Design
O Bolt EUV 2023 é um dos carros elétricos mais bem resolvidos do mercado. Ele tem um porte avantajado com 1,62 metros de altura, e formato crossover acentuado por elegantes faróis dianteiros de LED e estilo atraente. Há detalhes em preto nas cavidades das rodas e nos paineis inferiores das portas. Os painéis prateados abaixo dos para-choques sugerem alguma proteção para trilhas, mas são apenas recursos estéticos, já que o material é plástico. As rodas de liga leve de 17 polegadas tem um design elegante e as molduras prateadas nas portas conferem um requinte adicional.
Interior
O interior tem bancos revestidos em couro negro, de excelente qualidade, e que combina bem com acabamento em black piano e detalhes em prata. O painel conta com superfícies de toque suave na parte superior e nos painéis das portas. O console central traz plásticos rígidos, assim como nas seções inferiores das portas e do painel. No geral, todos os detalhes causam uma impressão de qualidade. O layout interno tem excelência em ergonomia, principalmente para o motorista. A posição de dirigir oferece um volante de fundo plano envolto em couro com ajustes manuais de inclinação / telescópicos. No centro do painel há uma grande tela sensível ao toque de infoentretenimento e, abaixo dela, uma variedade completa dos comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de climatização. Há também um botão "Heat" ativa um sistema de aquecimento dos bancos dianteiros e do volante. Esse recurso é uma alternativa mais eficiente (em termos de uso de energia) para manter o conforto dos passageiros, e que permite desativar o aquecimento interno .
Tecnologia
O Chevrolet Bolt EUV conta com recursos como teto solar panorâmico, sistema de som Bose premium e um sistema de infoentretenimento de 10,2 polegadas, com sistema de navegação 3D integrado, rádio e muito mais. O botão liga / desliga do sistema e o do volume são separados, mas a tela sensível ao toque com acabamento em black piano retém impressões digitais aparentes - algo comum nesse tipo de visor. A conectividade com os smartphones é bem simples de ser executada, permtindo emparelhar Apple iPhone e modelos Android via conexão sem fio ao Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda duas portas USB facilmente acessíveis para os passageiros do banco traseiro. Na frente, o Bolt EUV oferece uma tomada de 12 volts, um carregador de smartphone sem fio e portas USB adicionais, mas elas estão localizadas no fundo do compartimento, dificultando o acesso. Em relação à segurança, o Chevrolet Bolt EUV 2023 obteve a classificação de cinco estrelas - a mais mais alta possível da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA.
Assistência à condução
O Bolt EUV 2023 possui um conjunto de recursos de segurança de série. A assistência de manutenção de faixa com aviso de saída de faixa foi o sistema mais aparente em funcionamento durante o nosso teste. Em estradas devidamente sinalizadas, essa tecnologia detecta que você está começando a sair da faixa e ajuda a conduzi-lo de volta ao centro da faixa. Entre todos os carros que testamos, o sistema de manutenção ativa do Bolt é o mais eficaz, sobretudo em estradas estreitas que deixam pouco espaço para erros.
Comportamento dinâmico
O Chevrolet Bolt EUV adota uma configuração de motor e tração dianteira, e um motor elétrico de acionamento magnético permanente, uma bateria de íon-lítio de 66 kWh e uma transmissão automática de marca única. De acordo com a Chevrolet, o sistema produz 204 cv e 360,4 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos - agilidade de carros esportivos. Em uso urbano ou em rodovias, não tivemos nenhum problema ou preocupação ao acessar o trânsito em alta velocidade, entrar em rodovias ou fazer ultrapassagens. A aceleração é adequada, mas o torque, apesar de instantâneo, chega de forma bem progressiva. Existe um modo Sport que altera ligeiramente o peso da direção e a resposta do acelerador, embora não seja muito fácil perceber diferenças em relação ao modo normal. A suspensão tem um ajuste um pouco mais firme do que se espera tradicionalmente em carros da GM, mas o ajuste é confortável e mantém o carro muito equilibrado. O passeio do Bolt EUV é surpreendentemente suave e silencioso. A direção transmite segurança tanto em curvas quando em estabilidade direcional.
Autonomia
Eficiência, por outro lado, é o que este carro tem tudo a ver. De acordo com o INMETRO, o Bolt EUV tem uma autonomia de 377 km. Mas esses números podem variar dependendo do uso. O Bolt oferece duas configurações de exibição para o cluster de instrumentos digital. Uma delas mostra a autonomia estimada (quanto ainda você pode rodar antes de recarregar) acompanhado de valores mínimos e máximos. Esses números sugerem o que você pode obter em termos de alcança em cenários ideais (máximo) ou de pior caso (mínimo). Fizemos um teste de autonomia em rodovia, que registramos no vídeo abaixo, em uma viagem de ida e volta entre Brasília (DF) e Pirenópolis (GO) - que distam entre si 150 km. Na teoria o Bolt EUV permite que esse percurso seja feito sem recarga - o que se confirmou no nosso teste, mesmo que tenhamos feitos recargas intermediárias.
Quando começamos o teste, Bolt EUV mostrava 360 km de autonomia. Seguimos pela BR-060 até o Outlet Premium, em Alexânia (GO), distante 77 km do Plano Piloto, na expectativa de conseguir um carregador. Entretanto, o Outlet Premium não dispõe de tal recurso. Entreanto, chegamos ao Outlet com 300 km de autonomia. Ou seja, mesmo rodando 77 km, a autonomia caiu apenas 60 km. Com esse resultado positivo em termos de autonomia, ganhamos confiança e optamos por seguir mais 30 quilômetros até Abadiânia (GO) - para usar o carregador do restaurante Jerivá. Entretanto, entre o Outlet Premium em Alexânia e o restaurante Jerivá (BR-060 em Abadiânia) há um posto de pedágio que só aceita pagamento em dinheiro. Como não tínhamos recursos em espécie, tivemos que voltar até uma localidade de Alexânia sacar dinheiro para o pagamento do pedágio. Vencido esse pequeno óbcice, chegamos ao restaurante Jerivá da BR0060, na cidade de Abadiânia (GO), mas esse retorno adicionou cerca de 30 quilômetros ao nosso percurso.Assim, chegando ao restaurante Jerivá (KM-64 da BR-060), depois de mais de 141 km rodados desde a saída em Brasília, a autonomia indicada no painel digital do Bolt EUV havia caído 119 km, para 241 km. Esse número positivo (redução menor de autonomia relativamente ao percurso efetivamente percorrido) nos inspirou confiança para seguirmos até Pirenópolis - distante 46 quilômetros de Abadiânia de Goiás. Entretanto, como restaurante Jerivá oferece um (apenas um) carregador de carros elétricos, deixamos o Bolt conectado no carregador por 1 hora e 15 minutos, e isso levou a autonomia para 289 km (acrescentou 48 km - ou seja, 38,4 km de autonomia a cada hora conectado - número pior que o indicado pela GM, de 40 km de autonomia/h). Chegando em Pirenópolis, a autonomia tinha reduzido a 270 km, novamente um resultado positivo, já que a redução de autonomia (28 km) foi, novamente, menor que o percurso efetivamente percorrido (47 km). Entretanto, em Pirenópolis há um carregador público de carros elétricos operado em parceria entre a prefeitura, a start-up YellotMob e o restaurante Chico de Sá. Colocamos o Bolt por cerca de 40 minutos no carregador em frente ao restaurante Chico de Sá, na Praça do Coreto de Pirenólis, e quando saímos a autonomia tinha sido elevada a 298 km - ou seja, acrescentou 28 km de autonomia. Ao final do percurso, em Brasília (DF), tínhamos rodado 353 quilômetros, e o painel do Bolt EUV apontava autonomia de 112 km.
Modo de um pedal
Durante todo o percurso usamos o Bolt EUV com o modo de "direção de um pedal" ativado - um botão no console central ativa esse modo. Esse modo "um pedal" aumenta a capacidade de resposta do sistema de frenagem regenerativa quando você tira o pé do acelerador. Na verdade, você está recapturando a energia que recarrega a bateria e aumenta a autonomia. Em resumo, é um modo que amplia a autonomia. De qualquer forma, o resultado que obtivemos com o Bolt está um pouco melhor que o medido pelo INMETRO. Desconsiderando as recargas, obtivemos uma autonomia em rodovia (pior cenário) de 289 km, enquanto o INMETRO aponta 377 km de automomia. Em uso exclusivamente urbano a autonomia do Bolt deve superar 400 km com facilidade, em decorrência da atuação mais intensa do sistema de regeneração de energia.
Considerações sobre carregamento público
O Chevrolet Bolt EUV em nosso percurso foi recarregado parcialmente duas vezes, uma em Abadiânia (48 km) e outra em Pirenópolis (28 km). Essas recargas por enquanto são gratuitas, o que significa que você ganha autonomia, sem gastar nada. É como usar um posto de gasolina sem ter que pagar. Da mesma forma, os carregadores disponíveis nos shoppings e em locais como o Pontão do Lago Sul são gratuitos, ou seja, recarrega-se sem gastar nada. Entretanto, os carregadores "públicos" estão ficando escassos para a quantidade de veículos elétricos e híbridos plug-in em circulação, e isso significa que é cada vez menor a probabilidade de você encontrar pontos de recarga livres em shoppings ou locais públicos de Brasília. Em geral estão ocupados. Dessa forma, só faz sentido ter um carro elétrico como o Bolt EUV para os consumidores que conseguem instalar um carregador doméstico, denominado wall box, em sua casa ou na garagem do seu prédio. Com um carregador como esse, carrega-se o carro 100% durante a noite - mesmo processo que estamos acostumados com os smartphones. Se a pessoa dispuser de um sistema de energia solar em sua casa, melhor ainda, porque o custo de carga será zero. Mas mesmo que o wallbox estiver ligado na rede elétrica, o custo do Kwh é, em média, 8 vezes menor que o litro da gasolina (podemos dizer que 1 Kwh de carga permite rodar cerca de 80% do que permitiria 1 litro de gasolina em um carro a combustão equivalente). Assim, mesmo com recarga doméstica, o custo de rodar um carro elétrico é, em média, 8 vezes menor que um carro a gasolina, levando-se em consideração apenas os custos com combustível e energia elétrica. E, dependendo do Estado, há incentivos adicionais como redução no preço do IPVA e permissão para rodar durantes os rodízios.
Conclusão
Ao longo desse teste constatamos que o Chevrolet Bolt EUV 2023 é uma opção viável no segmento de veículos elétricos, por sua autonomia próxima de 400 km, e facilidade de ser recarregado. O Bolt EUV é um crossover elétrico com um design elegante, repleto de tecnologia de ponta e que proporciona uma experiência de condução confortável. Em relação ao Bolt EV, ele oferece mais espaço para as pernas nos assentos traseiros, mas em relação às outras dimensões internas, ele é muito semelhante ao Bolt EV, mas tem a vantagem do preço menos elevado. Enfim, o Bolt EUV é uma excelente opção de carro elétrico, apoiado por uma marca tradicional no Brasil (Chevrolet), mas, como qualquer outro elétrico, só faz sentido se o proprietário instalar um carregador doméstico wallbox em sua garagem.
Ficha Técnica - Bolt EUV
O Bolt EUV 2023 é um dos carros elétricos mais bem resolvidos do mercado. Ele tem um porte avantajado com 1,62 metros de altura, e formato crossover acentuado por elegantes faróis dianteiros de LED e estilo atraente. Há detalhes em preto nas cavidades das rodas e nos paineis inferiores das portas. Os painéis prateados abaixo dos para-choques sugerem alguma proteção para trilhas, mas são apenas recursos estéticos, já que o material é plástico. As rodas de liga leve de 17 polegadas tem um design elegante e as molduras prateadas nas portas conferem um requinte adicional.
Interior
O interior tem bancos revestidos em couro negro, de excelente qualidade, e que combina bem com acabamento em black piano e detalhes em prata. O painel conta com superfícies de toque suave na parte superior e nos painéis das portas. O console central traz plásticos rígidos, assim como nas seções inferiores das portas e do painel. No geral, todos os detalhes causam uma impressão de qualidade. O layout interno tem excelência em ergonomia, principalmente para o motorista. A posição de dirigir oferece um volante de fundo plano envolto em couro com ajustes manuais de inclinação / telescópicos. No centro do painel há uma grande tela sensível ao toque de infoentretenimento e, abaixo dela, uma variedade completa dos comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de climatização. Há também um botão "Heat" ativa um sistema de aquecimento dos bancos dianteiros e do volante. Esse recurso é uma alternativa mais eficiente (em termos de uso de energia) para manter o conforto dos passageiros, e que permite desativar o aquecimento interno .
Tecnologia
O Chevrolet Bolt EUV conta com recursos como teto solar panorâmico, sistema de som Bose premium e um sistema de infoentretenimento de 10,2 polegadas, com sistema de navegação 3D integrado, rádio e muito mais. O botão liga / desliga do sistema e o do volume são separados, mas a tela sensível ao toque com acabamento em black piano retém impressões digitais aparentes - algo comum nesse tipo de visor. A conectividade com os smartphones é bem simples de ser executada, permtindo emparelhar Apple iPhone e modelos Android via conexão sem fio ao Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda duas portas USB facilmente acessíveis para os passageiros do banco traseiro. Na frente, o Bolt EUV oferece uma tomada de 12 volts, um carregador de smartphone sem fio e portas USB adicionais, mas elas estão localizadas no fundo do compartimento, dificultando o acesso. Em relação à segurança, o Chevrolet Bolt EUV 2023 obteve a classificação de cinco estrelas - a mais mais alta possível da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA.
Assistência à condução
O Bolt EUV 2023 possui um conjunto de recursos de segurança de série. A assistência de manutenção de faixa com aviso de saída de faixa foi o sistema mais aparente em funcionamento durante o nosso teste. Em estradas devidamente sinalizadas, essa tecnologia detecta que você está começando a sair da faixa e ajuda a conduzi-lo de volta ao centro da faixa. Entre todos os carros que testamos, o sistema de manutenção ativa do Bolt é o mais eficaz, sobretudo em estradas estreitas que deixam pouco espaço para erros.
Comportamento dinâmico
O Chevrolet Bolt EUV adota uma configuração de motor e tração dianteira, e um motor elétrico de acionamento magnético permanente, uma bateria de íon-lítio de 66 kWh e uma transmissão automática de marca única. De acordo com a Chevrolet, o sistema produz 204 cv e 360,4 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos - agilidade de carros esportivos. Em uso urbano ou em rodovias, não tivemos nenhum problema ou preocupação ao acessar o trânsito em alta velocidade, entrar em rodovias ou fazer ultrapassagens. A aceleração é adequada, mas o torque, apesar de instantâneo, chega de forma bem progressiva. Existe um modo Sport que altera ligeiramente o peso da direção e a resposta do acelerador, embora não seja muito fácil perceber diferenças em relação ao modo normal. A suspensão tem um ajuste um pouco mais firme do que se espera tradicionalmente em carros da GM, mas o ajuste é confortável e mantém o carro muito equilibrado. O passeio do Bolt EUV é surpreendentemente suave e silencioso. A direção transmite segurança tanto em curvas quando em estabilidade direcional.
Autonomia
Eficiência, por outro lado, é o que este carro tem tudo a ver. De acordo com o INMETRO, o Bolt EUV tem uma autonomia de 377 km. Mas esses números podem variar dependendo do uso. O Bolt oferece duas configurações de exibição para o cluster de instrumentos digital. Uma delas mostra a autonomia estimada (quanto ainda você pode rodar antes de recarregar) acompanhado de valores mínimos e máximos. Esses números sugerem o que você pode obter em termos de alcança em cenários ideais (máximo) ou de pior caso (mínimo). Fizemos um teste de autonomia em rodovia, que registramos no vídeo abaixo, em uma viagem de ida e volta entre Brasília (DF) e Pirenópolis (GO) - que distam entre si 150 km. Na teoria o Bolt EUV permite que esse percurso seja feito sem recarga - o que se confirmou no nosso teste, mesmo que tenhamos feitos recargas intermediárias.
Quando começamos o teste, Bolt EUV mostrava 360 km de autonomia. Seguimos pela BR-060 até o Outlet Premium, em Alexânia (GO), distante 77 km do Plano Piloto, na expectativa de conseguir um carregador. Entretanto, o Outlet Premium não dispõe de tal recurso. Entreanto, chegamos ao Outlet com 300 km de autonomia. Ou seja, mesmo rodando 77 km, a autonomia caiu apenas 60 km. Com esse resultado positivo em termos de autonomia, ganhamos confiança e optamos por seguir mais 30 quilômetros até Abadiânia (GO) - para usar o carregador do restaurante Jerivá. Entretanto, entre o Outlet Premium em Alexânia e o restaurante Jerivá (BR-060 em Abadiânia) há um posto de pedágio que só aceita pagamento em dinheiro. Como não tínhamos recursos em espécie, tivemos que voltar até uma localidade de Alexânia sacar dinheiro para o pagamento do pedágio. Vencido esse pequeno óbcice, chegamos ao restaurante Jerivá da BR0060, na cidade de Abadiânia (GO), mas esse retorno adicionou cerca de 30 quilômetros ao nosso percurso.Assim, chegando ao restaurante Jerivá (KM-64 da BR-060), depois de mais de 141 km rodados desde a saída em Brasília, a autonomia indicada no painel digital do Bolt EUV havia caído 119 km, para 241 km. Esse número positivo (redução menor de autonomia relativamente ao percurso efetivamente percorrido) nos inspirou confiança para seguirmos até Pirenópolis - distante 46 quilômetros de Abadiânia de Goiás. Entretanto, como restaurante Jerivá oferece um (apenas um) carregador de carros elétricos, deixamos o Bolt conectado no carregador por 1 hora e 15 minutos, e isso levou a autonomia para 289 km (acrescentou 48 km - ou seja, 38,4 km de autonomia a cada hora conectado - número pior que o indicado pela GM, de 40 km de autonomia/h). Chegando em Pirenópolis, a autonomia tinha reduzido a 270 km, novamente um resultado positivo, já que a redução de autonomia (28 km) foi, novamente, menor que o percurso efetivamente percorrido (47 km). Entretanto, em Pirenópolis há um carregador público de carros elétricos operado em parceria entre a prefeitura, a start-up YellotMob e o restaurante Chico de Sá. Colocamos o Bolt por cerca de 40 minutos no carregador em frente ao restaurante Chico de Sá, na Praça do Coreto de Pirenólis, e quando saímos a autonomia tinha sido elevada a 298 km - ou seja, acrescentou 28 km de autonomia. Ao final do percurso, em Brasília (DF), tínhamos rodado 353 quilômetros, e o painel do Bolt EUV apontava autonomia de 112 km.
Esse é um resultado muito positivo, tendo em vista que saímos de Brasília com 360 quilômetros de autonomia, carregamos 76 quilômetros no percurso - somando assim uma autonomia de 436 km. Entretanto, em nosso teste percorremos 353 quilômetros. Ou seja, esperávamos uma autonomia final de 83 km (436 km de carga inicial - 353 km de percurso). Mas o painel digital do Bolt indicava 112 km de autonomia restante - 29 km adicionais.
Durante todo o percurso usamos o Bolt EUV com o modo de "direção de um pedal" ativado - um botão no console central ativa esse modo. Esse modo "um pedal" aumenta a capacidade de resposta do sistema de frenagem regenerativa quando você tira o pé do acelerador. Na verdade, você está recapturando a energia que recarrega a bateria e aumenta a autonomia. Em resumo, é um modo que amplia a autonomia. De qualquer forma, o resultado que obtivemos com o Bolt está um pouco melhor que o medido pelo INMETRO. Desconsiderando as recargas, obtivemos uma autonomia em rodovia (pior cenário) de 289 km, enquanto o INMETRO aponta 377 km de automomia. Em uso exclusivamente urbano a autonomia do Bolt deve superar 400 km com facilidade, em decorrência da atuação mais intensa do sistema de regeneração de energia.
Considerações sobre carregamento público
O Chevrolet Bolt EUV em nosso percurso foi recarregado parcialmente duas vezes, uma em Abadiânia (48 km) e outra em Pirenópolis (28 km). Essas recargas por enquanto são gratuitas, o que significa que você ganha autonomia, sem gastar nada. É como usar um posto de gasolina sem ter que pagar. Da mesma forma, os carregadores disponíveis nos shoppings e em locais como o Pontão do Lago Sul são gratuitos, ou seja, recarrega-se sem gastar nada. Entretanto, os carregadores "públicos" estão ficando escassos para a quantidade de veículos elétricos e híbridos plug-in em circulação, e isso significa que é cada vez menor a probabilidade de você encontrar pontos de recarga livres em shoppings ou locais públicos de Brasília. Em geral estão ocupados. Dessa forma, só faz sentido ter um carro elétrico como o Bolt EUV para os consumidores que conseguem instalar um carregador doméstico, denominado wall box, em sua casa ou na garagem do seu prédio. Com um carregador como esse, carrega-se o carro 100% durante a noite - mesmo processo que estamos acostumados com os smartphones. Se a pessoa dispuser de um sistema de energia solar em sua casa, melhor ainda, porque o custo de carga será zero. Mas mesmo que o wallbox estiver ligado na rede elétrica, o custo do Kwh é, em média, 8 vezes menor que o litro da gasolina (podemos dizer que 1 Kwh de carga permite rodar cerca de 80% do que permitiria 1 litro de gasolina em um carro a combustão equivalente). Assim, mesmo com recarga doméstica, o custo de rodar um carro elétrico é, em média, 8 vezes menor que um carro a gasolina, levando-se em consideração apenas os custos com combustível e energia elétrica. E, dependendo do Estado, há incentivos adicionais como redução no preço do IPVA e permissão para rodar durantes os rodízios.
Conclusão
Ao longo desse teste constatamos que o Chevrolet Bolt EUV 2023 é uma opção viável no segmento de veículos elétricos, por sua autonomia próxima de 400 km, e facilidade de ser recarregado. O Bolt EUV é um crossover elétrico com um design elegante, repleto de tecnologia de ponta e que proporciona uma experiência de condução confortável. Em relação ao Bolt EV, ele oferece mais espaço para as pernas nos assentos traseiros, mas em relação às outras dimensões internas, ele é muito semelhante ao Bolt EV, mas tem a vantagem do preço menos elevado. Enfim, o Bolt EUV é uma excelente opção de carro elétrico, apoiado por uma marca tradicional no Brasil (Chevrolet), mas, como qualquer outro elétrico, só faz sentido se o proprietário instalar um carregador doméstico wallbox em sua garagem.
Ficha Técnica - Bolt EUV
Que tal um ID.4 por assinatura, e mais de 400 km de autonomia?
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-Wu2E3Hmjh7XwQmpPJt96YmT1uzJ23lneuqvURKEuM6OIRdrb2DWPiuT8NDaoMXoYEQNPybriQJU5gDUPWjmBSiN8qfxUAC-6c1HkJgUC-qmkqOiak4OanvnZFC9QMtPqJIaa5MgrE7dlIcytlEdpD8BtLzQgWwCi9q7V3mPyecXyiY8RsUSNsXDP-WM/s2560/VW-ID4-Brasil%20%282%29.jpg
a qualidade do BOLT é excelente, dá de 10 a zero no ID.iotas boquetas
ResponderExcluirCoitado,o ar é de uma zona só enquanto no id4 é 3,acc de 3 níveis enquanto o id4 é 5,fora que a autonomia do id4 é maior com 520 km aguentando recarga rápida de até 130 kwh enquanto o Bolt no máximo aguenta 80 kwh,o único boqueta aí é o Bolt EUV.
ExcluirEsqueci que o ar condicionado do Bolt não tem saídas traseiras,até o ar do Polo tem essas saídas
genti...quando ta chonvendo o carro eletrico pode dar choqui?
ResponderExcluir50 kwh?pqp,o ID.4 chega a 130 kwh.
ResponderExcluirQUALIDADE E ACABAMENTO DO BOLT continuam superior aos Id.iotas
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