O Grupo Stellantis lançou no Brasil a nova versão topo de gama da Ram 1500, denominada Limited, com preço sugerido de R$ 529.990.
A picape Ram 1500 Limited traz suspensão ativa a ar, rodas de aro 22” e bancos traseiros reclináveis, além de quadro de instrumentos 100% digital de 12 polegadas e a plataforma de conectividade Ram Connect.
Parte integrante da família da 1500 Rebel, a Ram 1500 Limited adota o motor HEMI® V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, acasalado ao câmbio automático de oito marchas TorqueFlite, com o seletor giratório no painel, que livra espaço no console central.
Esse conjunto é capaz de acelerar a Ram 1500 Limited de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, para atingir 174 km/h de velocidade máxima.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 5,5 km/l em cidade, e 7,2 km/l em estrada de gasolina.
O sistema de tração conta com o modo 4x4 Auto, que não está na Rebel. Dessa forma, é possível que a força seja distribuída para as quatro rodas automaticamente sempre que necessário, aumentando a segurança na condução, inclusive no asfalto. Além disso, há as opções 4x4 High e 4x4 Low (reduzida, exclusiva para uso off-road). Outra diferença da Ram 1500 Limited em relação à Rebel é o diferencial mais longo (3,21 ante 3,94), o que permite rodar com rotações mais baixas, a qualquer velocidade.
O motor traz ainda desativação de 4 dos 8 cilindros para economia de combustível (sistema MDS), o comando variável de válvulas, a grade ativa do radiador, spoiler aerodinâmico dianteiro ativo que baixa a partir de 50 km/h.
Também colabora para a economia de combustível a redução do arrasto aerodinâmico com o modo Aero da suspensão a ar Active-Level™.
A Ram 1500 traz ainda nos dois eixos o controle automático ou por um comando no painel ou pela chave, que permitem utilizar os cinco modos:
Normal – altura padrão para uso corriqueiro, com 211 mm de altura do solo;
Aero – suspensão baixa 15 mm automaticamente acima de 100 km/h;
Off-road 1 – eleva o vão livre para 241 mm;
Off-road 2 – altura do solo chega a 262 mm;
Park – ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de carga na caçamba, deixando um vão livre de 159 mm.
Além desses recursos, a suspensão Active-Level é autonivelante. Sempre que o sistema detecta carga ou um trailer, o sistema usa a pressão do ar para realinhar a suspensão para a altura normal. O modo Off-road 2, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam muito – 23,5°, 23° e 20,5º, respectivamente.
Com exceção da Ram 1500 Rebel, a capacidade de reboque de 3.647 kg é a maior entre as picapes V8 do mercado. O chassi conta com 98% de aço de alta resistência. O capô e a tampa da caçamba são de alumínio, para redução de peso. A 1500 Limited traz também os pneus 285/45 R22XL All Season da Pirelli com rodas de liga leve exclusivas, de aro 22”.
Para proteger a parte de baixo da picape durante incursões fora de estrada, a picape é equipada com proteções para suspensão dianteira, sistema de direção, tanque de combustível e caixa de transferência.
Conectividade e tecnologia
A Ram 1500 Limited também marca a estreia na marca da Ram Connect, que traz monitoramento 24 horas, emergência e navegação inteligente (com a situação do trânsito no momento, por ex.) .
O painel traz quadro de instrumentos 100% digital de 12 polegadas que também passa a equipar a 1500 Rebel, 2500 e 3500 a partir de agora.
Além das visualizações analógica e digital, a tela conta com mais de 20 menus à disposição e o motorista pode guardar a configuração favorita no perfil do usuário.
Também customizável é o head-up display (HUD), que projeta no para-brisa informações cruciais como velocidade, coordenadas de navegação, limite de velocidade da via, entre outras. Esse item é mais uma das novidades da Ram 1500, bem como o espelho retrovisor interno digital, que oferece a melhor visibilidade traseira possível em qualquer situação, mesmo que a cabine e a caçamba estejam cheias.
A central multimídia Uconnect de 12” tem compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto sem fio e navegação embarcada, de onde se pode comandar o som premium Harman Kardon® com 19 alto-falantes e 900 watts de potência. O sistema inclui o recurso de cancelamento ativos de ruídos externos.
Ainda em tecnologia há visão 360° com quatro câmeras, carregamento por indução, freio de estacionamento elétrico, sensores crepuscular e de chuva e o sistema Keyless Enter ‘N Go com partida remota. Regulável em altura e profundidade e com aquecimento, o volante reúne comandos de assistência à direção, áudio, quadro de instrumentos e limitador da marcha mais alta, recurso muito útil para uma descida de serra ou situação de reboque.
Luxo
A Ram 1500 Limited oferece bancos traseiros reclináveis em até 8°.
O apoia-braços premium é quase tão largo quanto o dianteiro e englobando um porta-objetos e dois porta-copos.
Vale mencionar o assoalho traseiro plano, que não compromete o espaço para quem vai no assento central e é protegido com sobretapetes premium, em borracha e tecido, com bordas elevadas.
Há ainda teto solar panorâmico com quase 1 m² de área, e a cabine é revestida de couro e madeira legítimos, com apliques em alumínio.
As colunas e forro de teto têm revestimento escuro e o acesso ao interior é facilitado pelos estribos elétricos automáticos de série.
Os bancos dianteiros e traseiros são aquecidos e ventilados, sendo que os dianteiros dispõem de ajustes elétricos de 12 vias e duas posições de memória. Para completar o conforto e a ergonomia, os pedais de acelerador e freio contam com regulagem elétrica de distância.
O console central oferece duas tomadas de 115V, 9 portas USB (sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido), contando as saídas dianteiras e traseiras. Além dos dois porta-copos dianteiros, dois traseiros e as saídas de ar para a segunda fileira. O espaço total de armazenamento interno é de incríveis 151 litros, com destaque para as exclusivas gavetas no assoalho traseiro e o porta-objetos do console dianteiro, capaz de acomodar um laptop de 15”.
Segurança
O pacote de segurança da Ram 1500 Limited engloba mais de 100 itens e inclui controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além dos controles eletrônicos de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria. Também há seis airbags (dianteiros de múltiplo estágio, laterais dianteiros e de cortina frontal e traseiro).
A versão oferece ainda o sistema de estacionamento semiautônomo paralelo e perpendicular (Park Assist), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de permanência na faixa de rodagem e assistente de partidas em rampas.
No pacote de iluminação, destaque para os faróis de LED com dois projetores e sistema adaptativo, que ajusta o facho de luz conforme o ângulo de esterçamento do volante e controla a luz alta de acordo com a luminosidade externa e a presença de outros veículos no sentido oposto.
Caçamba
A caçamba conta com tampa multifuncional que pode ser aberta de duas maneiras: baixando a tampa inteira para baixo, ou lateralmente, pois ela é dividida.
Com um toque na chave pode ser feita a abertura da tampa, que tem amortecimento.
Outro recurso são os compartimentos Rambox® impermeáveis e com trava.
Localizados nas laterais da caçamba, eles têm 107 litros cada, além de iluminação interna e tomada de força de 115 V – no lado esquerdo. Ao todo são 1.414 litros de capacidade volumétrica quando somamos esses espaços com os 1.200 litros da caçamba, que é protegida por revestimento especial.
A Ram 1500 Limited inclui ainda um degrau de acesso retrátil, divisor de caçamba e iluminação interna de LED.
E protegido pela capota marítima, item oferecido de série.
Configurações
Ram 1500 Limited: detalhes cromados em todo o exterior incluindo para-choques dianteiro e traseiro, gancho de reboque, capa do espelho retrovisor, moldura das janelas, emblemas e ponteira do escapamento. O acabamento interno é preto, com volante, painel de instrumentos, console central e painel de porta com revestimentos em madeira e couro genuínos e apliques em alumínio.
As cores disponíveis são: Preto Diamond, Azul Patriot, Granito Crystal, Vermelho Delmonico e a nova Branco Marfim e o preço sugerido é de R$ 529.990.
Ram 1500 Limited Night Edition: assim como em outras picapes na família Ram, a configuração Night Edition troca acabamento cromado pela pintura preta e na cor da carroceria. Nesta configuração, os faróis e lanternas contam com máscara negra, capô esportivo, além do para-choques na cor da carroceria, ganchos de reboque pretos, grade em preto brilhante, capa do retrovisor em preto brilhante, rodas pretas, moldura das janelas pretas, emblemas pretos e as ponteiras do escapamento pretas. O interior é idêntico ao da picape cromada.
As cores disponíveis são: Preto Diamond, Azul Patriot, Granito Crystal e a nova Branco Marfim, com preço sugerido de R$ 539.990.
Ficha Técnica - Ram 1500 Limited
RAM 1500 LIMITED 5,7L AT8 4x4 – Ficha técnica
Motor
Posição: Longitudinal dianteiro
Número de cilindros: 8 em V
Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm
Cilindrada total: 5.654 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (ABNT): 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Combustível: Gasolina
Transmissão
Câmbio automático: oito marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,710
2ª – 3,140
3ª – 2,100
4ª – 1,670
5ª – 1,290
6ª – 1,000
7ª – 0,840
8ª – 0,670
Ré – 3,300
Diferencial – 3,210
Sistema de tração
Caixa de transferência: BW 48-11 On-demand
Modos de operação: 4x2, 4x4 Auto, 4x4 High e 4x4 Low
Comando: elétrico
Relação de reduzida: 2,640
Freios
Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC
Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 378 mm) com pinça deslizante
Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 375 mm) com pinça deslizante
Suspensão dianteira
Tipo: Braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora
Elemento elástico: Suspensão a ar com 5 modos (Normal, Off-road 1, Off-road 2, Aero e Park)
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar, barra estabilizadora e amortecedores de tubo duplo
Elemento elástico: Suspensão a ar com 5 modos (Normal, Off-road 1, Off-road 2, Aero e Park)
Direção
Tipo de assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 14 m
Rodas
Aro: 22”
Pneus: 285/45 R22 - all season
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.692 kg
Capacidade de carga: 528 kg
Carga máxima rebocável (reboque com freio): 3.647 kg
Dimensões e capacidades
Comprimento do veículo: 5.916 mm
Largura da carroceria: 2.085 mm
Altura do veículo: 1.972 mm
Distância entre-eixos: 3.670 mm
Bitola dianteira: 1.741 mm
Bitola traseira: 1.729 mm
Altura máxima do solo: até 262 mm (suspensão no modo Off-road 2)
Ângulo de entrada: 23,51°
Ângulo de saída: 23°
Ângulo de rampa: 20,5°
Tanque de combustível: 98 litros
Caçamba
Comprimento: 1.711 mm
Largura: 1.295 mm
Profundidade: 543 mm
Volume: 1.200 litros
Volume dos compartimentos laterais (RamBox): 107 litros (cada)
Desempenho
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
0 a 100 km/h: 7,7 s
Consumo
Ciclo urbano: 5,5 km/l
Ciclo estrada: 7,2 km/l
picape de verdade é RAM, F150 e SILVERADO
ResponderExcluirvw pq choras kkkkkkkkk
nao sabe fazer picape kkkkkkkkkkkk
Não acho essa RAM em nenhum site oficial da marca, fora do Brasil.
ResponderExcluirCom essa aparência não tem nem no Site Americano e nem no Canadense...
Esse modelo é exclusivo para o Brasil?
Absolutamente espetacular! (2023: BRASIL SOB PLENA DITADURA!)
ResponderExcluirNão tem nenhuma fanzete VW comentando né?
ResponderExcluirPor que será???
KKKKKKKKKK
Isso sim e pickup raiz top, que nave!!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.