Painel
Na FAZER FZ15 ABS, o painel multifunção é 100% digital e tem iluminação em led e o fundo do tipo blackout, contrastando as informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna. O painel conta com a função ECO, que busca diminuir ainda mais as despesas com combustível. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica. Ele traz ainda um indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.
PERFORMANCE
O motor é o 150cc - o mesmo que equipa os modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS. Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, o motor da FAZER FZ15 tem exatos 149cc, e é capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol. Sua alimentação é feita pelosistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou a mistura de ambos em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação. Completa o conjunto motriz, o escapamento, que tem inspiração na FAZER FZ25 na aparência e no ronco mais grave e encorpado.
CONFORTO
Na FAZER FZ15 ABS os pontos de apoio do condutor – guidão, pedaleiras e banco –, estão dispostos de forma a permitirem uma condução que prioriza o conforto, mesmo para quem a utiliza por muitas horas ao dia. O assento em dois níveis, comprido e largo, traz ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque e para o garupa, que conta com alça em alumínio e pedaleiras posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas. O assento está a 790 mm do solo, facilitando o apoio dos pés no chão, inclusive dos motociclistas de baixa estatura. O conjunto formado por geometria do chassi, o baixo peso e o tamanho das rodas de liga leve com 17” na dianteira e na traseira, tornam a FAZER FZ15 capaz de desviar dos obstáculos com agilidade, mantendo a estabilidade, adequada para motociclistas iniciantes e experientes. As suspensões são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160cc disponíveis no mercado. Por isso são capazes de filtrar as irregularidades do piso com maior eficiência, garantindo mais segurança e controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, minimizando torções do garfo, o que resulta em maior estabilidade e controle da moto. Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada usam tubos com diâmetro 29 mm, a FAZER FZ15 é equipada com largos tubos de 41mm – os mesmos da FAZER FZ25 –, e seu curso é de 130 mm. Na traseira, a grande novidade é a suspensão do tipo monocross – inédita na categoria com curso de 120mm e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis de rigidez. As vantagens desse sistema – comum nas motos de média e alta cilindrada – em relação ao sistema bichoque, que utilizada dois amortecedores, é o maior curso da roda traseira, equilíbrio torcional, maior vida útil do amortecedor – que é mais robusto que o sistema que utiliza dois amortecedores – e melhor centralização de massas. Na prática, todos esses diferenciais resultam em mais estabilidade, maior conforto e maior segurança na pilotagem.
Rodas e pneus
Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Inspiram arrojo e garantem ainda mais imponência, já que chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada. O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares ao da irmã maior. Na dianteira a medida é de 100/80-17, na traseira de 140/60-17 – o pneu mais largo dentre todas as motos da categoria no Brasil e o primeiro com construção radial para motos da categoria. Além do ganho estético, pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável da motocicleta e maior aderência para contornar curvas, resultando, portanto, em uma condução mais segura.
Freios
A Yamaha FAZER FZ15 conta com sistema de frenagem composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm , e ainda sistema traseiro a disco. Composto por um disco de 220 e pinça de um pistão, este sistema é mais potente e progressivo que o sistema a tambor. A FAZER FZ15 se destaca por ser equipada com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS – Anti-lock Bracking System – na roda dianteira. Ele impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
GARANTIA
A Yamaha Fazer FZ 15 tem garantia de 3 anos. Também está contemplada no programa de Revisão Preço Fixo Yamaha, que permite que se encontre o o mesmo preço do serviço na rede autorizada. Cores A FAZER FZ15 tem três opções de cores: Azul Metálico (Racing Blue), Vermelho Metálico (Magma Red) e Preto Metálico (Midnight Black), e estará disponível na Rede de Concessionários Yamaha em meados de setembro de 2022, com o preço público sugerido a partir de R$16.990,00 + frete (para o Estado de São Paulo R$ 17.555,00 + frete), e condições especiais de financiamento junto ao Banco Yamaha, com taxa a partir de 1,99% a.m..
Ficha Técnica - Yamaha Fazer FZ 15 ABS 2023
UAAAAAAAU!
ResponderExcluirEssa sim é a moto de baixa cilindrada que estávamos esperando no nosso mercado. Já falei muito mal da Yamaha, mas dessa vez tenho que admitir que ela caprichou e merece meus parabéns!
Essa nova FAZER FZ15 me interessou bastante, principalmente pelo design, pela segurança e pela esportividade. Acho que essa moto vem para fazer muito sucesso, principalmente para o público jovem.
NOVA FZ15 será a nova sensação na baixa cilindrada!
Realmente interessante, mas até quando a Ducati não vai olhar para esse mercado de baixa cilindrada ? Tenho certeza que uma Ducati 160 poderia currar essa Yamaha sem dó.
ResponderExcluirYamaha sentiu a chegada da Bajaj. Honda continua dormindo.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.