A BYD lançou oficialmente no Brasil o hatchback BYD DOLPHIN (veja nossas impressões ao dirigir clicando aqui). O modelo começa a ser vendido no próximo mês de julho, com preços de lançamento em R$ 149.800, já tendo carregador wallbox gratuito incluído no preço. A venda ocorre na rede de concessionárias da marca no Brasil (veja a lista de concessionários clicando aqui).
BYD Dolphin elétrico chega ao Brasil: preço R$ 149.800 mil - ficha técnica
O BYD Dolphin é um hatch puramente elétrico, com bateria Blade de 44,9 kWh com uma autonomia (INMETERO) aferida de 291 km.
BYD Dolphin elétrico chega ao Brasil: preço R$ 149.800 mil - ficha técnica
O custo de rodagem é de cerca de R$ 0,11 por quilômetro rodado, contra R$ 0,44 por quilômetro de um carro a etanol equivalente.
BYD Dolphin elétrico chega ao Brasil: preço R$ 149.800 mil - ficha técnica
O desing do BYD DOLPHIN adota o conceito “Ocean Aesthetics” da BYD, que foi incluenciado pelo golfinho - mamífero marinho inteligente, brincalhão e amigável.
BYD Dolphin - Brasil
O trem de força elétrico 8 em 1 da BYD integra a unidade de controle do veículo, o sistema de gerenciamento de bateria, a unidade de distribuição de energia, o motor de acionamento, o controlador do motor, a transmissão, e o carregador integrado. Essa integração profunda oferece uma eficiência de sistema de 89%.
BYD Dolphin - Brasil
O BYD DOLPHIN chega em versão única com preço de e bateria de 44,9 kWh combinada com motor de 70 kW (95 cv). Esta versão pode ser carregada em corrente alternada de até 7 kW e em corrente contínua de até 60 kW.
BYD Dolphin - Brasil
Com esse conjunto powertrain ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e atinge 160 km/h de velocidade máxima.
BYD Dolphin Brasil
Bomba de calor

Buscando melhorar a eficiência, a engenharia da BYD incorporou no BYD DOLPHIN uma bomba de calor integrada de série. O primeiro sistema de resfriamento e aquecimento direto da indústria para baterias de energia aumenta a eficiência térmica em até 15% no inverno.
BYD Dolphin elétrico chega ao Brasil: preço R$ 149.800 mil - ficha técnica
Este sistema aproveita o calor residual do ambiente, do trem de força, do compartimento de passageiros e até das baterias, e pode funcionar em uma ampla faixa de temperaturas. O gerenciamento térmico inteligente para condições climáticas extremas permite uma excelente autonomia em baixas temperaturas. Como uma subfunção do sistema de freio inteligente, o sistema de frenagem regenerativa coordenada CRBS pode recuperar eficientemente a energia de frenagem de todo o veículo.

Dimensões - Espaço

O BYD DOLPHIN mede 4.125 mm de comprimento e 1.770 mm de largura (com espelhos retrovisores abertos), e distância entre eixos de 2.700 mm otimizada para espaço e conforto. A altura do veículo é de 1.570 mm.
O interior comporta cinco ocupantes, os assentos e apoios de cabeça esportivos com design ergonômico são feitos de couro vegano.
BYD Dolphin - Interior
Os bancos dianteiros aquecidos têm um ajuste elétrico de seis posições para o motorista e um ajuste elétrico de quatro direções para o passageiro da frente.
BYD Dolphin - Interior
Os assentos traseiros oferecem espaço para as pernas dos passageiros. O ombro do banco dianteiro e o apoio traseiro foram especialmente otimizados, e as asas laterais são mais retas, ajustando-se perfeitamente às curvas do corpo para uma condução mais confortável e envolvente.
BYD Dolphin - Interior
Os assentos podem ser divididos em 60:40, permitindo que o porta-malas de 345 litros seja expandido para 1.310 litros quando os dois bancos são rebatidos.
BYD Dolphin - Interior
O interior do BYD DOLPHIN traz curvas suaves e expansivas.
As funções convencionais estão ao alcande dos dedos do motorista.
BYD Dolphin - Interior
O painel tem um design minimalista e refinado, com menos espaços ocupadospor botões físicos.
BYD Dolphin - interior
O BYD DOLPHIN vem de fábrica recursos de segurança que contemplam seis airbags, direção com assitência elétric,a controle de tração, desceleração controlada do feio de estacionamento, controle dinâmico do veículo (VDC), assistente de partida em subida (HHC).
BYD Dolphin
O BYD Dolphin traz ainda faróis full LED, grade dianteira com iluminação de posição, DRL (luz de rodagem diurna), sensor crepuscular e rodas de 16".
BYD Dolphin - interior
Ele traz ainda Controle de Cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros.
O interior traz painel de LCD de 5", ar-condicionado automático com sistema de purificação de ar
A central multimídia ´de de 12,8", e tem como em outros modelos da BYD, rotação elétrica.
BYD Dolphin - Interior
Essa central tem conectividade Apple CarPlay e Android Auto.
BYD Dolphin - Interior
Há ainda um aplicativo, BYD App, que permite controlar recursos do Dolphin remotamente, permitindo, por exemplo, ligar o ar-condicionado e controlar o sistema de carregamento.
BYD Dolphin - Interior
Tecnologia NFC

O BYD Dolphin pode ser aberto por meio de um cartão magnético, ou de um anel, bastando passar o cartão ou o anel em um sensor na parte dianteira.

Esse recurso não é de série, mas um opcional.
Garantia A garantia ofertada pela BYD para o Dolphin é de 5 anos ou 200.000 km para o veículo. A bateria Blade de 44,9 Kwh tem garantia de 8 anos sem limite de quilometragem.
Há ainda plano de revisão com preços fixos nas concessionárias (que devem chegar a 100 lojas até o final de 2023).

Cores disponíveis: Afterglow Pink, Chesse Yellow, Dolphin Grey.
Já o interior tem opções em Mark Orange, Angel Pink e Boba Brow.


Recarga

O BYD pode ser recarregado de 30% a 80% em Wallbox doméstica em 3,5 horas.
BYD Dolphin elétrico chega ao Brasil: preço R$ 149.800 mil - ficha técnica
Tecnologia Vtol
BYD Dolphin
O BYD Dolphin vendido no Brasil tem a tecnologia Vtol, que permite que equipamentos domésticos, podem ser recarregados pelo BYD Dolphin.
BYD Dolphin - Brasil
Esse recurso pode ser usados em atividades ao ar-livre, quando o BYD Dolphin pode ser usado como fonte de energia para diversos equipamentos.



Ficha Técnica

Ficha Técnica - BYD Dolphin
Dimensão (C/L/A)4.125/1.770/1.570
Peso do meio-fio (kg)1815 
distância entre eixos (mm)2700
Tipo de driveFWD
Velocidade máxima (km/h)​160 
Potência do motor (kW)95 cv
0-100km/h tempo de aceleração (s)10,9 s
Tamanho da roda (polegadas)16
Autonomia elétrica - Combinado - INMETRO (km)285 
Volume do porta-malas (L)345/1.310
Capacidade de assentos (ocupantes)5
Tipo de BateriaBateria Lâmina BYD (LFP)
Capacidade nominal (kWh)44.9 
Potência de carregamento​60kW DC; ​​7kW AC
Tempo de carregamento DC (30-80%, min) 30 minutos
bomba de calorPadrão
função V2LN/D


Vídeo - BYD Dolphin EV



15 Comentários

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  1. A BYD tem dado uma aula pra sua concorrente direta, a Audi.

    Só podemos parabenizar!

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    1. vw/audi não competem com ninguém.
      São insignificantes no mercado brasileiro e mundial.

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  2. Volvo C40 e XC40 em risco de putrefação mercadológica com esse lançamento de seu concorrente direto.

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    1. Volvo C40 e XC40 já curram seus concorrentes diretos. Q3 e Q5.

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    2. JACAUDI E JABIRACAWAGEN se cagando de medo!!

      Por isso até hoje os ID IOTAS da JABIRACAWAGEN não passam de devaneios e ilusões!!

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  3. Coitado dos gambis da linha E-tranco da JacAudi.
    Além de passarem 1 ano na concessionária Jac aguardando conserto, os BYD andam mais, gastam menos energia e a autonomia é maior de acordo com o INMETRO.

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    1. Vai bater na mesma tecla sem argumentos.

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    2. Dna. YUKIKO,
      É de dar dó.
      E o pulso, ainda pulsa.
      INCOERÊNCIA, INCOPETÊNCIA, INVEJA...
      E o pulso, ainda pulsa.

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    3. Não tenho culpa se é um carro boqueta e se os mecânicos são incompetentes de não acharem os defeitos até hoje (mais de 1 ano).

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  4. Esse BYD parece bastante interessante, bem equipado e bom espaço interno. Design china de gosto duvidoso, por 150k + wallbox 10 k, nada mal. Entretanto, quanto custaria o seguro, não tenho a mínima ideia. IPVA é zerado? E, o preço do jogo de pneus e durabilidade, muito complicado. Para viagens e estadias fora do domicilio, EV sempre será um problema, até os engenheiros atingirem autonomia de 1.000 km. Ainda vou continuar por um bom tempo com meu VW turbo fazendo 20 km.l na estrada, carro bão.

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  5. Enquanto uns lançam novos modelos, outras estão paralisando as fábricas, pois não conseguem desovar para as locadoras.

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  6. A VORKIS EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA IR EMBORA DO BRASIL.

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  7. acho maior comedia esses haters da VW que aparecem aqui, a reportagem fala do BYD e os hater papagaiando as mesmas ladainhas de sempre, provavelmente sao ex donos de vw que devem ter tido algum problema com um carro da marca e ficam nesse mimimi eterno, ou simplesmente sao menininhos mimadinhos do papai que tem um carro de outra marca e ficam enchendo a paciência

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