW-MAN | 66 | 0,1% | 1.460 | 0,09% | -7% |
27 | Iveco | 43 | 0,1% | 1.613 | 0,10% | -9% |
28 | Lexus | 42 | 0,1% | 576 | 0,04% | 81% |
29 | EFFA | 42 | 0,1% | 1.019 | 0,06% | -17% |
30 | Mini | 36 | 0,0% | 1.097 | 0,07% | -26% |
31 | JAC | 25 | 0,0% | 528 | 0,03% | -21% |
32 | Suzuki | 24 | 0,0% | 841 | 0,05% | -27% |
33 | Jaguar | 12 | 0,0% | 296 | 0,02% | 12% |
34 | RDK | 6 | 0,0% | 205 | 0,01% | -36% |
35 | FER CAR | 6 | 0,0% | 123 | 0,01% | -22% |
36 | Subaru | 1 | 0,0% | 231 | 0,01% | -89% |
Ranking - carros mais vendidos - outubro (13) de 2023
Média diárias | 8.137 | 8.210 | 0,9% | 7.836 | |
Totais | 187.142 | 73.886 | -7,9% | 1.606.308 | |
# | Modelo | Setembro | Outubro | λ Oc/St | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 12.835 | 4.556 | -17,2% | 91.194 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 7.621 | 4.198 | 28,5% | 65.999 |
3 | VW/POLO | 9.515 | 3.772 | -7,5% | 75.699 |
4 | GM/ONIX | 8.033 | 2.990 | -13,1% | 73.736 |
5 | HYUNDAI/HB20S | 3.855 | 2.598 | 57,3% | 23.057 |
6 | FIAT/MOBI | 6.016 | 2.463 | -4,5% | 54.093 |
7 | GM/TRACKER | 6.537 | 2.446 | -12,7% | 49.756 |
8 | VW/NIVUS | 4.771 | 2.306 | 12,8% | 39.386 |
9 | HYUNDAI/CRETA | 4.444 | 2.286 | 20,0% | 47.184 |
10 | FIAT/ARGO | 5.938 | 2.020 | -20,6% | 52.929 |
11 | NISSAN/KICKS | 4.706 | 1.998 | -0,9% | 37.653 |
12 | GM/ONIX PLUS | 6.788 | 1.996 | -31,4% | 57.976 |
13 | VW/T CROSS | 5.365 | 1.936 | -15,8% | 53.338 |
14 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 2.996 | 1.795 | 39,8% | 33.150 |
15 | HONDA/HR-V | 4.583 | 1.722 | -12,3% | 37.604 |
16 | TOYOTA/HILUX | 3.735 | 1.644 | 2,7% | 35.692 |
17 | TOYOTA/COROLLA | 3.471 | 1.583 | 6,4% | 32.892 |
18 | VW/SAVEIRO | 4.973 | 1.499 | -29,7% | 35.507 |
19 | FIAT/CRONOS | 4.602 | 1.497 | -24,1% | 35.420 |
20 | FIAT/FASTBACK | 3.670 | 1.461 | -7,1% | 30.567 |
21 | FIAT/TORO | 4.041 | 1.406 | -18,8% | 39.500 |
22 | FIAT/PULSE | 3.216 | 1.403 | 1,8% | 33.798 |
23 | JEEP/COMPASS | 4.415 | 1.326 | -29,9% | 46.108 |
24 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 2.551 | 1.123 | 2,7% | 14.833 |
25 | JEEP/RENEGADE | 3.756 | 1.112 | -30,9% | 37.785 |
26 | GM/MONTANA | 2.455 | 1.056 | 0,4% | 23.406 |
27 | RENAULT/KWID | 5.031 | 1.005 | -53,4% | 43.852 |
28 | VW/VIRTUS | 2.601 | 972 | -12,8% | 19.098 |
29 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.293 | 964 | 74,0% | 8.223 |
30 | GM/S10 | 1.635 | 919 | 31,2% | 20.344 |
31 | FORD/RANGER | 1.890 | 897 | 10,7% | 14.067 |
32 | TOYOTA/YARIS HB | 1.826 | 855 | 9,3% | 18.166 |
33 | RAM/RAMPAGE | 376 | 771 | 378,5% | 1.350 |
34 | CITROEN/C3 | 1.990 | 710 | -16,8% | 19.248 |
35 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.370 | 703 | 19,7% | 11.696 |
36 | GM/SPIN | 1.862 | 664 | -16,8% | 15.484 |
37 | VW/TAOS | 1.387 | 642 | 8,0% | 11.141 |
38 | RENAULT/DUSTER | 2.598 | 634 | -43,1% | 17.779 |
39 | PEUGEOT/208 | 2.287 | 627 | -36,0% | 20.879 |
40 | JEEP/COMMANDER | 1.545 | 529 | -20,1% | 15.908 |
41 | FIAT/FIORINO | 2.524 | 501 | -53,7% | 14.636 |
42 | GWM/HAVAL H6 | 1.307 | 470 | -16,1% | 6.344 |
43 | MITSUBISHI/L200 | 1.282 | 448 | -18,5% | 8.927 |
44 | BYD/DOLPHIN | 1.036 | 379 | -14,6% | 1.881 |
45 | RENAULT/MASTER | 874 | 342 | -8,7% | 8.061 |
46 | RENAULT/OROCH | 1.073 | 325 | -29,3% | 9.818 |
47 | HONDA/CITY | 682 | 325 | 11,2% | 9.598 |
48 | BYD/SONG PLUS | 863 | 322 | -12,9% | 3.488 |
49 | HONDA/CITY HATCH | 683 | 302 | 3,2% | 8.945 |
50 | NISSAN/VERSA | 662 | 279 | -1,7% | 6.575 |
51 | VW/AMAROK | 816 | 264 | -24,5% | 5.878 |
52 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 750 | 254 | -21,0% | 6.909 |
53 | NISSAN/FRONTIER | 601 | 209 | -18,9% | 6.236 |
54 | GM/EQUINOX | 377 | 190 | 17,6% | 3.122 |
55 | BMW/X1 | 367 | 190 | 20,8% | 2.933 |
56 | NISSAN/SENTRA | 342 | 175 | 19,4% | 3.121 |
57 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 637 | 165 | -39,6% | 4.728 |
58 | VOLVO/XC60 | 271 | 157 | 35,2% | 3.443 |
59 | BMW/320I | 350 | 153 | 2,0% | 3.571 |
60 | FORD/BRONCO | 36 | 139 | 800,9% | 728 |
61 | CITROEN/C4 CACTUS | 364 | 126 | -19,2% | 2.976 |
62 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 283 | 125 | 3,1% | 2.456 |
63 | AUDI/Q5 | 200 | 122 | 42,3% | 1.541 |
64 | VW/JETTA | 182 | 121 | 55,1% | 1.480 |
65 | RENAULT/SANDERO | 551 | 120 | -49,2% | 6.255 |
66 | FIAT/SCUDO | 306 | 106 | -19,2% | 2.762 |
67 | FORD/MAVERICK | 70 | 90 | 200,0% | 1.233 |
68 | MITSUBISHI/PAJERO | 191 | 85 | 3,8% | 1.567 |
69 | RAM/3500 | 169 | 81 | 11,8% | 2.781 |
70 | RAM/2500 | 173 | 79 | 6,6% | 1.287 |
71 | KIA/K2500 | 249 | 75 | -29,7% | 1.842 |
72 | MAN-VW/EXPRESS | 165 | 66 | -6,7% | 1.460 |
73 | AUDI/Q3 | 164 | 65 | -7,5% | 1.206 |
74 | RAM/CLASSIC | 181 | 64 | -17,5% | 1.725 |
75 | FORD/TRANSIT | 129 | 60 | 8,5% | 2.098 |
76 | PEUGEOT/EXPERT | 194 | 60 | -27,8% | 1.385 |
77 | BMW/X5 | 178 | 57 | -25,3% | 779 |
78 | GM/CRUZE SEDAN | 106 | 55 | 21,1% | 931 |
79 | TOYOTA/RAV4 | 56 | 55 | 129,2% | 710 |
80 | LAND ROVER/EVOQUE | 67 | 55 | 91,5% | 543 |
81 | BYD/YUAN PLUS | 145 | 53 | -14,7% | 833 |
82 | PORSCHE/911 | 126 | 53 | -1,9% | 751 |
83 | BMW/X6 | 115 | 46 | -6,7% | 645 |
84 | KIA/SPORTAGE | 90 | 44 | 14,1% | 794 |
85 | PEUGEOT/2008 | 155 | 43 | -35,3% | 1.417 |
86 | IVECO/DAILY | 101 | 38 | -12,2% | 1.434 |
87 | FORD/F150 | 72 | 38 | 23,1% | 836 |
88 | M.BENZ/SPRINTER 315 | 90 | 37 | -4,1% | 1.078 |
89 | M.BENZ/CLASSE C | 74 | 36 | 13,5% | 626 |
90 | LAND ROVER/DISCOVERY | 203 | 35 | -59,8% | 1.290 |
91 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 231 | 35 | -64,6% | 831 |
92 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 77 | 35 | 6,1% | 777 |
93 | FORD/TERRITORY | 147 | 34 | -46,0% | 941 |
94 | BMW/X3 | 129 | 34 | -38,5% | 597 |
95 | PORSCHE/CAYENNE | 67 | 33 | 14,9% | 1.380 |
96 | EFFA/V21 | 83 | 32 | -10,0% | 674 |
97 | RENAULT/LOGAN | 240 | 32 | -68,9% | 3.649 |
98 | BMW/X4 | 111 | 31 | -34,8% | 840 |
99 | CITROEN/JUMPY | 94 | 30 | -25,5% | 1.366 |
100 | LEXUS/NX350H | 35 | 30 | 100,0% | 349 |
101 | LAND ROVER/DEFENDER | 72 | 28 | -9,3% | 842 |
102 | MINI/COOPER | 49 | 27 | 28,6% | 565 |
103 | AUDI/A3 SEDAN | 69 | 27 | -8,7% | 522 |
104 | HYUNDAI/IONIQ | 81 | 26 | -25,1% | 227 |
105 | VOLVO/XC90 | 87 | 25 | -33,0% | 892 |
106 | GM/TRAILBLAZER | 108 | 24 | -48,1% | 1.240 |
107 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 67 | 24 | -16,4% | 748 |
108 | PORSCHE/PANAMERA | 57 | 23 | -5,8% | 335 |
109 | PORSCHE/MACAN | 83 | 22 | -38,2% | 1.045 |
110 | KIA/NIRO | 12 | 22 | 327,8% | 217 |
111 | PEUGEOT/PARTNER | 230 | 21 | -78,7% | 1.357 |
112 | AUDI/A5 | 64 | 21 | -23,4% | 425 |
113 | PORSCHE/CAYMAN | 41 | 21 | 19,5% | 161 |
114 | FIAT/DUCATO | 79 | 20 | -40,9% | 410 |
115 | PORSCHE/BOXSTER | 45 | 20 | 3,7% | 222 |
116 | KIA/STONIC | 33 | 19 | 34,3% | 720 |
117 | VOLVO/C40 | 65 | 19 | -31,8% | 464 |
118 | JEEP/GLADIATOR | 44 | 18 | -4,5% | 191 |
119 | HONDA/CIVIC | 21 | 17 | 88,9% | 428 |
120 | RAM/1500 | 77 | 16 | -51,5% | 1.200 |
121 | PEUGEOT/BOXER | 23 | 15 | 52,2% | 153 |
122 | VOLVO/XC40 | 75 | 15 | -53,3% | 1.161 |
123 | BMW/330E | 54 | 15 | -35,2% | 503 |
124 | GM/CRUZE HB | 31 | 15 | 12,9% | 317 |
125 | M.BENZ/GLC | 44 | 14 | -25,8% | 328 |
126 | M.BENZ/CLASSE GLB | 43 | 13 | -29,5% | 753 |
127 | JAC/E-JS1 | 57 | 13 | -46,8% | 362 |
128 | AUDI/Q8 | 37 | 13 | -18,0% | 136 |
129 | M.BENZ/GLE | 10 | 12 | 180,0% | 495 |
130 | LEXUS/UX250H | 14 | 12 | 100,0% | 165 |
131 | AUDI/A3 | 34 | 11 | -24,5% | 290 |
132 | FORD/MUSTANG | 29 | 10 | -19,5% | 309 |
133 | VW/GOL | 21 | 9 | 0,0% | 6.140 |
134 | PEUGEOT/3008 | 27 | 9 | -22,2% | 374 |
135 | LAND ROVER/VELAR | 37 | 9 | -43,2% | 363 |
136 | RENAULT/CAPTUR | 38 | 9 | -44,7% | 313 |
137 | AUDI/A4 | 5 | 9 | 320,0% | 266 |
138 | CAOA CHERY/ICAR | 25 | 9 | -16,0% | 113 |
139 | JAGUAR/F-TYPE | 8 | 9 | 162,5% | 74 |
140 | M.BENZ/SPRINTER 517 | 9 | 6 | 55,6% | 59 |
141 | EFFA/V25 | 6 | 6 | 133,3% | 58 |
142 | RDK/TIGER | 21 | 6 | -33,3% | 199 |
143 | FER CAR/NAJA ONE | 18 | 6 | -22,2% | 123 |
144 | JAC/IEV750 | 1 | 5 | 1066,7% | 14 |
145 | M.BENZ/CLASSE GLA | 3 | 5 | 288,9% | 425 |
146 | MINI/JCW | 29 | 5 | -59,8% | 108 |
147 | VW/FUSCA | 6 | 5 | 94,4% | 71 |
148 | EFFA/V22 | 29 | 4 | -67,8% | 285 |
149 | IVECO/DAILY 30-130 | 8 | 4 | 16,7% | 146 |
150 | VW/KOMBI | 1 | 4 | 833,3% | 26 |
151 | MINI/COOPER COUNTRYMAN | 36 | 4 | -74,1% | 424 |
152 | BMW/IX | 10 | 4 | -6,7% | 236 |
153 | BMW/M3 | 15 | 4 | -37,8% | 229 |
154 | PORSCHE/TAYCAN | 15 | 4 | -37,8% | 225 |
155 | AUDI/Q7 | 7 | 4 | 33,3% | 96 |
156 | M.BENZ/CLASSEA | 9 | 4 | 3,7% | 58 |
157 | BMW/M2 | 10 | 4 | -6,7% | 16 |
158 | M.BENZ/SPRINTER | 8 | 3 | -12,5% | 106 |
159 | JAC/EJV5.5 | 8 | 3 | -12,5% | 32 |
160 | CITROEN/JUMPER | 7 | 2 | -33,3% | 55 |
161 | BYD/T3 | 3 | 2 | 55,6% | 41 |
162 | JAC/IEV 330P | 2 | 2 | 133,3% | 14 |
163 | HITECH/ECOCARGO | 3 | 2 | 55,6% | 9 |
164 | VW/VOYAGE | 1 | 2 | 366,7% | 2.074 |
165 | BMW/IX3 | 9 | 2 | -48,1% | 247 |
166 | HYUNDAI/TUCSON | 96 | 2 | -95,1% | 217 |
167 | JAGUAR/FPACE | 15 | 2 | -68,9% | 199 |
168 | JEEP/WRANGLER | 10 | 2 | -53,3% | 164 |
169 | JAC/E-JS4 | 6 | 2 | -22,2% | 89 |
170 | M.BENZ/CLA45 | 4 | 2 | 16,7% | 80 |
171 | CHEVROLET/CORVETTE | 10 | 2 | -53,3% | 66 |
172 | BMW/218I | 3 | 2 | 55,6% | 64 |
173 | BMW/118i | 8 | 2 | -41,7% | 38 |
174 | FIAT/UNO | 4 | 2 | 16,7% | 31 |
175 | AUDI/RS6 AVANT | 1 | 2 | 366,7% | 30 |
176 | HYUNDAI/HR | 5 | 1 | -53,3% | 79 |
177 | M.BENZ/SPRINTER 417 | 8 | 1 | -70,8% | 28 |
178 | IVECO/DAILY 35-150 | 1 | 1 | 133,3% | 13 |
179 | GM/SILVERADO | - | 1 | - | 11 |
180 | CITROEN/BERLINGO | - | 1 | - | 3 |
181 | HYUNDAI/KONA | 49 | 1 | -95,2% | 369 |
182 | SUBARU/FORESTER | 20 | 1 | -88,3% | 157 |
183 | AUDI/E TRON | 3 | 1 | -22,2% | 83 |
184 | FIAT/500E | 1 | 1 | 133,3% | 49 |
185 | JAGUAR/EPACE | 2 | 1 | 16,7% | 23 |
186 | FIAT/SIENA | 1 | 1 | 133,3% | 19 |
187 | FIAT/PALIO | - | 1 | - | 8 |
188 | M.BENZ/CLASSES | - | 1 | - | 7 |
189 | HONDA/CRV | 1 | 1 | 133,3% | 4 |
Ranking - maiores grupos automotivos - outubro (13) de 2023
Grupos | Outubro | Acumulado | |||
Vendas | Share | Vendas | Share | ||
Stellantis | 21.123 | 28,6% | 514.765 | 32,05% | |
Grupo VW | 12.049 | 16,3% | 260.043 | 16,2% | |
General Motors | 10.356 | 14,0% | 246.394 | 15,34% | |
Renault-Nissan | 5.786 | 7,8% | 156.496 | 9,7% | |
Toyota + Lexus | 7.800 | 10,6% | 147.779 | 9,20% | |
Hyundai-Kia | 9.272 | 12,5% | 140.763 | 8,76% | |
Ford + Troller | 1.268 | 1,7% | 20.260 | 1,26% |
Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
JABIRACAWAGEN rumo ao topo e ao titulo formal de TARADONA das LOCADORAS!
ResponderExcluirM3s passado de cada 100 carros 65 foram para Locadoras, nesse mes 75 a 80 de cada 100 para LOCADORAS sera POUCO!!
FIAT FIAT SE CUIDA, JABIRACAWAGEN esta com farol alto para LHE PASSAR como a Ninfa das LOCADORAS!!
JACAUDI mesmo doando mais de 80% as Locadoras, ja esta sendo enrabada pela VOLVO em OUTUBRO, no acumulado nem se fala!!
ExcluirJACAUDI a sub premium das LOCADORAS!!
Não relincha que Audi tá desovando em locaras. Isso é relincho. Audi tem Audi Signature Premium, programa de assinaturas da marca,.
ExcluirAudi Premium? De jeito nenhum e você sabe disso.
ExcluirCarlos4Carros13 de outubro de 2023 às 11:25
O Tesla Model Y é um carro só, só que o ID.4 é vendido com multiplos nomes, como ID.4, ID.;5, Skoda Enyak, cupra, Audi Q4....soma todos e vê como o ID.4 está bem próximo de surrar a tesla
Audi q4 não passa de um caro generalista com outro logo colado na grade.
Atenção, notei que a VW está com queda bem menor que Fiat e GM. Entao ela tá seduzindo consumidores dessas marcas.
ResponderExcluirAudi com grande disparada para cima. BMW caindo e sofrendo com chegada da BYD.
genti...se 208 turbo e tao bom pq nao vendi?
ResponderExcluirC4C says:
Excluir"208 Turbo spawnt bereits im Turbo-Modus!"
Since both are not possible at the same time, I suggest you (or yourself) agree on what you actually want to criticize...
Carro que só Otário compra! Brasileiro é feito de trouxa
ExcluirFor only 13,000 more than a stripped down Polo Track with nothing in it, it's one of the best, if not THE BEST deal on the market...
ExcluirNão consigo entender esses Otários que pagam caro num 208 turbo
ResponderExcluirTem que ser trouxa pra pagar 115 mil num 208 carro que não tem nada em relação ao aspirado!!!
Brasileiro é Otário mesmo aceita qualquer coisa
Firstly, the 208 Turbo starts at 100,000, not 115,000, and secondly, there aren't many options for a 130hp hatch around 100k. Actually none.
ExcluirAS fakezetes ESTAO MALUCAS
ExcluirO
Polo track por esse valor só pra Otário mesmo impressionante o polo track que custa 80 mil e os Otários compram mesmo assim !!!
ResponderExcluirFastback outra carroça mal feita no Brasil
ResponderExcluirHaval h6 Uma desgraça que vai faltar peça no futuro só Otário acredita numa montadora dessa gwm sera a nova jac cheio de otario pagando 315 mil numa carroça de h6 gt
ResponderExcluirJeep faliu no Brasil
ResponderExcluirJeep has recently done 2 things that you can't see from the outside. Firstly, direct sales were reduced and were only 46.3% in September.
ExcluirThis is well below the previous value and quite close to Toyota (35.2%).
Secondly, the 24 line has been pushed back so that you can start with the 2.0T. This has an inhibiting effect on sales.
But since the 23 line is now being sold off, the new versions can be expected soon, probably in November.
The 2.0T with 272PS, AT9 and all-wheel drive is interesting, especially for the Commander, but there will also be a Blackhawk sports version of it for the Compass.
After that, the numbers should look better again. And let's not forget that mild hybrids will be announced across the entire range in about a year.
Death is different...
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSe for pra comprar o tiggo 7 é melhor comprar o tiggo 8 quase o mesmo preço ninguém deixará de levar o maior não!!!
ResponderExcluirSe for pra comprar o Corolla Cross é melhor comprar o compass sqn melhor comprar o territory
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa verdade melhor carro e Na Europa
ResponderExcluirNo brasil só tem lixo
Brasileiro compra carro por impulso e acha que todas as marcas são iguais. Brasileiro é fraco em engenharia.
ResponderExcluirSÓ TRANQUEIRAS NOS 3 PRIMEIROS LUGARES
ResponderExcluirO MELHOR VEM DEPOIS = ONIX
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.