A terceira mais vendida no mês é a GM, com 12,8%, enquanto a VW fecha o top 4, com 11,9%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,11%, seguida da VW com 15,42%.
Ranking - montadoras mais vendidas - setembro (6) de 2023
# | Marca | Setembro | Acumulado | λ St/Ag | ||
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) | |||
1 | FIAT | 8.390 | 23,7% | 305.145 | 22,11% | -7,8% |
2 | Hyundai | 4.802 | 13,6% | 116.369 | 8,43% | 53% |
3 | GM | 4.539 | 12,8% | 212.636 | 15,40% | -23% |
4 | VW | 4.205 | 11,9% | 212.897 | 15,42% | -27% |
5 | Toyota | 3.602 | 10,2% | 127.034 | 9,20% | 0% |
6 | Renault | 1.987 | 5,6% | 78.848 | 5,71% | 1% |
7 | Jeep | 1.953 | 5,5% | 89.358 | 6,47% | -21% |
8 | Honda | 1.214 | 3,4% | 49.459 | 3,58% | -18% |
9 | Nissan | 1.150 | 3,3% | 45.934 | 3,33% | -9% |
10 | Ford | 471 | 1,3% | 17.073 | 1,24% | -6% |
11 | CAOA Chery | 454 | 1,3% | 16.957 | 1,23% | -28% |
12 | Peugeot | 453 | 1,3% | 22.330 | 1,62% | -42% |
13 | Citroen | 296 | 0,8% | 20.622 | 1,49% | -46% |
14 | BMW | 292 | 0,8% | 9.237 | 0,67% | -1% |
15 | BYD | 289 | 0,8% | 4.046 | 0,29% | 2% |
16 | Mitsubishi | 260 | 0,7% | 10.805 | 0,78% | -18% |
17 | GWM | 185 | 0,5% | 4.752 | 0,34% | -36% |
18 | RAM | 157 | 0,4% | 6.513 | 0,47% | -20% |
19 | Land Rover | 134 | 0,4% | 3.331 | 0,24% | 42% |
20 | Volvo | 107 | 0,3% | 5.353 | 0,39% | -17% |
21 | Porsche | 89 | 0,3% | 3.598 | 0,26% | -2% |
22 | Audi | 88 | 0,2% | 3.572 | 0,26% | 5% |
23 | Kia | 60 | 0,2% | 3.132 | 0,23% | -8% |
24 | Mercedes | 58 | 0,2% | 3.933 | 0,28% | -44% |
25 | VW-MAN | 27 | 0,1% | 1.256 | 0,09% | -17% |
26 | EFFA | 21 | 0,1% | 880 | 0,06% | -24% |
27 | Iveco | 19 | 0,1% | 1.479 | 0,11% | -49% |
28 | Mini | 19 | 0,1% | 966 | 0,07% | -15% |
29 | Suzuki | 18 | 0,1% | 758 | 0,05% | -11% |
30 | Lexus | 12 | 0,0% | 492 | 0,04% | -44% |
31 | Jaguar | 9 | 0,0% | 268 | 0,02% | 41% |
32 | JAC | 5 | 0,0% | 434 | 0,03% | -48% |
33 | RDK | 5 | 0,0% | 182 | 0,01% | -11% |
34 | FYBER | 1 | 0,0% | 9 | 0,00% | - |
Ranking - carros mais vendidos - setembro (6) de 2023
Média diárias | 8.545 | 8.844 | 3,5% | 7.711 | |
Totais | 196.533 | 35.376 | -10,0% | 1.380.354 | |
# | Modelo | Agosto | Setembro | λ St/Ag | YTD |
1 | HYUNDAI/HB20S | 2.294 | 2.117 | 361,4% | 18.721 |
2 | FIAT/STRADA | 12.870 | 1.965 | -23,7% | 75.768 |
3 | HYUNDAI/HB20 | 8.053 | 1.642 | 1,9% | 55.822 |
4 | FIAT/ARGO | 5.892 | 1.611 | 36,7% | 46.582 |
5 | GM/TRACKER | 6.372 | 1.196 | -6,2% | 41.969 |
6 | VW/POLO | 8.220 | 1.101 | -33,0% | 63.513 |
7 | GM/ONIX PLUS | 7.055 | 1.066 | -24,5% | 50.258 |
8 | GM/ONIX | 8.345 | 1.063 | -36,3% | 63.776 |
9 | HYUNDAI/CRETA | 5.195 | 1.043 | 0,4% | 41.500 |
10 | FIAT/MOBI | 6.593 | 1.031 | -21,8% | 46.647 |
11 | HONDA/HR-V | 5.775 | 959 | -17,0% | 32.258 |
12 | FIAT/CRONOS | 5.092 | 914 | -10,3% | 30.235 |
13 | FIAT/TORO | 4.639 | 892 | -3,9% | 34.945 |
14 | VW/T CROSS | 5.452 | 853 | -21,8% | 46.890 |
15 | JEEP/RENEGADE | 5.044 | 835 | -17,2% | 33.752 |
16 | NISSAN/KICKS | 4.136 | 828 | 0,1% | 31.778 |
17 | JEEP/COMPASS | 5.315 | 822 | -22,7% | 41.191 |
18 | TOYOTA/COROLLA | 4.175 | 812 | -2,8% | 28.650 |
19 | RENAULT/DUSTER | 1.973 | 798 | 102,2% | 15.345 |
20 | TOYOTA/HILUX | 4.435 | 786 | -11,4% | 31.099 |
21 | FIAT/FASTBACK | 4.308 | 786 | -8,8% | 26.224 |
22 | RENAULT/KWID | 4.569 | 735 | -19,6% | 38.552 |
23 | FIAT/PULSE | 3.742 | 681 | -9,0% | 29.861 |
24 | VW/NIVUS | 4.936 | 672 | -31,9% | 32.981 |
25 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 2.597 | 633 | 21,9% | 11.792 |
26 | VW/VIRTUS | 3.107 | 615 | -1,0% | 16.140 |
27 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.247 | 595 | -8,4% | 28.954 |
28 | VW/SAVEIRO | 4.593 | 546 | -40,6% | 29.581 |
29 | FIAT/FIORINO | 1.884 | 429 | 13,9% | 12.040 |
30 | GM/MONTANA | 2.884 | 428 | -25,8% | 20.323 |
31 | TOYOTA/YARIS HB | 1.996 | 415 | 4,0% | 15.900 |
32 | GM/S10 | 2.037 | 387 | -5,0% | 18.177 |
33 | FORD/RANGER | 1.825 | 342 | -6,3% | 11.623 |
34 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.491 | 341 | 14,4% | 9.964 |
35 | PEUGEOT/208 | 3.318 | 333 | -49,8% | 18.300 |
36 | JEEP/COMMANDER | 1.922 | 289 | -24,8% | 14.123 |
37 | GM/SPIN | 2.341 | 282 | -39,8% | 13.240 |
38 | VW/TAOS | 1.481 | 236 | -20,3% | 9.348 |
39 | RENAULT/MASTER | 1.128 | 235 | 4,2% | 7.079 |
40 | CITROEN/C3 | 2.182 | 211 | -51,6% | 16.760 |
41 | GWM/HAVAL H6 | 1.452 | 185 | -36,3% | 4.752 |
42 | BYD/SONG PLUS | 762 | 158 | 3,7% | 2.461 |
43 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 1.290 | 152 | -41,1% | 6.057 |
44 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 968 | 150 | -22,5% | 6.116 |
45 | MITSUBISHI/L200 | 1.004 | 143 | -28,8% | 7.340 |
46 | VW/AMAROK | 554 | 141 | 27,3% | 4.939 |
47 | NISSAN/VERSA | 977 | 133 | -31,9% | 5.767 |
48 | RENAULT/OROCH | 1.395 | 132 | -52,7% | 8.552 |
49 | HONDA/CITY HATCH | 647 | 126 | -2,6% | 8.086 |
50 | HONDA/CITY | 935 | 123 | -34,2% | 8.714 |
51 | NISSAN/FRONTIER | 803 | 110 | -31,5% | 5.537 |
52 | BYD/DOLPHIN | 371 | 103 | 38,8% | 570 |
53 | BMW/320I | 425 | 87 | 2,4% | 3.155 |
54 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 366 | 82 | 12,0% | 2.130 |
55 | BMW/X1 | 385 | 80 | 3,9% | 2.456 |
56 | NISSAN/SENTRA | 376 | 79 | 5,1% | 2.683 |
57 | LAND ROVER/DISCOVERY | 202 | 79 | 95,5% | 1.131 |
58 | RENAULT/SANDERO | 677 | 77 | -43,1% | 5.661 |
59 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 175 | 74 | 111,4% | 639 |
60 | GM/EQUINOX | 328 | 73 | 11,3% | 2.628 |
61 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 693 | 71 | -48,8% | 3.997 |
62 | FIAT/SCUDO | 340 | 66 | -2,9% | 2.416 |
63 | CITROEN/C4 CACTUS | 428 | 63 | -26,4% | 2.549 |
64 | PEUGEOT/EXPERT | 207 | 60 | 44,9% | 1.192 |
65 | VOLVO/XC60 | 412 | 49 | -40,5% | 3.064 |
66 | FORD/TERRITORY | 126 | 49 | 94,4% | 809 |
67 | RAM/2500 | 255 | 40 | -21,6% | 1.075 |
68 | PEUGEOT/2008 | 146 | 36 | 23,3% | 1.255 |
69 | RAM/RAMPAGE | 175 | 35 | 0,0% | 238 |
70 | MITSUBISHI/PAJERO | 207 | 35 | -15,5% | 1.326 |
71 | RAM/CLASSIC | 209 | 34 | -18,7% | 1.514 |
72 | VW/JETTA | 371 | 34 | -54,2% | 1.211 |
73 | AUDI/Q5 | 129 | 33 | 27,9% | 1.252 |
74 | RAM/3500 | 202 | 30 | -25,7% | 2.561 |
75 | BMW/X5 | 193 | 30 | -22,3% | 574 |
76 | VOLVO/XC40 | 62 | 29 | 133,9% | 1.100 |
77 | FORD/TRANSIT | 211 | 28 | -33,6% | 1.937 |
78 | PORSCHE/911 | 109 | 28 | 28,4% | 600 |
79 | KIA/K2500 | 111 | 27 | 21,6% | 1.545 |
80 | MAN-VW/EXPRESS | 163 | 27 | -17,2% | 1.256 |
81 | BMW/X4 | 140 | 27 | -3,6% | 725 |
82 | VOLVO/XC90 | 127 | 26 | 2,4% | 806 |
83 | BYD/YUAN PLUS | 132 | 26 | -1,5% | 661 |
84 | AUDI/Q3 | 142 | 23 | -19,0% | 1.000 |
85 | PORSCHE/MACAN | 110 | 23 | 4,5% | 963 |
86 | GM/CRUZE SEDAN | 95 | 23 | 21,1% | 793 |
87 | BMW/X3 | 74 | 23 | 55,4% | 457 |
88 | CITROEN/JUMPY | 132 | 22 | -16,7% | 1.264 |
89 | FORD/MAVERICK | 153 | 22 | -28,1% | 1.095 |
90 | KIA/SPORTAGE | 122 | 22 | -9,8% | 682 |
91 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 73 | 19 | 30,1% | 684 |
92 | RAM/1500 | 146 | 18 | -38,4% | 1.125 |
93 | M.BENZ/SPRINTER 315 | 213 | 18 | -57,7% | 969 |
94 | TOYOTA/RAV4 | 99 | 17 | -14,1% | 616 |
95 | IVECO/DAILY | 168 | 16 | -52,4% | 1.311 |
96 | EFFA/V21 | 97 | 16 | -17,5% | 575 |
97 | LAND ROVER/DEFENDER | 97 | 16 | -17,5% | 758 |
98 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 94 | 16 | -14,9% | 673 |
99 | BMW/X6 | 81 | 16 | -1,2% | 500 |
100 | LAND ROVER/EVOQUE | 62 | 16 | 29,0% | 437 |
101 | PORSCHE/PANAMERA | 47 | 16 | 70,2% | 271 |
102 | FIAT/DUCATO | 107 | 15 | -29,9% | 326 |
103 | BMW/330E | 69 | 14 | 1,4% | 448 |
104 | GM/TRAILBLAZER | 109 | 13 | -40,4% | 1.121 |
105 | M.BENZ/CLASSE C | 117 | 13 | -44,4% | 529 |
106 | PEUGEOT/PARTNER | 186 | 12 | -67,7% | 1.118 |
107 | MINI/COOPER | 65 | 12 | -7,7% | 501 |
108 | FORD/F150 | 87 | 11 | -36,8% | 737 |
109 | AUDI/A3 SEDAN | 33 | 10 | 51,5% | 436 |
110 | FORD/MUSTANG | 27 | 10 | 85,2% | 280 |
111 | PORSCHE/BOXSTER | 30 | 10 | 66,7% | 167 |
112 | RENAULT/LOGAN | 88 | 9 | -48,9% | 3.386 |
113 | LEXUS/NX350H | 75 | 9 | -40,0% | 293 |
114 | M.BENZ/GLC | 35 | 9 | 28,6% | 279 |
115 | KIA/STONIC | 55 | 8 | -27,3% | 676 |
116 | FORD/BRONCO | 58 | 8 | -31,0% | 561 |
117 | AUDI/A5 | 47 | 8 | -14,9% | 348 |
118 | PEUGEOT/BOXER | 31 | 7 | 12,9% | 122 |
119 | M.BENZ/CLASSE GLB | 61 | 7 | -42,6% | 704 |
120 | AUDI/A3 | 21 | 7 | 66,7% | 252 |
121 | JEEP/GLADIATOR | 38 | 6 | -21,1% | 135 |
122 | HONDA/CIVIC | 66 | 6 | -54,5% | 396 |
123 | GM/CRUZE HB | 33 | 6 | -9,1% | 277 |
124 | CAOA CHERY/ICAR | 22 | 6 | 36,4% | 85 |
125 | EFFA/V22 | 35 | 5 | -28,6% | 257 |
126 | MINI/COOPER COUNTRYMAN | 33 | 5 | -24,2% | 389 |
127 | PEUGEOT/3008 | 42 | 5 | -40,5% | 343 |
128 | JAGUAR/FPACE | 22 | 5 | 13,6% | 187 |
129 | RDK/TIGER | 27 | 5 | -7,4% | 177 |
130 | PORSCHE/CAYMAN | 17 | 5 | 47,1% | 104 |
131 | VW/GOL | 57 | 4 | -64,9% | 6.114 |
132 | PORSCHE/CAYENNE | 100 | 4 | -80,0% | 1.284 |
133 | LAND ROVER/VELAR | 37 | 4 | -45,9% | 321 |
134 | JAC/E-JS1 | 32 | 4 | -37,5% | 296 |
135 | M.BENZ/CLASSEA | 10 | 4 | 100,0% | 49 |
136 | VOLVO/C40 | 46 | 3 | -67,4% | 383 |
137 | BMW/IX3 | 20 | 3 | -25,0% | 239 |
138 | BMW/M3 | 24 | 3 | -37,5% | 213 |
139 | PORSCHE/TAYCAN | 39 | 3 | -61,5% | 209 |
140 | KIA/NIRO | 37 | 3 | -59,5% | 186 |
141 | AUDI/Q8 | 23 | 3 | -34,8% | 89 |
142 | AUDI/Q7 | 4 | 3 | 275,0% | 88 |
143 | BMW/420I | 8 | 3 | 87,5% | 71 |
144 | JAGUAR/F-TYPE | 8 | 3 | 87,5% | 60 |
145 | BMW/118i | 6 | 3 | 150,0% | 31 |
146 | IVECO/DAILY 30-130 | 14 | 2 | -28,6% | 136 |
147 | M.BENZ/SPRINTER 517 | 9 | 2 | 11,1% | 46 |
148 | BYD/T3 | - | 2 | - | 38 |
149 | M.BENZ/GLE | 26 | 2 | -61,5% | 475 |
150 | ART TUBOS/A4 | 9 | 2 | 11,1% | 254 |
151 | BMW/IX | 29 | 2 | -65,5% | 224 |
152 | LEXUS/UX250H | 22 | 2 | -54,5% | 141 |
153 | SUZUKI/JIMNY | 7 | 2 | 42,9% | 85 |
154 | MINI/JCW | 14 | 2 | -28,6% | 76 |
155 | VW/FUSCA | 9 | 2 | 11,1% | 62 |
156 | M.BENZ/SPRINTER | 7 | 1 | -28,6% | 96 |
157 | M.BENZ/SPRINTER 417 | 5 | 1 | 0,0% | 20 |
158 | IVECO/DAILY 35-150 | 2 | 1 | 150,0% | 12 |
159 | TOYOTA/BANDEIRANTE | - | 1 | - | 9 |
160 | TOYOTA/TUNDRA | - | 1 | - | 6 |
161 | HITECH/ECOCARGO | - | 1 | - | 5 |
162 | RENAULT/CAPTUR | 51 | 1 | -90,2% | 267 |
163 | JEEP/WRANGLER | 13 | 1 | -61,5% | 153 |
164 | JAC/E-JS4 | 5 | 1 | 0,0% | 82 |
165 | AUDI/E TRON | 8 | 1 | -37,5% | 80 |
166 | BMW/218I | 5 | 1 | 0,0% | 60 |
167 | LEXUS/ES300 | 10 | 1 | -50,0% | 58 |
168 | CHEVROLET/CORVETTE | 9 | 1 | -44,4% | 55 |
169 | GM/CAMARO | 7 | 1 | -28,6% | 28 |
170 | JAGUAR/EPACE | 2 | 1 | 150,0% | 21 |
171 | M.BENZ/A45 AMG | 2 | 1 | 150,0% | 11 |
172 | BABY/TST | - | 1 | - | 10 |
173 | FYBER/FYBER | - | 1 | - | 9 |
174 | TOYOTA/BANDEIRANTE | - | 1 | - | 4 |
175 | FORD/FIESTA | - | 1 | - | 2 |
176 | CAOA CHERY/CELER SEDAN | - | 1 | - | 2 |
177 | VW/BORA | - | 1 | - | 1 |
178 | GM/ZAFIRA | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - setembro (6) de 2023
Grupos | Setembro | Acumulado | |||
Vendas | Share | Vendas | Share | ||
Stellantis | 11.268 | 31,9% | 445.449 | 32,27% | |
Grupo VW | 4.409 | 12,5% | 221.323 | 16,0% | |
General Motors | 4.539 | 12,8% | 212.636 | 15,40% | |
Renault-Nissan | 3.397 | 9,6% | 135.587 | 9,8% | |
Toyota + Lexus | 3.614 | 10,2% | 127.526 | 9,24% | |
Hyundai-Kia | 4.862 | 13,7% | 119.501 | 8,66% | |
Ford + Troller | 471 | 1,3% | 17.082 | 1,24% |
Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
JABIRACAWAGEN sem Desovas Desenfreadas volta a sua peculiar insignificância!!!
ResponderExcluirVamos aos fatos inquestionáveis:
ResponderExcluir1. VW vice no acumulado de 2023. Hyundai apenas espasmo.
2. BYD em vias de ultrapassar a BMW, depois de ter humilhado a Volvo, sua conterrânea.
3. Audi não sofre efeitos e BYD e GWM pq é supra-premium, tanto que está crescendo 5%.
6. Mercedes em derrocada queda livre.
7. FIat e GM desovando em locadoras.
8. Amarok com disparada de vendas de 27%!!! Poxa!
"1. VW-Laster im kumulativen Jahr 2023. "
ExcluirYes, great, around 361 pcs. Vice! That's quickly gone given VW's current performance.
Currently 4th place and the highest drop in the top 10, that's very worrying...
"7. FIat- und GM-Spawn in Verleihgeschäften."
We have just seen that that is not the case (August ranking).
VW is only in fourth place in retail sales...
vamos a VERDADE, jacAUDI é a única q sofre os efeitos da BYD e GWM
ExcluirPulse Abarth acaba de curar o pole gls no teste do motor 1.
ResponderExcluirMEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol)
Fiat Pulse Abarth VW Polo GTS 1.4T
Aceleração
0 a 60 km/h 3,5 s 3,8 s
0 a 80 km/h 5,2 s 5,7 s
0 a 100 km/h 7,5 s 8,5 s
Retomada
40 a 100 km/h em S 5,7 s 6,0 s
80 a 120 km/h em S 5,0 s 5,6 s
Consumo
Ciclo cidade 8,3 km/l 8,4 km/l
Ciclo estrada 11,5 km/l 11,0 km/l
Polo GTS superior em tudo. Começa que o Polo foi testado pelo Latin NCAP, e o PUlse não. Vamos aos fatos.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqMLlA8j8LlwKl3uvNo-JbhaEmjqf1RrHi6C9McU-8EfHIj_TsokkKyqvRdSgyL82XtB5PYk3Anf21cy6U8MHujrqjJ8b99V0U3Tn_IrGddE-tMDHbVgowvJj2MCx7i4Tjj1RW-FssI4ohCE32rB1SvifFFHoqvngWzu4WXbpozGRu5aQ-OWBBDzzVfF46/s2160/Novo-Polo-GTS-2024%20%289%29.jpg
Polo com mais entre-eixos (maior estabilidade), freios a disco nas quatro rodas, plataforma de Golf.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguw6SPUrHPGylAH4blQIzoV6xSRjz8oiSizP_lR6oZ7Tw0vH7II0mTSSisAuPoekiVRh5OezCKhB_-Sr1NQd_GzfM4voxm3eHiL49YlXykoWKTuaNlsD9sutpm1ZhZiz7vqNVRmias1TybUXN4Hf897poavie1zf441fTR1DJFFJxtrWdkegX5I9lNxQ/s2560/Fiat-Pulse-Abarth%20%2822%29.jpg
Fiat Pulse com plataforma gambi do Argo, entre-eixos de compacto, não testado, design emperiquitado.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5ko5A1Zj-kEjsKCPcaYyeOEQ3VMeZyjjkPSSupdyFiBlrqPhgEmf3P5fIyMLDn_UZIZCEUvuOMv2G_8yjHJMT8GUWWbxDX5DtAjs-pp45TMQbAATVEayoipkMXSrnNrltIAFdRWyabNaosGY_cyqcy1Xl2l4aWd5i1o2yzcI42QutmD4ebHwryviIZLu5/s800/Novo-Polo-GTS-2024%20%284%29.jpg
Sem dúvida Polo, independentemente de o Pulse ser alguns décimos mais rápido, coisa irrelevante no dia a dia.
The Polo GTS has enough to do with the 208 Turbo.
ExcluirEven the Nivus GTS has no chance against the Abarths or the C4 Cactus THP...
A Fiat sabe que o Pulse é uma gambi, e sabe que a plataforma, o carro em si, o Polo GTS, é infinitamente superior. Então o que ela fez. Deu uma entuxada de pressão no turbo do Abarth, para chegar a 185 cv e com isso ter alguns décimos a mais de 0 a 100 km/h, para usar isso como argumento de venda. Não convence quem efetivamente conhece de carro e sabe que o Polo GTS é outra categora, como o Nivus GTS tb o ser.
ExcluirYes I know, a bunch of shit with VW badges on it would be better than anything....omg
ExcluirRead what even VW fans say about it:
- too few changes for the price and for a sporty car
- too expensive, as the Virtus GTS offers much more for the same price
Just be a bit objective...
sempre as mesmas mentiras das Plataformas:
ExcluirPole não é de Golf...
e Pulse não é de Argo...
Pulse x Polo!
ResponderExcluirDeu Pulse!!!!
https://motor1.uol.com.br/reviews/684845/comparativo-pulse-abarth-polo-gts/
desova FORTE de POle,virtus e Amalok
ResponderExcluire mesmo assim VW em 4o lugar e caindo.....
Fiat : a gulosa sou eu
ExcluirTome argo ,Mobi ,Strada , cronos ,Fiorino ,Toro ...
Receba!!! localiza movidas
Argo ,Mobi ,cronos ,toro ,Strada ...fica difícil pra GM e VW bater a gulosinha
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.