A Toyota do Brasil está celebrando 30 anos de presença de alguns de seus modelos, como o Corolla (veja aqui) e também da picape Hilux. Ambos foram apresentados no Salão Internacional do Automóvel em 1992.
1992 definiu a chegada de um dos produtos mais importantes do portfólio Toyota, a Hilux
A Hilux desembarcou no Brasil em sua 5ª geração inicialmente trazida do Japão, com com motorização quatro cilindros, diesel, nas opções de cabine simples e dupla. Proveniente da combinação das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), a picape adotava a motorização 2.4L, com 83 cavalos, e a 2.8L, com 88 cavalos, nas opções de tração 4x2 e 4x4 também nas versões cabines simples e dupla.
Toyota Hilux 1992
No primeiro ano foram vendidas 372 unidades, passando a 919 veículos comercializados no ano seguinte e um total de 6.152 até 1996, todas importadas do Japão, em 1997 a Hilux passa a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate naquele País, que recentemente completou 25 anos de atividades.
Toyota Hilux 1993
Desde então, as vendas seguiram em forte crescimento, alcançando volumes de 4.148 e 7.283 nos anos de 1997 e 1998 respectivamente. A linha 2002 da pica traz um novo facelift e recebe um novo motor turbodiesel com 2.0L e 116 cavalos, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7L 16V a gasolina com 142 cavalos.
Hilux 2002 – Facelift e novos motores diesel e gasolina
Já em 2005, a Toyota apresentou ao mercado a 7ª geração da Hilux com o slogan “A Revolução Total”, alavancando a vendas com a introdução da transmissão automática, muito requisitada pelos consumidores, e o refinamento de vários itens de conforto e conveniência. A partir daí, foram feitas mudanças e a inclusão de outros equipamentos nos anos posteriores como ar-condicionado digital, computador de bordo, recalibração da suspensão, e a introdução da tecnologia flexfluel em sua motorização.
Linha Hilux 2005
Na 8ª geração, lançada em 2015 como linha 2016, a Hilux adotou uma plataforma totalmente nova e mais reforçada. Motorização diesel revista, com um 2.8L 16V, quatro cilindros, com 177 cavalos, e a inclusão de três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), nas versões cabine simples e dupla, e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para o motorista), na versão SRX cabine dupla, fez com que a picape alcançasse as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.
Toyota Hilux 8ª Geração chegava em 2015
Em 2019 a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, limitada a 420 unidades, com novo visual, grade hexagonal e remodelação do para-choque dianteiro, representando o conceito da divisão esportiva Toyota GAZOO Racing. Equipada com um motor diesel 2.8L, quatro cilindros, de 177 cavalos, a nova versão esportiva também ganharia uma companheira em 2020 com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0L V6, com 234 cavalos.
GR-S – A versão esportiva da Hilux chegava na linha 2019
Consolidando sua liderança de mercado, a linha Hilux 2021 recebeu uma importante atualização mecânica no motor diesel, que agora contaria com 204 cavalos, além de itens avançados de segurança como controle de velocidade adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX. Recentemente, a picape recebeu mais três importantes versões para diversificar ainda mais seu portfólio: a GR-Sport com motor diesel de 224 cavaloes e 55 kgfm de torque; a SRX Limited com mais itens de conforto e conveniência; e a Conquest, com visual mais off-road e itens exclusivos.
Conquest – O mais recente lançamento da gama Hilux para 2023
Com mais de 700 mil unidades vendidas por aqui desde o início de sua importação, a Hilux é líder das picapes médias.

6 Comentários

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  1. A Bombarok vai levar uns 3 mil anos para vender o que a HILUX vendeu em 30 anos!!

    SAROBAS APENAS SAROBAS, NE CA CA D4!!!

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  2. Até hoje, a Hilux 2023, é inferior tecnicamente à Amarok. Só para lembrar, Amarok com tração 4Motion, cambio de 8 marchas, motor 3.0 TDI Audi. Suspensão da Amarok, imbatível, a única com conforto de sedã. Hilux pula como uma cabrita no cío.

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    1. A única pick-up diesel que não pode pegar poeira é só serve para andar no shopping!!

      NAIS SABORAS, MAIS SAROBAS, NE CA CA D4!!!!

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    2. O problema da Marea de Caçamba é alergia a barro

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  3. Fora a amarok v6 que é um sucesso entre os mecânicos.

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