O Audi e-tron SUV e o Sportback foram os primeiros modelos 100% elétricos da marca, e agora receberam atualizações na estética, mas sobretudo mecânicas, para endereçar umas das maiores queixas dos consumidores - a limitada autonomia.
Há ainda uma mudança de nomenclatura, já que o termo "e-tron" passa a ser uma marca da Audi que designa seus carros elétricos, assim como "Quattro" é aplicado para os modelos com tração integral. Assim, o Audi e-tron passou a se chamar Audi Q8 e-tron, e o Audi e-tron Sportback agora é Audi Q8 e-tron Sportback.
Este é uma atualização de meio de ciclo de vida que busca reforçar os pontos fortes e minimzar os pontos fracos - especialmente a autonomia elétrica.
O Audi e-tron sempre teve um nível adequado de confiabilidade no número indicado de autonomia, mas o problema é que o indicador da EPA - Agência de Proteção Ambiental do EUA - era baixo. Mesmo com melhoria em 2019, o autonomia era de 222 milhas (355 km) - insuficiente para enfrentar o Tesla Model Y com mais de 330 milhas (528 km).
Para resolver o problema, o Q8 e-tron recebeu uma bateria maior, agora de 114 kwh, contra os 95 kwh anteriores, resultando em 106 kwh de capacidade utilizável. O tamanho físico da bateria permaneceu inalterado, mas agora há mais células, e também houve aperfeiçoamentos na nova química celular de níquel-cobalto-alumínio (NCA).
O modelo Audi Q8 e-tron 50 mantém a bateria de 95 Kwh (89 Kwh líquidos).
Com a bateria oferecendo 23% mais energia utilizável do que antes, a Audi vê um aumento de autonomia de 30% ou mais. Isso ocorre em parte porque o Q8 E-Tron recebeu melhorias significativas na aerodinâmica, adicionando persianas ativas na grade e revisitando a parte inferior da carroceria, especialmente para melhorar o coeficiente de arrasto.
Uma novidade em termos de versões é a versão esportiva SQ8 e-tron, com três motores de 503 cv. O consumo obtido em testes reais da imprensa europeia e norte-americana na ilha vulcânica de Lanzarote, na Espanha, foi de 2,5 milhas por kwh, ou 4 km/kwh.
Assim, com a bateria de 106 kwh utulizável a autonomia real do Audi Q8 e-tron seria da ordem de 424 km, ou 265 milhas. É um avanço, mas ainda longe de igualar a autonomia dos Tesla. Ademais, o local do teste é marcado por estradas planas, sem aclives e declives que se observa na utilização normal desses carros - o que sempre acaba aumentando o consumo de energia elétrica, e, consequentemente, reduzindo o consumo.
O Audi Q8 E-Tron também recebeu ajustes na direação - que ficou mais rápida, suspensão dianteira mais firme. A suspensão a ar agora é de série em todas as versões do Q8 e-tron, o que permite ajustar a altura do carro em até 3 polegadas (7,5 cm).
O Q8 E-Tron oferece cinco modos principais de condução: offroad, allroad, eficiência, conforto e automático.
Todos os modelos Q8 e-tron têm tração nas quatro rodas, sendo que os modelos de acesso adotam configuração de motor duplo, enquanto o SQ8 obtêm uma configuração de três motores.
O Q8 E-Tron 55 possui um sistema de motor duplo que produz 407 cv e 665 Nm de toque, enquanto o SQ8 E-Tron oferece três motores, com dois deles nas rodas traseiras, para uma combinação de 503 cv e 970 Nm de torque.
Há ainda uma versão Audi Q8 e-tron 50 com 340 cv e 664 Nm de torque.
Aceleração de 0 a 100 km/h Audi Q8 50 e-tron em 6,0 segundos, Q8 55 e-tron em 5,6 s e Audi SQ8 e-tron em 4,5 s
Velocidade máxima limitada a 200 km/h, 210 km/h no SQ8 e-tron .
Recarga
As baterias ficaram maiores, mas a Audi aumentou a potência máxima de carregamento, o que permite uma redução no tempo de recarga. A potência máxima de recarga foi aumentado de 150 kw para 170 kw. Isso significa que, mesmo com a bateria maior, ele pode carregar de 10 a 80% em apenas 31 minutos.
Caso contrário, o Q8 e-tron vem com um carregador integrado de 11 kw - o suficiente para obter uma carga completa em menos de 10 horas. Há ainda um carregador de 22 Kwh.
O modelo Audi Q8 e-tron 50, com bateria de 95 kwh, mantém a potência máxima de recarga em 150 Kw.
Autonomia
Segundo a norma WLTP, o Audi Q8 e-tron com bateria de 114 kwh tem autonomia de aprox. 582 km / Sportback até aprox. 600 km. No SQ8 e-tron até 494 km SUV / 513 km para o Sportback.
O modelo com bateria de 95 kwh tem autonomia de aproximadamente 491 km para o SUV, no Sportback até aproximadamente 505 km.
Esses valores serão menores na norma EPA, da agência de proteção ambiental dos EUA, que adota padrões mais rigorosos de medição.
Design
A Audi oferece o novo Q8 e-tron em duas variantes de carroceria: SUV e Sportback. O Q8 e-tron mede 4.915 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.633 mm de altura para o SUV ou 1.619 mm para o Sportback.
Os modelos SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron são ambos dois milímetros mais baixos e 39 mm mais largo. A distância entre eixos é de 2.928 mm.
O volume total do porta-malas é de cerca de 630 litros (incluindo bagagens) no SUV e cerca de 590 litros no Sportback.
A cabine e o design do Audi E-Tron sempre foi o destaque, e no Audi Q8 E-Tron esse aspecto foi aperfeiçoado.
O modelo agora conta com novo logotipo da Audi adorna a grade. O SQ8 é mais chamativo, com elementos em cromado.
A cabine tem materiais atualizados, e dependendo da versão acabamento em madeira de nogueira mais leve no menu e microfibra Dinamica e assentos de couro sintético para o S-Line.
O Q8 E-Tron é um verdadeiro veículo de luxo, silencioso, e mantém o layout da tela dupla - uma sensível ao toque de 10,1 polegadas para comunicações, entretenimento e navegação na parte superior e uma tela de confirmação tátil de 8,6 polegadas na parte inferior dedicada principalmente ao comando do ar-condicionado.
O cluster de instrumentos permite múltiplas configurações, e opcionalmente a Audi oferece o head-up display.
Os espelhos externos baseados em câmeras continuam a ser opcionais.
Lançamento e preços
O lançamento do Q8 E-Tron no mercado europeu em fevereiro de 2023 e lançamento no mercado americano no final de abril de 2023.
Os preços na Alemanha começam em € 74.400 para o Q8 50 e-tron. Q8 55 e-tron custa € 85.300. Audi Q8 Sportback 50 e-tron - € 76.650 e o Audi Q8 Sportback 55 e-tron € 87.550.
O SQ8 e-tron / SQ8 Sportback e-tron estará disponível para encomenda na Europa em maio com preços começando em €95.800/98.050, respectivamente.
Brasil
Os Audi e-tron são vendidos no Brasil em versões SUV e Sportback, e a expectativa é que os novos modelos cheguem ao mercado nacional em 2023.
Que desbundicidade esse carro. 600 km de autonomia. RIP Tesla.
ResponderExcluirEle continua com o Grande Diferencial de ser o UNICO elétrico do Mundo que avisa a TROCA DE OLEO DO MOTOR??
ExcluirXiiii E-TRANCO tem Óleo de motor? Então ele é a combustão ou ERETRICO??
EU MIM DIVIRTU com a JACSLADAWAGEN!!!
Isso aconteceu em alguns carros,falhas de software,cismou com um defeito mínimo, nem é dono de um.
ExcluirAviso de troca de óleo....isto é incrível...
ExcluirSOFTWARE GAMBIARRENTO...
O Prius acelerava sozinho e o autopilot da Tesla causou vários acidentes fatais
ExcluirGENTI SE ESSE CARRO É TAO BOM PQ Q ELE É GAMBI E PEDE PRA TROCAR ÓLEO? KKKKK.
ExcluirTÍPICO PRODUTO XING LING DA MASSA
Quase nenhum carro pediu isso
ExcluirAntiquados, audizinha toma pau da BMW e MB
ResponderExcluirJABIRACAUDI toma Pau da VOLVO, sua concorrente de segmento infra premium
ExcluirAUDI JÁ FOI UM DIA...
ExcluirHOJE é apenas mais uma montadora de veículos populares.
Popular?tenta comprar um desses na css
ExcluirJABIRACAUDI toma Pau da VOLVO, sua concorrente
ExcluirNo RJ uma XC40 elétrica deu pane no meio do trânsito e o carro só tinha 5000 km.
XC40 Recharge é uma verdadeira bomba
TOMA AE ANDADOR DE TAKE UP:
Excluirhttps://www.reclameaqui.com.br/audi-brasil/nao-compre-audi-e-tron-audi-etron-na-garantia-parada-na-oficina-ha-9-meses_MXH6j25s7UcuyvYo/
O CARRO DEU PAU DO NADA DPS DE 3 MESES DE USO E TA PARADO 9 MESES NA P*RRA DA CONCESSIONÁRIA ESPERANDO UM MILAGRE. DEPOIS VÊM FLR DA VOLVO. É UM BOÇAL MESMO.
Palhaço automotivo,várias XC60 travaram na última atualização,o problema do E-Tron do cara deve ser de software,motor ou bateria.
ExcluirQualquer carro é sujeito a problemas
ELE NÃO TIRA A VOLVO DA BOCA. DEVE TER SIDO ENRABADA DENTRO DE UMA XC60 KKKKK
ExcluirO PROBLEMA DO ETRON NÃO É SOFTWARE E SIM BOQUETAGEM. AONDE Q DEFEITO DE SOFTWARE IRIA DEIXAR UM CARRO POR QUASE 1 ANO NA OFICINA KKKKK
VC É MAIS MULA DO QUE PENSEI.
Perdeu um Gol num sorteio do supermercado da quebrada,só pode,lógico que é software,nada tem a ver com boquetagem.
ExcluirEsse e-tron é problema elétrico
NÃO PASSA DE GAMBI.
ResponderExcluirSUA PLATAFORMA VELHACA COMPARTILHADA COM DEUS E MUNDO. POR ISSO QUE NN VENDE P*RRA NENHUMA.
ATÉ PEDIR PRA TROCAR ÓLEO ESSA M*RDA PEDE.
Ele não é da Stellantis pra ser gambiarra seu engenheiro de merda,falha de software acontece,fale das xc60 híbridas paradas nas oficinas das casas da Volvo.
ExcluirALEM DE BURRA É MULA. SEU TAKE UP DA DEFEITO DE SOFTWARE ASSIM TBM? KKKKK
ExcluirO meu é o Move,nunca deu falha alguma de software
ExcluirTodo emperiquitado e gambi (plataforma de 2007 reaproveitada).
ResponderExcluirVolvo C40 espanca esse chinesinho ae.
Não são rivais
ExcluirCONCORDO. O C40 É MAIS BONITO, SEGURO E NÃO FICA 9 MESES NUMA OFICINA ESPERANDO UM MILAGRE KKKKKKKK.
ExcluirALÉM DISSO, O VOLVO É SUECO E NÃO UM CHINÊS BOQUETA IGUAL ESSE JACAUDI.
Só acusa quando tem plugue conectado sendo que na verdade não tem,não reconhece a chave
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