A Anfavea - Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores - divulgou sua carta mensal, reportando que a produção de veículos em agosto praticamente igualou o recorde do ano, que foi de 228 mil unidades em maio. As 227 mil unidades produzidas no mês representaram alta de 24% sobre julho. No acumulado do ano, já são 1,542 milhão de autoveículos produzidos, com uma leve queda de 0,4% em relação aos primeiros oito meses de 2022.
Anfavea defende imposto de importação de 35% para elétricos da China
De acordo com o balanço divulgado, os emplacamentos recuaram, o que já era esperado em função do fim dos descontos oferecidos pelo governo federal para modelos até R$ 120 mil. Foram 207,7 mil unidades licenciadas em agosto, 7,9% a menos que em julho, que teve o recorde do ano.



A Anfavea apresentou ainda uma análise que exclui da conta os modelos subsidiados: 160 mil unidades sem bônus vendidas em julho, ante 205 mil em agosto, o que confirma um viés de recuperação do mercado, embora ainda de maneira tímida. As vendas acumuladas do ano estão em 1,432 milhão de unidades, volume 9,4% superior ao do ano passado.

Veículos elétricos da China

Em relação à presença chinesa no Brasil, o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, louvou as marcas que planejam se instalar como fabricantes, mas ressaltou que é preciso retomar o Imposto de Importação de 35% para modelos elétricos e híbridos, que têm a China como principal país de origem – foram mais de 30 mil unidades apenas neste ano.
Anfavea defende imposto de importação de 35% para elétricos da China
Pode ser de forma gradual, ou por cotas, mas é preciso haver uma regra que incentive e dê previsibilidade à produção local de veículos elétricos”, concluiu Leite, destacando que podemos ter em breve a mesma situação dos países vizinhos, com mais de 20% de importações chinesas sem a contrapartida da geração local de empregos.

Fonte: ANFAVEA

10 Comentários

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  1. Acho correto, até pq carros elétricos chineses estão sendo vendidos abaixo do custo. Isso afugenta a chegada de modelos como o ID.4 da VW....com imposto, tudo fica mais justo!

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    1. BYD will soon be producing in the former Ford factory, and GWM is also currently negotiating such a possibility.

      https://motor1.uol.com.br/news/685254/gwm-havalh6-producao-brasil-estudo/

      An import duty will therefore only have a limited impact and will not stop things. If VW can go along with that, ok, if not, it doesn't matter...

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    2. sim, vão ficar ainda mais baratos qdo produzirem aqui em larga escala
      CACA não sabe nada de mercado

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    3. A VW também se beneficia da isenção...

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  2. começou a choradeira das gulosonas dos preços abusivos

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  3. O que a ANFAVEA quer é inconstitucional. Não se pode criar uma discriminação tributária específica para um país, no caso, a China. E é incompatível também com normas da OMC, e tanto o Brasil quanto a China fazem parte da OMC.

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  4. E se a ANFAVEA e suas representadas acham que o problema é importação de carros elétricos da China, elas todas têm fábricas na China e podem trazer seus elétricos da China. A Renault já faz isso com o Kwid elétrico, que vem da China. A Volkswagen poderia trazer o ID.4 da China, assim como a GM. Porque não fazem isso ao invés de ficarem pedindo proteção.

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    1. Não se preocupe, logo logo o porta voz da Fuckwagen no blog NÃO dará uma explicação para esse seu ótimo questionamento!

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    2. Exato. A isenção vale pra qualquer país, inclusive, desde que seja elétrico.

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