O Mercedes-Benz 190 completa este mês a marca de quarenta anos. O modelo foi fundamental para a montadora de Stuttgart, tendo sido o primeiro modelo compacto quatro portas e destinado a um público jovem, buscando competir com o Audi 80/A4.
O Mercedes 190, precursor do Classe C, chegou ao mercado em dezembro de 1982.
Produzido até 1992, com cerca de 1.900.000 unidades, o 190 é chamado pelos entudiastas de “Baby-Benz ”. Em 1993 foi substituído pelo Classe C, atualmente em sua quinta geração.
As origens do projeto Mercedes 190, identificados pelo código interno W201, datam de meados da década de 1970. A longa crise do petróleo de 1973 levou os dirigentes da Mercedes-Benz a construir um modelo compacto, sem sacrificar em nada a elegância e a qualidade de construção que caracterizavam os modelos clássicos da marca.
Para o novo carro, a Mercedes investiu 1,4 bilhão de marcos alemães no fábrica em Bremen, na época uma das mais avançadas do mundo em termos de automação e ainda hoje o mais importante centro de produção do Classe C no mundo.
O Mercedes 190 adotava uma arquitetura leve, porém mais segura. Novos padrões de segurança também foram alcançados em relação à dinâmica de direção, significativamente melhorados graças à nova suspensão traseira multi-link (que garantiu melhor aderência à estrada) e à suspensão dianteira McPherson.
O visual elegante - desenvolvido pelo estilista italiano Bruno Sacco - foi um dos principais fatores do Mercedes 190.
O modelo estabeleceu-se como um verdadeiro símbolo de status para os yuppies e um emblema de emancipação para muitas jovens mulheres de carreira, que descobriram o "feeling" Mercedes e se apaixonaram por ele, conquistados pelo visual sóbrio e elegante, pela segurança na direção topo da categoria e suavidade dos motores compactos da marca.
Disponível no lançamento com um único motor 2.0 quatro cilindros a gasolina movido a carburador (90 cv) ou injeção (122 cv), a partir de 1983 o Mercedes 190 passou a ser oferecido também com um 2.0 diesel naturalmente aspirado motor de 72 CV.
Uma versão completamente diferente caracterizou os motores de dezesseis válvulas do 185 cv 190 E 2.3-16 e do subseqüente 195 cv 190 E 2.5-16.
Já era currado pelo Audi 80, que foi o carro escolhido pelo Ayrton Senna.
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-wYBcsGf2kFU/YCqPt9E8WSI/AAAAAAAAqjM/2Lx8acxyIKAVmlca1XUAPNcycZ27i9EhwCLcBGAsYHQ/s2048/Audi-S2-1994-Ayrton-Senna%2B%25281%2529.jpg
Audi sempre à frente
https://1.bp.blogspot.com/-GDoXIFB--os/YCqP--EGDAI/AAAAAAAAqjY/2ehufWSlLW4Ct1SJD9RPyJMd6wlYRTTQwCLcBGAsYHQ/s2048/Audi-S2-1994-Ayrton-Senna%2B%25285%2529.jpg
Em design e tecnologia.
Não sei concorrentes. Audi é inferior. Audi concorrente da Volvo, é uma marca infra-premium, enquanto Mercedes é Premium de verdade.
Excluir*são
ExcluirTodos - absolutamente todos - lembram do Mercedes 190, um verdadeiro clássico. Alguém lembra do Audi 80??
ExcluirGente olhando o Jabiracaudi 80 lembrei do LADA..
ExcluirQue carro HORROROSO esse Jabiracaudi 80.
Esse Audi da foto nem existia quando o 190 foi lançado, querida! Estamos falando do início dos anos 1980 e você postou um carro lançado em meados dos anos 1990.
ExcluirAudi 80 nada mais era que um Passat empiriquitado, ou seja, carro de baixo custo.
Excluirgenti....designer audi 80>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>190!!!???????kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAUDISINHA....mais uma fabriqueta falida, do grupinho mequetrefe
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