A BMW Motorrad lançou nos EUA a nova
BMW S 1000 RR 2023, com chassi, suspensão e aerodinâmica atualizados, assim como novos recursos de assistência eletrônica.
O modelo deve chegar às concessionárias norte-americanas em janeiro de 2023, com preço sugerido (sem frete e impostos estaduais) de US $ 17.895.
Apresentada pela primeira vez em 2009, a BMW S 1000 RR tornou-se o padrão para seu segmento em termos de desempenho e recursos de segurança do piloto.
A Nova BMW S 1000 RR traz novidade como relação de transmissão secundária mais curta para maior tração na roda traseira; avançado "Flex Frame" com mais flexibilidade, geometria do chassi com novo ângulo de direção, deslocamento, caster e distância entre eixos.
A BMW Motorrad ofecere ainda o kit M, com chassis com ponto de articulação do braço oscilante ajustável e extremidade traseira elevada.
Nesta linha 2023, a BMW S 1000 RR 2023 traz ainda Dynamic Traction Control DTC com nova função Slide Control para derrapagens enquanto acelera usando o sensor de ângulo de direção.
E o sistema ABS Pro tem nova função Brake Slide Assist usando sensor de ângulo de direção para desvios de frenagem ao se aproximar de curvas, com opção de configuração ABS Pro “Slick”.
A esportiva teve ainda aerodinâmica otimizada com nova seção frontal, winglets, pára-brisa alto e separação do grampo triplo inferior, e passa a vir de série com a bateria mais leve da série M.
Há novidades ainda como carregamento USB na parte traseira, seção traseira redesenhada e suporte de placa mais curto, assim como chicote de fiação redesenhado para facilitar a remoção do quadro da placa de licença.
A embreagem e tampa do gerador agora são em preto, e há maior facilidade na remoção do conjunto da roda traseira devido às buchas do eixo à prova de perda, pastilhas de freio chanfradas e placa de ancoragem do freio.
Três acabamentos de pintura estão disponíveis: Blackstorm metálico, Style Passion in Racing Red não metálico e Lightwhite não metálico/BMW M.
Motor e transmissão
O novo RR 2023 apresenta um motor revisto de 4 cilindros em linha e entrega 207 cv a 13.000 rpm e um torque máximo de 83 lb-ft. (112 Nm) a 11.000 rpm, inalterado nos EUA em relação aos valores de potência e torque do modelo de saída.
A rotação máxima do motor é de 14.600 rpm. O aumento da tração da roda traseira em todas as marchas é fornecido por uma relação de transmissão secundária mais curta através do uso de uma roda dentada com 46 em vez de 45 dentes.
Modos de condução e controle dinâmico de tração (DTC) com o novo controle deslizante
A BMW S 1000 RR 2023 apresenta dois conjuntos distintos de modos de pilotagem: para rua e para pista. Os quatro modos padrão incluem “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Race”, enquanto os “Pro Modes” opcionais oferecem “Race Pro 1”, “Race Pro 2” e “Race Pro 3”.
A última geração de Controle Dinâmico de Tração (DTC) com conjunto de sensores de 6 eixos, sensor de ângulo de inclinação e ajuste fino para ainda mais segurança e desempenho ao acelerar também são padrão.
O novo recurso do Dynamic Traction Control DTC é a função Slide Control. O componente central do Slide Control é o sensor do ângulo de direção.
Com base no seu sinal, juntamente com as velocidades das rodas e os sinais da caixa de sensores, é estimado o ângulo de deslizamento na roda traseira ("ângulo de deriva").
O novo RR apresenta dois mapas do acelerador padrão que estão vinculados aos modos de pilotagem “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Race”.
O novo BMW S 1000 RR 2023 traz ainda Hill Start Control padrão para facilitar a partida em declives.
O Hill Start Control Pro opcional vai além do Hill Start Control, fornecendo a função adicional Auto HSC.
Controle de largada
O novo RR também oferece o piloto Launch Control para suporte ativo nas largadas da corrida. A ativação é feita durante a parada com o motor em marcha lenta pressionando o botão de partida por mais de três segundos. As informações relevantes são exibidas no painel de instrumentos.
A nova versão pode ser equipada com uma suspensão DDC de Controle Dinâmico de Amortecimento controlada eletronicamente opcional.
As configurações básicas do DDC estão vinculadas aos modos de condução "Rain", "Road", "Dynamic" e "Race". No modo "Rain" e "Road", o foco de ajuste do DDC está no amortecimento, que pode ser melhor descrito como esportivo-confortável. "Road" é sintonizado para ambientes urbanos com superfícies asfálticas ruins a boas.
Sistemas Eletrônicos
O painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas do novo RR tem quatro layouts de tela disponíveis (Pure Ride com os principais detalhes e telas de 3 núcleos) e os pilotos podem escolher o que é exibido para atender às suas necessidades como antes.
Como nova função de conforto, a última tela selecionada aparece após ligar novamente a ignição. Toda a tela foi projetada com foco na pilotagem esportiva e sua amplitude de informações, qualidade da tela e, por último, mas não menos importante, facilidade de uso ainda são incomparáveis no segmento superesportivo.
Além de uma ampla gama de funções e informações, os desenvolvedores da BMW Motorrad colocaram ênfase especial na melhor legibilidade possível da tela TFT de 6,5 polegadas.
Está ligado ao Multi Controller no painel esquerdo do guiador e pode ser operado de forma rápida, segura e cómoda a partir daqui.
O motociclista pode escolher entre telas personalizadas para várias finalidades. A tela Pure Ride, por exemplo, fornece todas as informações necessárias para operação normal na estrada, enquanto as três telas da tela Core são projetadas para a pista e fornecem uma gama de informações correspondente.
Além disso, o conta-rotações é exibido aqui tanto na forma analógica (Core 1 e 2) quanto na forma de um gráfico de barras (Core 3).
Aerodinâmica e Design
Quando foi lançado em 2009, o RR imediatamente se destacou graças ao seu layout extremamente compacto e design superdesportivo. Isso não mudou, e o novo RR oferece uma harmonia perfeita de design superesportivo, usabilidade diária e uso focado na pista.
Uma seção traseira recém-projetada com tampa do garupa torna a RR atual ainda mais esportiva.
O suporte da placa de licença mais curto é novo, assim como o assento Endurance, disponível como parte da linha de acessórios original da BMW Motorrad.
A cobertura do passageiro traseiro está disponível como um extra opcional para o assento do passageiro.
Ficha Técnica
Especificações Técnicas |
BMW S 1000 RR 2023 |
Motor | | 4 cilindros em linha com refrigeração líquida |
Capacidade | cc | 999 |
Diâmetro x curso | milímetros | 80,0 x 49,7 |
Poder | hp | 205 @ 13.000 rpm |
Torque | lb-pés. | 83 @ 11.000 rpm |
Máx. velocidade do motor | rpm | 14.600 |
Taxa de compressão | | 13.3:1 |
Combustível | | Potência avaliada em 98 RON. 95-98 RON controle de detonação |
Trem de válvula | | DOHC, acionamento da válvula através de seguidores de came único Controle de came de admissão variável BMW ShiftCam |
Válvulas por cilindro | | 4 |
Diâmetro da válvula de admissão/escape | milímetros | 33,5 / 27,2 |
Diâmetro do corpo do acelerador | milímetros | 48 |
Controle do motor | | BMS-0 |
Controle de emissão | | Conversor catalítico de três vias de circuito fechado |
Alternador | watts | 450 |
Bateria | Volta / Ah | M bateria leve 12v / 5 Ah |
Faróis | | Farol baixo duplo de forma livre LED, farol alto de forma livre LED |
Embreagem | | Embreagem em banho de óleo anti-salto multidisco auto-reforçante, acionada mecanicamente |
Caixa de velocidade | | 6 velocidades, malha constante |
Proporção primária | | 1,652 |
Relações de transmissão I | | 2.647 |
II | | 2.091 |
III | | 1,727 |
4 | | 1.500 |
V | | 1.360 |
VI | | 1.261 |
Proporção secundária | | 2.706 |
Tipo de tração traseira | | Corrente |
Tipo de construção do quadro | | Estrutura da ponte composta de alumínio, motor autoportante |
Suspensão dianteira | | Garfo telescópico invertido, diâmetro do tubo deslizante de 45 mm Pré -carga da mola, retorno e compressão ajustáveis Amortecimento DDC opcional ajustável eletronicamente |
Suspensão traseira | | Braço oscilante de dupla face em alumínio Mola central e amortecedor de choque Pré - carga da mola, retorno e compressão ajustáveis Amortecimento DDC opcional eletronicamente ajustável |
Curso da suspensão dianteira/traseira | polegadas | 4,7 / 4,6 |
Rodas | polegadas | 3.9 |
Ângulo da cabeça de direção | graus | 23,6 |
Freios, dianteiros | | Discos flutuantes duplos de 320 mm / 12,6 polegadas Pinças fixas de 4 pistões |
Freios, traseiro | | Pinça flutuante de pistão único de 220 mm / 8,7 polegadas |
abdômen | | BMW Motorrad ABS Pro, parcialmente integral, desengatável |
Controle de tração | | BMW Motorrad DTC |
Rodas | | Rodas de alumínio fundido padrão Rodas de alumínio forjado M ou M de carbono opcionais |
Rodas, dianteiras/traseiras | polegadas | 3,50 x 17 / 6,00 x 17 |
Pneus, dianteiros/traseiros | | 120/70 ZR17 / 190/55 ZR17 |
| | |
Comprimento x largura nos espelhos | cm | 207,2 x 84,4 |
Distância entre eixos | cm | 146 |
Altura do assento | cm | 82,3 |
Peso, DIN sem carga, totalmente abastecido | Kg | 434.3 acabamento padrão, 430.8 com pacote Race 426.6 com pacote M |
Peso total permitido | Kg | 406 |
Capacidade do tanque de combustível | Litros | 16,6 |
Aceleração, 0-100 km/h | segundos | 3.2 |
Velocidade máxima | km/h | 297+ |
Cadê a Carlotinha pra falar da Ducati agora???
ResponderExcluirContinuará a ser currada pela Ducati Panigale.
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-rCnC8kLisSo/WrFV8Xfu2qI/AAAAAAAAVUk/iyORN87sG0MN5lpeMOaWge1867ny7CWcwCLcBGAs/s1600/Ducati-Panigale-V4-2018%2B%25282%2529.jpg
Grandes bosta
ExcluirSacanagem não postarem várias imagens nessa publicação, Faltam pelo menos as seguintes: 3, 4,7,8, 10, 11, 12, 18, 21, 22, 24, 33, 34, 35
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