Design
O design do Renault Oroch Outsider é marcado por uma dianteira robusta com grade com elementos cromados. O sistema de iluminação tem têm um contorno de LED para sinalização de posicionamento diurno. Os faróis são convencionais e há ainda faróis de milha e neblina, sendo aqueles alocados em um protetor plástico que se projeta adiante da carroceria - o que exige certo cuidado para não danificá-los em um eventual toque na dianteira. Por outro lado, o ângulo de ataque dianteiro foi ampliado - melhorando a capacidade de enfrentar pisos desafiadores. A lateral é caracterizada por rodas de liga leve 16" diamantada bi-ton, barras de teto em aço que reforçam o aspecto offroad do Oroch Outsider, juntamente com os elementos protetores dos para-lamas em plástico preto. Esses elementos plásticos além de contribuírem para uma imagem mais robusta, são funcionais à medida que oferecem uma proteção adicional à carroceria contra pedras e detritos lançados pelos pneus sobretudo em pisos mais deteriorados. Na traseira o destaque vai para as lanternas de formato retangular e vertical. A caçamba tem capota marítima e protetor.
Interior
O interior é marcado por boa habitabilidade na dianteira, e também bom espaço para as pernas dos passageiros traseiros. O teto elevado resulta em uma posição de dirigir elevada e também bom espaço interior. O acabamento adota materiais plásticos de qualidade superior ao observado no modelo anterior, mas ainda é de aspecto rústico - o que não se harmoniza totalmente com o preço do carro. A decoração é predominantemente escura, que, além de proporcionar uma imagem mais elegante, é menos susceptível à sujeira. O ponto de destaque é a tecnologia. A tela central de 8 polegadas é bem posicionada, e de fácil operação, apesar de a ausência total de botões físicos para a operação da central multimídia. Há, porém, o comando de satélite no volante que permite ao motorista aumentar e diminuir o volume e trocar estações, sem tirar a atenção da via. O cluster de instrumentos possui dois grandes mostradores analógicos e uma tela central digital ao centro - muito simples e clara na leitura.
Conforto e comportamento dinâmico
O Renault Oroch Outsider 2023 é uma picape realmente diferenciada em seu comportamento dinâmico por conta do powertrain efetivamente premium - turbo, flex, e de injeção direta. É um motor suave e que oferta torque abundante em todas as faixas de rotação. Ademais, em face da tecnologia empregada, o consumo é relativamente baixo em comparação ao nível de performance que supera as expectativas. Tratando-se de um motor turbinado, sente-se um pequeno turbo-lag abaixo de 1.500 RPM, mas basta superar essa rotação para a transferência de torque e potência às rodas aumentar significa e progressivamente. O comportamento dinâmico é marcado por um passeio confortável e silencioso, graças ao ajuste macio de suspensão. Há bom equilíbrio tanto em retas quanto em curvas - o que proporciona segurança. A caixa CVT X-Tronic tem funcionamento silencioso, preciso e suave - não há falhas, e sua performance é excelente.
Equipamentos e segurança
Esta versão topo de gama Outsider vem com multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio, assistente de direção Eco e projeção de câmera de ré com guias móveis. No quesito segurança, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, e airbags frontais para motorista e passageiro obrigatórios por lei, assim como sistema de frenagem ABS com assistência de frenagem de emergência (AFU). Em termos de assistência à condução há limitador de velocidade e controle de cruzeiro.
Do lado do conforto, possui ar-condicionado automático, acendimento automático de faróis, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, volante regulável em altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro com a já relacionada câmera de marcha à ré.
Conclusão
A renovação atual fez muito bem ao Oroch, especialmente nesta versão turbinada que é diferenciada. O grade destaque é a mecânica, que proporciona um passeio tão suave e silencioso quanto disposto.
Ficha Técnica - Renault Oroch 2023 Outsider Turbo Flex Automática
É uma pickup honesta em custo x benefício. Tem boa capacidade de carga (como a Strada) e espaço para família. O preço de 142k é correto pelo motor 1.3T economico e de muito torque. Nessa faixa de preço, difícil encontrar picape melhor.
ResponderExcluirFiat Toro 1.3 Turbo é bem melhor, essa Oroch e Strada são uma verdadeira gambiarra com plataforma de concepção bem antiga, que são bem nítida no design ultrapassado do exterior e de concepção econômica para um carro desse valor.
ExcluirA Toro é mais cara e o motor é um tanto problemático, com relatos de problemas crônicos. A Oroch conta com o motor 1.3 T da Mercedes que é melhor que o da Toro, mas tem a inconveniência de ser um motor importado, mais caro, mas mais confiável que o da Fiat.
ExcluirE melhorou muito em qualidade no interior, dá um banho nos boquetas Polo/virtus/taos
ResponderExcluirDesign muito emperiquitado, cheio de faróis na frente, aparentemente desfuncionais. Caçamba pequena e sofre do mesmo problema que a Toro, que é a crise de identidade: não é picape e não é SUV. Não tem capacidade off-road de uma piada, e não tem o porta-malas de um SUV. É maior que o SUV, pouco prático. Não recomendo. Para trabalho? Iria de Saveiro.
ResponderExcluirEsse cara nunca colocou carga na Saveiro,pois quando carregada com seus 400 kg assenta e pega em qualquer saliência no chão é que na verdade a Saveiro só serve para carregar alto falantes
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