O Chevrolet Spin chegou à linha 2023 em abril deste ano, tendo como novidade mais opções de 7 lugares - seu grande diferencial de mercado. Neste artigo avaliamos a versão LTZ 2023 de 5 lugares, na nova opção de cor Cinza Graphite.
O modelo das imagens está pintado em pintura metálica, e tem preço sugerido, em Brasília (DF), na market place da GM, começando em R$ 111.150.
O Spin é um modelo que já tem 10 anos de mercado, sendo atualmente o único representante no segmento de minivans - o que também explica seu sucesso: 7.798 unidades vendidas em 2022, considerado os dados até o dia 21 de julho. Apenas no mês de junho de 2022 foram vendidas 1.539 unidades.
Um dos fatores do sucesso da Spin é sua relação custo benefício, em uma análise de estrita racionalidade - já que não é com o design que a Spin procura seduzir o consumidor, mesmo levando em conta que esta versão reestilizada em 2019 apresentou alguma melhora nesse aspecto.
Nesta linha 2023, a Spin recebeu uma atualização mecânica que envolveu aperfeiçoamentos no motor, transmissão e no sistema de gerenciamento eletrônico - com vistas a adequá-la à norma brasileira de emissões Proconve L7, bem mais rigorosa.
Segundo a GM, tais melhorias se refletem em uma melhor dirigibilidade e redução da emissão média de gases em até 43%, sem, porém, afetar a potência e o torque do motor quatro cilindros 1.8L SPE/4 ECO flex, que se mantém com 111 cv @ 5.200 RPM e torque de 17,7 Kgfm @ 2.600 RPM, quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência cai para 106 cv.
Esse motor, associado a um câmbio automático de seis marchas - de funcionamento extremamente suave - é o responsável por movimentar um veículo com mais de 1.200 Kg.
Segundo a GM, com etanol, ela acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 168 km/h.
Abastecida com gasolina, no teste da revista Quatro Rodas, a Spin 2023 acelerou de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos - evidenciando que o número oficial da GM é o que se verifica na prática, visto que com etanol há maior desempenho, e a medição de fábrica é feita ao nível do mar - melhor situação para motores atmosféricos.
Em relação ao consumo, segundo o INMETRO, o Spin LTZ AT 2023 consome 6,9 km/l de etanol, e 9,8 km/l de gasolina, em cidade. Em rodovia os números são 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina).
Em Brasília (DF), em percurso 100% urbano, obtivemos 11,1 km/l de gasolina. Um número que não deixa de ser surpreendente.
A revista Quatro Rodas obteve, com gasolina, 11,5 km/l em cidade, e até 15 km/l em rodovia números em torno de 20% melhores que os do INMETRO.
Do ponto de vista do comportamento dinâmico, o desempenho do Spin LTZ 1.8 Automático se mostra adequado à sua proposta, mas está longe de ser esportivo. O seu funcionamento é algo áspero - o que é uma característica dessa arquitetura de quatro cilindros com duas válvulas da GM. Além disso, por ser um carro projetado para ser barato, há economia de material fono-absorvente, então o ruído na cabine é relativamente elevado, sobretudo quando o motor é exigido.
A suspensão tem ajuste tipicamente GM (norte-americano), ou seja, que prioriza o conforto, mas transmite uma forte impressão de solidez estrutural.
A arquitetura é de McPherson na dianteira, e eixo de torção na traseira - um esquema robusto e adequado ao tipo de via que se encontra no Brasil.
O passeio é muito agradável e sólido, e a suspensão nunca chega no fim de curso, mesmo circulando por vias deterioradas, e o ajuste isola bem a cabine das irregularidades do piso, favorecendo o conforto dos passageiros.
Entretanto, é um carro com centro de gravidade elevado, de modo que é necessário cuidado em curvas, já que há uma natural inclinação da carroceria.
Espaço interno
O Spin LTZ 5 lugares tem um espaço de porta-malas que é quase um latifúndio - 710 litros, e que pode ser muito ampliado caso de opte pelo rebatimento dos bancos traseiros.
O Spin é um veículo com 4,36 metros de comprimento, e 2,62 de entre eixos, com largura de 1,73 metros e altura de 1,68 metros. Essas dimensões são bem aproveitadas e o resultado é que há conforto espacial para os passageiros traseiros.
Entretanto, sendo um modelo de projeto de mais de uma década, sente-se falta de conexões USB para carregamento dos dispositivos móveis - há apenas um na dianteira, e nenhum para o compartimento posterior.
Por outro lado, a segunda fileira de bancos vem com mecanismo corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços (mais volume de carga, ou mais espaço para os passageiros).
Segurança
O Spin 2023 vem com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem - recursos obrigatórios por lei.
Há, porém, apenas os dois airbags frontais obrigatórios por lei - o que consideramos uma falha. Tendo em vista se tratar de um veículo de proposta familiar, deveria dispor de seis airbags - para proteção também dos passageiros traseiros.
Um ponto positivo é o sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether).
Equipamentos
O Spin 2023 traz de série em todas as versões multimídia MyLink, direção com assistência elétrica, transmissão automática de 6 velocidades, assistente de partida em aclive, rodas de alumínio 15 polegadas.
Esta versão LTZ vem de série com regulagem de altura dos faróis, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Ela traz ainda rack de teto, rodas de alumínio aro 16, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay ,grade frontal com detalhes em preto brilhante, rack de teto, faróis com máscara negra e luz de posição em LED; lanternas escurecidas, regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros.
Conclusão
A Chevrolet Spin 2023 é um modelo com mais de dez anos de mercado, então lhe faltam modernidades em termos de assistência à condução e conectividade, mas mantém suas características de praticidade, custo x benefício e confiabilidade.
Os grades destaques são a robustez e a sensação de solidez estrutural, excelente visibilidade e o amplo espaço interno.
Ficha Técnica - Spin LTZ 2023
FICHA TÉCNICA - Chevrolet Spin LTZ 2023
MOTOR
1.8 Aspirado - GM Família I
Configuração dos cilindros
4 em linha
Posição do motor
Transversal anterior
Bloco e cabeçote do motor
Comando único no cabeçote
Diâmetro (mm) X Curso dos pistões (mm)
80,50 X 88,2
Cilindrada (cm³)
1796
Potência máxima (cv @ RPM)
111 (E) | 106 (G) @5.200 RPM
Torque máximo (m.kgf @ RPM)
17,7 (E) | 16,8 (G) @2.600 RPM
ALIMENTAÇÃO
Injeção multiponto
Comando de válvulas
OHC
Combustível
Flex
Sistema de partida a frio sem tanquinho
TRANSMISSÃO
Tração
Dianteira
Número de marchas
6 a frente e 1 a ré com trocas sequenciais
FREIOS
Dianteiro
Disco ventilado
Traseiro
Tambor
SUSPENSÃO
Dianteiro
Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseiro
Eixo de torção
PNEUS E RODAS
Pneus de uso misto
205 / 60 R16
205 / 60 R16
Rodas
Roda de liga leve 6.0J x 16
Estepe (pneu de uso temporário) - Maxxis
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comprimento (mm)
4360
Largura (mm)
1735
Altura (mm) /
1684
Entre eixos (mm)
2620
Altura livre do solo (mm)
136
Volume do porta-malas (litros, VDA)
710
Volume do tanque de combustível (litros)
53
PESOS
Peso em ordem de marcha (kg)
1202
Consumo (km/l) - cidade
Gasolina
9,8
Etanol
6,9
Consumo (km/l) - estrada
Gasolina
12,3
Etanol
8,6
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)
168
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)
11,3
Vídeo avaliação - Chevrolet Spin LTZ 2023 - 5 lugares
Vídeo avaliação - Chevrolet Spin Activ 2022 - 7 lugares
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Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
O fato é que não há, no mercado nacional alguém que cumpra a missão de levar 07 x pessoas tão bem quanto a Spin por esse preço.
Pagar por uma Toyota SW4 ou Pajero Sport (ou mesmo a Trailblazer) o que pedem por elas requer um bolso bem abonado, coisa não tão fácil de se achar na nossa população...
Meu vizinho, um senhor de 72 x anos e sua esposa por exemplo, compraram uma Spin Adventure 0km recentemente e, baseado nas expectativas deles em termos de carro, são só elogios. É mais alta que um carro comum, facilitando a entrada de idosos e pessoas com alguma dificuldade, é espaçosa, silenciosa e confortável.
Moral da história: o segmento é pequeno, mas ela não tem mais concorrentes!!!
Apenas 2 airbags é uma grande falha em um carro dito familar! O design é sem condições. Nesse preço, eu financiaria um pouco e pegaria um T-Cross 200 TSI, ou um T-Cross Sense.
Nesse preço muito melhor o T-Cross Sense de 112 mil, motor turbo eficiente e econômico, plataforma moderna e segura com 6 AB, maior conforto para toda família.
Bom carro familiar para quem precisa de espaço, sobretudo amplo porta malas, coisa que nenhum Suv compacto - como o citado TCross - oferece bem. Acredito que melhoras como air bags laterais e ar digital só virão numa provável nova restilização daqui a uns 2 anos, porque dificilmente a GM investirá numa nova geração.
O bem que esta reestilização fez pela Spin (inclusive a troca daquele quadro de instrumentos de motoca barata) pode ser definido pela seguinte palavra no dicionário: milagre.
Finalmente alguém bateu com o consumo que faço, passa de 10,5 km/l na cidade e em estrada a 100 km/h chega a mais de 14,5 km/l (com ar ligado e no modo automático).
genti...não gosto do designer da Spin!!!!
ResponderExcluirO que ele fez para você? Não te pegou com carinho?
ExcluirO fato é que não há, no mercado nacional alguém que cumpra a missão de levar 07 x pessoas tão bem quanto a Spin por esse preço.
ResponderExcluirPagar por uma Toyota SW4 ou Pajero Sport (ou mesmo a Trailblazer) o que pedem por elas requer um bolso bem abonado, coisa não tão fácil de se achar na nossa população...
Meu vizinho, um senhor de 72 x anos e sua esposa por exemplo, compraram uma Spin Adventure 0km recentemente e, baseado nas expectativas deles em termos de carro, são só elogios. É mais alta que um carro comum, facilitando a entrada de idosos e pessoas com alguma dificuldade, é espaçosa, silenciosa e confortável.
Moral da história: o segmento é pequeno, mas ela não tem mais concorrentes!!!
Por essas e outras vende razoavelmente...
Apenas 2 airbags é uma grande falha em um carro dito familar! O design é sem condições. Nesse preço, eu financiaria um pouco e pegaria um T-Cross 200 TSI, ou um T-Cross Sense.
ResponderExcluirMuito Muito Superior que seu concorrente SHITTAOS!!
ExcluirFATOS APENAS FATOS!!
Nesse preço muito melhor o T-Cross Sense de 112 mil, motor turbo eficiente e econômico, plataforma moderna e segura com 6 AB, maior conforto para toda família.
ResponderExcluirOs dois passageiros extras vão onde no t-plastico? Na roda? Sem que o sense nem rádio tem.
ExcluirBom carro familiar para quem precisa de espaço, sobretudo amplo porta malas, coisa que nenhum Suv compacto - como o citado TCross - oferece bem. Acredito que melhoras como air bags laterais e ar digital só virão numa provável nova restilização daqui a uns 2 anos, porque dificilmente a GM investirá numa nova geração.
ResponderExcluirO bem que esta reestilização fez pela Spin (inclusive a troca daquele quadro de instrumentos de motoca barata) pode ser definido pela seguinte palavra no dicionário: milagre.
ResponderExcluirFinalmente alguém bateu com o consumo que faço, passa de 10,5 km/l na cidade e em estrada a 100 km/h chega a mais de 14,5 km/l (com ar ligado e no modo automático).
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