A Volkswagen do Brasil comemora 20 anos de lançamento da tecnologia "Total Flex", que permitiu ao consumidor brasileiro liberdade de escolha e a possibilidade de optar pelo combustível mais econômico.
VW Polo Track 2024 Total Flex
A montadora ressaltou que a tecnologia Total Flex, inteiramente desenvolvida no Brasil, foi apontada internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística à sustentabilidade e à preservação ambiental.
VW Gol 2004 Total Flex
Em março de 2003 (veja aqui), a marca alemã mostrou ao público o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

Substituto do Gol, o recém-lançado Polo Track é o mais novo modelo da marca a ser equipado com a tecnologia, a qual está presente ainda na sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis e também o modelo Taos, fabricado na Argentina, também com motor flex.



A investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o Total Flex foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.
VW Gol 2004 Total Flex
De lá para cá, muito mudou em termos de tecnologia. A Volkswagen lançou a primeira versão de um carro Flex sem o “tanquinho” no “Polo eFlex”, em 2009.
VW Polo 2009 e-Flex
As rotinas de software ficaram mais sofisticadas, identificando de forma mais segura o combustível e adaptando rapidamente o motor.
VW Polo 2009 e-Flex
Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex. Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, gerente do Way do Zero Center.
VW Gol 2004 Total Flex
Incentivo ao etanol

A tecnologia flex possibilita o uso imediato do etanol. Mas para isso, o consumidor precisa escolhê-lo no momento do abastecimento. Por isso, a Volkswagen incentiva essa escolha. No App Meu VW, o consumidor pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente.

Em parceria com empresas, a Volkswagen também possui o Programa Abasteça Consciente, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da marca Volkswagen com benefícios exclusivos de cada uma das empresas para os clientes.

Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 8 milhões de veículos flexíveis. Os dados contabilizam as vendas desde março de 2003 a fevereiro de 2023.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. tecnologia super-disruptiva que mudou a indústria para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ui ui sua periquita ficou até molhadinha ne...

      Excluir
    2. And why do they still have problems with it today....?

      Excluir
  2. Ela não comenta que seus motores fabricados aqui e descontinuados na Europa e EUA, possui possui uma recomendação publicada pela matriz, para que seja utilizado apenas gasolina com 95 octanas; caso contrário, o problema de carbonização excessiva e danos a alguns componentes serão inevitáveis. Depois reclama do combustível brasileiro, sendo a única nesse sentido.

    ResponderExcluir
  3. Só pra sua informação, o primeiro carro flex do Brasil foi o CHEVROLET ÔMEGA, o qual a GM decidiu por não colocar no mercado nos anos 90 por uma questão estratégica.

    A injeção eletrônica era Bosch.

    A VW fez em 2004 com injeção eletrônica da Magneti Marelli, cujo proprietário é o FIAT Group...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem