O Grupo Stellantis apresentou na Europa o novo sistema de acionamento híbrido leve (mild hybrid) baseado no motor 1.2 PureTech de 3 cilindros com 136 cv - que faz sua estreia nos Peugeot 3008 e 5008. O sistema contempla um motor elétrico inserido na caixa automática de dupla embreagem.
A nova unidade de potência, que substitui o PureTech 130 EAT8, estará posteriormente disponível também em outros modelos da Peugeot, como o 208, 2008, 308 e 408. Ele completa a família de motores eletrificados da marca, que inclui variantes híbridas plug-in e 100% elétrico. A chegada ao mercado europeu está prevista para o segundo trimestre de 2023.
O sistema Peugeot 48V Hybrid é composto por um motor a gasolina 1.2 PureTech de 3 cilindros de 136 cv e 230 Nm @1.750 RPM, equipado com uma turbina de geometria variável, e combinado com uma nova caixa de dupla embreagem de 6 velocidades.
Essa caixa de transmissão incorpora um motor elétrico assíncrono de imã permanente com 28 cv e 55 Nm de torque. A unidade elétrica é alimentada por uma bateria de 48 V com capacidade bruta de 898 Wh e uma capacidade útil de 432 Wh. Foi concebida para manter o seu nível de desempenho durante toda a vida do veículo e beneficia de uma garantia de 8 anos / 160.000 km.
Essa bateria é recarregada durante a condução e está localizada sob o banco dianteiro esquerdo.
Segundo a Peugeot, o sistema híbrido leve garante um consumo de combustível 15% menor em relação às versões anteriores.
Em comparação com um motor a gasolina não eletrificado de características equivalentes, o bloco HYBRID oferece uma economia média de combustível de cerca de 1 litro a cada 100 km rodado (ciclo combinado WLTP).
O motorista é informado sobre o funcionamento do sistema híbrido por meio do painel digital i-Cockpit.
Na condução diária, o motor de combustão e o motor elétrico funcionam em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Quando é necessária mais potência, como nas ultrapassagens, o motor elétrico fornece 12 cv adicionais ao motor a gasolina. Durante as fases de desaceleração e de "coasting, o motor a gasolina desliga e o motor elétrico transforma-se em gerador para recarregar a bateria de 48 V. Este sistema permite que o veículo se desloque apenas com o motor elétrico na cidade em curtas distâncias e durante as manobras.
Os Peugeot 3008 e 5008 Hybrids também são equipados com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System), ou seja, a buzina que emite um som de até 30 km/h para avisar pedestres e ciclistas da presença do carro.
Os modelos PEUGEOT equipados com o novo motor HYBRID dispõem de visores específicos. O painel de instrumentos digital informa sobre a condução 100% elétrica (tacômetro em tom azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, o seu estado de funcionamento através de um contador de potência (Charge, Eco e Power) e a percentagem da distância percorrida em modo elétrico em qualquer altura ou no final da viagem.
Além disso, estes modelos serão equipados com um sistema AVAS (Approaching Vehicle System Alert) que emite um som exterior até aos 30 km/h para avisar os peões e ciclistas da aproximação do veículo. A Peugeot informou que não tem previsão de exportação da tecnologia Hybrid 48V para outros países, no momento.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.