A Ram lançou no Brasil esta semana a picape Ram Rampage em três versões, Rebel, Laramie e R/T (detalhes aqui), e neste artigo abordamos os detalhes (preços, consumo, performance e ficha técnica) das versões Rebel, de acesso.
A Ram Rampage Rebel é ofertada em duas versões de motor: Ram Rampage Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990; Ram Rampage Rebel Hurricane 4 - R$ 249.990 (preços para julho de 2023).
Nos dois casos a tração é 4x4 e a transmissão automática de 9 marchas. A versão gasolina adota o motor Hurricane 4, 2 litros de quatro cilindros em linha, com 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque. Essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, e atinge 210 km/h.
A Ram Rampage Rebel Hurricane 4 (gasolina) tem consumo, segundo o INMETRO, de 7,9 km/l em cidade, e de 9,7 km/l em rodovia.
A versão Rebel também oferece a opção do motor Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que oferece 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Com esse motor o desempenho é mais contido: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e velocidade máxima de 186 km/h.
O consumo, porém, melhora para 10,9 km/l em cidade, e 12,4 km/l em rodovia.
Os dois motores estão associados com transmissão automática de nove marchas, com seletor giratório e a opção de trocas manuais através de aletas no volante. Também o sistema de tração é o mesmo, 4x4 automática, que distribui a força entre os eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.
O modelo possui uma capacidade de carga de 750 kg com o motor a gasolina e 1.015 kg na versão diesel. A caçamba, com revestimento plástico, tem uma capacidade volumétrica de 980 litros.
A capacidade de armazenamento na cabine é de 35,4 litros de espaço para objetos.
O interior da Ram Rebel traz uma decoração predominantemente preta. O painel vem com revestimento de couro, assim como o volante multifuncional.
O painel de porta dianteiro também tem revestimento macio.
Em termos de tecnologia, a Rampage Rebel adota telas de 10,3” do quadro de instrumentos totalmente digital e de 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, incluindo a conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e a capacidade de parear dois smartphones simultaneamente.
Os itens de segurança incluem sete airbags, controle de estabilidade, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.
O sistema Ram Connect é um conjunto de serviços que conecta o motorista à picape de várias formas. Tanto por uma série de recursos a bordo quanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar a sua Rampage) entre outras informações.
O Ram Connect é um pacote de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento 24 horas, assistência em situações de emergência, atualizações remotas e navegação inteligente (como o cálculo da autonomia de combustível para chegada ao destino e a situação do trânsito no momento, por exemplo). Toda Rampage incluirá acesso gratuito a todos os serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.
Completam os itens de série da Rampage a partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.
Revisões e garantia
Os planos de manutenção programada da Rampage são específicos para cada motore. A soma das revisões até 60 mil km é de R$ 4.464 nas versões com o motor turbo diesel e de R$ 6.120 quando equipada com o Hurricane 4. Lembrando que as revisões serão feitas a cada 20 mil km (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
A Rampage vem com garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, para atingir até 5 anos de cobertura. Uma novidade que estreia com a Rampage nas concessionárias da marca Ram é a possibilidade para fazer serviços de estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização, como parte do programa Ram Care.
Customizar a Rampage também é possível com o portifólio de mais de 35 acessórios originais Mopar, dos quais se destacam itens como os estribos elétricos, inéditos em picapes nacionais e produzidos no Brasil.
Também vale citar equipamentos como RamBar – o santantonio da Ram –, capota marítima rígida (elétrica ou manual), capota marítima de lona, estribos fixos, divisor modular de caçamba, tapetes off-road (com bordas elevadas) e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por LEDs com a abertura das portas dianteiras.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Rampage Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990. Equipamentos:
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
- Pneus All Terrain 235/65 R17
Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina - R$ 249.990
acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
- Escapamento duplo
- Modo Sport
- Pneus All Terrain Plus 235/65 R17
Ficha Técnica - Ram Rampage 2024 - Diesel e Gasolina
Ram Rampage
Laramie Gasolina
Laramie Diesel
Motor
2.0L Hurricane 4 Turbo 16V, Gasolina
2.0 Mulijet Turbodiesel 16V]
Potência (CV)
272
170
Torque (Kgfm)
40,8
38,8
Transmissão
Automática de 9 marchas
Tração
4x4 Auto e 4x4 Reduzida c/ acionamento eletrônico
Sistema de freios
Dianteiros e traseiros com discos ventilados com ABS e ESC
Suspensão
Suspensão dianteira: McPherson com rodas independentes; Suspensão traseira: Multilink com rodas independentes.
Rodas
Liga Leve de 18"
Liga Leve de 18"
Pneus
235/60 R18
235/60R18
Direção
Elétrica
Diâmetro de giro
11,9 metros
Dimensões e capacidades
Comprimento mm
5.028
Largura mm
1.886
Altura mm
1.780
Distância entre-eixos mm
2.994
Peso em ordem de marcha (Kg)
1915
1942
Tanque de combustível (L)
55
60
Caçamba - volume (L)
980
Caçamba - carga (Kg)
750
1015
Performance e consumo
Velocidade máxima (km/h)
210
186
0 a 100 km/h (s)
7,1
10,9
Consumo urbano (km/l)
7,9
9,9
Consumo rodoviário (km/l)
9,7
12,4
Off-Road
Vão livre entre os eixos (mm)
264
Ângulo de entrada
25,7
Ângulo de saída
25,3
27,5
Ângulo de rampa
23,9
8
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
No, that will hardly be the case. The Toro is aimed at the price-conscious buyer, so the petrol engine is weaker and flex, internally and technologically it is simpler and ultimately significantly cheaper. The Rampage is sleeker and more modern, with more power. Only the diesel models are similar, but there is a difference of at least BRL 40,000. This is a very clever positioning by Stellantis that guarantees BOTH success.
Vai biliscar, algumas verções da Toro. Canibalizar ? Acho q não, até prq o preço dela. Tá muito bom, pelo q entrega. Isso é uma picape, de 300 pau principalmente a Top.
A canibalização vai inviabilizar a Toro, porque essa picape vai canibalizar sem dó as versões mais caras da Toro, e as mais lucrativas. Até porque essa picape é uma Toro, e tem a mesma plataforma, o mesmo entre-eixos. Ela a rigor é uma Toro com facelilift. E quando se faz o facelift, pega-se a versão anteriror e deixa como modelo de acesso. Então é isso que a Toro ficará relegada, com as versões de entrada. Só que no entrada a Toro sofre com concorrencia da Montana, então, essa picape Toro emperiquitada, vulgo Rampage, vai cabibalizar e pode inviabilizar a Toro. Achei estratégia burra da Fiat. De mais a mais, não recomendo comprar um carro como esse sem sentido e lógica. Picape com "pegada esportiva"!, que piada de maior mau gosto. Picape é para o trabalho, não para correr em autódromos.
Vai canibalizar a Toro sem dó.
ResponderExcluirNo, that will hardly be the case.
ExcluirThe Toro is aimed at the price-conscious buyer, so the petrol engine is weaker and flex, internally and technologically it is simpler and ultimately significantly cheaper.
The Rampage is sleeker and more modern, with more power.
Only the diesel models are similar, but there is a difference of at least BRL 40,000.
This is a very clever positioning by Stellantis that guarantees BOTH success.
Vai biliscar, algumas verções da Toro. Canibalizar ? Acho q não, até prq o preço dela. Tá muito bom, pelo q entrega. Isso é uma picape, de 300 pau principalmente a Top.
ExcluirA canibalização vai inviabilizar a Toro, porque essa picape vai canibalizar sem dó as versões mais caras da Toro, e as mais lucrativas. Até porque essa picape é uma Toro, e tem a mesma plataforma, o mesmo entre-eixos.
ExcluirEla a rigor é uma Toro com facelilift. E quando se faz o facelift, pega-se a versão anteriror e deixa como modelo de acesso. Então é isso que a Toro ficará relegada, com as versões de entrada. Só que no entrada a Toro sofre com concorrencia da Montana, então, essa picape Toro emperiquitada, vulgo Rampage, vai cabibalizar e pode inviabilizar a Toro.
Achei estratégia burra da Fiat.
De mais a mais, não recomendo comprar um carro como esse sem sentido e lógica. Picape com "pegada esportiva"!, que piada de maior mau gosto. Picape é para o trabalho, não para correr em autódromos.
A VW vem aí com a saveiro reestilizada!!!!
ResponderExcluirDeixa a Tarok chegar em 2045 para ela ver....
ResponderExcluir2100 kkkkkkkkkk
Excluirmotor diesel que decepcionou, poderia ter vindo com uma pontencia acima dos 200cv
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