Desde o fim da disponibilidade no Brasil do Golf GTI, o Jetta GLI sempre buscou se posicionar como o sucessor do hatch: um GTI com porta-malas. Entretanto, desde que o Golf foi atualizado para a 8ª geração, o GLI ganhou vida própria como um sedã esportivo.
O GLI é a única versão vendida do Jetta no Brasil, e na linha 2023 ficou mais rápido, aumentando potencial de diversão que torna esses esportivos da VW muito atrativos.
O Jetta GLI adota a mesma mecânica do Golf GTI 2022 europeu, mas com um pouco menos de potência. O mesmo motor 2.0 TSI oferta 231 cv e 350 Nm, enquanto no Golf GTI 8 ele é configurado com 245 cv, e a transmissão é sempre a embreagem dupla de sete marchas automática.
A configuração oferece ampla potência entre 1.500 e 6.500 RPM. Essa flexibilidade torna o GLI muito fácil de dirigir na cidade, e um foguete em linha reta.
A performance é esportiva: 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, para atingir 249 km/h de velocidade final.
O consumo é adequado: 9,9 km/l em cidade, e 12,2 km/l de gasolina (não é flex) em rodovia.
A suspensão dianteira McPherson e traseira multilink é do mesmo tipo do Golf GTI, assim como o sistema de freios.
Um novo componente notável é um sistema de exaustão com um modo amplificado, no modo de condução Sport. Não altera a potência do motor, mas o som profundo e gutural - aprimorado artificialmente - utiliza um alto-falante montado no interior para criar uma versão aperfeiçoada do som natural do motor. É um pouco exagerado quando o GLI está no modo Sport, mas é facilmente desligado com o pressionar de um botão.
Mesmo não sendo totalmente natural, é um argumento suficiente para comprar este carro.
É importante, ressaltar, porém, que o som não é avassalador - os pilotos mais entusiasmados vão querer mais. Mesmo em modo Sport, o ronco é sutil e agradável.
O câmbio DSG-7 funciona melhor que uma transmissão manual em condução esportiva. Ele troca as marchas de forma instantânea ao comando dos paddles.
Em termos de comportamento dinâmico, o Jetta GLI não é tão perfecionista quanto um Golf GTI. Ele é muito seguro, mas ele permite pneus cantando e/ou derrapagens em curvas mais agressivas. É um carro menos técnico e preciso que o Golf GTI. Pode não estabelecer os mesmos tempos em pistas, mas é mais divertido de guiar.
Também ajudando na aderência do Jetta GLI está o diferencial de deslizamento limitado helicoidal padrão, que modula a potência entre as rodas dianteiras. Lembre-se de que atrás dessas rodas de 18 polegadas estão freios maiores - rotores de 13,4 polegadas na frente e 11,8 polegadas atrás, o que significa que o GLI tem bastante poder de frenagem e inspira confiança.
O interior do Jetta GLI traz um design já um pouco datado. As interfaces ainda são físicas, o ar-condicionado tem comandos giratórios. Pode não ser tão "high tech" quanto as interfaces touch, mas permite acesso aos comando sem ter que desviar a atenção da via.
E é completo: bancos com ajuste elétrico, com aquecimento e ventilação, carregamento de telefone sem fio, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, o GLI parece notavelmente luxuoso.
O painel digital continua de série, com múltiplas possibilidades de exibição diferentes. Para um esportivo, não há medidor de força G, porém a versão digital do conta-giros e do velocímetro analógicos são convicentes.
Em termos de design, essa linha 2023 tem alterações cosméticas - novos detalhes da grade, para-choques, rodas e similares. A identidade está mantida.
O interior traz estofamento de couro preto e o volante tem tem uma base vermelha que aparece através das perfurações, e o acabamento no painel e nas portas é de madeira cinza brilhante com fios vermelhos.
Conclusão
O Jetta GLI 2023 é ofertado em versão única, sendo um sedã esportivo chamativo, grande, e que oferta diversão, espaço e alta performance por R$ 232.390 (R$ 234.390 nesta pintura Azul Rising).
currador mor de bmw 320i, 328i, 330e...e que tais...
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ExcluirCurrador da 320i? Como ele vai currar a 320i se nem concorre com ela. Se toca Carla.
ExcluirJEGGA GLI XO PEGANDO POEIRA NAS CONCESSIONÁRIAS DA VW. TOMANDO PAU ATÉ DO CHINES ARRIZO 6
O concorrente do BMW 320i é o Audi A3 Sedan, mas o Jetta GLI, mesmo sendo 100k mais barato, anda muito mais que o BMW 320i, e ainda tem recursos de tecnologia superiores, como ACC e Front Assist, que a BMW nem sonha.
ExcluirA3 não concorre com 320i, e sim com vírus, pois são o mesmo carro, a diferença são apenas as argolas.
ExcluirColoca o Civic híbrido no chinelo em dinâmica e esportividade, e o melhor custando menos que o hondinha.
ExcluirÉ um excelente carro, ótimo powertrain, espaçoso, bonito, seguro, bem acabado, porém, mesmo tendo mais motor, está a centenas de anos-luz atrás do 320i em acabamento, conforto, segurança, qualidade construtiva.
ResponderExcluirSabem como eu sei? Andei e andei bastante nos dois! Não se comparam, em nenhum momento das vidas. Um é um ótimo sedã topo de linha de uma marca generalista, o outro é a porta de entrada de uma marca mundialmente reconhecida como premium e com acertos mecânicos de seus carros que beiram à perfeição.
A3 nem nos sonhos mais loucos chega perto... A4 já tá pra trás faz é muito tempo, quem anda sabe. Mas uns IDIOTAS acham que proferindo mentiras (acredita que uma mentira contada muitas vezes se torna verdade) e nem saber dirigir sabe, nem ter entrado nesses carros entrou.
Então para esse e os demais IDIOTAS fanzetes de VW só uma frase: CALEM A PORRA DE SUAS BOCAS!!!
Um dos melhores sedans médios do mercado, superior tecnicamente a muitos premium badalados.
ResponderExcluirMENTIRA, nao passa dum carro generalista
ExcluirDas Auto !!!
ResponderExcluirSUCESSOR TROCA UM ENCALHADO POR OUTRO ...SERVE APENAS PARA ENFEITAR O SALÃO DA CCS.
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