O mercado automotivo brasileiro registra 92.828 carros e comerciais leves emplacados em janeiro de 2023, com dados computados até o dia 24 (17º dia útil).
Esse volume está 1% acima do registrado nos primeiros 17 dias úteis de janeiro de 2023 (veja aqui). Tendo em vista que janeiro de 2023 tem 1 dia útil a mais que janeiro de 2022, a nossa projeção é que o mercado brasileiro fechará janeiro com vendas entre 120 mil e 125 mil unidades.
A média de vendas por dia útil está em 5.460 - também avanço de 1% sobre a média dos primeiros 17 dias úteis de janeiro de 2022.
A liderança de mercado está com a Fiat, com 19,8% de participação, seguida da GM, agora com 18,1%.
A terceira mais vendida no mês é a Volkswagen, com 16%, enquanto a Hyundai fecha o top 4, com 10,2%.
Entre os modelos, o Chevrolet Onix superou a Strada e assumiu a liderança no acumulado de janeiro.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (24) de 2023
Rank
Marca
Janeiro (23)
Acumulado
Vendas
M Share
Vendas (Y)
Share(Y)
1
FIAT
18.414
19,8%
18.414
19,84%
2
GM
16.776
18,1%
16.776
18,07%
3
Volkswagen
14.811
16,0%
14.811
15,96%
4
Hyundai
9.476
10,2%
9.476
10,21%
5
Toyota
9.110
9,8%
9.110
9,81%
6
Jeep
5.884
6,3%
5.884
6,34%
7
Renault
4.943
5,3%
4.943
5,32%
8
Nissan
2.905
3,1%
2.905
3,13%
9
Honda
2.297
2,5%
2.297
2,47%
10
Citroen
1.118
1,2%
1.118
1,20%
11
Peugeot
1.077
1,2%
1.077
1,16%
12
Ford
994
1,1%
994
1,07%
13
CAOA Chery
958
1,0%
958
1,03%
14
Mitsubishi
700
0,8%
700
0,75%
15
Volvo
648
0,7%
648
0,70%
16
BMW
524
0,6%
524
0,56%
17
RAM
425
0,5%
425
0,46%
18
Mercedes
339
0,4%
339
0,37%
19
Kia
278
0,3%
278
0,30%
20
Audi
253
0,3%
253
0,27%
21
Porsche
234
0,3%
234
0,25%
22
Land Rover
128
0,1%
128
0,14%
23
Iveco
107
0,1%
107
0,12%
24
VW-MAN
97
0,1%
97
0,10%
25
Mini
91
0,1%
91
0,10%
26
Suzuki
51
0,1%
51
0,05%
27
DFSK
49
0,1%
49
0,05%
28
JAC
29
0,0%
29
0,03%
29
Jaguar
27
0,0%
27
0,03%
30
EFFA
18
0,0%
18
0,02%
31
RDK
16
0,0%
16
0,02%
32
Lexus
12
0,0%
12
0,01%
33
Dodge
12
0,0%
12
0,01%
34
Foton
6
0,0%
6
0,01%
35
FER CAR
4
0,0%
4
0,00%
36
Troller
3
0,0%
3
0,00%
37
FYBER
2
0,0%
2
0,00%
38
BABY
2
0,0%
2
0,00%
Ranking - carros mais vendidos - janeiro (24) de 2023
Média diárias
9.175
5.460
-40,5%
5.460
Totais
201.843
92.828
-40,5%
92.828
Rank
Modelo
Dezembro (22)
Janeiro (23)
λ Jn/Dz
YTD
1
GM/ONIX
9.511
5.291
-28,0%
5.291
2
FIAT/STRADA
9.169
5.194
-26,7%
5.194
3
HYUNDAI/HB20
6.970
4.222
-21,6%
4.222
4
GM/ONIX PLUS
8.030
4.193
-32,4%
4.193
5
GM/TRACKER
8.283
4.121
-35,6%
4.121
6
HYUNDAI/CRETA
6.572
3.730
-26,6%
3.730
7
VW/T CROSS
6.182
3.076
-35,6%
3.076
8
JEEP/COMPASS
6.092
2.862
-39,2%
2.862
9
TOYOTA/HILUX
5.783
2.689
-39,8%
2.689
10
VW/GOL
9.166
2.617
-63,1%
2.617
11
FIAT/TORO
4.296
2.467
-25,7%
2.467
12
FIAT/PULSE
4.019
2.276
-26,7%
2.276
13
VW/NIVUS
4.756
2.257
-38,6%
2.257
14
RENAULT/KWID
5.083
2.210
-43,7%
2.210
15
NISSAN/KICKS
3.667
2.160
-23,8%
2.160
16
JEEP/RENEGADE
5.420
2.156
-48,5%
2.156
17
FIAT/FASTBACK
3.411
2.024
-23,2%
2.024
18
FIAT/CRONOS
4.598
1.988
-44,0%
1.988
19
VW/SAVEIRO
3.024
1.938
-17,1%
1.938
20
VW/VOYAGE
4.002
1.726
-44,2%
1.726
21
TOYOTA/COROLLA CROSS
3.894
1.704
-43,4%
1.704
22
FIAT/ARGO
6.737
1.688
-67,6%
1.688
23
FIAT/MOBI
7.258
1.630
-70,9%
1.630
24
VW/POLO
2.887
1.571
-29,6%
1.571
25
GM/S10
3.374
1.553
-40,4%
1.553
26
TOYOTA/COROLLA
4.330
1.547
-53,8%
1.547
27
TOYOTA/YARIS HB
3.221
1.503
-39,6%
1.503
28
HYUNDAI/HB20S
2.920
1.500
-33,5%
1.500
29
GM/SPIN
2.432
1.167
-37,9%
1.167
30
RENAULT/DUSTER
2.268
1.060
-39,5%
1.060
31
HONDA/CITY HATCH
1.507
1.022
-12,2%
1.022
32
FIAT/FIORINO
2.019
918
-41,2%
918
33
CITROEN/C3
3.271
875
-65,4%
875
34
TOYOTA/YARIS SEDAN
2.004
843
-45,6%
843
35
JEEP/COMMANDER
2.281
832
-52,8%
832
36
VW/TAOS
1.495
818
-29,2%
818
37
TOYOTA/HILUX SW4
1.380
791
-25,8%
791
38
PEUGEOT/208
1.787
763
-44,7%
763
39
HONDA/CITY
1.324
761
-25,6%
761
40
FORD/RANGER
1.594
649
-47,3%
649
41
RENAULT/OROCH
1.192
554
-39,9%
554
42
RENAULT/MASTER
894
522
-24,4%
522
43
HONDA/HR-V
3.198
509
-79,4%
509
44
MITSUBISHI/L200
1.589
457
-62,8%
457
45
VOLVO/XC60
312
457
89,6%
457
46
NISSAN/FRONTIER
945
439
-39,9%
439
47
VW/AMAROK
888
437
-36,3%
437
48
CAOA CHERY/TIGGO 8
715
417
-24,5%
417
49
VW/VIRTUS
796
347
-43,6%
347
50
RENAULT/SANDERO
1.365
344
-67,4%
344
51
CAOA CHERY/TIGGO 7
880
277
-59,3%
277
52
GM/EQUINOX
356
244
-11,3%
244
53
RENAULT/LOGAN
916
229
-67,6%
229
54
NISSAN/VERSA
482
228
-38,8%
228
55
BMW/320I
745
209
-63,7%
209
56
CAOA CHERY/TIGGO 5X
689
208
-60,9%
208
57
FIAT/SCUDO
236
202
10,8%
202
58
RAM/3500
452
192
-45,0%
192
59
FORD/TRANSIT
555
188
-56,2%
188
60
KIA/K2500
226
150
-14,1%
150
61
MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS
284
150
-31,6%
150
62
CITROEN/JUMPY
152
122
3,9%
122
63
CITROEN/C4 CACTUS
758
121
-79,3%
121
64
VOLVO/XC40
309
119
-50,2%
119
65
RAM/CLASSIC
304
118
-49,8%
118
66
PEUGEOT/2008
240
113
-39,1%
113
67
IVECO/DAILY
114
101
14,7%
101
68
MAN-VW/EXPRESS
150
97
-16,3%
97
69
PEUGEOT/EXPERT
184
97
-31,8%
97
70
MITSUBISHI/PAJERO
349
92
-65,9%
92
71
BMW/X3
33
81
217,6%
81
72
NISSAN/LEAF
6
78
1582,4%
78
73
PEUGEOT/PARTNER
235
75
-58,7%
75
74
RAM/2500
138
75
-29,7%
75
75
M.BENZ/CLASSEC
107
68
-17,8%
68
76
AUDI/Q5
219
67
-60,4%
67
77
PORSCHE/MACAN
87
67
-0,3%
67
78
PORSCHE/911
50
66
70,8%
66
79
KIA/STONIC
120
66
-28,8%
66
80
GM/CRUZE SEDAN
181
64
-54,2%
64
81
M.BENZ/CLASSE GLB
111
62
-27,7%
62
82
AUDI/Q3
269
60
-71,1%
60
83
PORSCHE/CAYENNE
124
59
-38,4%
59
84
GM/TRAILBLAZER
296
57
-75,1%
57
85
M.BENZ/CLASSE GLA
149
57
-50,5%
57
86
BMW/330E
67
57
10,1%
57
87
GM/MONTANA
1
54
6888,2%
54
88
LAND ROVER/RANGE ROVER
-
54
-
54
89
MINI/COOPER COUNTRYMAN
66
54
5,9%
54
90
FORD/MAVERICK
128
50
-49,4%
50
91
VOLVO/XC90
125
50
-48,2%
50
92
M.BENZ/GLE
86
50
-24,8%
50
93
DFSK/V21
59
49
7,5%
49
94
KIA/SPORTAGE
169
49
-62,5%
49
95
BMW/X6
53
49
19,6%
49
96
FORD/BRONCO
94
47
-35,3%
47
97
CAOA CHERY/ARRIZO6
-
45
-
45
98
M.BENZ/SPRINTER 315
64
42
-15,1%
42
99
SUZUKI/JIMNY SIERRA
77
42
-29,4%
42
100
RAM/1500
112
40
-53,8%
40
101
BMW/X5
45
40
15,0%
40
102
MINI/COOPER
82
37
-41,6%
37
103
AUDI/A5
76
36
-38,7%
36
104
FORD/TERRITORY
52
32
-20,4%
32
105
AUDI/A3 SEDAN
84
31
-52,2%
31
106
LAND ROVER/DEFENDER
-
30
-
30
107
PEUGEOT/3008
54
28
-32,9%
28
108
BMW/X4
47
26
-28,4%
26
109
M.BENZ/GLC
40
25
-19,1%
25
110
RENAULT/CAPTUR
75
24
-58,6%
24
111
BMW/M3
30
23
-0,8%
23
112
FORD/MUSTANG
10
23
197,6%
23
113
TOYOTA/RAV4
111
23
-73,2%
23
114
JEEP/WRANGLER
4
22
611,8%
22
115
LAND ROVER/VELAR
27
22
5,4%
22
116
AUDI/A3
7
21
288,2%
21
117
VOLVO/C40
38
21
-28,5%
21
118
M.BENZ/CLA250
50
20
-48,2%
20
119
GM/CRUZE HB
68
19
-63,8%
19
120
PORSCHE/TAYCAN
8
18
191,2%
18
121
AUDI/A4
99
17
-77,8%
17
122
LAND ROVER/DISCOVERY
-
17
-
17
123
HYUNDAI/TUCSON
21
17
4,8%
17
124
JAGUAR/FPACE
26
17
-15,4%
17
125
EFFA/V22
21
16
-1,4%
16
126
RDK/TIGER
17
16
21,8%
16
127
JAC/E-JS1
20
16
3,5%
16
128
PORSCHE/PANAMERA
24
15
-19,1%
15
129
VW/JETTA
31
14
-41,6%
14
130
BMW/420I
40
14
-54,7%
14
131
DODGE/SPRINTER
8
12
94,1%
12
132
JEEP/GLADIATOR
6
12
158,8%
12
133
M.BENZ/CLA45
22
11
-35,3%
11
134
KIA/CARNIVAL
16
10
-19,1%
10
135
SUZUKI/JIMNY
20
9
-41,8%
9
136
AUDI/Q7
27
9
-56,9%
9
137
LEXUS/UX250H
18
9
-35,3%
9
138
PORSCHE/CAYMAN
4
8
158,8%
8
139
JAGUAR/F-TYPE
13
8
-20,4%
8
140
BMW/I3
37
8
-72,0%
8
141
FIAT/500E
6
8
72,5%
8
142
FIAT/SIENA
4
7
126,5%
7
143
CAOA CHERY/TIGGO 3X
40
7
-77,4%
7
144
BMW/X1
28
6
-72,3%
6
145
AUDI/Q8
29
6
-73,2%
6
146
FIAT/DUCATO
11
5
-41,2%
5
147
HONDA/CIVIC
5
5
29,4%
5
148
CHEVROLET/CORVETTE
5
5
29,4%
5
149
FIAT/UNO
6
5
7,8%
5
150
HYUNDAI/IX35
12
5
-46,1%
5
151
LAND ROVER/EVOQUE
32
5
-79,8%
5
152
BMW/218I
11
5
-41,2%
5
153
AUDI/E TRON
29
5
-77,7%
5
154
BYD/T3
-
4
-
4
155
IVECO/DAILY 30-130
10
4
-48,2%
4
156
GM/CAMARO
3
4
72,5%
4
157
TOYOTA/CAMRY
3
4
72,5%
4
158
VW/FUSCA
5
4
3,5%
4
159
FER CAR/NAJA ONE
31
4
-83,3%
4
160
JAC/T40
7
4
-26,1%
4
161
TOYOTA/BANDEIRANTE
1
3
288,2%
3
162
FORD/F150
16
3
-75,7%
3
163
FOTON/AUMARK 1039
3
3
29,4%
3
164
FOTON/AUMARK 3.5-14DT
4
3
-2,9%
3
165
JAC/IEV750
1
3
288,2%
3
166
JAC/EJV5.5
-
3
-
3
167
LEXUS/ES300
5
3
-22,4%
3
168
TROLLER/T4
2
3
94,1%
3
169
KIA/CERATO
10
3
-61,2%
3
170
BMW/118i
15
3
-74,1%
3
171
VW/UP
-
3
-
3
172
BMW/530E
17
3
-77,2%
3
173
CAOA CHERY/ICAR
3
3
29,4%
3
174
GM/SILVERADO
2
2
29,4%
2
175
TOYOTA/TUNDRA
1
2
158,8%
2
176
JAC/IEV 330P
3
2
-13,7%
2
177
M.BENZ/SPRINTER 416
4
2
-35,3%
2
178
EFFA/V25
7
2
-63,0%
2
179
GMC/HUMMER EV EDITION 1
-
2
-
2
180
GM/CORSA
-
2
-
2
181
FYBER/FYBER
4
2
-35,3%
2
182
VW/GOLF
-
2
-
2
183
BABY/TST
2
2
29,4%
2
184
JAGUAR/EPACE
7
2
-63,0%
2
185
FIAT/DOBLO
-
1
-
1
186
FORD/F250
1
1
29,4%
1
187
GMC/SIERRA
1
1
29,4%
1
188
TOYOTA/TACOMA
-
1
-
1
189
PEUGEOT/BOXER
-
1
-
1
190
HYUNDAI/HR
4
1
-67,6%
1
191
IVECO/DAILY 5516
-
1
-
1
192
JAC/v260
4
1
-67,6%
1
193
IVECO/DAILY 35-150
3
1
-56,9%
1
194
PORSCHE/BOXSTER
-
1
-
1
195
CADILLAC/CADILLAC
-
1
-
1
196
GM/CLASSIC
-
1
-
1
197
M.BENZ/CLASSE A
7
1
-81,5%
1
198
FORD/ECOSPORT
2
1
-35,3%
1
199
VW/FOX
1
1
29,4%
1
200
FIAT/PALIO
2
1
-35,3%
1
201
HYUNDAI/SANTAFE
-
1
-
1
202
VOLVO/S90
1
1
29,4%
1
203
MITSUBISHI/OUTLANDER
8
1
-83,8%
1
204
GM/VECTRA HATCH
-
1
-
1
205
M.BENZ/CLASSE E
1
1
29,4%
1
206
AUDI/RS6 AVANT
11
1
-88,2%
1
207
CAOA CHERY/TIGGO 2
-
1
-
1
Ranking - maiores grupos automotivos - janeiro (24) de 2023
Impressionante a performance da VW com o Polo Track e com a disponibilidade de Gol e Voyage caindo vertiginosamente pelo encerramento da produção, e mesmo com tais importantes revezes, ainda se mantém com 16% de share! Um feito e tanto! Quando chegar o Polo Track em peso ás concessionárias, a VW pode disputar liderança, ao meu sentir.
Impressionante a performance da VW com o Polo Track e com a disponibilidade de Gol e Voyage caindo vertiginosamente pelo encerramento da produção, e mesmo com tais importantes revezes, ainda se mantém com 16% de share GRAÇAS ÀS DESOVAS LOUCAS EM LOCADORAS!! Um feito IGUAL AO DA FIAT! Quando chegar o Polo Track (QUE TEM PROFECIA DE VENDER 12.000/mês) em peso ás concessionárias, a VW pode disputar liderança, ao meu sentir.
jamais profetizei 6.000 do Polo 2023 em janeiro. Mas no segundo semestre de 2023, com produção normalizada. O Polo ainda está com limitações de oferta, e grandes filas de espera nas concessionárias. A VW simplesmente não consegue atender a volúpia dos consumidores pelo carro.
"jamais profetizei 6.000 do Polo 2023 em janeiro." EXATO! NA MOSCA!
Vc profetizou no lançamento, em outubro. Não vendeu, foi pra novembro. Não vendeu, "a currada estava contratada pra dezembro". Agora, vendo o fracasso de vendas, diz que é no segundo semestre. Ridículo.
Polo não tem limitações de oferta. Não tem filas de espera. Tem a pronta entrega em toda a rede, e começam a surgir os descontos paras desovas.
A VW simplesmente não consegue vender esse carro aos consumidores, que preferem a concorrência.
Vdd! As filas pra comprar o Polo estão enormes. 7.532 pessoas na porta da concessionária aqui do bairro. Todas com dinheiro na mão, exigindo o Polo GTS.
a CAVEIRO de 15 anos já morreu, só vende um pouco pras locadoras, nem vem comparar com Strada moderna e muito menos com novaMONTANA q é concorrente apenas da TORO
Impressionante a performance da VW com o Polo Track e com a disponibilidade de Gol e Voyage caindo vertiginosamente pelo encerramento da produção, e mesmo com tais importantes revezes, ainda se mantém com 16% de share! Um feito e tanto! Quando chegar o Polo Track em peso ás concessionárias, a VW pode disputar liderança, ao meu sentir.
ResponderExcluirComeçou a se drogar cedinho, hein?
ExcluirImpressionante a performance da VW com o Polo Track e com a disponibilidade de Gol e Voyage caindo vertiginosamente pelo encerramento da produção, e mesmo com tais importantes revezes, ainda se mantém com 16% de share GRAÇAS ÀS DESOVAS LOUCAS EM LOCADORAS!! Um feito IGUAL AO DA FIAT! Quando chegar o Polo Track (QUE TEM PROFECIA DE VENDER 12.000/mês) em peso ás concessionárias, a VW pode disputar liderança, ao meu sentir.
ExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ativando modo Carlota.
ExcluirOlha a imensa volúpia do mercado para com a Montana, teve um crescimento nas vendas de 6888,2%, isso mesmo, quase 7mil por cento, sucesso estrondoso.
Polo na 24a posição! 24!!!
ExcluirSentiu Carlota? kkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirFaltam 6 dias para o fim do mês, e apenas 4.429 unidades para o VW Polo cumprir a profecia e bater a sua meta!
ResponderExcluirVamos torcer??
jamais profetizei 6.000 do Polo 2023 em janeiro. Mas no segundo semestre de 2023, com produção normalizada. O Polo ainda está com limitações de oferta, e grandes filas de espera nas concessionárias. A VW simplesmente não consegue atender a volúpia dos consumidores pelo carro.
ResponderExcluir"jamais profetizei 6.000 do Polo 2023 em janeiro." EXATO! NA MOSCA!
ExcluirVc profetizou no lançamento, em outubro. Não vendeu, foi pra novembro. Não vendeu, "a currada estava contratada pra dezembro". Agora, vendo o fracasso de vendas, diz que é no segundo semestre. Ridículo.
Polo não tem limitações de oferta. Não tem filas de espera. Tem a pronta entrega em toda a rede, e começam a surgir os descontos paras desovas.
A VW simplesmente não consegue vender esse carro aos consumidores, que preferem a concorrência.
Vamos esperar mais desovas em locadoras.
Sem fake news e mentiras por aqui.
MENTIROSA!
ExcluirTEM POLE A PRONTA ENTREGA NO BRASIL TODO. SE QUISER TE PROVO AQUI AGORA KENGA.
RETIFICANDO nossa DEMNETE CA CA D4 profetizou 18 mil a partir de Janeiro com a Chegada da POLE CREK CREK, esta tudo dentro da margem de erro !!!
ExcluirKKKKK
MAIS FACIL CA FA CUIDAR DE SUA DEMENCIA DO QUE UM MES A POLE VENDER 18 MIL!!
APENAS A REALIDADE MAIS REAL DA REALIDADE!!!
Vdd! As filas pra comprar o Polo estão enormes. 7.532 pessoas na porta da concessionária aqui do bairro. Todas com dinheiro na mão, exigindo o Polo GTS.
ExcluirPode falar o que quiser, os números não sustentam seu discurso.
ResponderExcluirAtivando modo Carlota.
ResponderExcluirOlha a imensa volúpia do mercado para com a Montana, teve um crescimento nas vendas de 6888,2%, isso mesmo, quase 7mil por cento, sucesso estrondoso.
PA RA BE NS
Excluirruim pra fiat..e vai piorar com a saveiro esse ano. montana e saveiro ... dupla penetração no mercado pra cima da toro e strada
Excluira CAVEIRO de 15 anos já morreu, só vende um pouco pras locadoras, nem vem comparar com Strada moderna e muito menos com novaMONTANA q é concorrente apenas da TORO
ExcluirCAVEIRO apenas terá uma nova frente...
IMPRESSIONANTE ESSE CARRO HÁ ANOS NO MERCADO E CONTINUA SENDO O MELHOR E MAIS LINDO...
ResponderExcluirIMPRESSIONANTE A CHEVROLET SUBINDO, NA COLA DA FIAT...
Brasileiro não sabe comprar carros.
ResponderExcluirVive comprando carros casquinha, bonitos e ordinarios.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.