Quando a sexta geração do VW Polo foi lançada no Brasil, em 2017, a campanha de televisão (veja aqui) de lançamento chamava o modelo de "Mini Golf" - uma estratégia de marketing para destacar as semelhanças entre os dois modelos e mostrar que o Polo compartilha muitas das qualidades e recursos do Golf, mas em um pacote mais compacto e acessível.
Agora em 2023 a Volkswagen lança o Polo Track, como sucessor do Gol, com uma abordagem de comunicação (veja aqui) que associa o Polo Track com características reconhecidas do Gol, como robustez e resistência.
Plataforma MQB
Afinal, o Polo Track é um Mini Golf ou um sucessor do Gol? As duas coisas. O Polo Track mantém a plataforma MQB da Volkswagen - que estreou em 2012, no Golf de 7ª geração, uma arquitetura que é usada atualmente em carros premium como o Audi A3 Sedan 2023.
Desssa forma, do ponto de vista estrutural de monobloco, o Polo Track continua sendo derivado do Golf, e isso significa características como elevada rigidez estrutural, padrão mundial de segurança, e excelência em dinâmica de condução. O Polo Track, porém, é o carro da Volkswagen mais simplificado e acessível criado com base na plataforma MQB, e nesta verão ele incorpora alterações na suspensão para reforçar qualidades do Gol.
O Polo Track tem uma suspensão 1,7 cm mais alta que as demais versões do Polo 2023, além de melhores ângulos de entrada e saída. Isso o torna adequado para pessoas que usam o carro em pisos deteriorados, e para uso profissional.
O Polo Track tem altura livre do solo de 16,6 cm - 1,7 cm a mais que o Polo 1.0 MPI (14,9 cm). O ângulo de entrada do Polo Track é de 17,2 graus, e o de saída é de 28,8 graus. Esses indicadores tornam o Polo Track melhor preparado para enfrentar buracos, valetas, lombadas e entradas íngrimes de prédios. Praticamente impossível raspar a dianteira - nesse aspecto ele se assemlha a um SUV, e ao Gol (altura mínima do solo de 16,3 cm).
Entretanto, mesmo com a suspensão elevada, o Polo Track mantém uma característica que ele herda do Golf (via plataforma MQB) que é a excelência em dinâmica de condução - e nesse aspecto ele é muito superior ao Gol. Isso decorre, em parte, da maior largura. O Polo Track, com 1,75 metros de largura é 10 cm mais largo que o Gol, que mede 1,65 metros na dimensão transversal.
Isso se reflete nas bitolas - distância entre as rodas. O Polo Track tem bitola dianteira de 1,52 metros - 10 cm maior que o Gol (1,43 metros), e bitola traseira de 1,506 metros, contra 1,41 metros do Gol. Some-se a isso pneus mais largos no Polo (Polo - 185/65 R15; Gol - 175/70 R 14), e uma distância entre-eixos que é 11 cm maior (2,57 cm no Polo, contra 2,46 metros no Gol), e o resultado é um carro muito mais estável em curvas, mais plantado no chão, e com estabilidade direcional superior - características típicas de Golf.
Motorização
O Polo Track vem equipado exclusivamente com o motor 1.0 MPI (naturalmente aspirado), com 84 cv e 10,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina, associado sempre com uma transmissão manual de 5 marchas (também a mesma do Gol). O resultado é uma performance contida, tendo que empurrar um carro com 1.054 Kg - 45 Kg a mais que o Gol 1.0 (1.009).
Consumo e desempenho
Segundo dados oficiais, o Polo Track acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos (mesmo número do Gol 1.0), mas é mais veloz (169 Km/h, contra 164 km/h do Gol) em função da melhor aerodinâmica. Entretanto, andando em Brasília, a mais de 1.000 metros de altitude, os 13,4 segundos parecem bem otimistas. O número real deve ficar em torno de 16,6 segundos - como o medido pela revista Auto Esporte.
Na prática o Polo Track é um carro relativamente ágil ao sair da imobilidade - até uns 50 km/h, mas quando continuamos a acelerar a limitação do motor fica clara, já que o carro demora a ganhar velocidade, e exige certo cuidado em monobras de ultrapassagem em ambiente urbano. Em rodovia o Polo Track vai bem, mas também ultrapassagens em vias de mão única exigem cuidados adicionais.
Em termos de performance, o Polo Track é um Gol, e nada ter a ver com o Golf, mas é uma performance adequada para a proposta do carro, e alinhada com concorrentes e o nível de preço do carro. Quem demanda maior desempenho deve buscar o Polo 170 TSI - com o motor turbinado de 116 cv. De qualquer forma, seria interessante a Volkswagen oferecer essa opção de motorização também para o Polo Track.
Consumo
O consumo, porém, é um aspecto bem positivo. Conseguimos médias de uso em Brasília sempre superiores a 15,5 km/l - números melhores que os do INMETRO. Em rodovia obtivemos 19 km/l.
Quadro Comparativo - Polo x Onix x HB20 Sense (grifo azul para o vencedor, grifo vermelho no perdedor)
Dimensão
Polo Track
Onix 1.0
HB20 Sense
Preço
básico
R$80.490
R$82.490
R$79.490
completo
R$84.640
R$84.140
R$81.090
Dimensões
Comprimento (metros)
4,07
4,16
4,01
Entre eixos (metros)
2,56
2,55
2,53
Largura (metros)
1,75
1,73
1,72
Vão livre do solo (cm)
16,6
12,7
16
Pneus
185/65 R 15
185/70 R 14
175/70 R 14
Motor
Potência
77 cv / 84 cv
78 cv / 82 cv
75 cv / 80 cv
Torque
9,6 / 10,3 kgfm
9,6 / 10,6 kgfm
9,4 / 9,6 kgfm
0 a 100 km/h (s)
13,8 / 13,4
14,4 / 13,3
15,4 / 14,5
Consumo (km/l)
urbano - gasolina
14
13,3
13,3
urbano - etanol
9,6
9,4
9,6
rodoviário - gasolina
15,4
16,6
14,6
rodoviário - etanol
10,9
11,6
10,4
Equipamentos
O Polo Track vem de série com quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+). Freios a disco na dianteira, e a tambor na traseira.
As rodas são sempre de aço de 15 polegadas, montadas em pneus 185/65 R15, com calotas em preto. Os faróis são de halogênio.
No quesito conforto, o Polo Track traz ar condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros elétricos. As portas tem travamento central elétrico, assim como o porta-malas e bocal do tanque de combustível.
Já os retrovisores tem controle manual, mas interno. O volante não tem ajuste de altura ou profundidade, mas o banco do motorista pode ter seu assento ajustado em altura.
O modelo testado conta com o pacote de opcionais Rádio Media Plus, de R$ 900, que agrega 4 alto falantes, indicador multifunções, rádio Media Plus II, tomada USB tipo C e volante de direção multifuncional.
Comportamento dinâmico
O Volkswagen Polo Track é um carro de rodar sólido, que transmite se tratar de um carro robusto. A carroceria não torce - revelando uma elevada rigidez torcional.
A suspensão de 16,7 cm de altura livre do solo se mostra excelente para uso em vias esburacadas - situação que o Polo Track parece flutuar sobre os buracos e crateras. De fato, a suspensão mais robusta do Track é o grande diferencial em relação às demais versões (que não mais baixas).
A posição de dirigir, mesmo sem ajuste de volante, é excelente para pessoas de estatura mediana. O conforto interno bom, e a transmissão se mostra muito suave.
O motor 1.0 não faz milagre, e o desempenho é contido, mas compensa no consumo - relativamente baixo na categoria.
Um aspecto que não gostamos foram os faróis de halogênio com performance de iluminação muito inferior às versões de LED das demais versões do Polo. Seria interessante a VW colocar, ao menos como opcionais, os faróis de LED - que são bem superiores em termos de facho e de qualidade de luz.
Conclusão
O Polo Track, como sucessor do Gol, representa um enorme avanço. Mantendo o mesmo preço, é um carro maior, mais espaçoso, dinamicamente incomparavelmente melhor, e mantém as características de robustez e confiabilidade do Gol, com consumo similar.
Vídeo - Teste drive Novo Polo Track 2023
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Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Plataforma da Golf VII (MQB), segurança de Golf, tamanho de Golf IV, qualidade construtiva de Golf, e preço de Gol. Qual a mágica? Escala de produção. A plataforma MQB ja tem 11 anos, se espalhou para muitos carros, seus custos se reduziram, e agora pode ser usada em um carro como o Polo Track, substituto do Gol!
84 pôneis de potência, acabamento medíocre por 80000 reais, quem cai no golpe leva junto um ipva de uns 2.400 todo ano. O carro sai da loja já passa a valer 70000 mas o ipva continua 2.400. Carniças superfaturadas acompanham imposto superfaturado, cai quem quer.
E um desrespeito a longa historia vitoriosa do Golf, chamar Polo Track de mini Golf. Misercordia, ja estive em contato presencial com ele na Localiza, o basico parece carro dos ano 80, fiquei impressionado como a VW depenou o carro para aproximar do preco do Gol,
O Polo que conhecemos tem qualidade superior ao do GOL. Pegue um polo Highline ou confortline feito até 2021 e compare com os polos 2023. É nitido que o Polo se tornou apenas um GOLZÃO. Não que o Polo até esta data era top, porem era um pouco melhor e mais próximo do Polo vendido na Europa. Polo Track é um Gol com facelift. Polo Highline é um gol perfumado e o Confortline é um Gol melhorado. Polo GTS é um GOLZÃO perfumado com mais potencia. Mini GOLF É O POLO GTI, este sim pode ser chamado. Detalhe, ele não é vendido no Brasil.
Fico impressionado com a quantidade de comentários Sem cabimento sobre o modelo. Ñ sabendo nem o que ta falando, esse povo. IPVA de 2.400? isso é ipva de Nivus acima de 100 k. O Polo track entrega bastante no requisito segurança, um veículo com uma ótima dirigibilidade, super silencioso, atualizaram a vibração excessiva dos motores 3 cilindros. O carro robusto tem uma andada super macia e confortável. Dizer que polo track concorre com Kwid e Mobi é um absurdo! Deveria estudar mais antes de falar besteira... rsrs
A maioria desses comentários é de gente que não entende nada. Polo com plataforma MQB, 5 estrelas (pelo Virtus), um carro de alta qualidade de construção. O Gol já era bom, mas o Polo é infinitamente superior. Disparado o melhor carro até R$ 80k no Brasil, o Polo Track.
Na minha opinião a VW errou no marketing/posicionamento ao abandonar a "marca" Gol. Poderiam ter continuado com o nome Gol e considerá-lo como uma evolução natural do modelo já consagrado no mercado e ao mesmo tempo trazer o facelift da Europa para o Polo para diferenciar ainda mais os 2 modelos. Algo parecido como que aconteceu ao Onix e o Joy.
A VW é uma marca mundial e agora estamos na era da globalização. Entao para um mercado mundial, nada mais lógico que carros mundiais. O Gol é excelente, mas é um produto regionalizado. O Polo é uma marca global. A VW acertou!
Como deixar de oferecer AM? O público alvo, vovôs e vovós que tiveram Fusca entre 1960 e 1990 e depois migraram pro Gol vão sentir falta, acho que tinha que ter toca fitas e vir com k7's do Roberto Carlos e do Julio Iglesias.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMini Golf VII, porque a plataforma é do Golf 7!
ExcluirNão chega nem perto do golf
ExcluirTanto comentário nada a ver, Polo com bons equipamentos, pra suceder o Gol tá bom, agora poderia ser melhor se a VW não errar no preço dos carros!!
ExcluirEsse Polo Track ficou muito bom! A VW realmente se superou nesse projeto. E o preço? Super-convidativo. RIP Onix 1.0, RIP Peugeot 208, RIP Citroen C3,
ResponderExcluirSQN
ExcluirPerdeu comparativo pra HB20,ONIX,P208...
e o TSI com motor de UPI com longos 11,8 seg no 0-100 (QR)
choraaaaaaaaaaa
Quem é o que tem mais equipamentos da categoria? Sim o Peugeot 208. Polo não tem público no varejo nem a metade de equipamentos que o 208 oferece.
ExcluirPole toma benga dos seus concorrentes, Mobi e Kwid.
Falta de assunto do blog. Blá blá bla
ResponderExcluirq piada!!!
ResponderExcluirapenas um novo GOL cheio de plasticos vagabundo como todo Vorquis
plataforma velha já
chamar isso dai de mini golf é uma piada com o golf, essa é a real
ResponderExcluirVW esmagando a cabeça da concorrência !
ResponderExcluirPARABÉNS VW
Querer associar isto aí com golf, é denegrir a imagem do ícone e dando a concorrência a chance de chamar o golf de golzão
ResponderExcluirPlataforma da Golf VII (MQB), segurança de Golf, tamanho de Golf IV, qualidade construtiva de Golf, e preço de Gol. Qual a mágica? Escala de produção. A plataforma MQB ja tem 11 anos, se espalhou para muitos carros, seus custos se reduziram, e agora pode ser usada em um carro como o Polo Track, substituto do Gol!
ExcluirOu seja, já é uma velharia.
ExcluirChupa Carluxa
84 pôneis de potência, acabamento medíocre por 80000 reais, quem cai no golpe leva junto um ipva de uns 2.400 todo ano. O carro sai da loja já passa a valer 70000 mas o ipva continua 2.400. Carniças superfaturadas acompanham imposto superfaturado, cai quem quer.
ResponderExcluirE um desrespeito a longa historia vitoriosa do Golf, chamar Polo Track de mini Golf.
ResponderExcluirMisercordia, ja estive em contato presencial com ele na Localiza, o basico parece carro dos ano 80, fiquei impressionado como a VW depenou o carro para aproximar do preco do Gol,
Isso é a cara da JabiracaWagen. Nunca deu ponto sem nó. Uma vergonha.
Excluirrealmente o TRAK só concorre com Kwid e Mobi
ResponderExcluirvejo um desse , eu babo..tá lindo viu.
ResponderExcluirFuckwagen se superou mais uma vez e melhorou pra pior.
ResponderExcluirEssa calota parece um prato descartável.
ResponderExcluirhttps://magazine25.vteximg.com.br/arquivos/ids/156542-550-550/Prato-Descartavel-Cartonado-Pequeno-15cm-Preto---10-unidades.jpg?v=637366554683730000
Combina com o painel.
Excluirhttps://cdn.motor1.com/images/mgl/y2Nvbl/s3/vw-polo-track-2023-interior.jpg
O Polo que conhecemos tem qualidade superior ao do GOL. Pegue um polo Highline ou confortline feito até 2021 e compare com os polos 2023. É nitido que o Polo se tornou apenas um GOLZÃO. Não que o Polo até esta data era top, porem era um pouco melhor e mais próximo do Polo vendido na Europa. Polo Track é um Gol com facelift. Polo Highline é um gol perfumado e o Confortline é um Gol melhorado. Polo GTS é um GOLZÃO perfumado com mais potencia. Mini GOLF É O POLO GTI, este sim pode ser chamado. Detalhe, ele não é vendido no Brasil.
ResponderExcluirFico impressionado com a quantidade de comentários Sem cabimento sobre o modelo. Ñ sabendo nem o que ta falando, esse povo. IPVA de 2.400? isso é ipva de Nivus acima de 100 k. O Polo track entrega bastante no requisito segurança, um veículo com uma ótima dirigibilidade, super silencioso, atualizaram a vibração excessiva dos motores 3 cilindros. O carro robusto tem uma andada super macia e confortável. Dizer que polo track concorre com Kwid e Mobi é um absurdo! Deveria estudar mais antes de falar besteira... rsrs
ResponderExcluirA maioria desses comentários é de gente que não entende nada. Polo com plataforma MQB, 5 estrelas (pelo Virtus), um carro de alta qualidade de construção. O Gol já era bom, mas o Polo é infinitamente superior. Disparado o melhor carro até R$ 80k no Brasil, o Polo Track.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa minha opinião a VW errou no marketing/posicionamento ao abandonar a "marca" Gol. Poderiam ter continuado com o nome Gol e considerá-lo como uma evolução natural do modelo já consagrado no mercado e ao mesmo tempo trazer o facelift da Europa para o Polo para diferenciar ainda mais os 2 modelos. Algo parecido como que aconteceu ao Onix e o Joy.
ResponderExcluirA VW é uma marca mundial e agora estamos na era da globalização. Entao para um mercado mundial, nada mais lógico que carros mundiais. O Gol é excelente, mas é um produto regionalizado. O Polo é uma marca global. A VW acertou!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo deixar de oferecer AM? O público alvo, vovôs e vovós que tiveram Fusca entre 1960 e 1990 e depois migraram pro Gol vão sentir falta, acho que tinha que ter toca fitas e vir com k7's do Roberto Carlos e do Julio Iglesias.
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Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.