O
Toyota Camry foi revelado oficialmente no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de 1992, conjuntamente ao
Corolla e
Hilux.
O Camry, sedã topo de gama da marca, tem o nome como tradução da palavra “Kanmuri”, que em japonês significa Coroa. No lançamento, em 1992, o Camry estava equipado com um motor 3.0L 24V V6 com 188 cavalos e transmissão automática Overdrive, e equipamentos como Airbag e freios com ABS.
|
Toyota Camry LE - novidade da gama no Brasil para 1995 |
Com a chegada da versão LE, em 1995, com leves atualizações nas lanternas traseiras, e equipado com o motor de quatro cilindros, 2.2L 16V com 127 cavalos, o modelo integrou o portfólio da Toyota se juntando a já conhecida configuração XLE, todas com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive.
A 4ª geração, de 1997, trouxe um novo design e novas configurações nas versões LE, agora com motor 2.2L 16V com 131 cavalos, e a XLE com um propulsor 3.0L 24V V6 com 191 cavalos, ambos com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive. No quesito segurança, airbags laterais (“
sidebags”) e zonas de deformação da carroceria projetadas para preservar a cabine dos passageiros em caso de colisão foram incorporadas ao Camry.
Na 5ª geração, de 2003, o design mudou, ficando mais imponente. O Camry ganhou itens de conveniência como computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, e controle eletrônico de estabilidade (VSC).
Apresentado em 2006 já como linha 2007, a 6ª geração do Camry trouxe um design arrojado e alinhando com as tendências globais. A versão XLE vinha equipada com um novo motor 3.5L 24V V6 Dual VVTi, capaz de render 284 cavalos, um ganho de 98 cavalos se comparado a geração anterior, além de uma transmissão automática de seis marchas com comando sequencial.
|
A 7ª geração do Camry chegava ao Brasil em 2012 |
A atual 8ª geração, que chegou por aqui em 2018, foi desenvolvida sobre a nova plataforma modular da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture). Ela trouxe um motor com 310 cavalos, e uma nova transmissão automática sequencial de oito marchas.
Seguindo suas premissas rumo à neutralidade de carbono, a Toyota apresentou em 2022 a versão híbrida do luxuoso sedã, equipado com um propulsor quatro cilindros 2.5L 16V de 178 cavaloes, e três motores elétricos, de 120 cavalos, que combinados oferecem a potência combinada máxima de 211 cavalos. O modelo se juntou aos outros veículos eletrificados da Toyota, como Corolla e Corolla Cross híbridos flex, e o RAV4 híbrido.
Com aprimoramentos em segurança, principalmente no Toyota Safety System (TSS), o sedã recebeu Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA), Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), Assistência de Direção de Emergência (ESA) - capaz de auxiliar o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, o que mantém a estabilidade do automóvel e reduz os riscos de acidentes, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual e Faróis altos automáticos (AHB). No quesito segurança, o Camry atual conta com nove airbags, um dos mais equipados do segmento.
No Brasil, com mais de 7 mil unidades vendidas desde o início de sua importação, o Camry segue sendo uma opção da marca no segmento de luxo.
Referência no segmento sedã premium.
ResponderExcluirEnquanto uns fazem lendas outras só fazem Goletas mudando de tamanho!!
Sempre ficou a reboque do chefe, o Passat.
ResponderExcluirhttps://4.bp.blogspot.com/-tkL1o_zKxTc/U7W8X29RsNI/AAAAAAABZGo/7s9iTEas2B4/s1600/Novo-VW-Passat-2015-traseira.jpg
Mas quem hoje continua no mercado nacional ?!? Hã ?!? 🤭🤭🤭
ExcluirPaçate - Simplesmente uma GOLETA BOQUETA COM PORTA MALAS.
ResponderExcluirO logotipo da vorkizinha, não combina com carros de classe.
A vorkizinha só empurra no mercado....GOLETAS de vários tamanhos.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.