A Chevrolet do Brasil lançou oficialmente o novo Bolt EV 2023, com aperfeiçoamento e preço de R$ 329 mil. Neste artigo relatamos nossas impressões de uma avaliação rápida no campo de provas da GM em Cruz Alta (SP).
A pré-venda do Novo Bolt 2023 foi aberta no 26 de agosto, e os primeiros 40 compradores receberão ainda um wallbox (carregador doméstico) com instalação grátis.
A mudança mais óbvia do Novo Bolt 2023 é a nova dianteira, que adota agora um design mais adulto e premium. Há luzes estreitas de LED mais elegantes no lugar dos antigos faróis, e os faróis principais foram movidos para o local anteriormente ocupado pelos faróis de neblina.
Os dois grupos de luz são conectados por uma barra angular de acabamento em preto brilhante que ajuda a enquadrar a grade do Bolt.
Na traseira, as lanternas são mais estreitas e agora há um contorno oval mais simples que combina melhor com o vidro traseiro do hatchback.
O para-choque também foi atualizado com uma barra refletora mais fina, uma única luz de ré reposicionada e uma área maior de plástico preto que ajuda a elevar visualmente a traseira.
O interior é onde estão as mudanças mais extensas. O Bolt 2023 apresenta um novo console central que se conecta mais naturalmente ao painel do que o design flutuante anterior.
A alavanca de câmbio foi substituída por um banco vertical de botões PRND e um botão dedicado para o modo de condução de um pedal. Esse novo sistema também fica à frente dos porta-copos, que agora também são muito mais fáceis de acessar.
Em toda a cabine há uma sensação de materiais premium, abandonando o tema branco do anterior por um aspecto muito mais agradável e que provavelmente atrai um conjunto mais amplo de consumidores.
O Bolt passa a ser equipado com assentos elétricos e volante com ajuste de altura e profundidade. E há ainda um porta-objetos abaixo do console central vazado.
O espaço interno surpreende, sobretudo na parte traseira, com um amplo espaço para os joelhos. Ajuda bastante o fato de haver um assoalho plano.
O porta-malas comporta 380 litros.
Tecnologia - conectividade - conveniência
No centro do painel há uma tela 10,2 polegadas que agora abriga o software de MyLink da Chevrolet. Essa interface é muito mais fácil de navegar do que a configuração antiga e é menos dependente do Android Auto e Apple CarPlay padrão para funcionalidades básicas - embora ambos os conjuntos de conectividade de telefone ainda sejam suportados e agora possam ser conectados sem fio.
O sistema traz ainda Wi-Fi, Spotfy e Alexa nativos.
Autonomia e recarga
O Bolt se destaca como um carro de passageiros, com 459 km de autonomia, segundo a norma WLTP, e de 416 Km de acordo com as estimativas da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA).
Essa autonomia se manteve inalterada em relação ao modelo anterior - é uma autonomia suficiente para superar modelos como o Nissan Leaf, Peugeot e-208, Fiat 500e e Kwid elétrico.
O carregamento doméstico é mais rápido com a atualização deste ano para carregamento de nível 2 de até 11,5 kW. Isso reduz o tempo de carregamento para menos de 7 horas.
É possível ainda carregar o carro em uma tomada convencional de parede de 110V, mas isso adiciona apenas cerca de 6,4 quilômetros de autonomia por hora - levando mais de 70 horas para uma carga completa.
O Bolt pode ser carregado ainda em carregadores de corrente contínua rápidos, com potência máxima de 55 Kw. Isso significa que obter um aumento de 80% da capacidade em uma estação de carga rápida leva cerca de uma hora.
Comportamento dinâmico
No teste que fizemos no campo de provas da GM em Cruz Alta (Indaiatuba - SP) testamos o Bolt em pista. O Bolt conta com dois modos de condução: Normal e Sport, este último ajustando a sensibilidade do acelerador para uma condução mais responsiva. Então, novamente, com 203 cavalos de potência e 36,7 Kgfm de torque elétrico instantâneo, o Bolt é um carro de respostas muito rápidas.
Há também dois modos de frenagem regenerativa. A configuração padrão desacelera quando você levanta o acelerador e avança um pouco em baixas velocidades - emulando o comportamento de um carro a combustão. O modo "Um Pedal" desacelera instantaneamente proporcionalmente à medida que você levanta o pé do acelerador, eventualmente parando o carro completamente sem ter que pressionar o pedal do freio.
Esse modo "One Pedal" significa que é possível conduzir o carro com apenas um pedal, usando a frenagem regenerativa aprimorada - o que aumenta a autonomia em uso urbano.
Esse modo agora é acessado com um botão, e é possível selecionar o modo de "um pedal" como a configuração padrão, o que torna ainda mais fácil e previsível se acostumar com essa opção que é exclusiva de carros elétricos.
Uma outra opção de regeneração é por meio do seletor de frenagem regenerativa no raio esquerdo do volante. Uma vez acionado, o Bolt ativa instantaneamente a frenagem regenerativa completa. Entretanto, consideramos esse método mais difícil de modular e menos natural do que o modo "Um pedal".
Em termos de comportamento dinâmico, o Bolt EV 2023 faz curvas bem o suficiente, mas seu peso elevado (1.641 Kg) e pneus de baixa resistência exigem cuidados adicionais em uma condução esportiva em estradas sinuosas. Felizmente, o baixo centro de gravidade, a direção leve e o pedal direito responsivo mantêm o Bolt muito animado a maior parte do tempo, sobretudo em uso urbano - onde passará a maior parte do tempo.
O novo Bolt 2023 traz ainda controle de cruzeiro adaptativo à gama de recursos de assistência. O sistema funciona sem problemas no tráfego pesado, e complementa a assistência de direção de manutenção de faixa em estrada.
Todos os Bolts 2023 vêm de fábrica com uma câmera de visão traseira, alertas de pré-colisão com detecção de pedestres, alertas de saída de pista e faróis altos automáticos. Há ainda câmera de visão surround e monitoramento de ponto cego com alertas de pré-colisão de mudança de faixa.
Concorrente
O Nissan Leaf é um concorrente óbvio do Bolt, com preço de R$ 293 mil, o motor é mais fraco (150 cv e 32,6 kgfm de torque) e sua bateria é 40% menor, com 40 Kwh. Além disso, o Nissan consome mais energia em média, resultando em uma autonomia média de 270 km.
Outra desvantagem do Nissan Leaf perante o Bolt é o potência de carregamento doméstica de 7KW, levando cerca de 8 horas para completar a carga da bateria menor.
Conclusão
O Novo Chevrolet Bolt 2023 se baseia em uma fórmula de carros elétricos já sólida nos EUA, e agora com estética aprimorada e um interior mais sofisticado, com destaque para o novo sistema de infotainment e a inclusão do piloto automático adaptativo.
Em que pese uma limitação em termos de potência de carregamento rápido (usada em carregadores públicos) de 55 Kw, o aprimoramento de velocidade de carregamento doméstico - que é a situação que será a mais usada pelos consumidores - é um avanço significativo.
O preço (R$ 329 mil)não é baixo, como em qualquer carro elétrico no Brasil, mas levando-se em consideração a autonomia, a extensa rede de concessionárias da Chevrolet, é um modelo a ser considerado seriamente.
Ficha Técnica - Chevrolet Bolt 2023
Motor: elétrico, dianteiro, 150 kW (203 cv), 36,7 Kgfm
Bateria: 66 Kwh, íons de lítio
Transmissão: direta, dianteira, 1 marcha
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), sólido (traseira)
Pneus: 215/50 R17
Peso em ordem de marcha: 1.641 kg
Dimensões: comprimento, 414,5 cm; largura, 176,5 cm; altura, 161 cm, entre-eixos, 260 cm.
Porta-malas:380 l
Desempenho
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 149 km/h
Consumo urbano: 6,6 Km/Kwh
Consumo rodoviário: 6,5 km/Kwh
O design melhorou pq o anterior era infantil. Mas nada que o torne uma obra de arte. A bateria é melhor que a ridícula do Nissan Leaf, mas perde para a de 77 Kwh do ID.4 (que chega ao mercado em breve).
ResponderExcluirÉ um concorrente do ID.3, que é mais moderno, e tem tração traseira. Esse carro com tração dianteira é um projeto budget, como o ID.2, da VW.
ID4 e ID3 com tração traseira, motor traseira, e direção dianteira. Bem melhor. No geral, melhorou, mas recomendo esperar o ID.4.
Os IDiotas se chegarem ao nosso mercado, provavelmente virão com DIREÇÃO HIDRÁULICA......
ExcluirDevido às mesquinharias da JACWAGEN XINESA, os bancos deverão vir de plásticos, reiciclados de painéis de goletas desmanchados pelas locadoras...
Nem sabe o que fala,se vierem pra cá as diferenças serão mínimas
ExcluirExcelente, o melhor eletrico do país, muito superior ao IDiota3 q se vier vai vir a 350mil, q pesa muito mais e faz apenas 420km na versao intermediaria (contra 460km do GM)
ResponderExcluirID4 é bem maior, uma tralha de 2200kg e vai custar 400mil...
versão intermediária tem bateria de 58 kwh, contra 66 Kwh do Bolt, manézão. Claro que terá autonomia menor. Quanto ao preço, puro chute. ID3 com tração e motor traseiro. fato: muito superior.
ExcluirID IOTA 3 E 4 da JACSWAGEM com pilha RAYAOVAC seria uma lenda no Brasil igual o Boitata, Curupira e Mula sem cabeca, se tornou folclore!!
ExcluirFatos apenas Fatos!!
Não se sabe o dia de amanhã ,a versão Top do ID.3 tem autonomia de 550 km e o ID.3 GTX esportivo tá confirmado
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAutonomia do Bolt é 416 km e não se sabe se terá versões com autonomia maior,o ID.3 é mais,espaçoso,seguro e confortável
ExcluirO amanhã da jacwagen xinesa é sombrio.....
ExcluirOs IDiotas que talvez chegarão ao nosso mercado, serão gambiarras.....restos de testes feitos para o primeiro mundo.....
Fiateiro chamando os outros de idiota é o mesmo que um psicopata falar de valores morais,não tem lógica.
ExcluirEles não são da Fiat pra serem gambiarras
Alguém se recorda dos GOLF's E?
ResponderExcluirAgueles lixos que foram desovados para as LOCADORAS.....devido o mercado ter DESPREZADO estas gambiarras....
Jacwagen xinesa, caia na real.......
Vá embora do nosso país......
Ninguém quer mais suas gambiarras....seus lixos....seus restos......
Vá lá tentar no mercado NORTE-AMERICANO,onde você é INSIGNIFICANTE....
Golf gte,melhor hatch híbrido da época dele,até hoje dá pau em vários outros híbridos.
ExcluirA maioria das vendas foram pra Unidas,e aceitação deles lá é boa tanto que é difícil achar um disponível.
A VW tem fábrica nos EUA fabricando 3 modelos,já a Fiat só faltava dar 500 lá
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