O Honda New HR-V 2023 foi lançado no Brasil em julho de 2022, inicialmente nas versões EX e EXL (ambas com motor 1.5 aspirado). Posteriormente, em agosto de 2022, a Honda do Brasil lançou as versões turbinadas (VTEC Turbo Flex), Advance e Touring, sendo esta a topo de gama que avaliamos um exemplar na cor Cinza Basalto por uma semana. Será que o HR-V Touring 2023 é a escolha certa? Continue lendo para descobrir.
New Honda HR-V 2023 Turbo
O Honda HR-V Touring é o topo de gama do modelo precificado em abril de 2023 em R$ 190.900, com custo adicional de R$ 2.000 para pintura metálica.
New Honda HR-V 2023 Turbo
Assim, o modelo das imagens tem preço sugerido de R$ 192.900. Para efeito de comparação, os concorrentes do HR-V Touring seriam o Jeep Compass Limited T270 Flex com o pacote High Tech, que custa R$ 221.220 (R$ 28.320 mais caro que o HR-V).
New Honda HR-V 2023 Turbo
Outro concorrente seria o Corolla Cross XRX Hybrid, precificado em R$ 211.910 - R$ 19.010 acima do HR-V Touring.
New Honda HR-V 2023 Turbo - traseira
Na tabela abaixo comparamos os três modelos em consumo, performance e dimensões (grifo azul no vencedor, vermelho no perdedor):

Jeep Compass LimitedHonda New HR-V TurboCorolla Cross XRX Hybrid
GasolinaGasolinaGasolina
Motor potência [cv]18017798
Motor torque [kgfm]27,524,514,5
Peso [Kg]158914221450
Peso/potência [Kg/cv]8,88,014,8
Peso/torque [Kg/Kgfm]57,858,0100,0
0 a 100 Km/h [s]9,48,913,0
Velocidade max - fabricante206200170
Consumo Urbano [km/l] - INMETRO10,411,317,8
Consumo rodoviário [km/l] - INMETRO12,112,614,7
Porta-malas - litros410354440
Entre-eixos - metros2,642,612,64
Comprimento - metros4,404,394,46
Largura - metros1,821,791,83
Altura - metros1,631,591,62
Vão livre do solo - cm (centímetros)20,218,116,1
Peso - Kg1.5891.4221.450
Preço básicoR$209.490R$190.900R$209.890
Preço recursos equivalentes ao Honda SensingR$221.220R$192.900R$211.910

A tabela permite concluir que o Honda HR-V Touring é superior em desempenho ao Compass Limited e ao Corolla Cross Hybrid, e superior em consumo ao Jeep Compass T270.
Novo Honda HR-V 2023 - Pirenópolis
Além disso, é R$ 28 mil menos caro que o Compass e R$ 19 mil mais acessível que o Corolla Cross Hybrid.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Cinza Basalto
Ademais, em termos dimensionais, ele é similar ao Compass e 7 cm menor no comprimento que o Corolla Cross.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Catedral Brasília
O Honda HR-V nesta versão Touring vem com uma gama de equipamentos que contempla recursos como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisor fotocrômico, ar-condicionado digital automático dual zone com saídas para os ocupantes traseiros, 4 entradas USB, partida por botão Start, banco traseiro bipartido (60/40) com tecnologia Magic Seat.
New Honda HR-V 2023 Turbo - interior - painel
O acabamento em couro nesta versão é em Cinza Claro (podendo ser preto), e os bancos contam com estabilizador corporal.

    

O interior traz ainda carregador por indução, seletor de modo de condução - Normal + ECON + Sport, sensor de chuva.
New Honda HR-V 2023 Turbo - porta-malas
Um recurso extremamente útil é a tampa traseira automático com sensor de presença (abertura e fechamento) e função Hands Free.
New Honda HR-V 2023 Turbo - espaço traseiro
Ainda em termos de tecnologia, o HR-V Touring traz central de informação e entretenimento é de 8 polegadas e traz conectividade para Apple CarPlay e Android Auto™ sem fio, além de câmera de ré.
New Honda HR-V 2023 Turbo - espaço dianteiro
Há ainda conexão com o aplicativo myHonda Connect - que permite partida remota. O painel digital de 7 polegadas.

Honda SENSING

Em termos de assistência a condução do HR-V 2023 em todas as versões traz o sistema Honda SENSING com ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow). Ele traz ainda sistema de frenagem para mitigação de colisão, que aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal.
New Honda HR-V 2023 Turbo - cachoeira Rosário - Pirenópolis
Outro recurso incorporado é o sistema de permanência de faixa, que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis
O modelo traz ainda o sistema para mitigação de evasão de pista, que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Cachoeira Paraíso - Pirenópolis
Por fim, há o ajuste automático de farol, que faz a comutação automática do farol alto/baixo para evitar ofuscamento de outros motoristas.

Mecânica - Performance

O motor desta versão Touring e da Advance é o quatro cilindros 1.5 DI VTEC Turbo Flex, com 177 cv a 6000rpm e 24,5 kgfm a 1700 a 4500 rpm, tanto com etanol quanto gasolina. O motor está associado com uma transmissão automática CVT com 7 marchas simuladas e paddle shifts para seleção manual sequencial.
New Honda HR-V 2023 Turbo
Segundo dados da Honda, esse conjunto acelera o HR-V 2023 de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. O consumo de gasolina, segundo o INMETRO, é de 11,3 km/l em cidade, e de 12,6 km/l em rodovia. Com etanol os números são de 7,9 km/l em cidade, e 8,8 km/l em rodovia.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Brasília DF
Para além dos números, o Honda HR-V Touring é ágil e responsivo em uso urbano e também em estrada. Quando solicitado o motor entrega potência e torque com vigor, e faz isso de forma muito progressiva e linear.
New Honda HR-V 2023 Turbo
O motor VTEC Turbo Flex do HR-V Touring se comporta como um motor maior capacidade cúbica aspirado, com muita suavidade de funcionamento, apesar de grande oferta de potência.
New Honda HR-V 2023 Turbo
Some-se a isso uma direção com assistência elétrica progressiva com ajuste em profundidade e inclinação, e temos um carro muito agradável de ser conduzido.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis
Comportamento dinâmico

O Honda HR-V 2023 tem um ajuste de suspensão que privilegia o conforto. Entretanto nestas versões turbinadas a Honda colocou um pouco mais de firmeza no ajuste - adequado para a maior potência do motor.
New Honda HR-V 2023 Turbo
O resultado é um carro com ótima estabilidade direciona e em curvas. Um aspecto que contribui para a performance é a rigidez torcional da carroceria - 10% maior nesta nova geração - e que pode ser sentido na prática, já que o HR-V transmite uma sensação de solidez estrutural em qualquer tipo de piso. Em estradas boas, o modelo parece um monolito de tão sólido.
New Honda HR-V 2023 Turbo
Claro que isso ajuda a manter a geometria da suspensão McPherson na dianteira e de eixo se torção na traseira, contribuindo para o comportamento exemplar.
New Honda HR-V 2023 Turbo - off-road
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o assistente de faixa contribuem para uma condução mais segura e menos cansativa.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
Em resumo, o HR-V tem um passeio confortável e silencioso na cabine - que não altera nem mesmo em pisos ruins, como os que enfrentamos nos acesso para algumas atrações turísticas na cidade de Pirenópolis (GO).

Em Piri

Em Pirenópolis, o HR-V Touring 2023 encarou o desafio de percorrer vias de terra em direção às cachoeiras do Paraíso e do Rosário, levando quatro passageiros com conforto e silêncio.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
A tração dianteira e a boa altura do solo do veículo foram suficientes para enfrentar as estradas irregulares sem dificuldades.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
Nessas trilhas, o HR-V Touring mostrou-se um excelente companheiro de aventuras, proporcionando fácil acesso às belezas naturais da região.
New Honda HR-V 2023 Turbo x HR-V 2019
A câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudaram a manobrar o veículo em locais mais apertados.

Viagem de Brasília a Pirenópolis

A ida de nossa viagem foi durante a noite, quando o sistema de iluminação full LED iluminou a estrada com eficiência e o sistema de comutação automática do farol alto/baixo garantiu conforto adicional, fazendo o trabalho para o motorista.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
O retorno foi durante o dia.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
O conforto e o espaço interno do veículo para quatro ocupantes adultos foram destaques ao longo do trajeto, especialmente em relação aos bancos e ao porta-malas de 354 litros, que acomodou facilmente a bagagem de quatro ocupantes.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
A suspensão do HR-V Touring 2023 mostrou-se bem ajustada às condições das estradas, oferecendo uma viagem tranquila e confortável.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Pirenópolis (GO)
Além disso, a central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay permitiu a operação do Google Maps na tela da central, e ainda o som da seleção de músicas do Samsung Music.

Conclusão

O Honda HR-V Touring 2023 é um SUV que deve ser considerado por quem busca desempenho, conforto e tecnologia. Sua performance na estrada e nas vias de terra de Pirenópolis mostrou que o veículo está preparado para encarar diferentes situações com eficiência e segurança. É um carro que ótima experiência de condução e é capaz de lidar com diversos tipos de terreno.
New Honda HR-V 2023 Turbo - Brasília (DF)
O HR-V 2023 também tem um design atraente, com linhas que transmitem solidez (correspondida pela carroceria), e recursos como a abertura do porta-malas com função Hands Free é um destaque adicional.
New Honda HR-V 2023 Turbo
Vídeo Avaliação - Honda HR-V Touring 2023



Ficha Técnica - Honda HR-V 2023

ModeloNew HR-V 2023 Advance e Touring
Comprimento (mm)4330
Largura (mm)1790
Altura (mm)1590
Distância entre eixos (mm)2610
Peso em ordem de marcha (kg)1.305
Roda17 polegadas
Pneu215 / 60R17
Altura lvre do solo (cm)18,5
Pneu sobressalenteT145 / 90R16
Volume do tanque (L)50
Volume de bagagem (L)354
Mecânica
Motor1.5 DI i-VTEC Turbo Flex
Deslocamento (mL)1.5L
Potência máxima (cv / rpm)177 @ 6.600
Torque máximo (Nm)24,5 Kgfm @ 1.750 a 4.500 RPM
TransmissãoAutomática CVT
TraçãoDianteira
Velocidade máxima-
aceleração 0 - 100 km / h (s)-
CombustívelGasolina
Consumo Urbano - Km/l11,3
Consumo Rodoviário - Km/l12,6
CombustívelEtanol
Consumo Urbano - Km/l7,9
Consumo Rodoviário - Km/l8,8
Suspensão do chassi (dianteira / traseira)Suspensão independente da suspensão de McPherson / feixe de torção não-independente
Sistema de freio (frente / traseira)Disco ventilado / Disco sólido
Sistema de direçãoElétrico
Sistema de partida e parada do motor (pode ser desligado)S-


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18 Comentários

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  1. Respostas
    1. São categorias diferentes. O Fuckwagen é da categoria Plásticos Fuleiros, não compete diretamente com o Honda. Talvez em preço, já que a Fuckwagen tem o hábito de precificar suas trapizongas perigosamente acima do que valem.

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    2. HONDA HRV é superior ao VW TAOS, imaginem à VW T-Cross.
      HONDA perto da VW, chega a ser PREMIUM.

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    3. Genti genti pq o Ximbicaos nao participou desse comparativo??
      Seria pq é muito inferior a todos, seria pq e irrelevante, seria pq ele faz parte de grupo Bateu/Morreu, ou seria todas as situações??

      XIMBICAOS O MOEDOR DE CARNE NOS EUA E TAMBEM NA AMÉRICA do SUL!!

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  2. Tplastic q piada, carrinho de brinquedo 419cm

    HRV curra até o BOSTAOS

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    1. T-Cross com entre-eixos de 2,65 metros curra esse HRV com 2,61 sem dó em espaço interno.

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    2. VW T-Cross não curra ninguém.
      VW T-Cross vende somente para locadoras.
      Quem entende de carro, não compra VW.

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  3. Pra começar HR-V nem concorre com Compass e Corolla Cross.

    MAS HUMILHA QUALQUER SUV DA VW

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  4. Que ideia tosca essa de comparar um suv compacto com suvs médios? Só para parecer mais barato? Não faz sentido nenhum. HR-V é suv compacto e nem é o mais espaçoso desta categoria. Reconheço que é um excelente carro, mas deve ser avaliado na categoria a que pertence e nesta categoria é o mais caro.

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    1. O que te leva a considerar o HR-V como compacto e o Compass como médio? Os dois têm o mesmo comprimento, 4,39 metros no HR-V e 4,40 metros no Compass, diferença de 1 cv. Ao meu sentir, se o Compass é médio, o HR-V também o é!

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    2. Respondendo ao colega: Não há exatamente um critério técnico que sirva simplesmente pra classificar todos os veículos. Neste caso, temos que ver como a própria marca o posiciona dentro do mercado (tem outros veículos da marca acima ou abaixo usados pra concorrer em determinado segmento?), além da classificação usual do mercado em si. Apesar da falta de um critério único e fechado, se vc consultar o PBE do Inmetro vai ver que o Compass está numa categoria e o HR-V em outra, embora o inmetro use uma denominação um pouco diferente. No mesmo grupo do HR-V estão Creta, T-Cross etc. O próprio T-cross tem maior entre-eixos que o Compass e nem por isso é suv médio. Dimensões externas, sobretudo de comprimento, não oferecem uma orientação adequada pra classificação, já que este comprimento pode somplesmente ser afetado pelo tamanho do balanço dianteiro. Se vc olhar só dimensões, vai ver que o Duster tem 2,67 m de entre-eixos, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura, 475 l de porta-malas e, apesar dessas dimensões avantajados, é enquadrado como suv compacto, seja pelo inmetro, seja pelo mercado etc. No caso da Honda, o HR-V sempre foi e esteve em publicações do mercado (fenabrave) ou do inmetro como suv compacto. Como médio, a Honda oferece o ZR-V. Não é agora que os preços subiram absurdamente que espertamente vão enfiar o HR-V como médio.

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    3. Sim, entendo o seu ponto, que é a classificação oficial do INMETRO. Mas o mercado estabelece seus competidores, e a Honda, ao meu sentir, ao posicionar o HR-V Turbo entre 175 mil e 190 mil aponta para uma competição com o Compass, porque os SUV´s compactos param em 160 mil (T-Cross e Tracker), sendo o Creta N-Line Night Edition chegando a 180 mil, mas parece um balão de ensaio da Hyundai.
      Então se a Honda coloca o HR-V com dimensões de Compass e preço de Compass, claro que ela está buscando oferecer a esse consumidor uma alternativa, e ela oferece, R$ 30 mil abaixo, e com mais qualidade., ao meu ver.

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  5. Uns 50 mil acima de um valor "aceitável",

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  6. Respostas
    1. Honda e superior ate a sub premium JACAUDI!!

      Jabiracawagen é inferior a todas!!!

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    2. Será? Já teve carro das duas montadoras? Eu já tive, e considerando carros de uma mesma categoria, eu digo até que a VW é melhor em motor. Mas enfim, os Honda são ótimos carros também, só não os acho superiores como seus preços sugerem.

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    3. A VW já foi o melhor motor há muito tempo atrás, até os motores AP.

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  7. Peeeraaa aíííí´...quem disse que o HR-V é SUV médio? Pelo amor, isso é matéria paga? Um SUVinho que usa plataforma do City jamais pode ser considerado concorrente de Corolla Cross ou Compass. A realidade é que a Honda, ne novo errou a mão no preço, e agora o carro apesar de pertencer a categoria da modinha, não está vendendo como eles planejaram, e agora tem que vir com essa. É só ver o carro na rua, e nem precisa colocá-lo ao lado de Compass ou Corolla Cross para ver que é bem menor.

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