O segmento de carros e comerciais leves do mercado automotivo brasileiro registrou 186.583 unidades vendidas em março de 2023, conforme dados da FENABRAVE, sendo que 51,15% foram vendas no varejo, e 48,85% vendas diretas (venda na qual o emissor da Nota Fiscal de venda é um fabricante de veículos).
Nesse mercado de varejo, a liderança é da Fiat, com 16,43% do mercado, seguida da GM com 15,26%. A Toyota foi a terceira melhor no varejo em março de 2023, com 13,58% enquanto a VW fecha o top 4 com 12,15%.
Entre os modelos, o Hyundai Creta foi o líder de vendas no varejo no terceiro mês do ano, com 5.434 unidades emplacadas, seguido do Onix, da GM, com 4.691.
O Toyota Corolla Cross foi o 3º carro mais vendido no varejo em março de 2023, com 4.100 e o HR-V o 4º com 3.780.
O VW Polo surpreende na 5ª posição, com 3.460 unidades.
Na tabela abaixo relacionamos os carros mais vendidos no varejo em março de 2023, sendo que a 4ª coluna na tabela é a representatividade da venda no varejo como percentual da venda total. A quinta coluna na tabela é a quantidade de unidades do modelo vendidos diretamente (que será objeto de outro post).
#
Modelo/Carro
Varejo - Mar (23)
% do varejo nas vendas totais
Vendas Diretas - Mar (23)
1º
HYUNDAI/CRETA
5.434
92,9%
417
2º
GM/ONIX
4.691
56,6%
3.592
3º
TOYOTA/COROLLA CROSS
4.100
90,9%
411
4º
HONDA/HR-V
3.780
93,0%
283
5º
VW/POLO
3.460
42,2%
4.737
6º
HYUNDAI/HB20
3.336
39,9%
5.027
7º
GM/TRACKER
3.285
60,5%
2.146
8º
FIAT/FASTBACK
3.181
88,2%
424
9º
TOYOTA/COROLLA
3.006
77,8%
859
10º
NISSAN/KICKS
2.897
59,8%
1.947
11º
FIAT/PULSE
2.857
66,8%
1.419
12º
VW/T CROSS
2.683
49,5%
2.737
13º
RENAULT/KWID
2.635
39,3%
4.069
14º
VW/NIVUS
2.459
76,6%
751
15º
GM/ONIX PLUS
2.410
33,9%
4.694
16º
FIAT/ARGO
2.233
36,2%
3.938
17º
FIAT/MOBI
1.872
29,3%
4.512
18º
JEEP/COMPASS
1.817
26,0%
5.171
19º
JEEP/RENEGADE
1.681
36,0%
2.993
20º
TOYOTA/HILUX SW4
1.341
95,0%
71
21º
HONDA/CITY HATCH
1.284
95,8%
56
22º
HONDA/CITY
1.157
92,6%
92
23º
HYUNDAI/HB20S
1.115
55,1%
910
24º
CITROEN/C3
1.112
54,6%
923
25º
RENAULT/DUSTER
1.087
53,5%
944
26º
VW/VIRTUS
1.067
68,3%
495
27º
TOYOTA/YARIS HB
1.056
52,4%
960
28º
FIAT/CRONOS
831
24,1%
2.611
29º
JEEP/COMMANDER
792
31,4%
1.730
30º
VW/TAOS
767
89,7%
88
31º
VW/GOL
603
81,4%
138
32º
CAOA CHERY/TIGGO 8
558
85,5%
95
33º
BMW/320I
505
91,7%
46
34º
GM/SPIN
444
24,9%
1.337
35º
CAOA CHERY/TIGGO 7
434
91,4%
41
36º
TOYOTA/YARIS SEDAN
432
46,4%
500
37º
PEUGEOT/208
393
18,7%
1.708
38º
NISSAN/VERSA
375
50,6%
366
39º
CAOA CHERY/TIGGO 5X
339
70,8%
140
40º
GM/EQUINOX
310
90,6%
32
41º
MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS
233
90,3%
25
42º
PORSCHE/MACAN
228
100,0%
0
43º
BMW/X1
210
85,7%
35
44º
BYD/SONG PLUS
205
100,0%
0
45º
PORSCHE/CAYENNE
195
100,0%
0
46º
LAND ROVER/DISCOVERY
189
93,6%
13
47º
TOYOTA/RAV4
174
98,9%
2
48º
CITROEN/C4 CACTUS
155
27,5%
409
49º
MITSUBISHI/PAJERO
151
97,4%
4
50º
M.BENZ/CLASSE GLB
147
100,0%
0
Na tabela abaixo relacionamos os comerciais leves mais vendidos no varejo em março de 2023, sendo que a 4ª coluna na tabela é a representatividade da venda no varejo como percentual da venda total. A quinta coluna na tabela é a quantidade de unidades do modelo vendidos diretamente.
#
Modelo/Comercial Leve
Varejo - Mar (23)
% do varejo nas vendas totais
Vendas Diretas - Mar (23)
1º
FIAT/STRADA
3.051
30,7%
6.884
2º
GM/MONTANA
2.892
72,5%
1.096
3º
TOYOTA/HILUX
2.837
65,0%
1.525
4º
FORD/RANGER
1560
78,9%
418
5º
FIAT/TORO
1045
18,6%
4.562
6º
MITSUBISHI/L200
587
61,7%
365
7º
RENAULT/OROCH
407
33,7%
801
8º
FIAT/FIORINO
388
23,7%
1.246
9º
GM/S10
373
13,8%
2.328
10º
KIA/K2500
284
99,3%
2
11º
NISSAN/FRONTIER
264
46,2%
307
12º
FORD/TRANSIT
235
69,7%
102
13º
VW/AMAROK
234
38,9%
367
14º
FIAT/SCUDO
216
57,1%
162
15º
CITROEN/JUMPY
206
89,2%
25
16º
VW/MAN/EXPRESS
168
-
-
17º
M.BENZ/SPRINTER 315
157
100,0%
0
18º
VW/SAVEIRO
154
5,8%
2.483
19º
RENAULT/MASTER
153
19,4%
636
20º
PEUGEOT/EXPERT
133
86,4%
21
21º
IVECO/DAILY
125
100,0%
0
22º
RAM/3500
95
17,2%
458
23º
EFFA/V21
70
-
-
24º
FORD/MAVERICK
69
86,3%
11
25º
PEUGEOT/PARTNER
51
60,0%
34
26º
RAM/CLASSIC
50
19,9%
201
27º
EFFA/V22
46
100,0%
0
28º
RAM/1500
36
20,5%
140
29º
RAM/2500
27
14,1%
164
30º
IVECO/DAILY 30-130
15
100,0%
0
31º
PEUGEOT/BOXER
8
72,7%
3
32º
FORD/F150
7
100,0%
0
33º
EFFA/V25
7
100,0%
0
34º
JEEP/GLADIATOR
6
66,7%
3
35º
CITROEN/JUMPER
5
100,0%
0
36º
M.BENZ/SPRINTER
4
-
-
37º
M.BENZ/SPRINTER 517
4
100,0%
0
38º
BYD/T3
4
100,0%
0
39º
IVECO/DAILY 35-150
3
100,0%
0
40º
M.BENZ/SPRINTER 416
3
100,0%
0
41º
VW/KOMBI
3
100,0%
0
42º
FOTON/AUMARK 3.5-14T
3
-
-
43º
M.BENZ/SPRINTER 314
2
100,0%
0
44º
TOYOTA/BANDEIRANTE
2
100,0%
0
45º
FIAT/DUCATO
1
33,3%
2
46º
FORD/F250
1
100,0%
0
47º
GM/C10
1
100,0%
0
48º
GM/SILVERADO
1
100,0%
0
49º
GMC/HUMMER EV
1
-
-
50º
GMC/SIERRA
1
100,0%
0
Ranking - marcas com maior mix de vendas no varejo
Como já se imaginava, Fiat e VW GULOSONAS das locadoras, enquanto Chevrolet e Toyota as preferidas do público.
VW uma vergonha, caiu para 4º lugar nas vendas.
Também como esperado, as vendas do Polo sendo a grande maioria para locadoras, se mostrando GULOSÃO das locadoras.
Montana quase na liderança no varejo, que ao contrário do que nosso amigo afirmava ser a maioria unidades de test-drive, mostrou a volúpia do varejo por ela.
Ora, ora, ora. É o óbvio ululante que o Polo Track era um carro para substituir o Gol no segmento de frotistas, e assim foi, ou alguém acha que a VW iria deixar o mercado de vendas diretas de lado? Claro que não, e tanto é assim, que fez um carro específico.
Então importa saber o volume de vendas do Polo no varejo, e ele foi muito bem, em 5º, atrás apenas do Onix.
polo em 5º, um verdadeiro garanhão do varejo!!!!
ResponderExcluirComo já se imaginava, Fiat e VW GULOSONAS das locadoras, enquanto Chevrolet e Toyota as preferidas do público.
ExcluirVW uma vergonha, caiu para 4º lugar nas vendas.
Também como esperado, as vendas do Polo sendo a grande maioria para locadoras, se mostrando GULOSÃO das locadoras.
Montana quase na liderança no varejo, que ao contrário do que nosso amigo afirmava ser a maioria unidades de test-drive, mostrou a volúpia do varejo por ela.
No mais, resta "vossa senhoria" chorar.
Ora, ora, ora. É o óbvio ululante que o Polo Track era um carro para substituir o Gol no segmento de frotistas, e assim foi, ou alguém acha que a VW iria deixar o mercado de vendas diretas de lado? Claro que não, e tanto é assim, que fez um carro específico.
ExcluirEntão importa saber o volume de vendas do Polo no varejo, e ele foi muito bem, em 5º, atrás apenas do Onix.
Polo se mostra sim um garanhão do varejo!
Os dados só mostraram o que já sabíamos: VW GULOSONA das locadoras.
ExcluirVou deixar uma frase para refletirem: O mundo ainda há de ser dominado pelos idiotas, não pela sua capacidade, mas pela quantidade.
POLE CREK CREK ja com incriveis 60% em vendas nas Locadoras, T Cruz Credo com 50% em vendas para Locadoras!!
ExcluirUm salve as Ximbicas Gulosonas das Locadoras!!
ah entao assumiu q o TREKTREK é 100% pras Locadoras
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA BYD ja chegou arregaçando e humilhando a Audi no varejo!!!
ResponderExcluirJacwagen gulososona das locadoras. Polo, o rei das locadoras com 60% de suas vendas dependendo desses estabelecimentos.
ResponderExcluirXIMBICAVEIRO e BOMBAROK a alegria das FROTAS!!
ExcluirSao simplesmente INSIGNIFICANTES NO VAREJO!!
JABIRACAWAGEN ja tem no nome a relacao com produtos populares e de baixo valor !!
SAROBAS E MAIS SAROBAS!!
VW Polo quase 60% vendas direta.
ResponderExcluirAi depois dizem que nao tem Polo nas locadoras, quem diz isso precisa visitar os patios da Localiza e demais.
T-Crosss idem, 50% de vendas diretas.
Excluircompass 26%
ResponderExcluirtaos 90%
tracekr 60%
tcross 50 %
renegade 36%
polo 42,2%
onix 56,6%
hb-20 39,9%
argo 32,2%
desisto...a fiat e jeep são muio gulosas nas vendas pj
POLO o campeao das Locadoras:
ResponderExcluirdiretas - 4.737 - 57,8%
Mobi , HB20 , argo , kwid ,compass, renegade ..tantos ainda a frente do polo ... Acho que vc é cego kkkk
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.