No dia 20 de março, a Hyundai Mobis anunciou seu êxito em desenvolver o sistema in-wheel, que permite ao motor controlar cada roda diretamente. As tecnologias-chave para novo o sistema, que incluem o motor de acionamento e o controlador, foram desenvolvidas internamente pela Hyundai Mobis na Coreia do Sul.
O sistema “in-wheel” é a tecnologia mais moderna, ainda sem apresentar registros de produção em série pelo mundo. Atualmente, a Hyundai Mobis está verificando a sua confiabilidade para a produção em massa, com base no IONIQ 5 em parceria com Hyundai Motor Company.
A Hyundai Mobis começou a desenvolver o sistema “in-wheel” em 2010, em resposta ao mercado emergente de automóveis elétricos. O motor interno da roda (‘’in-wheel’’) requer um processo de desenho complexo para colocar um trem de força nas rodas (embreagem, caixa de marchas, eixos de transmissão, diferencial e rodas motrizes). O sistema é visto como uma tecnologia que necessita superar uma série de desafios, incluindo assegurar o desempenho de seu acionamento e durabilidade.
Os principais destaques do novo sistema “in-wheel” são direção melhorada e eficiência energética de tração e potência, direção autônoma, melhor desempenho de condução e modos de direção únicos. Aplicar o sistema “in-wheel” no veículo significa maximizar a eficiência de tração sem a necessidade de instalar um componente de transmissão de potência separado, tal como um eixo acionador - componente que transmite torque às rodas, o que também resulta na melhora de sua eficiência energética.
Além disso, os sistemas “in-wheel” melhoram a autonomia de condução dos veículos elétricos, garantindo o melhor uso da duração da bateria. Ele acaba liberando mais espaço de energia, o que permite que o veículo utilize a energia restante para o sistema de direção. O sistema também provê uma distribuição eficiente de torque para o motor de cada roda, permitindo um raio de curva otimizado o controle da carroceria. A Hyundai Mobis tem melhorado a mobilidade ao fazer curvas e eficiência energética em 20% ou mais, por usar distribuição eficiente do torque nas quatro direções. Características únicas como o Crab Walking - que permite o carro se movimentar de lado - e Giro Zero também estão disponíveis para o sistema “in-wheel”.
O motor in-wheel é uma tecnologia-chave do sistema e-Corner. A Hyundai Mobis revelou o sistema e-Corner com base no IONIQ 5 durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show, em Las Vegas). O sistema e-Corner é uma solução integrada que combina as tecnologias de direção eletrônica, travas e suspensão centradas em torno do motor “in-wheel”. Atualmente, a Hyundai Mobis está criando o sistema e-Corner para instalá-lo em carros reais com o objetivo de completar o desenvolvimento dentro dos próximos cinco anos.
O vice-presidente executivo e Chefe da Eletrificação da Hyundai Mobis, Oh Heung-sub, disse: "Planejamos completar o desenvolvimento desta tecnologia, que é ao mesmo tempo durável e viável, para que possamos iniciar a produção em massa do sistema In-wheel até ao final deste ano. Vamos continuar a idealizar a tecnologia para nos prepararmos para o futuro da mobilidade."
A tecnologia “in-wheel” não tem previsão de chegada no mercado automotivo brasileiro.
No ano 2000 ou a 23 anos atrás já se falava nessa tecnologia de motores eletricos diretamente nas rodas,demorou,mas parece que agora vai chegar.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.