A Volvo apresentou oficialmente o novo Volvo EX90, versão elétrica do XC90, com foco em segurança, sustentabilidade e tecnologia. O modelo tem lançamento previsto para o Brasil em 2024.
O Volvo EX90 mede 504 cm de comprimento, e tem como inovação a presença padrão do radar LIDAR bem acima do para-brisa, o que o torna pronto para a condução autônoma, recurso que será introduzido graças às atualizações Over The Air assim que a legislação permitir.
Numa primeira fase, porém, este scanner a laser funcionará (em conjunto com oito câmaras e cinco radares) para minimizar os acidentes, graças à possibilidade de “ver” obstáculos e perigos até 250 metros de distância.
Ainda no quesito segurança , duas câmeras monitoram o motorista (incluindo o olhar) para detectar quaisquer distrações ou doenças. E, se necessário, o carro pode parar, novamente graças à fiel reconstrução 3D da área circundante possibilitada pelo radar LIDAR.
Há ainda uma série de sensores no volante analisa os movimentos das mãos, novamente para identificar comportamentos anormais. Além disso, um sistema avançado contra o abandono de bebês com o carro estacionado, também detecta os movimentos deste último em milímetros, mesmo que estejam dormindo em um assento colocado no banco traseiro. Em suma, há muita tecnologia, mas não é um fim em si mesmo. Tudo é funcional.
O habitáculo do novo Volvo EX90 , com capacidade para sete pessoas , tem formas sóbrias, mesmo no painel, que se distingue por duas telas. A menor, horizontal e atrás do volante (este último com botões de toque), funciona como painel de instrumentos.
O outro, de 15,4”, fica verticalmente no centro do console e gerencia todas as partes de infoentretenimento e conectividade 5G. Possui gráficos desenvolvidos em colaboração com a Epic Games, uma conhecida desenvolvedora de videogames.
O uso de comandos de voz permite controle, e não falta interação com a automação residencial graças aos assistentes de voz do Google. A essencialidade das formas é acompanhada pelo uso de materiais ecossustentáveis, como o novo tecido chamado Nordico que combina componentes reciclados e fibras derivadas de madeiras florestais cultivadas com critérios de compatibilidade ambiental. A maior parte do aço e alumínio usados na estrutura e na carroceria também são reciclados.
O novo Volvo EX90 abre uma linha de novos carros elétricos, o que levará a fabricante sueca a produzir apenas veículos movidos a bateria até 2030. O outro objetivo da marca, previsto para 2040, é atingir a neutralidade em termos de emissões de dióxido de carbono para todo o processo produtivo.
O carro usa uma nova plataforma que também será utilizada por modelos de outras marcas da empresa chinesa Geely (incluindo o Lotus Eletre). A bateria de íons de lítio de 111 kWh alimenta um motor elétrico dianteiro e um traseiro ligado às respectivas rodas.
A potência total é 517 cv ou 408 cv , dependendo da versão. No primeiro caso, fala-se de um sprint “0-100” em apenas 4,9 segundos e 910 Nm de empuxo total. A variante menos potente, por outro lado, tem um torque total de 770 Nm, muito respeitável apesar da considerável massa a ser movida: uns bons 2.800 kg .
A autonomia declarada para o Volvo EX90 pode chegar a 600 km e, graças ao carregamento rápido de 250 kW , você pode ir de 10% a 80% de energia em 30 minutos. Ou, em outras palavras, você pode obter corrente suficiente em apenas dez minutos para percorrer outros 180 km.
Falando em carregamento, uma característica especial do novo Volvo EX90 é que ele pode fornecer energia e recebê-la. Por exemplo, conectando-o (com uma caixa de parede bidirecional especial) à casa, ele poderia alimentar os eletrodomésticos, talvez para compensar um apagão da rede. Ou pode recarregar outro carro elétrico Volvo ficando sem energia ao longo do caminho.
No mercado europeu o novo Volvo EX90 já pode ser encomendado na configuração Ultra opcional completa. A versão de 408 cv tem um preço de tabela de 104.500 euros , enquanto a mais potente (517 cv) custa mais 5.000 euros.
A produção das primeiras unidades está prevista para o final de 2023 nas fábricas nos EUA, em Charlestone e na China. As primeiras entregas estão previstas para janeiro de 2024 .
EIS O CURRADOR DO JABIRACAUDI E-TRANCO!!
ResponderExcluirA única vantagem do JABIRACAUDI E-TRANCO é o aviso de troca de óleo do motor, nenhum outro elétrico tem essa BIZARRICE.
JABIRACAUDI SEMPRE INOVANDO!!
KKKKKKK
Currador de bom senso,na atualização do ex90 não duvido que o carro trave e mate asfixiado o dono e ocupantes.
ExcluirChegou o LERO LERO....
ExcluirAndador de gol elétrico....pera aí...gol elétrico?
Ainda não tem!
Então ele se LOCOMOVE, com seu UNO 1.992.
Vai tomar no cu
ExcluirQuem vai querer o infra-premium Q8 e-tron tendo o EX90 muito melhor e mais tecnológico?
ResponderExcluirAonde?em idas a oficinas
Excluiroy
ResponderExcluirLro83, para... Essa sua fixação em dizer que Volvo não presta tá ridícula faz é tempo...
ResponderExcluirVocê tá procurando desculpas pra menosprezar a marca e quando perde a compostura, manda as pessoas tomar no c...
Você anda de Up! cara!!! por favor né, tenha mais hombridade e humildade pra reconhecer que essa marca é espetacular!!!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.