A Bright Consulting divulgou sua análise relativa ao mercado automotivo brasileiro em 2022.
Consultoria projeta vendas de 2,2 milhões de carros em 2023 no Brasil
Segundo a consultoria, o mês de dezemnbro de 2022 fechou com 202.100 unidades vendidas entre automóveis e comerciais leves - maior volume do ano, superando agosto que teve pouco mais de 194 mil vendas.
Fábrica da GM em Gravataí (RS) - Onix
Esse número é 5,3% superior ao resultado de novembro, 191.839 emplacamentos e 4,2% superior aos 193.555 veículos vendidos em dezembro de 2021. Porém é inferior às quase 233 mil unidades vendidas no último mês de 2020, primeiro ano da pandemia e da recuperação em "V".
Fábrica da VW em SP
Nas vendas diárias o avanço é maior com 8,9% versus o mês equivalente do ano passado, porque dezembro de 2021 teve um dia útil a mais: foram 9.186 contra 8.434 emplacamentos por dia. O melhor ritmo de vendas ficou com novembro, com quase 9.600 emplacamentos ao dia.
Fábrica da Toyota em São Paulo
O ano de 2022 fechou com 1,954 milhão ou 1,2% inferior a 2021. É o terceiro ano consecutivo em que a indústria fecha levemente abaixo dos 2 milhões, consequência da pandemia, da crise logística, da falta de semicondutores, do aumento de preços e do aumento da taxa de juros. Segundo os analistas da Bright Consulting, "foram tantas as barreiras que devemos comemorar a manutenção dos volumes".

A Bright Consulting ainda apontou outro fato positivo: o crescimento observado no segundo semestre, com 57% do volume do ano contra 54% em um ano estável. Esse crescimento faz 2023 começar em um patamar mais elevado do que 2022 e que leva aos 2,2 milhões de unidades estimados pela Bright Consulting para o ano que se inicia.

A participação das vendas diretas é o principal argumento para o bom ritmo, com 50,6% dos emplacamentos do segundo semestre versus 42,4% no primeiro. De forma contrária aos anos anteriores, o peso das vendas diretas de dezembro (43,8%) foi inferior a novembro (54,6%), provavelmente pela antecipação das compras.

Esse comportamento foi alavancado pelos planos de assinatura, cujos preços caíram a valores mais competitivos e são uma alternativa satisfatória para quem tem poucos recursos para uma entrada robusta nestes tempos de juro alto.

Em função desse grande peso de locadoras no emplacamento, Minas Gerais e São Paulo comandaram a participação das vendas do ano, com 25 e 24% do volume nacional. O terceiro estado é o Paraná, também reduto de locadoras, com 7%.

O ritmo das vendas ao varejo puro (showroom) representam melhor a força do mercado e demonstraram crescimento sólido durante o ano: de uma média abaixo de 3.876 veículos por mês no primeiro semestre, passaram a 4.304 no segundo, com 5.161 emplacamentos em dezembro. Segundo a consultoria, isso é sinal de bom ritmo para iniciar 2023.

Todos os equipamentos de auxílio à condução cresceram 2023 com destaque para REVERSE CAMERA, COLLISION MITIGATION BRAKING SYSTEM, TURBO, ADAPTIVE CRUISE CONTROL e o retorno de NAVEGAÇÃO EMBARCADA, onde os veículos têm centrais multimídia com GPS sem a necessidade de conexão com o celular.

Fonte: Bright Consulting

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fiat e VW terão papel crucial, com as desovas loucas em locadoras. VW principalmente, com o novo Polo track.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe POLO no Brasil.
      Aqui é "algo parecido"...
      Aqui o "algo parecido" possui painel de gol.
      Aqui o "algo parecido" usa o motor do gol
      Aqui o "algo parecido" usa o motor do UP!
      Aqui o "algo parecido" usa rodas com 4 furos.
      Aqui o "algo parecido" não usufrui da nova traseira do europeu.
      Aqui o "algo parecido" é um CAGOLPOLO....

      Excluir
  2. Fiat, GM, Peugeot, Citroen e Jeep vão ser as grandes estrelas das locadoras em 2023, como foram em 2022. Já a VW tende a ir melhor no varejo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira. VW não é melhor no varejo. Fiat e VW gulosonas das locadoras.

      Excluir
    2. Agora em 2.023, a vorkizinha não será melhor no varejo e muito menos para as locadoras. Seus produtos são ruins. NINGUÉM QUER....

      Excluir
  3. Vorquis 70% vai direto pras locadoras agora sem os bateu-morreu vai ser DIFICIL

    ResponderExcluir
  4. com a iminência de falência da JACwagen sei não

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem