A Volkswagen do Brasil comemora os 50 anos de apresentação ao público do Brasília - modelo nacional lançado em junho de 1973, e mostra os detalhes de uma unidades guardada no acervo da marca em São Bernardo do Campo.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
O VW Brasília foi um modelo icônico para a indústria nacional e que popularizou o segmento de hatches.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
O nome Brasília foi uma uma homenagem à capital nacional.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
A unidade guardada cuidadosamente em sua Garagem, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, é uma Brasília 1982 LS.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
Essa unidade, uma das últimas produzidas antes do fim do modelo, saiu diretamente da linha de produção para as salas da engenharia da Volkswagen do Brasil.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
Nunca emplacado, o modelo mantém toda sua originalidade e tem exatos 460 quilômetros marcados em seu hodômetro. Seu motor é um 1.6 a gasolina e carburação dupla.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
Entre os destaques da unidade, pintada na cor metalizada Verde Mármore, estão o interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, os detalhes em madeira no painel e até um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.

História do VW Brasília - primeiro hatch brasileiro da VW

Em quase 10 anos de produção, o Brasília atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas em seu sétimo ano de mercado. Foi o segundo veículo a conquistar tal feito – o primeiro foi o Fusca. Seu projeto começou ainda no início da década de 1970, com estudos e testes. O ponto de partida foi a plataforma mecânica da linha VW-1600, mas sua diretriz era clara: o mercado precisava de um veículo totalmente novo em estilo, em desempenho e de preço competitivo.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
O primeiro passo foi a definição preliminar do estilo do veículo, sendo aprovado pelo então presidente da Volkswagen, Rudolf Leiding, e fruto do traço do designer Marcio Piancastelli. O veículo concebido tinha o seu ponto marcante no tamanho do para-brisa dianteiro, de dimensões realmente incomuns para a época. Fato curioso é que os técnicos chegaram às primeiras medidas visando o estabelecimento das dimensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
Vale ressaltar também que, absolutamente todo o processo de desenvolvimento do veículo, desde o projeto de estilo da carroçaria aos protótipos, esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
De linhas retas e equilibradas, o Brasília inaugurava uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro. Sua concepção obedeceu ao mais atualizado e racional design da indústria automobilística europeia da época. Ainda seduzia amantes das viagens pelo grande porta-malas dianteiro de 135 litros e pelo bagageiro interno, que possuía 273 litros com a possibilidade de alcançar até 970 litros.
Volkswagen Brasília 1982 LS com 460 km rodados
O responsável por fazer mover o Brasília era o motor 1.600 cm³ de 60 cv. Em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv. O modelo já trazia recursos de segurança como painel acolchoado, freios a disco na dianteira, trava especial no capô dianteiro e estrutura já desenvolvida para absorver a energia cinética em caso de colisão, preservando o habitáculo e a segurança dos ocupantes.



Foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria, seus principais mercados. Saiu de cena em março de 1982, deixando uma legião de fãs até os dias de hoje.

3 Comentários

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  1. Esse carro vale mais que uma BMW 320i 0KM! Certamente o valor desse carro é superior a R$ 350 mil!

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    1. Quem sabe!
      kkkkkkkkkkkkkkk

      Agora, é só NOTAR no painel daquela época...
      E ver que até hoje, não mudaram nada.
      Até no BOStaos, é a mesma coisa.

      Se bobear, o painel da BRASA é melhor que o painel do t-cruz credo.
      Comparar com o painel do vwMULL golis/polos, aí é covardia. Da BRASA é muito melhor, pois naquela época, não tínhamos ainda as GARRAFAS PET.

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    2. Ôxe, fica assim então, anda de Brasília (ah! esqueci né, você não sabe dirigir...) e eu fico com o 320i...

      Não tem problema nenhum!!!

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