O Latin NCAP divulgou a terceira rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, com resultados decepcionantes para o popular modelo Fiat Strada e Ram 700.
A picape leve alcançou apenas uma estrela devido, entre outras coisas, à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.
A Fiat Strada / Ram 700, produzida no Brasil, obteve uma estrela tanto na versão cabine simples como dupla. A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
A versão de cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança. O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo; neste caso, ambas as versões obtiveram uma estrela.
Segundo o Latin NCAP, o impacto frontal mostrou "uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés. No impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral".
Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação do Latin NCAP e demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway.
A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da versão de cabine simples. Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.
A proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size*, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
A proteção para pedestres mostrou uma proteção pobre na parte superior da perna. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine simples também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos modelos em equipamentos de segurança passiva. Quando os resultados mostram desempenhos preocupantes, o Latin NCAP pergunta ao fabricante sobre planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas particulares. Fiat e Ram, parte de Stellantis, ainda não responderam formalmente às perguntas do Latin NCAP a este respeito.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália. Stellantis, juntamente com a General Motors e Volkswagen, é um dos três fabricantes com instalações de testes de colisão na região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrelas do Latin NCAP, é uma solução eficaz para estes problemas em nosso mercado, com o objetivo de ter consumidores informados de forma independente que prefiram veículos mais seguros e, ao mesmo tempo, que os fabricantes melhorem voluntariamente seus modelos".
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
"Uma pontuação tão baixa para a Stellantis faz com que pareça muito ruim em termos de segurança veicular. Com um modelo tão popular na região, só podemos denunciar a Stellantis por esta prática discriminatória em relação aos consumidores da América Latina e do Caribe. Sabemos que a Stellantis produz carros com padrões de segurança muito altos, mas dado o fraco desempenho demonstrado no teste do Latin NCAP do Fiat Strada/Ram 700, podemos ver que ela está incorrendo na prática perniciosa de duplo padrão em detrimento não apenas dos ocupantes desses veículos, mas da população em geral e da degradação da frota de veículos na região. A rotulagem de veículos com classificação por estrelas de segurança é um elemento chave para evitar este duplo padrão. Apelamos à responsabilidade dos governos de cada país da região para agir neste sentido”.
Fonte: Latin NCAP
Buum!!!!!!!!!!!!!!!!! LEVOU BOMBBBBBBBBBAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPara quem vai comprar esse carro, precisa:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1cqASqIbQ_v5FdKwb3s7Un3917LELfLVh8u-LTmXkZdIV1k0T6rZrvP3Ll8SZtdZqI1NmVJB7ed5x4qU3sxVc8FbllLfDpcObxEce9pDQIdmzelGJYylNL0uKcV0JkNL2ulwgKihkJjZhjah3S54KOwM36X_fTocmXjdhzOEX1AgdOH4O3Mnv0iDO/s1600/FZ8vLmgXgAMm8aA.gif
Nossaaaaa a boneca apareceu!!!
ExcluirAchamos que vc tivesse sido sequestrada por 1 dos 7000 POLE Crek Crek.
Mostre que vc é imparcial, mostre também o da Saveiro??
ExcluirKKKKKKKK
Saveiro, 3 estrelas.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=nBqh-tsSCEI
SAVEIRO MINHA LINDA, SAVEIRO MINHA LINDA, NAO GOL CARNIÇA.
ExcluirEsse do GOLETA é aquele de 2010 com protocolos de 2002??
VC E UMA PIADA CA CA D4!!
SABEM PQ CA CA D4 NAO POSTOU DA CHAVEIRO MAQUIBA DE MOER??
PRI QUE NUM TEM
O teste da plataforma do Gol Carniça foi em 2010 com protocolo de exigência de segurança muito menor dos dias atuais; portanto Gol, Voyage e Saveiro em teste de 2022 é bem provável receber apenas 1 estrela como a Strada ou 0 estrela.
ExcluirTeste feito em 2010 ainda com padrões de 2002, pq apenas em 2010 passou a obrigatoriedade dos Air bags dianteiros. Até então não havia muita exigência tanto que protocolos duravam de 5 a 10 anos.
ExcluirIsso CA CA D4 não informa!!!
Os produtos da VW do Brasil...
ExcluirNão prestam.
E ainda o 4 patas, mostra um teste feito de um GOL CARNIÇA feito para EXPORTAÇÃO.
ExcluirNem era comercializado no Brasil.
Portanto, este teste ai, não serve para o Brasil.
Mais uma carniça antiga travestida de modelo novo essa nova Strada, como também o Argo, Cronos, Mobi, Gol, Voyage, Saveiro, Logan, Sandeiro e Kwid.
ResponderExcluirVoces queriam o que? Carros Fiat com tecnologia ainda dos anos 90, isto é, plataforma de Mobi, airbags de segunda linha e custando os olhos da cara! Nessas horas como é bom ter um MQB VW, parabéns à Engenharia da VWB e, obrigado por respeitar e considerar o consumidor latino-americano, aqui vai meu muito obrigado!
ResponderExcluirAproveitando o momento, to com voces amigos do Latin NCap, excelente trabalho, que ajuda-nos desmascarar picaretas que vendem gato por lebre!
OUTRO FAKE DA CA CA D4 poste o Latin Ncap da Saveiro??
ExcluirAí podemos comparar!!
????????
Quanta cara de pau.
ExcluirO indivíduo vem aqui com uma explanação ridícula desta ai.
Eu teria vergonha.
E ainda vem elogiar o portfólio da VW do Brasil e da América Latina, sendo que este é o pior do mundo.
Só existe uma explicação...
OU VOCÊ É PAU MANDADO DO BLOG...
OU VOCÊ É DO PRÓPRIO BLOG...
Agora se você também é vendedor da VW....aí vamos rir juntos...
Olhe para o seu SHOW ROOM, e veja os veículos ridículos que você vende....
Completando: Há tempos atrás verifiquei um comentário ( sic ) que a FIAT usa em seus carros o aço de pior qualidade !
ExcluirJá era de se esperar, é um mobi de caçamba.
ResponderExcluirSe a VW manter a saveiro deveria submeter a testes tbm. Acredito que não seria diferente o resultado...
Sem dúvidas que a STRADA é um MOBI caçamba.
ExcluirAgora a SAVEIRO ou qualquer outro veículo da VWB, o boneco se recusaria em participar.
Exato Thieng, não comprei Saveiro 0km ainda por não termos avaliação crash test e claro, a Saveiro (excelente) é montada sobre plataforma desatualizada, mas ainda, pasmem, muito, mas muito melhor e segura que da cara e insegura Strada/Mobi.
ExcluirNossa, cada vez o "CARA" se supera.
ExcluirInventa que não comprou, BLÁ BLÁ BLÁ...
Se o "CARA" se olhar no espelho, verá o logotipo da VW.
Isto é simplesmente "DESESPERO"....
Irás perder o emprego.
Logo, logo a sua queridinha dar-lhe á um belo pé na sua bunda...
E irá embora....
Mude de loja/montadora enquanto dá tempo.
Era só colocar o simbolo da volks, até um carrinho de mao com o simbolo da volks tira 5 estrelas no latin, o golf 8 abriu a porta traseira no teste e ainda assim tirou 5 estrelas, porque $era?
ResponderExcluirNossa ,burro aí esse kkkk osa bonecos tem sensores jumento ..sabe de nada ,passando vergonha de graça pow kkkkk
ExcluirFiat ? Deus me livre ...tenho internet BB , sei oq presta
ResponderExcluirMenino Thieng,
ExcluirNão desdenhe de onde você irá procurar emprego....
A sua "queridinha" irá embora do Brasil.
Kkkkkk certo
ExcluirQue merda,tinha que ser Fiat
ResponderExcluirMais um D'AVOLKS.......
ExcluirÉ triste, é lamentável....olhar para o SHOW ROOM. onde trabalha...
Último lançamento p/ 2023...
Cria-se uma certa expectativa...
E aí vem....a escória da criação automotiva...
UM NOVO/VELHO......
GOL CARNIÇA....
JACSLADAWAGEN só sabe fazer Goleta apenas colocando umas luzinhas em um, uma central multimídia de plástico no outro e assim por diante
ExcluirVc acha?vw é muito mais que Gol
Excluirno Brasil SHITjacWAGEN é só gol e linha polo capados
ExcluirContra fato não há argumento. A StradaMobi naufragou no crash-test.
ResponderExcluirÉ claro que naufragou.
ExcluirAgora, você querer elogiar os veículos da VW do Brasil....
Aí não dá....né..
CHEFE...
Gostaria de registrar algumas "observações" no teste de impacto frontal do VW Nivus no tempo de vídeo 0,38' mostra o local do impacto destruído; idem no tempo 0,58'; em 1:00' a câmera não mostra o "formato" do objeto que é lançado no impacto lateral; em 1:02' as folhas de porta, sofreram afundamento apenas parcial; em 1:18' aparece o objeto de impacto do carrinho, curvado para proteger a coluna central, e apenas com amassados superficiais; idem em 1:38'. Comparem o estrago mínimo, sofrido no obstáculo de impacto frontal da Strada e Hyundai Tucson com o do Nivus que ficou destruído. Bem como nos de impacto lateral da Tucson e da Strada. O marketing das 5 estrelas continua a todo vapor.
ResponderExcluirMarketing 5 estrelas? Como pode alguém duvidar ainda hoje dos resultados do crash do Latin NCap? Marketing certamente não é neste trabalho que é de utilidade pública, isso é engenharia e não marketing.
ResponderExcluirMarketing "negativo" para desqualificar modelos concorrentes ou "enaltecer" os próprios; cito como exemplo, o caso do Fiat Tipo que revolucionou o nosso mercado automotivo, oferecendo um modelo bem equipado e igual ao Europeu. Seu sucesso foi tão estrondoso, que a Fiat resolveu fabricar o modelo em Betim. Após o lançamento do modelo nacional, uma matéria "ALARMANTE" apresentada no Jornal Nacional (FIAT TIPO PEGA FOGO), paga por uma concorrente que iria lançar o seu modelo pelado, mal acabado e com motor mais fraco, acabou com o mercado do Fiat Tipo. O problema de incêndio ocorreu devido a uma mangueira de combustível, existente apenas em alguns modelos com motorização 2.0, mas a matéria "GENERALIZOU". É o que costumo chamar de "Marketing negativo"; atualmente através da LatinNcap isso virou rotina.
ExcluirVc agora cita eventos diferentes. Vivi a época do Tipo "incendiário" que é totalmente verdadeiro, vários incendiaram expontaneamente, depois resolvido pela Fiat. O tema aqui é Latin NCap. Nos anos 90 e 2000, por apenas curiosidade de engenheiro, eu costumava frequentar desmanches, era um horror, carros como o Uno, Palio e Gol dobravam as plataformas entre as colunas A e B em choques no mesmo angulo do crash test, verdadeiras tragedias, que ainda hoje acontecem pelas cadeiras elétricas ainda em circulação. Veio então o Euro e mais tarde o Latin NCap com seus crash tests instrumentados. As montadoras europeias, japonesas, coreanas e brasileiras só evoluiram em segurança depois desses caras na Alemanha (ADAC). Então, pra encerrar, sim tem marketing 5 estrelas pelas montadoras que investem em segurança passiva e ativa; nitidamente a plataforma MQB da VW é a mais segura hoje em produção na AL. Eu pago mais para ter um VW 0km pra ter um MQB, além do carro que é excelente, Eu espero não precisar testá-la na vida real; mas, se acontecer eu estarei muito tranquilo do resultado, pois rodo 80% da milhagem em estradas, mão simples na maioria, só um MQB pra encarar.
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