As vendas de
carros novos no mercado europeu cresceu 16,3% em novembro de 2022. No acumulado de 2022, porém, há uma retração de -6,1%.
Em termos geográficos, a Alemanha é o destaque com alta de 31,4%. Outros mercados também cresceram: Itália com alta de 14,7%, Espanha com alta de 10,3% e França com alta de 9,8%.
Os
carros elétricos a bateria atingiram 11,9% do mercado total no terceiro trimestre de 2022, enquanto híbrios chegam a híbrido 22,6% e gasolina 37,8%, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
No acumulado de onze meses em 2022: a Itália registrou o resultado mais fraco até agora este ano, queda de 11,6%, seguida pela França, queda de 8,7%, Espanha, queda de 4,4% e Alemanha, queda de 2,4%.
Montadoras: Gruoo Volkswagen lidera
O ranking de montadoras mostra ao Grupo Volkswagen líder, ampliando seu domínio de mercado em novembro, chegando a 25,1%. O crescimento em volume sobre novembro de 2021 foi de 36,8%.
O segundo maior conglomerado é o Stellantis, com 16,3% do mercado, retraindo sobre os 19,9% de novembro de 2021.
A terceira maior na Europa é a Hyundai-Kia (caindo 3), seguida do Grupo Renault (crescendo 4,3%).
Toyota é o quinto maior, com 35,3% de crescimento.
Ranking - montadoras - Europa - novembro de 2022
Grupo | NOVEMBER |
% mercado | unidades | % Δ |
22 | 21 | 2022 | 2021 | 22/21 |
Volkswagen Group | 25,1 | 22 | 254.465 | 186.039 | 36,8% |
Volkswagen | 11,1 | 9 | 112.573 | 77.974 | 44,4% |
Audi | 5,9 | 4 | 60.261 | 37.768 | 59,6% |
Skoda | 4,5 | 5 | 45.332 | 39.283 | 15,4% |
Seat2 | 2,7 | 3 | 27.255 | 22.872 | 19,2% |
Porsche | 0,8 | 1 | 8.581 | 7.586 | 13,1% |
Others3 | 0 | 0 | 463 | 556 | -16,7% |
Stellantis | 16,3 | 19,9 | 165.231 | 171.584 | -3,7% |
Peugeot | 4,9 | 6,1 | 49.670 | 52.662 | -5,7% |
Opel/Vauxhall | 3,2 | 4 | 32.551 | 34.582 | -5,9% |
Fiat4 | 3,2 | 3,8 | 32.850 | 32.756 | 0,3% |
Citroen | 2,9 | 3,9 | 28.974 | 33.461 | -13,4% |
Jeep | 0,9 | 1 | 8.715 | 8.673 | 0,5% |
DS | 0,4 | 0,4 | 4.524 | 3.481 | 30,0% |
Lancia/Chrysler | 0,4 | 0,4 | 3.631 | 3.215 | 12,9% |
Alfa Romeo | 0,3 | 0,3 | 3.502 | 2.353 | 48,8% |
Others5 | 0,1 | 0 | 814 | 401 | 103,0% |
Hyundai Group | 8,2 | 10 | 83.691 | 86.288 | -3,0% |
Kia | 4 | 4,6 | 40.898 | 40.056 | 2,1% |
Hyundai | 4,2 | 5,4 | 42.793 | 46.232 | -7,4% |
Renault Group | 9,5 | 10,7 | 95.997 | 92.060 | 4,3% |
Renault | 5,1 | 6,2 | 51.944 | 53.978 | -3,8% |
Dacia | 4,3 | 4,4 | 43.757 | 37.681 | 16,1% |
Alpine | 0 | 0 | 296 | 263 | 12,5% |
Lada6 | | 0 | | 138 | -100,0% |
Toyota Group | 7,4 | 6,4 | 74.576 | 55.134 | 35,3% |
Toyota | 7 | 6,1 | 70.559 | 52.326 | 34,8% |
Lexus | 0,4 | 0,3 | 4.017 | 2.808 | 43,1% |
BMW Group | 7,6 | 7,8 | 77.598 | 67.533 | 14,9% |
BMW | 5,9 | 6 | 59.876 | 52.058 | 15,0% |
Mini | 1,7 | 1,8 | 17.722 | 15.475 | 14,5% |
Mercedes-Benz | 5,7 | 6,5 | 57.631 | 56.476 | 2,0% |
Mercedes | 5,4 | 6,1 | 55.280 | 52.541 | 5,2% |
Smart | 0,2 | 0,5 | 2.351 | 3.935 | -40,3% |
Ford | 4,5 | 3,5 | 45.542 | 30.520 | 49,2% |
Nissan | 2,2 | 2,2 | 22.084 | 18.820 | 17,3% |
Volvo | 2,6 | 2,5 | 25.879 | 21.935 | 18,0% |
Mazda | 1,2 | 1,2 | 12.206 | 10.250 | 19,1% |
Jaguar Land Rover Group | 0,9 | 1 | 9.275 | 8.419 | 10,2% |
Land Rover | 0,8 | 0,7 | 7.722 | 6.010 | 28,5% |
Jaguar | 0,2 | 0,3 | 1.553 | 2.409 | -35,5% |
Honda | 0,5 | 0,5 | 5.216 | 4.508 | 15,7% |
Mitsubishi | 0,4 | 0,7 | 4.008 | 5.934 | -32,5% |
Lada6 | 0 | | 27 | | |
1 ACEA estimation based on total by market |
2 Including Cupra |
3 Including Bentley, Lamborghini and Bugatti |
4 Including Abarth |
5 Including Dodge, Maserati and RAM |
6 As of 2022, Lada is no longer part of Renault Group |
Vamos aos fatos.
ResponderExcluirVW crescendo absurdamente, enquanto Stellantis despenca.
Europa é o mercado mais exigente do mundo, o que exige carros de melhor qualidade. Nesse mercado altamente sofisticado, quem manda é o grupo VW.
NOSSA!
ExcluirISTO É INCRÍVEL!
Trata-se de espasmos de DEFUNTO.
Mesmo porque, o mercado NORTE AMERICANO ...
DESPREZA!
Europeu é mais exigente,Americanos gostam de banheiras extravagantes
ExcluirMais fatos. Audi em novembro currou a BMW e a Mercedes. Vendeu mais na Europa inteira. Fatos, apenas fatos.
ResponderExcluirVW na europa não é a mesma do Brasil. Fatos, apenas fatos. Na Europa o GOL deles se chama GOLF GTI, aqui o novo gol se CHAMA POLO TRACK. Brasil é pária mundial. FATO.
ResponderExcluira vw é nivel bmw ,audi e mercedes na europa mesmo
ExcluirLegal reportagem! Poderia fazer a mesma reportagem do mercado americano?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.