A Porsche apresentou o 718 Roadster mais rápido e potente de todos os tempos: Porsche 718 Spyder RS, que terá atividades de pré-vendas no Brasil ainda em 2023, com entrega prevista para o ano seguinte. O preço público sugerido parte de R$ 1.238.000.
O modelo tem capota leve com operação manual, 1.410 kg de peso, experiência sem filtros com entrada de ar lateral atrás dos encostos de cabeça.
O motor de 500 cv é o utilizado no 911 GT3.
O novo 718 Spyder RS é a versão conversível do 718 Cayman GT4 RS. Pela primeira vez, o motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado de 368 kW (500 cv) do 911 GT3 apresenta-se em um carro esportivo conversível com motor central.
O torque máximo de 450 Nm e combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades de relação curta, o motor de seis cilindros catapulta o roadster de dois lugares de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. O carro atinge a marca de 200 km/h em apenas 10,9 segundos. Comparado com o 718 Spyder sem a designação ‘RS’, o novo topo de gama não só beneficia de 59 kW (80 cv) adicionais, como também acelera até aos 100 km/h meio segundo mais rápido. A velocidade máxima é agora de 308 km/h em vez de 300 km/h.
Como todo modelo RS moderno, o novo 718 Spyder RS está disponível exclusivamente com a transmissão Porsche de dupla embreagem (PDK). As borboletas para mudanças de marcha permitem que os motoristas mantenham as mãos no volante mesmo ao operar o câmbio manualmente. Adicionalmente, o motorista pode usar a alavanca seletora ergonomicamente projetada localizada no console central. Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 quilos, o Spyder RS pesa 40 quilos a menos que o 718 Spyder com PDK e, na verdade, é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS. O Spyder RS representa o mais recente ponto alto da linha de modelos iniciada em 2016.
A dianteira do novo Porsche 718 Spyder RS é quase idêntica à dianteira do 718 Cayman GT4 RS. O capô dianteiro padrão é feito de CFRP e possui uma ampla saída de ar acima do para-choque. Os dois dutos NACA aumentam o resfriamento do freio sem afetar adversamente o valor de Cd. As lâminas laterais nas extremidades externas do para-choque aumentam a força descendente. O lábio do spoiler dianteiro é ligeiramente mais curto do que no 718 Cayman GT4 RS, que em conjunto com sua grande asa traseira produz maior downforce geral no Cayman e, portanto, requer um spoiler maior para alcançar o equilíbrio aerodinâmico. Em vez de uma asa, o 718 Spyder RS apresenta uma impressionante borda destacável tipo “ducktail”. A interação entre todos os componentes aerodinâmicos é primorosamente coordenada. Eles mantêm o equilíbrio aerodinâmico do carro e garantem a máxima estabilidade de direção em altas velocidades.
O novo 718 Spyder RS vem com uma capota leve, operada manualmente. O design é incrivelmente compacto, composto pela capota e um defletor. Ambos os componentes são completamente removíveis e podem ser armazenados juntos ou individualmente no veículo. A capota pode ser utilizada também como uma capota 'Bimini', protegendo assim o motorista e o passageiro dianteiro da luz solar intensa. Neste caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para o lado e atrás dos passageiros. Em caso de chuva, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa apenas 18,3 kg. São 7,6 kg a menos que o 718 Spyder e 16,5 kg a menos que o 718 Boxster. Os motoristas que desejam reduzir oito quilos adicionais do peso do veículo podem deixar a capota em casa, caso o clima permita.
O chassi do 718 Spyder RS usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder e foi projetado para o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. Ele vem de fábrica com Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo e foi rebaixado em 30 milímetros. Ele também possui Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. O comportamento do chassi é caracterizado pela precisão da direção, bem como pelo manuseio ágil e extremamente neutro. Determinados parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. Em comparação com o 718 Cayman GT4 RS, as taxas de mola e amortecedor foram reduzidas para obter uma configuração mais confortável e apropriada para a condução prazerosa de um veículo conversível.
Um caráter esportivo também define o interior do carro: o habitáculo é focado nos elementos essenciais, conferindo caráter funcional e ergonômico. O volante esportivo RS é revestido em Race-Tex e apresenta uma marcação amarela de 12 horas. Os leves assentos tipo concha, itens de série, são feitos de CFRP com acabamento em trama de carbono e oferecem suporte lateral particularmente impressionante. As capas dos bancos são de couro preto, enquanto o centro dos bancos Race-Tex perfurado apresenta uma cor contrastante com fundo preto. As cores contrastantes são Cinza Ártico ou Vermelho Carmine. Um logotipo 'Spyder RS' na cor correspondente é bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro. As cores externas disponíveis incluem quatro cores lisas e três metálicas, incluindo o novo Cinza Vanadium metálico, bem como as cores especiais Cinza Ártico, Azul Tubarão e Ruby Star Neo.
O opcional pacote Weissach também está disponível para o Spyder RS. As rodas forjadas de magnésio opcionais, excepcionalmente leves, podem ser encomendadas em combinação com este pacote de equipamentos especialmente focado no desempenho. As saídas de escapamento esportivas aqui são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018. Um destaque visual dentro do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo. Disponível exclusivamente para os compradores do Porsche 718 Spyder RS está um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces - um relógio de qualidade premium da operação relojoeira interna da Porsche em Solothurn, na Suíça. Projetado para combinar com a configuração do carro, a caixa particularmente leve é feita de titânio, o mostrador é feito de carbono e a pulseira é feita de couro utilizado no veículo. O rotor na parte traseira ecoa o respectivo design do aro da roda no 718 Spyder RS.
Absolutamente visceral, lindo, potente, seguro, bem acabado e MARAVILHOSO!!!
ResponderExcluirComo todo Porsche!
Só um adendo: CFRP = Carbon Fiber Reinforced Plastics
Concordo integralmente!
ExcluirTraduzindo o CFRP = Plástico imitando fibra de carbono.
ExcluirTudo bem que a zoeira nunca acaba, mas não! CFRP - fibra de carbono reforçada com plástico é uma feliz combinação de fibra de carbono com plásticos de última geração que permitem não só a resistência da fibra de carbono, porém dão um pouco mais de leveza e maleabilidade aos componentes!!!
ExcluirUm capô não pode ser extremamente rígido senão terá problemas nas fixações de dobradiças e fechaduras, além de proporcionar ruídos indesejáveis.
Não precisa ser tão resistente quanto a Fibra de Carbono (ainda que seja muito resistente, mais que alumínio por exemplo) e nem tão rígido!
Airbus, Embraer, Bombardier e Boeing utilizam CFRP em larga escala, pois atende requisitos de resistência, leveza e durabilidade.
Espero poder ter ajudado...
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