O Citroën Xantia foi lançado em 4 de março de 1993 e superou 1,3 milhão de unidades na Europa até 2002.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
O sedã foi o sucessor do BX e apresentou a tecnologia Hydractive II, um sistema de suspensão hidropneumática controlado eletronicamente que reduz o rolamento e melhora a condução.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Agora em março de 2023 o Citroën Xantia está celebrando o seu 30º aniversário e assim passa a se tornar um modelo de coleção em diversos países, incluindo o Brasil. Com exatas 1.326.259 unidades produzidas de 1993 a 2002, em grande parte na fábrica de Rennes–la-Janais, na França, o Xantia é, sem dúvidas, um dos modelos mais icônicos da marca.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Durante nove anos de produção, o Xantia passou por várias evoluções. Inicialmente, estava disponível em duas versões (SX e VSX), com três motorizações diferentes. As versões topo de linha eram equipadas com o sistema hidropneumático Hydractive II, sistema de suspensão controlado eletronicamente, que permite reduzir o rolamento e melhorar a dirigibilidade sem deixar o conforto de lado.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Em 1994, foi lançada a versão Activa, incorporando o sistema Hydractive II, complementado por dois cilindros que evitam que o rolamento ultrapasse 0,5°, elevando para 10 o número a bordo dos compartimentos esféricos que acumulam o fluido do sistema.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Pouco tempo depois, em parceria com a Michelin, foi criada uma tecnologia exclusiva para a produção de pneus específicos para o modelo. Em 1997, passou por uma reestilização. E finalmente, em 1998, o Xantia estreou pelo Grupo PSA o novo motor diesel 2.0 HDi, com injeção de diesel de alta pressão.

HYDRACTIVE II

Em termos de inovação, foi a chegada do Hydractive II, uma tecnologia que combina o poder da hidráulica e a velocidade da eletrônica, o que simbolizou a diferença do Xantia.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Sua suspensão hidropneumática é equipada com uma esfera adicional por eixo, que pode ser ativada por meio de válvulas solenoides integradas ao circuito normal com uma esfera por roda. Isso permite definir dois estados de flexibilidade e amortecimento da suspensão: uma flexível e uma esportiva.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Os sensores permitem que o computador escolha entre os dois modos, dependendo da situação de condução.
Citroën celebra 30 anos do sedã Xantia: sedã com suspensão hidropneumática
Em ambos os casos, essa tecnologia permite que motoristas e passageiros viajem com muito mais conforto.

13 Comentários

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  1. Caçado,morto e enterrado pelo Passat.
    Outro dia vi um largado e o dono deixou um bilhete junto dizendo que ele só estava quebrado.

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    1. Xantia é uma piada., Uma usina de problemas.

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    2. Passat é meu p4u.
      L83-Peugeoteiro invejoso,aceita que dói menos o Passat enterrou o Xantia,a suspensão dele se for pro saco pra fazer é mais cara que ele e se pá capaz de nem vir pra cá

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    3. Mds vc é mais insuportável que o Carlos. Fodase o passat. Pouco me importa se essa ximbica velha da Volkswagen currou o Xantia.

      Acalma a perikitinha GAROTINHA MALVADINHA

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    4. Mimimi,chora mais Kagan,pega um balde

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    5. O Passat foi se atualizando com o tempo,se saiu de linha é pra dar lugar a um elétrico.
      O BX não deu nem pro cheiro

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  2. Stellantis vivendo de inovações do passado, porque os carros atuais são verdadeiros museus de grandes novidades. Fiat Fastback sendo um argo gambiarrad, sem teste no Latin NCAP, Mobi é um uno piorado. Citroen C3 uma boquetagem.
    E esse carro ai, Xantia, nem existe mais rodando. O carro é uma roubada e essa suspensão tanto não deu certo que nunca mais usaram.

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    1. "suspensão tanto não deu certo que nunca mais usaram"
      DEU TÃO CERTO QUE ATÉ HOJE USAM NA EUROPA E CHINA SUA MULA.
      https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/como-funciona-a-nova-suspensao-hidraulica-do-citroen-c5-aircross/

      FICA CALADINHA FICA.

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    2. O C5 pra sobreviver teve que virar SUV e apanhar da Tiguan,vê o preço do conserto de uma suspensão dessas,se for cardíaco tá fudido.
      Na China a Tiguan vende horrores e o C5 SUV ntn é lembrado

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    3. E o Passat, que saiu de linha sem deixar sucessor!

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    4. O Passat ficou 49 anos no mercado,sempre vai ser lembrado,e a lacuna dele foi preenchida

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  3. Mas e o Passat? Quando volta para bater na cara dos boquetinhas?

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