O Rimac Nevera atingiu uma velocidade máxima de 412 km/h, tornando-o o carro elétrico de produção mais rápido do mundo. O feito recorde segue a corrida de quarto de milha de 8,582 segundos verificada independentemente do Nevera em 2021, que o tornou o carro de produção de aceleração mais rápida do mundo.
A velocidade foi atingida na pista de Testes Automotivos de Papenburg , na Alemanha, com duas retas de 4 km. As instalações onde é possível atingir velocidades superiores a 400 km/h.
O Nevera foi colocado em seu modo de velocidade máxima, criando um perfil aerodinâmico que equilibra o arrasto e a força descendente para garantir a estabilidade em alta velocidade. Equipados com pneus Michelin Cup 2R legais para estrada e com a supervisão de um técnico da Michelin para verificar o seu estado, a corrida recorde começou.
Ao volante estava Miro Zrnčević, o piloto chefe de teste e desenvolvimento da Rimac. Era seu desafio conseguir a entrada perfeita na reta das seções curvas da pista para dar ao carro a melhor chance possível de alcançar o V-MAX. Quando o carro saiu da curva, viajando a cerca de 250 km/h (155 mph), Miro liberou toda a potência do avançado conjunto de força e bateria de quatro motores desenvolvido pela Rimac, catapultando Nevera para a faixa de 400 km/h.
Não foi até Miro ter tirado o pé do acelerador, trazendo o Nevera de volta a velocidades mais normais com segurança, que a notícia veio pelo rádio. 412 km/h (258 mph) – exatamente como simulado há muitos anos.
Rápido o suficiente para fazer de Nevera o detentor do recorde mundial de carro de produção EV mais rápido e também o carro mais rápido já registrado no Automotive Testing Papenburg. A velocidade máxima foi medida usando o Racelogic V-Box, um dispositivo de medição baseado em GPS de alta precisão.
A velocidade máxima de 412 km/h era uma meta estabelecida pela equipe Rimac quando o carro foi apresentado pela primeira vez como C_Two no Salão Automóvel de Genebra em 2018, e só agora – após 1,6 milhão de horas de desenvolvimento coletivo – foi verificada.
O Nevera é entregue a clientes com uma velocidade máxima limitada de 219 mph (352 km/h), mas pode atingir a velocidade máxima de 412 km/h (258 mph) em eventos especiais para clientes com o apoio da equipe Rimac e sob condições controladas.
Como os pneus estão sob grande estresse durante essas corridas, a maioria das precauções é direcionada para garantir que os pneus estejam ajustados adequadamente para velocidades tão altas. A produção do Nevera está atualmente em andamento na sede da Rimac nos arredores de Zagreb, na Croácia, e os primeiros carros já estão com clientes em todo o mundo.
O Rimac Nevera produz 1.914 cv de quatro motores elétricos projetados pela Rimac, que impulsionam o hipercarro de 0 a 100 km/h em apenas 1,85 segundos e a 160 km/h em 4,3 segundos.
Ostentando um nome em homenagem à sua terra natal, Nevera é uma inesperada tempestade de verão mediterrânea na costa da Croácia. Como tal, o Nevera pode se transformar de um confortável e adepto grand tourer, máquina focada em pista ou recordista de velocidade máxima em um piscar de olhos.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.